Magic: the Gathering

Opinion

Guia de cores no Magic: nomes das combinações

, updated , Comment regular icon1 comments

Há 32 combinações de cores no Magic, já decorou o nome de todas?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

O Magic: the Gathering possui 5 cores principais: preta (pântano); azul (ilha); branca (planície); verde (floresta); e vermelho (montanha). Cada cor tem muito significado por trás e suas combinações também.

A Wizards of the Coast, dona do jogo Magic, não pode simplesmente imprimir cartas sem respeitar o que chamamos Color Pie: as regras que ditam o significado de cada cor. Além disso, ela também não pode imprimir cartas de combinações de cores de forma aleatória, e isso tem motivos ligados à lore do jogo.

Ad

Neste artigo entenderemos: o significado de cada cor; quais coleções permitiram cartas de combinações diferentes; e quais são os nomes dessas combinações de cor.

Significado de cada cor

Cada cor no Magic tem sua limitação e sua força. No jogo, exemplos de limitação (ou fraqueza) são "não ter como destruir criaturas do oponente", um efeito difícil de ver na cor verde, ou não "interagir com a mão do seu oponente", algo difícil de ver na cor branca. A força pode ser "ter criaturas maiores", algo bem claro para as criaturas da cor verde.

Além de suas limitações e forças, há um significado na história do jogo para cada cor e o que elas representam:

- Cor Branca: Paz, lei, estrutura, abnegação, igualdade

- Cor Azul: Conhecimento, engano, cautela, deliberação, perfeição

- Cor Preta: Poder, interesse próprio, morte, sacrifício, desinibição

- Cor Vermelha: Liberdade, emoção, ação, impulso, destruição

- Cor Verde: Natureza, vida selvagem, conexão, espiritualidade, tradição

Na cor branca, veremos cartas focadas na lei ou estrutura de sociedade, em outras palavras, cartas que focam em dar buffs para um tipo de criatura são bem mais comuns, querendo que você foque na estratégia de por diversas criaturas em campo, tendo como exemplo Field Marshal. A paz também faz parte, por isso temos cartas que exilam outras de campo, sendo a mais famosa Path to Exile.

O conhecimento da cor azul está ligado a sua forma de manipular a mana diferente das outras cores, possibilitando cartas que trabalham com a pilha do jogo como Counterspell. Sua busca por este conhecimento também pode ser resumido em cartas que permitem "comprar" mais cartas, isto é, te trazem mais "conhecimento", como Brainstorm.

O sacrifício da cor preta é possível ver em cartas como Liliana of the Veil que descarta cartas da própria mão de quem a jogou, mas isso permite um poder maior para a carta. O clássico Fatal Push é a remoção mais limpa que a cor preta permite também.

A cor vermelha representa o impulso e a paixão, o que permite habilidades como "Ímpeto", fazendo as criaturas atacarem no momento que são conjuradas como Goblin guide. A vontade de trocar o já conhecido pelo desconhecido também faz parte do vermelho e geralmente isso é traduzido em cartas que descartam da sua mão para comprar cartas novas, como Cathartic Reunion.

Por último, a cor verde representa a tradição e natureza, com as melhores destruições de artefato ou encantamento, isto é, daquilo que é fabricado por seres humanos, como Naturalize. A vida selvagem também resume as maiores criaturas do jogo como Gigantosaurus.

Decks com apenas 1 cor

Quando os decks têm apenas uma cor, fica fácil, geralmente usamos o nome inglês da cor e acrescentamos "Mono" ao início.

CoresNome
VermelhoMono-Red
VerdeMono-Green
AzulMono-Blue
BrancoMono-White
PretoMono-Black

Ad

Algumas pessoas não gostam como "Mono-Black" fica grande e abrevia ainda mais usando a sigla da cor em inglês. Isto é, a cor preta é Black (B), verde é Green (G), branco é White (W), vermelho é Red (R) e azul é blue (U, já que B já foi tomado). Logo, verá pessoas usando Mono-U para representar os decks com apenas a cor azul.

Sem cores

Muitos decks, principalmente aqueles com criaturas Eldrazi, são decks que não possuem cor. Geralmente estes decks costumam ser chamado de "Colorless", sem cor em inglês, e, claro, Incolor não é cor.

Como esses decks costumam ter muito artefatos, algumas pessoas também chamam conforme a cor do frame das cartas antigas de artefato. Abaixo é possível ver um desses frames, eles eram marrons e por isso estes decks eram chamados de "Mono-Brown", ou "MUD" (que significa lama ou barro, em inglês).

Frame antigo de cartas de artefato
Frame antigo de cartas de artefato

Combinações de 2 cores

Na coleção Ravnicalink outside website vimos cartas poderosíssimas de 2 cores, já que o plano se passa em um lugar em que 10 guildas disputam poder entre si. Cada guilda representa uma combinação de 2 cores no Magic. Simplesmente vingou e quase todo mundo usa o nome da guilda para indicar decks daquela cor. Existem algumas pessoas que gostam de usar as siglas em inglês de cada cor. Assim temos:

CoresNome
Branco / AzulAzorius ou UW
Azul / PretoDimir ou UB
Vermelho / PretoRakdos ou BR
Vermelho / VerdeGruul ou RG
Verde / BrancoSelesnya ou GW
Branco / PretoOrzhov ou BW
Azul / VermelhoIzzet ou UR
Verde / PretoGolgari ou BG
Vermelho / BrancoBoros ou RW
Verde / AzulSimic ou UG

Combinações de 3 cores

Antigamente, bem antigamente, as pessoas chamavam 3 cores conforme bandeiras: vermelho, branco e azul é a bandeira americana, logo "american" era o nome dessa combinação. Também usávamos (e muitos ainda usam) as siglas de cada cor para indicar a combinação, como BUG representa preto (B), azul (U) e verde (G).

Na coleção Shards of Alaralink outside website, vimos a aparição dos planos correspondente a 3 cores. Eles vieram pela metade, apenas: Naya, Esper, Jund, Bant e Grixis.

Loading icon

Como só vimos metade das combinações de 3 cores, nem todos usavam esses nomes, apesar que Naya se popularizou bastante.

Logo depois, na coleção de Tarkirlink outside website, apareceram os planos restantes. A coleção que ficou famosa pelas fetchlands também nos fez mudar como indicamos combinações de 3 cores.

Ad

Essa forma de chamar acabou mudando abruptamente com Tarkir. Os planos de 3 cores trouxeram um nome "fixo e oficial", então acabou caindo no apelo popular:

Loading icon

Então aqui está o nome de todas as combinações de 3 cores

CoresNome
Branco / preto / verdeAbzan
Branco / azul / verdeBant
Branco / azul / BlackEsper
Azul / preto / vermelhoGrixis
Branco / azul / vermelhoJeskai
Preto / vermelho / verdeJund
Branco / preto / vermelhoMardu
Branco / vermelho / verdeNaya
Azul / preto / verdeSultai
Azul / vermelho / verdeTemur

Combinações de 4 cores

A coleção Guildpactlink outside website apresentou as cartas de 4 cores. Estas vieram em forma do tipo de criatura Nefilim:

Loading icon

O nome dessas cartas em inglês é: Yore-Tiller Nephilim, Dune-Brood Nephilim, Witch-Maw Nephilim, Ink-Treader Nephilim, Glint-Eye Nephilim.

Por isso as combinações de 4 cores tiveram os seguintes nomes

CoresNome
BRUW (tudo menos verde)Yore
BGRW (tudo menos azul)Dune
BGUW (tudo menos vermelho)Witch
GRUW (tudo menos preto)Ink
BGRU (tudo menos branco)Glint

Todas as cinco cores

Combinar todas as cinco cores em um baralho normalmente é conhecido simplesmente como "cinco cores" ou suas siglas em inglês que são abreviadas como "WUBRG".

Por serem muitas cores, muitos também chamam de arco-íris (Rainbow em inglês). Por exemplo, alguns decks com Niv-Mizzet Reborn eram chamados de Niv-Mizzet Rainbow por possuírem todas as cores.

Por último, algumas pessoas também usam "5c", isto é, uma abreviação para 5 cores. Então um deck Humans de 5 cores poderia ser chamado 5c Humans.

Conclusões

Podemos reparar que os nomes das combinações de cores do Magic acabaram advindo das tribos da lore ou nome de cartas famosas. Em outras palavras, provavelmente estes nomes mudarão com o tempo.

Recentemente estávamos na coleção Strixhavenlink outside website que lembra o mundo de Harry Potter. Em Strixhaven as escolas de bruxo disputavam por mais pontos em provas e, similar a Ravnica, as escolas eram representadas por combinações de cores diferentes.

CoresNome
Branco / PretoSilverquill
Azul / VermelhoPrismari
Preto / VerdeWitherbloom
Branco / VermelhoLoreHold
Verde / AzulQuandrix

Ad

Um jogador novo de Magic talvez prefira chamar as combinações duais de cores como foi visto em Strixhaven, o que não estaria errado. A língua está em constantes mudanças e este artigo aqui também passará para acompanhar.