Teamfight Tactics

Deck Guide

Guia Definitivo de Teamfight Tactics - Itemização

, Comment regular icon0 comments

Aprenda como identificar os melhores itens para os seus campeões principais em Teamfight Tactics.

Edit Article

Como já citado anteriormente, nos últimos 30 dias do set 5.5 teremos dois itens radianteslink outside website na mesma partida. Com isso, é vital saber a importância dos itens em TFT e como melhor utilizá-los e hoje explicarei neste guia.

Este guia é uma continuação direta do Guia sobre Economia e Estágioslink outside website, caso tenha alguma dúvida sobre como o jogo funciona, recomendo a leitura dele.

Ad

Quais são os Componentes em Teamfight Tactics?

Os itens de Teamfight Tactics são a união de dois componentes básicos, que ao estar em um boneco são unidos e transformados em um só item com efeitos diferentes e aprimorados.

Image content of the Website

Por exemplo, ao unir dois Cintos do Gigante, componente que cada um dá 150 de vida para o boneco, eles se unem e se transformam em Armadura de Warmog, item que ao invés de apenas 300 de vida, dará 1000 de vida para o boneco que o carregar.

Image content of the Website

Neste set, uma vez unidos os componentes, você não consegue desvinculá-los, então tome cuidado para acabar não criando um item indesejado muito cedo.

Espada G. P. C.

Image content of the Website

Bônus: +10 de Dano Físico.

Arco Recurvo

Image content of the Website

Bônus: +10% de Velocidade de Ataque.

Bastão Desnecessariamente Grande

Image content of the Website

Bônus: +10 de Poder de Habilidade.

Lágrima da Deusa

Image content of the Website

Bônus: Aumenta em 15 a Mana inicial.

Cota de Malha

Image content of the Website

Bônus: +20 de Armadura.

Capa Negatron

Image content of the Website

Bônus: +20 de Resistência Mágica.

Cinto do Gigante

Image content of the Website

Bônus: +150 de Vida.

Luvas do Pugilista

Image content of the Website

Bônus: +5% de Chance de Acerto Crítico e +10% de Chance de Esquiva.

Espátula

Image content of the Website

Este componente não oferece bônus algum sozinho.

Você adquire componentes nas Orbs contra as rodadas de PvE e também pegando no Carrossel. Assim como eu digo no guia anterior, o interessante em um Carrossel é dar prioridade para pegar Componente/Item e não bonecos, já que eles você pode comprar com facilidade na loja eventualmente, já itens são mais difíceis de adquirir com precisão.

Explicarei a seguir alguns itens mais utilizados nas principais composições. Uma das coisas mais importantes para subir de Elo é saber quais itens são extremamente necessários e quais podem ser substituídos por outras opções não tão otimizadas com o intuito de ter um melhor aproveitamento das composições, mesmo que não receba os melhores itens para seu time.

Quais são os Melhores Itens Ofensivos de Dano Físico em Teamfight Tactics?

Sempre que for colocar itens no seu boneco principal de dano, seu "carrier", lembre-se que por Teamfight Tactics permitir apenas 3 itens em um boneco, o ideal é ter um item de dano, um item de "sustain" (que sustente, defenda ou proteja seu boneco) e um terceiro item "utility" ou de "scale", que são itens que podem auxiliar o seu carrier a atingir mais alvos, penetrar armadura ou dar mais dano conforme a batalha dura, dependendo do que você precisa para ganhar dos seus oponentes naquele lobby.

Ad

Image content of the Website

Um exemplo é o Jax, uma das melhores peças agressivas. Ele possui dois tipos bem fortes quando estão ativos, uma delas é a Encouraçado, que dá Armadura para todo seu time, proporcionando assim uma defesa a mais. Porém, a parte mais importante para ele é o Escaramuçador, um efeito extremamente ofensivo para combates que duram bastante tempo. A cada segundo, ele ganha dano físico, virando um monstro no final do combate.

Image content of the Website

Como no caso o Jax já ganha dano por segundo, o que ele precisa nos itens são formas de deixá-lo vivo o máximo de tempo possível. O item essencial para ele é a Sedenta por Sangue, um item que recupera uma porcentagem da vida causado por dano físico, com o aumento de dano pelo bônus de escaramuçador, a cura acaba sendo extremamente relevante. Além disso, a Sedenta conta com um escudo que protege o Jax quando ele fica com menos de 40% de vida, dando assim um fôlego maior e possibilitando ele de recuperar mais vida enquanto possui esse escudo.

Image content of the Website

Determinação Titânica é um dos itens de apoio utilizados no Jax. Todo campeão que possui uma velocidade boa em seus ataques acaba escalando com facilidade este item, assim aumentando sua armadura, sua resistência mágica e também seu dano físico e poder de habilidade. Para o Jax acaba sendo um dos melhores itens para fazer com que se torne mais letal, além de proporcionar uma defesa extra.

Image content of the Website

O último item mais utilizado neste campeão é o Último Sussurro, item que faz com que o inimigo atingido perca uma porcentagem de armadura por alguns segundos, facilitando assim que os múltiplos golpes de Jax causem dano certeiro e possa assim eliminar unidades com facilidade.

Porém, nem sempre você vai conseguir estes itens, por isso é importante ter em mente quais opções não otimizadas você pode colocar no lugar. Jogar com o que tem é a peça-chave de um bom resultado.

No caso de Jax, a Sedenta é de longe o principal item dele, então a recomendação é que ao não conseguir fazer Sedenta o ideal seria ir para uma outra composição ou boneco principal. Caso consiga a Sedenta, outros itens que funcionam bem com ele são itens que aumentam o alcance dele como Canhão Fumegante, ou que ao atacar múltiplas vezes acaba também causando dano em outros bonecos próximos como Furacão de Runaan. Itens de mana para ele poder ter sua ultimate com frequência, fazendo-o pular de alvo em alvo também são uma possibilidade. Tendo o principal item que é a Sedenta por Sangue, o céu é o limite.

Canhão Fumegante
Canhão Fumegante

Furacão de Runaan
Furacão de Runaan

Buff Azul
Buff Azul

Ad

Diferente do bônus de escaramuçador, o tipo Legionário fornece bônus de velocidade de ataque e cura baseada no dano que o boneco causa. Sendo assim, itens como a Sedenta por Sangue podem ser trocados por uma Mão da Justiça, item que pode fornecer tanto bônus de dano ou bônus de cura baseada no dano causado. Como qualquer um dos dois acaba sendo poderoso em um boneco que bate múltiplas vezes e já tem cura embutida em seu tipo, pode ser facilmente usada no lugar da Sedenta.

Neste caso em questão, ao invés de fazer com que o Legionário passe mais tempo em uma batalha, o ideal é fortalecer o seu dano para finalizar de uma forma segura enquanto ele já se cura, ou algo que acelere ainda mais a sua velocidade de movimento. Itens ótimos para isso são Lâmina da Fúria de Guinsoo, um item que dá bônus de velocidade de movimento a cada ataque básico feito pelo campeão, e Lâmina Mortal, que ao contribuir em abates o campeão ganha bônus de dano físico durante o combate.

Mão da Justiça
Mão da Justiça

Lâmina da Fúria de Guinsoo
Lâmina da Fúria de Guinsoo

Lâmina Mortal
Lâmina Mortal

Existem outros itens que podem ser usados que provém dano para suas unidades ou também aumentando a chance de crítico causado por eles, o importante é sempre olhar para o item mais importante de certas composições e depois disso jogar com o que aparecer para você. Vida é um recurso muito importante e você pode poupar bastante dela com itens que ficariam parados no seu banco.

Quais são os Melhores Itens Ofensivos de Dano Mágico em Teamfight Tactics?

Ah, as composições AP (Dano Mágico)! Elas definitivamente são as minhas favoritas, mas são complicadas de colocar em prática, pois diferente das composições de dano físico, o aumento de poder da composição não é tão rápido ou direto, muitas vezes precisando que sua mesa antes tenha uma linha de frente desenvolvida para aí conseguir que seu carregador tenha tempo o suficiente de fazer o estrago que faz.

Image content of the Website

Image content of the Website

O exemplo no caso é o Vel'Koz, um campeão que possui dois tipos que acabam dando Poder de Habilidade para ele: Redimido e Enfeitiçador. Já que ele possui uma forma de ganhar Poder de Habilidade, o que ele precisa é uma forma de se manter na mesa com consistência, como a Pistola Laminar Hextec, que cura o campeão em uma porcentagem do dano causado.

Há a opção de usar a Mão da Justiça citada anteriormente, já que ela cura baseada no dano independente de ser físico ou mágico, porém ela pode acabar te dando um buff de dano ao invés da cura em uma rodada importante, por isso recomendo a Pistola Hextec ao invés da Mão da Justiça. Caso apareça a Mão da Justiça Radiante, ela pode ser uma opção extremamente válida já que sempre te garantirá a cura.

Ad

Image content of the Website

O segundo item para o Vel'Koz é algum que o ajude a chegar na ultimate com maior facilidade, como no exemplo a Lança de Shojin, que te dá mana adicional a cada ataque básico. Outras opções são o Buff Azul e Guinsoo, ambas citadas anteriormente. A Guinsoo acaba sendo interessante, pois naturalmente você ganha mana a cada ataque básico e o item te permite fazer mais ataques básicos em menos tempo.

Image content of the Website

Já o último item pode ser qualquer um que aumente o Poder Mágico do Vel'Koz, porém, como ele já possui dois tipos que dão poder de habilidade para ele, o melhor item para ele é Manopla Adornada, um item que não só dá poder de habilidade, mas aumenta o crítico dele, escalando pelo poder de habilidade.

Capuz da Morte de Rabadon
Capuz da Morte de Rabadon

Já no caso da Karma, outra campeã de dano mágico, por não ter um tipo que a beneficie tanto em poder mágico, um item como Capuz da Morte de Rabadon acaba sendo mais interessante do que a Manopla, pois ela não tem tanto dano para escalar o item. Ela também possui um custo baixo para fazer seu ultimate, então um Buff Azul acaba funcionando melhor para ela do que Shojin.

Cajado do Arcanjo
Cajado do Arcanjo

Outro ótimo carrier de dano mágico é o Heimerdinger, pois a característica principal dele é ter uma ultimate extremamente forte e que custa muita mana. Por ter o tipo Regenerador, ele acaba conseguindo mana com o tempo e você pode usar itens como Shojin e Guinsoo para acelerar ainda mais isso. Porém, o item principal do Heimer é o Cajado do Arcanjo, que aumenta consideravelmente o Poder de Habilidade do Campeão baseado em uma porcentagem do custo de mana total da ultimate daquele Campeão.

Quais são os melhores itens defensivos em Teamfight Tactics?

Image content of the Website

Sendo bem direto, a maioria dos itens defensivos funcionam muito bem para sua linha de frente. Em ordem na imagem, temos Placa Gargolítica, Capa de Fogo Solar e Armadura de Warmog, três itens extremamente utilizados por fazer suas unidades resistentes e durarem bastante no combate.

No caso, para o começo de jogo o melhor destes 3 itens é a Capa de Fogo, pois além de proporcionar uma boa resiliência para o Campeão, também dá dano que pune os inimigos ao redor, facilitando o combate e quebrando a simetria de linhas de frente.

Já no caso da Warmog, é um item ótimo para bonecos Tank, pois a vida é aumentada consideravelmente, e a Gargolítica acaba sendo uma ótima opção para composições com poucas unidades na linha de frente, já que o campeão recebe um buff para cada inimigo o alvejando.

Coração Congelado
Coração Congelado

Um item defensivo muito forte é o Coração Congelado, item que reduz consideravelmente a velocidade de quem está próximo. Este item é ideal para sua linha de frente contra composições onde o carrier do oponente está na linha de frente como campeões Melee como Riven, Jax ou Kled.

Ad

Caso sua composição comporte campeões do tipo Assassino, é interessante colocar o Coração Congelado nele, já que grande parte dos carriers estão na linha de trás e você assim os atrasa por um bom tempo.

Armadilha de Garra
Armadilha de Garra

Existem vários itens de utilidade que você pode usar de forma defensiva que vão depender bastante da situação, a minha dica principal é a Armadilha de Garra, um item que bloqueia a primeira habilidade inimiga que atingir o usuário e atordoa o conjurador da habilidade, além disso, é um item que funciona não só no usuário da Armadilha, mas também dá este efeito para os campeões adjacentes a ele. Logo, é um item que o seu boneco principal não precisa carregar para ter o bônus, te dando espaço para os itens que realmente vão te carregar para a vitória.

Todos os itens radiantes são uma forma aprimorada das versões originais dos itens. Logo, se você precisa de uma Sedenta por Sangue para o seu Jax e apareceu a radiante, é uma ótima escolha. Isso entra em contraste para quem jogou o Set 5.0, que os itens arruinados diferiam bastante dos originais. Pode pegá-los sem medo neste Set.

O último componente é a Espátula, componente que sozinho não dá nenhum Bônus. A espátula com outro componente vira um Emblema. Dependendo do componente unido com a Espátula você terá um Emblema diferente que dará para aquele campeão um tipo. Um exemplo é ao unir Espátula com Bastão Desnecessariamente Longo, criando assim o Emblema de Enfeitiçador. Isso pode mudar completamente a dinâmica do jogo, fazendo bonecos como Fiddlesticks Enfeitiçador, dando muito dano ao fazer a sua ultimate.

Image content of the Website

Ao unir duas espátulas você gera a Força da Natureza, um item que te permite usar um boneco adicional na mesa. É um dos melhores itens de todo o jogo, porém é altamente difícil de conseguir já que requer duas espátulas.

Entender os itens é algo vital para melhorar sua performance, principalmente se planejando para o set 6.0 que chegará em novembro e conta com uma forte atenção para a itemização.

Tem dúvida de melhores itens para um boneco em específico? Quer saber sobre algum item que não foi citado no guia? Deixa nos comentários que te responderei.