Magic: the Gathering

News

Combo no Magic, o que são e onde vivem?

, updated , Comment regular icon0 comments

E aí meu povo, como vão as maldades? Espalhando o caos e desolação pelos jogos da vida? Desvendaremos hoje o estilo de jogo que mais ganha de virada e deixa o ódio nos coleguinhas

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Combo, o que são?...onde vivem?...do que se alimentam? Porquê não tem amizades? Desvendaremos hoje o estilo de jogo que mais ganha de virada e deixa o ódio nos coleguinhas. O estilo de deck que por muitos é chamado de desleal e que aposta tudo na interação de duas ou mais cartas.

Finalidades dos combos no Magic

Estas podem ter como finalidade:

Não perder

Loading icon

Matar o coleguinha

Loading icon

Encher a mesa de tokens

Ad

Loading icon

Mana infinito

Loading icon

Triturar o deck de seu oponente

Loading icon

Para ter uma ideia de mais combos, visite nossa página de comboslink outside website.

Como os combos do Magic funcionam

Independente do objetivo é notório o ódio por onde passam , mas deixando isso de lado vamos para uma definição rápida do que é um deck combo: é o que utiliza de duas ou mais cartas que juntas geram uma interação tão forte que pode quando não ganham o jogo lhe dão uma vantagem tamanha que torne bem mais fácil vencer. É mais ou menos combou-ganhou. Essas cartas são as Peças do combo e geralmente o deck é focado em buscar essas cartas. Entenda não necessariamente o deck se une na interação de somente 2 manas em várias combinações que podem ou não utilizar as mesmas cartas.

Considerando a necessidade de pelo menos 2 peças de combo na mesa deck terá que focar em duas coisas VELOCIDADE e BUSCA. Por isso sempre bem vindos qualquer acelerador de mana (mana rocks) e qualquer busca de cartas. A ideia é o quanto antes , melhor. Pular o início do jogo é necessidade , afinal , você precisa de mana e cartas para jogar. Entenda decks combo geralmente não são nada no início do jogo, podem combar no meio ou fim do jogo, mas dificilmente no começo.

Muitas vezes além de buscar e acelerar o jogador também terá que ter proteção ao combo e outras alternativas como reutilização das peças. Imagine o combo acima, são 8 manas 4 azuis, apesar de ser quase vitória ao fazê-lo, necessita de duas cartas que dificilmente vão ser descidas juntas . Isso sem contar que ele pode ser anulado .Por isso que aquela testemunha eterna bem jogada ou aquele silence na hora certa, ou até mesmo aquela FOW ou pasmar tem o seu valor nestes decks .

Meu deck commander em algumas vezes finaliza combando também, quer dizer que ele é combo? Não necessariamente, vários decks tem como cartas de jogo que já combam e ao mesmo tempo tem muitas interações com seu commandante, ter um ou outro combo não faz do seu deck um deck combo.

Agora, ter este como principal meio de finalizar,aí sim. São seus representantes:

Os arquétipos de decks combo

Storm

Para mim um dos mais conhecidos decks desde o “ The perfect storm”, o antigo terror do pauper. Esta ideia já existe em outros formatos e consiste em fazer a maior quantidade possível de mágicas em um turno finalizando o oponente com uma mágica que contabilize as mágicas jogadas como vantagens. Não necessariamente utiliza só as mágicas com STORM, mas em sua maioria é a peça final do combo.

Loading icon

Loading icon

Full combo

Sem nenhuma defesa é o arquétipo tradicional combo. A ideia é combar a qualquer custo e a qualquer hora. Formado de poucos combos , no máximo 3 finalizadores que o deck vai jogar com tudo para buscar. É necessário dar condições para aquelas peças específicas jogarem, pois são a única maneira de ganhar. São por isso mais arriscados e vulneráveis.

Ad

Loading icon

Loading icon

Agro-combo

Foi uma resposta a estes decks que são mais vulneráveis a interrupções e remoções... imagine tomar no primeiro turno uma coerção e.... em um momento de total falta de amor na humanidade uma Extração Cirúrgica no seu Ad nauseam.... no modern e legacy isso é derrota instantânea. Tentando compensar isso muita gente começou a jogar com o combo como mais uma maneira de vencer, mas não a única no jogo.

Então o que fortalecer? Bora fortalecer o ponto mais fraco do deck, o começo do jogo. Por isso sua fusão com um estilo mais rápido. Sem contar que suas criaturas podem ser seus utilitários no jogo, as buscas de finalizadores, peças de combo, seus aceleradores e defensores descartáveis do começo do jogo.

Loading icon

Assim como essa opção de se fortalecer o início do jogo , você pode se focar em garantir o meio e o fim do jogo, por isso eu considero este um estilo que também faz parte do combo

Combo-Control

A ideia é proteger o jogo até combar, para isso vou anular destruir e neutralizar toda e qualquer ameaça até juntar as peças do combo (que geralmente é minha única condição de vitória). Não necessariamente o deck tenha que ter azul, ou anular para ganhar, simplesmente tem que ter condições para controlar a mesa até que possa ganhar.

Vou dar alguns exemplos aqui que são bem interessantes:

Loading icon

Estes tem como desvantagens decks que aproveitam do início de jogo AGROS , e se foca em garantir o fim e o meio da partida.

Espero que tenham gostado dessa pincelada neste estilo, se não gostou ou quer acrescentar algo deixa um recado!