Magic: the Gathering

Review

Arquétipos em Strixhaven: Esboços Iniciais

, Comment regular icon0 comments

Começando nosso trimestre letivo em Strixhaven, vamos explorar qual o conteúdo programático de cada escola e construir alguns decks de exemplo pra ajudar nos seus primeiros drafts!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Saudações acadêmicas!

Após avaliarmos todas as cartas de Strixhavenlink outside website para o formato, é hora do próximo passo em nossa preparação: esboçar os arquétipos.

É um exercício útil para já termos uma noção de como funcionam as sinergias dentro de cada escola.

Lembrando que o objetivo desse estudo prévio é simplificar as escolhas durante nossos primeiros Drafts, mas tudo aqui está sujeito a mudar conforme aprendemos mais sobre a edição.

Como o objetivo é encontrar coisas que parecem razoáveis e não só construir decks quebrados que nunca acontecerão, algumas regras para os esboços:

Ad

- Não usaremos cartas raras, já que elas tendem a aparecer muito menos.

- Até dois cards do Arquivo Místico.

- Até seis incomuns, nenhuma repetida.

- Até quatro Lições, até uma repetida.

- Preenchemos o resto com comuns (até quatro pares de repetidas), terrenos básicos à vontade.

Estou usando esse linklink outside website - uma pool com duas de cada comum e incomum da edição - para montar os decks. Faça os seus esboços também, pode te ajudar muito!

Quandrix

A ideia de Strixhaven era que cada escola abordasse sua combinação de cores de uma forma diferente que o usual. Quandrix terminou meio que mais do mesmo, em que o objetivo é rampar, comprar cartas e conjurar mágicas grandes. As três incomuns douradas são bem insanas - Quandrix Apprentice, Quandrix Cultivator e Zimone, Quandrix Prodigy. E o arquétipo é o que melhor faz uso da grande bomba do formato que é Bookwurm.

Não se esqueça de que você precisa de formas de não morrer no começo do jogo, e Needlethorn Drake cumpre bem esse papel.

Loading icon

Apesar de Quandrix em si não ter mana fixing, existem opções como Environmental Sciences, Cultivate e Campus Guide que podem corrigir sua mana de forma a permitir splashes. Uma carta como Explosive Welcome ou até Heated Debate pode preencher um buraco em seu deck que é a falta de interações de qualidade. Aproximadamente o mesmo deck, apenas demonstrando a facilidade de encaixar outra cor.

Loading icon

Witherbloom

Witherbloom funciona em dois eixos: há tanto o tema de ganhar vida quanto o tema de sacrifício. As fichas de Peste e a estudante prodígio Dina, Soul Steeper funcionam bem com ambos, mas eu acredito que quanto mais focado em um deles melhor seu deck.

No deck Sacrifice, acho que a grande jogada é curvar drop de 1 em Bayou Gruff e causar estrago com seu 5/4. Daemogoth Woe-Eater também é enorme pelo custo, e ambas sinergizam bem com Tend the Pests.

Loading icon

Já o deck de Lifegain funciona ao redor de Blood Researcher, que se não for respondida imediatamente pode crescer fora de alcance e causar uma enorme dor de cabeça com Ameaçar.

Loading icon

Silverquill

Essa escola é a que apresenta o plano de jogo mais claro e agressivo do formato. Para manter as criaturas pequenas relevantes no jogo longo, tínhamos Equipamentos em Kaldheim. Em Strixhaven nos aproveitamos de instantâneas e feitiços que colocam marcadores nas criaturas (triggando Magecraft). Mais uma vez, aprimoramentos funcionam especialmente bem quando as criaturas têm habilidades (voar, lifelink, etc).

Loading icon

Além da versão padrão, talvez haja um deck Silverquill que se aproveite de múltiplas Clever Lumimancer e Show of Confidence para "combar" com uma chuva de mágicas no mesmo turno.

Lorehold

Nesta escola vemos um tema de buscar o jogo longo, e ganhar na batalha de recursos, se aproveitando de "rebuys" e gerando espíritos com Quintorius, Field Historian.

Loading icon

O problema do deck acima é que você fica muito dependente do Quintorius já que suas cartas não fazem tanta coisa assim quando ele não está em jogo. Se não tiver acesso, talvez seja melhor construir um deck mais agressivo, talvez com um tema tribal de espíritos, ou se aproveitar de Twinscroll Shaman. Pessoalmente, é o deck que menos me atrai - e vocês sabem o quanto eu gosto de Boros...

Ad

Loading icon

Prismari

Aos Prismari foi dada uma identidade em que você quer conjurar mágicas grandes - seus espetáculos - como Elemental Summoning e Creative Outburst. O meu entendimento é que isso é uma cilada, e essas mágicas parecem funcionar melhor como splashes em Lorehold ou Quandrix. Acredito que o clássico "Izzet Tempo" funciona melhor aqui; coloque umas ameaças baratas na mesa e interaja de forma pontual.

Loading icon

Esses são os pontos de partida do formato. Na prática ainda temos as raras a considerar, o Arquivo Místico, a forma como os picks vão se desenrolar e mais arquétipos ainda a surgir, como decks de 4 ou 5 cores.

Voltaremos com informação mais aprofundada conforme jogarmos com as cartas!

Um bom recurso para você acompanhar o que tem dado certo na edição é a página de troféuslink outside website do 17lands.

Estarei streamando Draft de Strixhaven após o lançamento diariamente na Twitchlink outside website,

Com reprises no nosso YouTubelink outside website.

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor deixe nos comentários ou me contate no Twitterlink outside website! Até logo!

bônus

Existe uma forma de ganhar o jogo no segundo turno no formato, envolve uma dose de Disney, mas lá vai:

Turno 1: Planície, Clever Lumimancer.

Turno 2: Pântano, Dark Ritual, Professor's Warning, Professor's Warning, Show of Confidence, bate 20.

Corram atrás dos seus sonhos!

Grato pela atenção.

Loading icon