Magic: the Gathering

Deck Guide

Flashback: Resumo da Lore de Kamigawa

, updated , Comment regular icon0 comments

Kamigawa: Neon Dinasty está quase chegando — Viaje no tempo e reviva a história do plano inspirado na cultura japonesa!

Edit Article

Kamigawa: Neon Dynasty está chegando e temos um grande momento pela frente. Primeiro porque nunca antes no Magic nós tivemos contato com uma temática de ficção científica em uma coleção regular; e, segundo, pois finalmente retornaremos a um certo mundo inspirado na cultura japonesa.

Já faz 17 anos que conhecemos o plano de Kamigawa, o cenário para as coleções Champions, Betrayers, Saviors e agora Neon Dynasty. Pois é, faz tanto tempo, que muitos que jogam Magic hoje sequer conheciam o jogo na época ou nem mesmo eram nascidos. É compreensível que uma boa parte da fanbase de Magic desconheça completamente o lore por trás deste mundo além do fato de terem samurais e ninjas, já que desde 2005 o plano nunca foi revisitado em nenhum set de Magic. Por outro lado, faz tanto tempo que certamente muito do que veremos Neon Dynasty esteja completamente diferente daquilo que conhecemos nas coleções de 2004/2005.

Ad

Image content of the Website

De fato, a Kamigawa clássica do primeiro bloco evocava o Japão feudal, com aquela pitada de fantasia medieval sempre presente nas ambientações de Magic: the Gathering. Já o mundo apresentado a nós este ano em Neon Dynasty traz uma roupagem bastante tecnológica e futurista, com bastante estilo e neon característicos de um tema cyberpunk, conforme podemos ver nas primeiras imagens promocionais e cards revelados.

Image content of the Website

Percebe-se que os anos não se passaram apenas aqui para nós. A passagem do tempo em Kamigawa fez este mundo evoluir de tal forma que mesmo para aqueles que o conheceram nas primeiras coleções tudo parecerá muito novo. No entanto, apesar das discrepâncias, a Kamigawa do futuro ainda traz de volta elementos do primeiro bloco, como Heartless Hidetsugu e sua nova versão Hidetsugu, Devouring Chaos, o ninja Satoru Umezawa que certamente carrega uma anscestralidade com Toshiro Umezawa, e lugares icônicos que continuam lá, como Boseiju, Who Shelters All e Eiganjo Castle.

O Castelo de Eiganjo antes e depois. O tempo trouxe bastante luz para Kamigawa
O Castelo de Eiganjo antes e depois. O tempo trouxe bastante luz para Kamigawa

Com objetivo de ajudá-lo a lembrar ou entender todas estas referências entre o antigo e o novo em Kamigawa: Neon Dynasty, neste artigo trago um resumão da lore das três coleções clássicas deste encantador mundo baseado na cultura japonesa.

O Mundo Anscestral de Kamigawa

Antes de mergulharmos no enredo da trilogia clássica, acho importante entender alguns dos conceitos e personagens mais importantes desta história.

Primeiramente você deve entender que o plano de Kamigawa é dividido em dois reinos. O Utsushiyo é o reino material onde vivem os mortais; e o Kakuriyo é o reino espiritual onde vivem os espíritos (chamados kami). Pense neles como dois mundos diferentes, mas que coexistem sobrepostos ou paralelos um ao outro. O plano é governado pela interação sutil entre estes dois mundos. Em circunstâncias naturais, os mortais e os kami, apesar de conscientes da existência um do outro, nunca interagiam fisicamente, pois existia uma barreira que dividia seus dois mundos. Esta barreira era guardada pelo mais poderoso dos kami, O-Kagachi.

Image content of the Website

Mais conhecido por sua primeira versão em criatura lançada em Commander 2017, O-Kagachi, Vengeful Kami era conhecido em Kamigawa como a Grande Serpente Antiga, a Alma do Mundo e o Primeiro dos Kami. Você entenderá daqui a pouco o porque ele se tornará tornar o Kami Vingativo.

Abaixo de o-Kagachi, diversos outros kami existiam como espíritos de todas as coisas no mundo de Kamigawa e cumprindo a função de deuses para mortais. Eles podem assumir uma variedade de formas, mesmo entre a mesma "espécie". Os maiores de todos eram os cinco myojins — representações das cinco cores de mana — rivalizados apenas pelo próprio O-Kagachi. Haviam também os ryu — dragões espíritos guardiões das terras dos mortais —, os oni — demônios sanguinários adorados pelos ogros —, os kodamas — espíritos das árvores — e uma série de outras espécies de kamis para todo tipo de coisas, pessoas, lugares, ideias e assim por diante.

Ad

Loading icon

Já o Utsushiyo - o mundo dos mortais - era habitado um punhado de espécies de criaturas diferentes distribuídas entre cinco principais regiões que formavam o mundo conhecido. Cada uma destas regiões é paralela aos cinco tipos de terreno básico do Magic e era guardada por um espírito dragão leal aos habitantes do lugar.

Mapa panorâmico de Kamigawa
Mapa panorâmico de Kamigawa

Towabara

Uma planície enorme no centro de Kamigawa, cujo nome significa "campo eterno". Towabara cercava o Araba, uma terra repleta de crateras provocados por explosões de ataques dos kamis. O Eiganjo Castle está no centro do Araba, a fortaleza do daimyo — uma espécie de senhor da guerra — guardada por legiões de samurais. Towabara é habitada pelas criaturas alinhadas ao branco de Kamigawa, especialmente humanos e guardada pelo dragão espírito Yosei, the Morning Star.

Image content of the Website

Lago Kamitaki

Este imenso lago ao norte de Eiganjo onde deságuam as cataratas de mesmo nome era o lar das criaturas alinhadas ao azul de Kamigawa. A Academia de Minamo — uma escola que ensina magia espíritual poderosa — foi construída aqui ao longo de uma série de ilhas suspensas magicamente no ar. Minamo e toda a região do Kamitaki são guardados pelo ryu Keiga, the Tide Star.

Image content of the Website

Acima da Academia havia a capital soratami de Otawara, onde Oboro, Palace in the Clouds esteve localizado. O misterioso povo-da-lua era composto por praticantes de magia que viviam nas nuvens acima da Academia, de onde orientavam o diretor Hisoka, Minamo Sensei para perseguirem sua própria agenda secreta.

Takenuma

Takenuma é uma grande área de pântano fétidos de bambu podre, água envenenada e ar poluído – a mais importante região alinhada ao preto. Aqui bandidos humanos, homens-rato nezumi e ogros obakemono vivem. Há também uma multidão de espíritos demoníacos que habitam nas regiões mais escuras, deixando o lugar corrompido e sem o efeito da luz solar. Kokusho, the Evening Star foi o vigia destes pântanos vis.

Image content of the Website

Sokenzan

A cordilheira de Sokenzan é a maior no plano e a região alinhada ao vermelho mais importante de Kamigawa. Os goblins akkis vivem aqui, entre os humanos xamãs yamabushi, bandidos e samurais renegados chamados ronin. Profundamente na serra de Sokenzan estão os Picos de Tendo, as mais íngremes montanhas em Kamigawa. Sokenzan é guardada por Ryusei, the Falling Star.

Image content of the Website

Jukai

Jukai é uma antiga floresta composta principalmente por enormes árvores de cedro que abriga muitos tipos variados de kamis. Aqui vivem humanos sacerdotes chamados kannushi e uma ordem de monges bodokas que treinam para sintonizar-se com a natureza e o mundo espiritual. Os kitsune, uma raça de raposas humanoides, apesar de serem alinhados ao branco também vivem em Jukai; assim com as tribos de orochi (homens cobra). A Floresta Jukai é vigiada por Jugan, the Rising Star.

Ad

Image content of the Website

Lore de Kamigawa

O lore do primeiro bloco ambientado em Kamigawa conta a história da Guerra dos Kami — um confronto entre os mortais e seus deuses. Ele se passou há pelo menos 1200 anos, na cronologia atual do multiverso de Magic, e durou cerca de 20 anos.

Esta história começa em outro lugar, num plano chamado Ulgrotha (cenário da coleão Homelands). O evento que ficou conhecido como a Grande Destruição ocorreu em Ulgrotha quando o planinauta Ravi tocou o Carrilhão do Apocalipse, um poderoso artefato com poderes destrutivos. Os detalhes sobre o motivo que o levou a fazê-lo são assuntos para um outro momento, o que importa por agora é que de forma indireta, esta Grande Destruição teve repercussões em dois outros planos além de Ulgrotha. O toque do Carrilhão gerou uma anomalia planar que se propagou até Kamigawa, enfraquecendo a barreira entre o Kakuriyo e o Utsuriyo. O evento também causou uma “falha” na fronteira entre os planos de Dominária e Kamigawa, fazendo com que alguns kami poderosos — como os Myojins — pudessem transitar entre eles.

Loading icon

Naquela época, o daimyo Konda, Lord of Eiganjo governava as Planícies de Towabara. Em meio a uma conspiração entre seus aliados de Minamo, ele foi seduzido pela possibilidade de garantir a segurança e domínio eternos de seu reino, e planejou um feito sacrílego. Após meses de preparação, e com a ajuda de seus aliados soratami e magos, Konda executou um ritual arcano que lhe permitiu perfurar o véu entre os mundos mortal e espiritual e sequestrar um poderoso e ainda jovem espírito. O alvo de seu ataque não era um kami comum, no entanto, mas sim o filho e descendente de O-Kagachi, o mais poderoso dos kami.

Simultaneamente a isso, em outro lugar do castelo nascia a filha do damyio, Michiko. O parto da criança causou uma onda espiritual simpática que tornou possível o ritual. Então, em um surto de energia, Konda aprisionou o espírito em um disco de pedra — O Que Foi Tomado — e o guardou dentro de suas câmaras internas como um talismã de poder.

O Que Foi Tomado
O Que Foi Tomado

Daquele dia em diante, o damyio deixou de envelhecer. Ele passou a maior parte do tempo trancado em seus aposentos internos, aquecendo-se na aura de seu prêmio divino e visualizando uma longa era de glória e prosperidade por vir.

No entanto, a fúria resultante de O-Kagachi diante de tal desrespeito levou-o a declarar uma guerra contra todo o utsuriyo. O-Kagachi convocou todos os espíritos a contra-atacarem o mundo mortal, começando assim a Guerra dos Kami. Espíritos começaram a atacar o mundo físico em um esforço para recuperar O Que Foi Tomado, embora a maioria dos mortais não soubesse nada sobre o crime de Konda nem entendesse porque seus deuses se voltaram contra eles. Temerosa e confusa, a humanidade reagiu, mas os números dos kamis eram infinitos. A medida que a guerra se estendia, ficava claro que aquela era uma batalha perdida para os mortais.

Ad

Image content of the Website

Enquanto isso, a atenção de Konda pertencia totalmente ao produto de seu crime, O Que Foi Tomado, e ele negligenciou sua filha deixando-a sob os cuidados de seus servos. No entanto, ele a protegeu estritamente, por causa de sua importância em relação ao seu troféu.

Na época do clímax da Guerra dos Kami, Michiko Konda, Truth Seeker já era uma bela jovem com um desejo desesperado de fazer algo por seu próprio povo torturado pela guerra. Sua amiga Choryu, uma talentosa maga, a convenceu de que a resposta poderia estar nas bibliotecas da Academia de Minamo e as duas então planejam uma fuga. Apesar das medidas protetivas de seu pai, Michiko consegue escapar de Eiganjo graças a magia de Choryu, e as duas partem então para Minamo.

No entanto, sua ligação com as causas do conflito não era desconhecida para as outras facções e seus patronos kami. Logo foi revelado que sua fuga fazia parte de um plano para atraí-la até as mãos dos magos e seu espírito patrono. O plano falha, no entanto, levando o caminho de Michiko até a floresta Jukai , onde ele cruza com o de Toshiro Umezawa. Após salvá-la da ira do Myojin of Life's Web, Toshiro se permite ser contratado pela princesa para ajuda-la.

Apesar do conselho de Toshiro, Michiko decide consultar Hisoka, Minamo Sensei sobre a noite de seu nascimento. Este esforço quase terminou em desastre quando Michiko e seu grupo estavam presentes em Minamo durante um ataque de Heartless Hidetsugu. Mais uma vez, Toshiro Umezawa salvou ela e seus amigos.

Toshiro e Michiko se tornariam parceiros dali em diante
Toshiro e Michiko se tornariam parceiros dali em diante

Neste mesmo ano, os kami descobrem o paradeiro d’O Que Foi Tomado e atacam o Castelo de Eiganjo. No entanto, as tropas samurais e o próprio castelo parecem indestrutíveis devido à proteção do artefato. Em retaliação, o próprio O-Kagachi se manifesta no mundo físico pela primeira vez sobre Towabara e ataca Eiganjo.

A Grande Serpente investe para se vingar
A Grande Serpente investe para se vingar

Incontáveis samurais de Konda foram eliminados pela Grande Serpente e o próprio castelo foi destruído. No entanto, O-Kagachi não conseguiu recuperar o que buscava, pois Toshiro Umezawa havia astutamente roubado O Que foi Tomado durante o ataque.

Depois de um longo e perigoso percurso, e com a ajuda de Toshiro, Michiko consegue libertar o espírito aprisionado n’O Que Foi Tomado. Ele manifesta-se como uma humana de corpo multicolorido e escamoso que obviamente não gosta de ser chamada de "O que Foi Tomado", e então Toshiro sugere "Kyodai", que significa "irmão".

Então O-Kagachi aparece, manifestando totalmente todas as suas 8 cabeças pela primeira vez. Em resposta a isso, Kyodai revela para Michiko que ela é, na verdade, sua contraparte espiritual. As duas se fundem tornando-se as Irmãs de Carne e Espírito, uma nova forma de coexistência entre o material e o espiritual.

Ad

Image content of the Website

Elas então voltam vestidas e armadas com as magias mais poderosas de Kamigawa para enfrentar O-Kagachi. Há então uma grande batalha, que termina com as Irmãs derrotando a Grande Serpente. Konda então aparece, mas é rapidamente transformado em pedra e quebrado, permanecendo vivo neste estado infernal. Michiko faz Kyodai prometer voltar em 20 anos para ver se a balança está equilibrada, mas Kyodai acha que nunca estarão.

As irmãs então tomam o lugar de O-Kagachi na cosmologia de Kamigawa como as novas guardiãs da barreira entre os mundos espiritual e físico. Achando que a Guerra dos Kami ainda continuaria por um tempo, elas partem para convencer todos os espíritos que não há mais motivos para lutar. Elas reestabeleceram a ordem reconstruindo a barreira entre utsuriyo e kakuriyo e reformulando a maneira como a própria magia funcionaria no plano, permitindo uma "mistura" entre os dois mundos e tornando a magia espiritual mais acessível aos mortais.

Paralelamente a isso, Toshiro Umezawa é raptado pela Myojin of Night's Reach e transportado para um lugar muito, muito distante: uma costa em Madara, próxima aos portões de Talon, no plano de Dominária.

Os Portões de Talon
Os Portões de Talon

Ela revela que a Guerra dos Kami não apenas havia enfraquecido a barreira entre Kakuriyo e Utsushiyo, mas também entre Kamigawa e outros planos, o que lhe permitia viajar até lá, ganhando novos conhecimentos e encontrando novos adoradores. Logo, ela não havia ficado muito feliz com o papel de Toshito no fim da guerra. Como um “presente de despedida” ela abandona Toshiro ali e o deixa cego. Sozinho em um novo mundo, Toshiro sente o cheiro de um pântano próximo que promete novas magias e dá o primeiro passo em direção a uma nova vida. Lá ele se tornaria o progenitor do clã Umezawa, do qual Tetsuo Umezawa surgiria séculos depois.

Neon Dynasty e Expectativas

Agora que estamos com o passado fresquinho na cabeça, estamos mais preparados para o presente. A história completa do Lore de Kamigawa: Neon Dynasty ainda não começou, e estamos tendo um gostinho de como o mundo se encontra através dos contos semanais das lendas da coleção. Eis o que sabemos sobre a situação atual do plano até o momento:

- Mais de 1.200 anos se passaram após os eventos da Guerra dos Kami. Os kamigawanos descobriram a eletricidade, experimentaram uma revolução industrial e entraram na era da informática. Os Kami também se adaptaram à eletricidade, alguns deles assumindo corpos de estilo industrial.

- Os dois reinos de Kamigawa estão se fundindo lentamente até um dia existirem como um só. Uma série de artefatos chamados portões de fusão permitem que os kami viajem de Reikai (o mundo espiritual) para Utsushiyo. Alguns se perguntam sobre o que está além destes portões, ou como os habitantes de ambos os reinos serão afetados quando a fusão for concluída.

- Utsoshiyo se transformou em um mundo futurista de ninjas e samurais cyberpunk, onde tradição e modernidade se encontram.

Ad

- O Império é a principal potência na Kamigawa. Sua capital é a cidade de Towashi, caracterizada por arranha-céus, grandes letreiros de neon e cerejeiras vibrantes. Foi construído em torno do Castelo de Eiganjo no local onde antes existiu a planície de Araba. Towashi é famosa por seu Festival das Lanternas, celebrado por humanos e kami. Um templo dedicado à Kyodai foi construído aqui.

- Na Floresta, a Ordem de Jukai foi estabelecida para preservar a natureza e reverenciar os espíritos.

- Os kami se sentem ameaçados com o crescimento de Towashi. Muitos fugiram para os restos da floresta Jukai e são hostis aos humanos. Por esta razão, Eiganjo treinou muitos diplomatas kami para tentar manter a paz entre os reinos mortal e espiritual.

- O imperador está desaparecido desde que um "homem com braço de metal" foi visto no templo de Kyodai.

Image content of the Website

O enredo de Kamigawa: Dinastia Neon começa pra valer em 24 de janeiro. A temporada de prévias oficial começa em 27 de janeiro.