Magic: the Gathering

Opinion

Budgetzando Arena - 5 Colors Shrines Control

, updated , Comment regular icon0 comments

Outro arquétipo que o M21 trouxe (de volta) foram os sacrários, que ficam mais a medida que temos mais sacrários em campo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

BUDGETIZANDO

Abrimos a lista com a nossa condição de vitória:

Mantemos as 2 cópias de Sanctum of Stone Fangs, que todo turno ira fazer cada oponente perder vida enquanto nos faz ganhar vida, podendo fazer cada oponente perder até cinco de vida.

Removemos as 4 cópias de Sanctum of All.

Além dessa vida que o Sanctum of Stone Fangs nos concede, temos um bom toque de controle para impedir que o oponente desenvolva o jogo enquanto os sacrários fazem seu trabalho:

Mantemos 1 cópia de Sanctum of Tranquil Light, que além de poder entrar no primeiro turno consegue segurar as criaturas grandes do oponente de atacarem virando elas, e apesar do custo dessa habilidade custar muito no early game, fica mais fácil de ser pago a medida que colocamos sacrários em campo.

Ad

Também mantemos 2 cópias de Sanctum of Shattered Heights, que ao custo de um mana e descartar um sacrário ou terreno podemos causar dano igual a quantidade de sacrários que controlamos a criatura ou planeswalker alvo.

Substituímos as 4 cópias de Extinction Event por Pestilent Haze para lidarmos com diversas criaturas ao mesmo tempo.

Mantemos as 2 cópias de Heartless Act para lidar com criaturas isoladamente.

E mantemos 1 cópias de Eliminate para lidarmos com criaturas e planeswalker de baixo custo.

Adicionamos 2 cópias de Mystical Dispute que lida principalmente contra outros controles que podem tentar anular os sacrários.

Também adicionamos 2 cópias de Neutralize que pode anular qualquer coisa sem restrições ou se o jogo estiver sob controle pode ser reciclado.

Além do controle, temos um bom suporte para conseguir colocar o plano em pratica:

Mantemos as 3 cópias de Sanctum of Fruitful Harvest que todo turno gera mana igual a quantidade de sacrários que controlamos.

Também mantemos as 4 cópias de Migration Path que no early/mid game nos ajuda a rampar mana e no mid/late game se já estivermos com terrenos suficientes pode ser reciclado para tentar encontrar respostas melhores.

Substituímos as 4 cópias de Uro, Titan of Nature's Wrath por Beanstalk Giant // Fertile Footsteps, que no early game nos ajuda a encontrar terrenos e no late game pode ser uma segunda condição de vitória.

Mantemos as 3 cópias de Sanctum of Calm Waters que nos permite de forma opcional a comprar cartas igual a quantidade de sacrários que controlamos, e se fizermos isso descartamos uma unica carta (não importando a quantidade que comprarmos).

E mantemos as 4 cópias de Thirst for Meaning que nos faz comprar três cartas e em seguida descartamos duas a menos que descartemos um encantamento (normalmente aquele sacrário que esta sobrando em nossa mão).

Na base de mana temos:

Removemos todas as cópias de Indatha Triome, Ketria Triome, Zagoth Triome e Fabled Passage.

Adicinamos 1 cópia de Bloodfell Caves, 3 cópias de Thornwood Falls, 2 cópias de Dismal Backwater, 1 cópia de Rugged Highlands, 1 cópia de Scoured Barrens, 2 cópias de Jungle Hollow, 1 cópia de Swiftwater Cliffs e 1 cópia de Blossoming Sands.

Mantemos 3 cópias de Swamp.

E aumentamos de 1 para 2 cópias de Plains, de 1 para 2 cópias de Mountain, de 3 para 4 cópias de Forest e de 2 para 3 cópias de Island.

E com essas alterações chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Imagine o possível cenários:

Turno 1: Plains, Sanctum of Tranquil Light.

Turno 2: Swamp, Sanctum of Stone Fangs.

Turno 3: Sanctum of Stone Fangs faz o oponente perder 2 de vida (deixando ele com 18), jogamos então Forest, Sanctum of Fruitful Harvest.

Turno 4: Sanctum of Stone Fangs faz o oponente perder 3 de vida (indo a 15), Sanctum of Fruitful Harvest gera três manas vermelhos que usamos para jogar Sanctum of Shattered Heights, então jogamos Island e com os terrenos jogamos Sanctum of Calm Waters.

Ad

A partir do turno 5: iremos drenar 5 de dano do oponente (ou seja, se ele não ganhou/ganhar vida finalizamos o jogo em 3 turnos (considerando os 5 de vida já drenado antes)), gerar 5 manas da cor da nossa escolha (além dos terrenos), podemos comprar 5 cartas e descartar 1 (além da compra do turno), além de poder virar qualquer criatura do oponente por apenas um mana branco e/ou causar 5 de dano a qualquer criatura ou planeswalker descartando um terreno ou sacrário.

Apesar das alterações, o deck ainda consegue controlar bem o jogo e ir drenando o oponente de forma bem eficaz.

Espero que tenham gostado e até a próxima.