Magic: the Gathering

Deck Guide

Decklists para o Histórico pós-banimentos

, Comment regular icon0 comments

Hoje traremos listas de Histórico num formato sem Tibalt's Trickery e Memory Lapse. Em breve ocorrerá um Qualifier, e é bom estarmos preparados!

Edit Article

Olá! Nos dias 30 e 31 de outubro ocorrerá um Qualifier do formato Histórico no MTG Arena após terem sido banidaslink outside website Tibalt’s Trickery e Brainstorm, que estava suspensa, e também houve a suspensão de Memory Lapse, carta chave para muitos decks azuis, como o Jeskai, Dimir Control, Dimir Rogues e por aí vai. Vamos falar hoje sobre algumas listas que podem ressurgir mais fortes no formato.

Ad

Sobre os banimentos no Histórico

Comentando rapidamente os banimentos, Brainstorm era a melhor carta do formato e dava muita consistência para os baralhos azuis, praticamente inviabilizando não jogar com azul e a maior diversidade dos baralhos atualmente coaduna com esse argumento.

Loading icon

Lapse era, sem dúvidas, uma das melhores cartas do formato, mas não sei se precisaria de banimento. A carta compra tempo, mas não resolve para sempre a ameaça, é uma espécie de Time Walk budget que só faz não piorar uma situação ruim.

Quanto ao Trickery, o banimento pareceu puramente pela base de jogadoras for fun. O deck nunca foi competitivo, nunca fez bons resultados em torneios, mas era extremamente frustrante jogar eventos de gold ou na play queue contra esse deck porque quase nenhum deck for fun consegue responder Ulamog, Cealess Hunger, Ugin, the Spirit Dragon ou Genesis Ultimatum no turno 3 ou 4. Achei o ban desnecessário, mas, seguindo essa linha de pensamento, acho justificável, já que o Histórico se tornou um formato no qual muitas jogadoras jogam para se divertir sem pensar em torneios, uma espécie de Modern do Arena.

Listas do Histórico pós-banimento

Feita essa introdução para contextualizar o artigo, vamos comentar algumas listas que estão rodando nesse Histórico pós-ban e o que esperar até o qualifier do Arena. Antes de mais nada, a maioria das listas possuem Soul-Guide Lantern no main deck e não é à toa, Jund Food é o principal deck do formato e temos vários outros decks que usam muito o cemitério, como Mono Red Discard, Jeskai Opus, Izzet Phoenix, decks de Arcanista entre outros. Sendo assim, prefiro já hatear no game 1 para ter mais chances de ganhar, mas é preferência pessoal e, no pior dos cenários, lanterna é 2 manas, draw 1 e exile uma carta do cemitério alvo.

Jund Food

Comecemos com o principal deck do formato pós-ban, o Jund Food. Temos a versão padrão com Jegantha, the Wellspring e uma versão sem Jegantha para utilizarmos The Meathook Massacre, a nova global preta de Innistrad que tem bastante sinergia com o deck drenando 2 de vida a cada vez que ativamos Cauldron Familiar + Witch’s Oven.

Loading icon

Loading icon

A versão sem Jegantha vem sendo testada e fazendo bons resultados porque Massacre é uma excelente carta para as mirrors e contra aggros no geral. É uma boa resposta também para Yasharn, Impecable Earth, a carta que acaba com o Jund, e tudo o mais que tiver do outro lado da mesa. É o deck mais seguro do momento por ser bom contra aggros, aleatoriedades do formato e seu principal problema, os controles, estão em menor quantidade graças à suspensão do Lapso.

Os Jund com Collected Company não parecem melhores que o Jund Food no momento porque, com menos Jeskai no field, mais aggros estão jogando e a versão Food é mais resiliente do que a versão com Company. Numa mirror, a lista Food pode ser rushada pela lista de Company, mas não vivemos (ainda) num mundo de mirrors de Jund.

Ad

Selesnya Humans

Loading icon

Uma novidade no formato é o Selesnya Humans. Antes tínhamos o Mono White que jogava como um taxes extremamente agressivo. Agora splashamos verde para Sigarda, Champion of Light que buffa todas suas criaturas humanas, além da vantagem de cartas de colocar um humano do topo na mão.

E já que tem verde num deck de criaturas pequenas, não pode faltar a Company, que deixa o deck ainda mais explosivo. Yasharn, Impecable Earth está no deck para parar os Jund e nada mais.

Jeskai Opus

Loading icon

Falando de control, o Jeskai Opus continua uma boa opção, mas precisando se adaptar ao metagame. Os 4 slots em aberto do Lapso naturalmente seriam ocupados por Censor, mas acho a carta só ruim, prefiro quase qualquer outra coisa no lugar disso. Estou testando uma lanterna, 2 Fateful Absence e 1 Dovin’s Veto no lugar dos Lapsos e tenho gostado. A remoção branca de Innistrad lida com qualquer criatura ou planeswalker, com foco em criaturas como Shifting Ceratops, que era muito problemática para o deck, e outras com 4 ou mais de resistência que não morrem para Lightning Helix ou Anger of the Gods. Talvez seja o momento de usar uma Wrath of God no main deck, mas ainda tenho dúvidas, prefiro confiar no combo de Mizzix, Gearhulk e Magma Opus.

Outra adição de Innistrad que estou testando e adorando é Memory Deluge. Ela contorna bem descartes e ganha jogos no late game cavando as cartas necessárias. Contudo, sem muitas mirrors de control, 2 cópias nas 75 cartas parecem suficientes.

Dimir Control

Loading icon

O outro control que tinha espaço no formato, o Dimir, sofreu mais para a suspensão de Lapso por ser um deck mais reativo que o Jeskai. Porém Meathook Massacre e Deluge já têm seus slots garantidos no deck por funcionarem muito bem como remoção global e cantrip, respectivamente, segurando o jogo e ganhando vida contra os aggros e buscando mais respostas e maneiras de fechar o jogo.

Sultai Ultimatum

Loading icon

Indo um pouco para o lado combo, Seth Manfield veio com um Sultai Ultimatum para o formato e vem subindo bem na ladder. Essa versão foca bastante no combo de Emergent Ultimatum, Alrund’s Epiphany, Scholar of the Lost Trove e Final Parting para que o jogo nunca mais volte para as oponentes.

Izzet Phoenix

Loading icon

O bom e velho Izzet Phoenix volta fortalecido sem Lapse no formato porque, além de o deck nunca ter utilizado a carta, era muito boa contra ele no g1. A build do deck não mudou porque Innistrad não trouxe nada de relevante, já que sabemos que Delver of Secrets é a Dragon’s Rage Channeler muito piorada. Até existe uma versão de Izzet com Delver, mas optei por nem colocar no artigo para não induzir ninguém ao erro de craftar o deck ao invés do Phoenix que é uma versão melhorada do Izzet Delver.

Grixis Lurrus

Loading icon

Um deck que vem ganhando espaço é o Grixis Lurrus com Dreadhorde Arcanist e Channeler. Essa versão Rakdos com azul não sofre muito para a base de mana e adiciona duas cartas muito sinérgicas com as criaturas, Expressive Iteration e Consider.

Ad

O novo Opt melhorado limpa o topo bem demais com Arcanista e com a Channeler, enquanto Iteration é uma das melhores cartas dos últimos anos, dando mais consistência para quase qualquer deck. Temos anulações no sideboard para matches contra controls e 5c Niv.

Orzhov Auras

Loading icon

O Auras não recebeu cartas novas de Innistrad, mas pode ter mais espaço caso o field tenha muitos aggros. Acho improvável porque Jund é o principal deck do formato e acaba sendo bom contra Auras quando tem Claim the Firstborn no sideboard, mas é uma opção segura para quem gosta do arquétipo e não quer gastar muitos coringas em outros decks.

Rakdos Midrange

Loading icon

Outra opção contra decks agressivos no formato é o Rakdos Midrange, que conta com muitas remoções e podendo recapitulá-las com Bloodthirsty Adversary, a adição de Innistrad à lista.

O resto do deck é o mesmo de antes, com Channeler alimentando o cemitério para ativar Delirium e Escapar Kroxa, Titan of Death’s Hunger o quanto antes.

Merfolks

Loading icon

O tribal de Merfolk está contemplado no artigo porque, apesar de parecer meme, já ganhou torneios relevantes e é um deck que não deve ser desrespeitado com as adições da última Jumpstart.

O deck não é muito bom contra Jund, mas melhora contra decks mid e control com Malevolent Hermit no side. Costumo dizer que qualquer pilha de criaturas com 4 Collected Company é perigosa e o tribal de Merfolk não é diferente.

Mono-Red Discard

Loading icon

Outro deck que se beneficia da queda do Jeskai é o Mono Red Discard que insta-concede contra qualquer hate de cemitério. É um arquétipo rápido, sem muita gracinha que vai utilizar todas as manas todos os turnos com jogadas leves, além de aproveitar demais o cemitério com cartas de Delirium e Managorger Phoenix, e cicla demais as cartas da mão com Seasoned Pyromancer e Faithless Looting.

Com Blazing Rootwalla, Fiery Temper e Pyromancer, não tem problema em sempre descartar sua mão porque quase sempre há utilidade para cartas no cemitério. Ainda tem um Ox of Agonas para o caso de não termos jogadas melhores, escapar por 2 manas, comprar 3 e colocar um 5/3 na mesa é sempre relevante.

Niv-Mizzet Reborn

Loading icon

A última lista de hoje é a de Niv-Mizzet Reborn. Não recebeu adições de Innistrad, mas é muito boa contra Jund, instantaneamente a posicionando melhor no formato. Klothys, God of Destiny é ótima contra Jund e a Grafdigger’s Cage do main deck também atrapalha muito o plano de jogo do Food, além de parar qualquer deck de Company.

A carta que recebe mais destaque nesse momento é Deafening Clarion que pode virar partidas rapidamente dando lifelink para o Niv e limpando a mesa do outro lado. Acho uma boa escolha para quem gosta do arquétipo.

Finalizando

Até o Qualifier Weekend veremos como o formato vai se adaptando à nova crescente do Jund Food e tentativas de counterar o deck e falaremos mais sobre isso ao longo dos dias que antecedem o fim de semana do torneio.

Ad

Quaisquer dúvidas, comentários ou feedback estou disponível nos comentários abaixo. Abraços e até a próxima!