Magic: the Gathering

Review

Core Set M21 e Lendas em tempos de Corona

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma pequena visão sobre os comandantes do Core Set 21

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Meio do ano e o que esperar de nosso jogo favorito? Mesmo em tempos de Quarentena, a produção da Wizards of the Coast não para e portanto, nem os nossos artigos. M21 trouxe novas lendárias, então vamos ver como elas entram no formato, se entram de cabeça ou se tropeçam na entrada. Diferente de outra coleções, as lendas dessa coleção não seguem um ciclo, então vamos seguindo a ordem das cores.

Image content of the Website

Em mais uma de suas viagens, Mangara, the Diplomat ou Ronaldinho Gaúcho aparece no Magic the Gathering fazendo algo que dificilmente vemos que é dar compra de cartas constante e sem a necessidade de pagar mana. Com uma habilidade e status defensivos, Mangara consegue entrar em diversos decks brancos, do tranca-rua Stax aos ofensivos Equipamentos, todo deck precisa de um gás e o Mangara está lá para consegui-lo (desde que seus oponentes não cooperem).

Ad

Image content of the Website

E chegamos no azul, cor tão temida por sua capacidade de dizer “não”. Barrin, Tolarian Archmage é uma carta que leva a jogadas interessantes, permitindo a resolução tanto de cartas problemáticas quanto a obtenção de vantagem caso os oponentes não tenham algo muito ameaçador. Ficarei surpreso se aparecer um deck de selfbounce e se existir, Barrin certamente estará lá.

Image content of the Website

A Legião do crepúsculo aparece novamente, voltando a seus esquemas de abusar de roubo de vida assim como causar dano direto em seus adversários. Vito, Thorn of the Dusk Rose entra em diversas estratégias, não só em tribais de vampiros por sua versatilidade. Decks de tokens podem ganhar bônus com o lifelink (tornando esses tokens pseudo-inbloqueáveis) enquanto decks de combo e controle podem se aproveitar desse efeito de dano direto enquanto ganham vida.

Image content of the Website

Você gosta que seus oponentes tenham criaturas? Não? Então tenho uma carta para você. Kaervek, the Spiteful consegue sozinho atrapalhar diversas estratégias baseadas em criaturas, desde ramps até triggers de tokens. Se tu não usa criaturas com frequência, Kaervek pode ser algo muito bem utilizado. Acredito ser mais carta de 99 que uma carta na zona de comando, mas de qualquer jeito vai atazanar seus amigos.

Image content of the Website

Mate coisas, ganhe tesouro. Gadrak, the Crown-Scourge é simples e de longe o menos importante é essa habilidade de não poder atacar com menos de 4 artefatos na mesa. Ganhar vantagem a cada criatura que você mata é sempre algo assustador e Gadrak está aí para se aproveitar disso.

Image content of the Website

Ah, o comandante vermelho que quer bater, bater e bater. Subira, Tulzidi Caravanner me lembra muito Kari Zevlink outside website e Zurgo Bellstrikerlink outside website fundidos com Edriclink outside website. O problema dessa junção é que o deck acaba se tornando um meio a meio e não maior que a soma de suas partes. Primeiro pela falta de criaturas não bloqueáveis vermelhas, mas também pelo custo maciço de descartar a própria mão para conseguir comprar de novo as cartas.

Image content of the Website

Verde é uma ótima cor atualmente e uma criatura que abusa da capacidade que o verde tem de comprar cartas atualmente para tornar suas criaturas gigantes é ótima. Jolrael, Mwonvuli Recluse é uma ótima 99 em decks que já compram muita carta como Edric, Chulanelink outside website e Tatyovalink outside website, mas não tão boa como comandante em si.

Ad

Image content of the Website

Niambi, Esteemed Speaker está fazendo o trabalho dela como bombeira de plantão, tirando suas outras criaturas do caminho de algo perigoso enquanto te ganham vida no processo. Niambi em si também não faz algo extremo, mesmo com o flash, a habilidade de compra é custosa e seu melhor uso é como emergência para salvar uma criatura mais importante.

Image content of the Website

Habilidades que te permitem ver o topo do seu próprio deck (especialmente se não dão essa informação para o seu oponente) são sempre interessantes no mínimo, principalmente quando te permitem usar o que está nele (mesmo que só parcialmente. O problema dessa Radha, Heart of Keld como comandante é a existência de cartas que fazem o que ela quer fazer melhor que ela, mesmo ela sendo uma ótima carta para os 99.

Image content of the Website

Um bebê tão fofo ao nascer, mas fez o mundo inteiro se surpreender. Rin and Seri, Inseparable vêm para brincar com duas tribos teoricamente opostas, cães e gatos trabalhando juntos para um bem comum. Rin e Seri estão em cores boas, mas tem um problema grande de ser a carta que quer fazer mais de uma coisa e acaba não fazendo nenhuma. Se você resolve jogar só misturando cães e gatos, você acaba perdendo peças importantes de uma ou outra tribo. Jogue pelo flavor, não necessariamente pela força.

E com isso temos todas as lendárias novas de M21. Gostou?? desgostou?? Está interessado em usar as novas cartas ou até mesmo criar um deck completamente novo baseado nessas novas cartas?? Comenta aqui embaixo sua opinião sobre esse novo set.