Magic: the Gathering

Opinion

A História dos Fractius pelo Multiverso.

, updated , Comment regular icon0 comments

Fractius é uma das tribos mais populares do jogo e nesse artigo você vai conhecer mais sobre essas criaturas que já foram vistas em Rath, Dominaria e Alara.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Os Fractius são criaturas que compartilham suas mentes como uma colmeia. Isso permite que eles compartilhem suas habilidades uns com os outros, desde que eles estejam próximos. Criaturas de corpos vertebrados blindados, uma longa cauda bifurcada e um braço com uma única garra.

Rath

A primeira vez que vimos essas criaturas foi no plano de Rath e o Volrath, o Ladrão de Formas ficou fascinado por elas. Ele tentou criar Fractius artificiais para servi-lo, no entanto, todos os seus experimentos foram falhos. Ele não conseguia criar criaturas com as mesmas habilidades dos Fractius, muito menos fazê-los compartilhar suas habilidades com a colmeia. Mesmo não podendo controlar as criaturas, Volrath as usou bem, jogando as peças da Arma do Legado na colmeia que era protegida pela grandiosa Sliver Queen.

Ad

Loading icon

Durante a missão para resgatar Sisay, Capitã do Bons Ventos e recuperar as peças do Legado, a tripulação da Bons-ventos se aventurarou pelo plano de Rath, chegando nas fornalhas do plano, o grupo foi atacado pelos Fractius. Durante a batalha Hanna, Navegadora entendeu como funcionava a colmeia e graças a isso eles conseguiram afastar os Fractius uns dos outros, enfraquecendo o compartilhamento de habilidades das criaturas, então a bons ventos conseguiu passar pelas fornalhas. Porém, eles não conseguiram recuperar as peças do Legado, os artefatos estavam sendo protegidas pela Rainha dos Fractius. Karn, Golem de Prata disse para seus companheiros seguirem em frente, enquanto ele iria enfrentar a gigantesca criatura e recuperar as peças. Karn é um pacifista, ele encontrou um meio de convencer a Rainha sem precisar enfrentá-la, dizendo que aqueles artefatos faziam parte dele, assim como os Fractius faziam parte dela e ele não podia abandoná-los. O instinto protetor da Rainha entendeu os lamentos de Karn e ela permitiu que ele levasse as peças com ele.

Image content of the Website

Durante a Invasão Phyrexiana, Yawgmoth concluiu seu plano de unir Rath com Dominaria, essa fusão de mundos fez os Fractius caírem no continente de Urborg, a maioria deles foram mortos ao caírem no vulcão do continente e os que restaram foram mortos pelo grupo de Lord Windgrace ou migraram para outros continentes.

Otaria

Centenas de anos depois da invasão phyrexiana, no continente de Otaria, o império formado pelos cefálidas e liderado pela Llawan, Imperatriz Cefálida iniciou o Projeto Rebentação que eram experimentos com fósseis de Fractius. Os melhores magos do continente estiveram nesse projeto e eles conseguiram trazer as criaturas de volta a vida, no entanto, sem a presença da Rainha elas se tornaram destrutivas. Os Fractius mataram a maioria dos magos pesquisadores e se espalharam por toda Otaria.

Atraídos pela magia do Mirari, os Fractius estavam no centro da batalha contra a Karona, Falso Deus. Quando ela iniciou sua devastação a maioria das criaturas morreram, mas algumas delas usaram seus instintos de colmeia e isso fez com eles se unissem em um único ser, O Sliver Overlord, a manifestação suprema da mente da colmeia.

Loading icon

Depois do fim de Karona e quando o Mirari foi levado por Karn para fora de Dominaria, o Senhor dos Fractius se separou. Os Fractius sobreviventes se espalharam por toda Dominaria, esses estão em uma Dominaria devastada e continuam se multiplicando, sua capacidade de adaptação fazem com que eles vivam em qualquer ambiente, mesmo em um mundo em recuperação. Lord Windgrace e Freyalise continuaram enfrentando as criaturas para impedir uma Infestação em seus reinos. Em Urborg existe as ruínas da Fortaleza de Rath e dentro dela está a Pedra-de-Colônia um artefato usado pelos Evincares de Rath para manter os Fractius longe das fortaleza. Muitos tentaram usar o artefato para controlar as criaturas, mas seus efeitos eram diferentes em Dominaria, a pedra se tornou uma maldição fazendo com que aqueles que a possuíssem seguissem a vontade dessas criaturas.

Ad

Shandalar

Também existem Fractius em Shandalar, o plano rebelde que vaga pelo multiverso em vez de manter uma posição ou curso estável, é relativamente pequeno, mas muito rico em mana. Uma raça evoluída de Fractius vive nas margens do mar oriental de Shandalar, o lugar é chamado de Colônia de Fractius. Esses Fractius têm olhos brilhantes como gemas e cabelos mais parecidos com os tentáculos, muitos têm uma aparência bestial, mas alguns podem ser considerados humanóides. Todos são cobertos por placas que brilham e deslizam como peças de um maquinário, eles conseguem se comunicar com um tipo de grunhido e são liderados pelo Sliver Hivelord.

Loading icon

A estudiosa Jalira, Polimorfista-mestre era conhecida na cidade de Lesh como uma vigarista e trapaceira. Ela tinha um mandado de execução pelos seus crimes, mas todas as vezes ela conseguiu escapar, transformando os soldados em sapos. Junto com seu companheiro de viagem e o Yisan, o Bardo Andarilho, Jalira viajou para a colônia dos Fractius para estudar as misteriosas criaturas e roubar as pedras preciosas que eles usavam em seus corpos. Chegando na parte interior da colônia, Jalira e Yisan foram transformados em Fractius, embora o senhor da colônia tenha rejeito os dois e devolveu suas formas humanas rapidamente. Os dois pegaram as pedras preciosas no chão da colônia e fugiram antes que fossem mortos pela gigantesca criatura. Nenhum Fractius se moveu e isso permitiu que os dois escapassem, aquele evento ficou sem explicação, mas mudou os dois. Yisan passou a tocar em sua lira com o som que imitava o das criaturas, como se quisesse entendê-las e Jalira ficou obcecada pelos Fractius, o que são eles afinal? Ela decidiu dedicar sua vida para descobrir.

Alara

Modern Horizons nos mostrou que os Fractius podem ter surgido ou aparecido no plano de Alara, o Primeiro Fractius, o Escolhido do Primeiro Fractius e o Fractius do Vale das Escórias tem em suas habilidades palavras-chave do bloco Alara, mas o que confirma isso é o Vale das Escórias que é um local de Grixis, então temos Fractius no plano. Eu estou ansioso para voltar para lá um dia e também pela volta dessa tribo maravilhosa.

Loading icon