Magic: the Gathering

Deck Guide

O Lado B do cEDH - Okaun e Zndrsplt

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo apresenta o terceiro deck da série "O Lado B do cEDH": Okaun, Eye of Chaos e Zndrsplt, Eye of Wisdom!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Olá, pessoal. Voltamos com o terceiro artigo da série Lado B do cEDH, onde nós vamos analisar decklists voltadas para o commander competitivo, porém apenas listas "off-meta". No primeiro artigo nós comentamos um pouco a composição dos decks mais presentes no meta, então vamos direto aos comandantes desta semana: Okaun, Eye of Chaos e Zndrsplt, Eye of Wisdom! Veremos a lista direto da base de dados cEDHlink outside website.

Loading icon

Motivação

Ad

Tá. Nos decks anteriores podíamos discutir fortemente sobre os pontos fortes de cada deck e como eles atacam o meta atual. Existiam pontos positivos que poderiam ser usados para justificar o uso deck em relação aos decks meta. Chegamos então a um deck que é quase indiscutivelmente inferior aos decks populares do formato. Inevitável ao olhar para decks "B". Então, por que alguém pilotaria este deck Izzet?

  • Você gosta de jogar moedas.
  • Você gosta de algumas vitórias entregues pelo destino.
  • Você tem um Frenetic Efreet pegando poeira em casa.
  • Dano de combate com um pouco de sorte também te apetece.

Papel dos Comandantes no Deck

Loading icon

Olhando para a parte vermelha do deck primeiro. Okaun, Eye of Chaos é o parceiro menos importante. Sua habilidade pode ser usada para pressionar pontos de vida nos decks que rodam Ad Nauseam.

Loading icon

Agora o comandante bom. Zndrsplt, Eye of Wisdom é nossa peça de combo e nosso motor de card advantage. No início do combate temos a chance de comprar muitas cartas, especialmente se os dois comandantes estiverem em campo. Para os distraídos, ambos os comandantes checam todas as moedas lançadas por você, inclusive aquelas lançadas devido ao trigger do outro comandante (e da Mana Crypt na manutenção). Então normalmente vamos querer investir 5 manas nesse Ad Nauseam azul que nunca compra tantas cartas quanto um Ad Nauseam de verdade. Porém ele é nossa segunda peça de combo e está sempre disponível na zona de comando, mas qual combo?

O Combo do Deck

Loading icon

O deck possui 2 combos, porém o combo principal utiliza Frenetic Efreet e funciona da seguinte forma:

Estado inicial: Zndrsplt e Efreet no campo.

  1. Ativar a habilidade do Frenetic Efreet, segurar prioridade e ativar de novo.
  2. Repetir o passo anterior um número arbitrariamente grande de vezes.
  3. Deixar o trigger do Zndrsplt resolver até comprar a última carta do deck.
  4. Para não se deckar, utilizar algum bounce, normalmente Snapback para remover o Zndrsplt.
  5. Deixar resolver as habilidades restantes do Efreet.

Há um argumento sobre a natureza não determinística do combo, caso isso aconteça em uma mesa, apenas resolva os triggers do Zndrsplt manualmente com um sorriso no rosto. O combo não pode ser considerado slow play porque os triggers são colocados na pilha anteriormente e sua resolução não depende mais da ação do jogador. Normalmente é entendido que a chance de você colocar 10^10 ativações na pilha e não comprar seu deck é aproximadamente 0 e o combo pode ser resolvido de uma vez só.

Então a ideia é simples, ativar o Efreet e comprar o deck. Agora como ganhar o jogo?

Ganhando o Jogo

O deck roda Thassa's Oracle Bribery para pegar a Oracle de um dos outros 3 decks na mesa. Bribery é um pouco menos morto que Oracle. Depois de comprar o deck basta usar as rocks positivas para gerar mana suficiente e finalizar. E se não tiver um deck rodando Oracle na mesa? Confira seu calendário, você deve ter voltado para 2019. Realisticamente, se Oracle estiver na mão do seu oponente e não no deck, temos um outro combo.

Ad

O Outro Combo

Como estamos em Izzet a pool de combos é um pouco menor. Não podemos usar Thoracle + Consult, então qual é o outro combo Izzet que cabe no deck? TwinMage! Existem algumas variações de como executar, mas vamos ver uma forma de executar o combo:

Estado inicial: Dualcaster Mage e Twinflame na mão. Cinco manas disponíveis, onde 3 são vermelhas.

  1. Castar Twinflame (lembrando que você não precisa de criaturas no campo para castar Twinflame) e segurar prioridade.
  2. Castar Dualcaster Mage e dar alvo no Twinflame com o ETB.
  3. Trigger do Mage resolve e cria uma cópia do Twinflame.
  4. Cópia do Twinflame dá alvo no Mage e resolve.
  5. Repetir indefinidamente a partir do passo 3.
  6. Bater com inúmeras cópias impetuosas de Dualcaster Mage.

O combo também pode ser feito com Heat Shimmer ao invés de Twinflame, porém com uma mana adicional. Heat Shimmer também requer que exista pelo menos uma criatura no campo para ser alvo da mágica original. Notemos que não adianta castar o Dualcaster Mage antes, porque se castar a mágica de copiar criatura com o Mage no campo, o trigger da cópia vai para a pilha quando a mágica original já resolveu.

Algumas listas, inclusive a apresentada, rodam Grinding Station, Brain Freeze e Underworld Breach para combar com a incrível Lotus Petal e utilizar o esquema do Bribery mencionado anteriormente.

Pacotes e Cartas Notáveis

Não vamos perder tempo com o pacote de interação tedioso Izzet, nem com as rocks tradicionais. Temos todos os suspeitos usuaislink outside website: Force of Will, Mana Drain, Mana Crypt, Jeweled Lotus... Mas podemos ver algumas cartas que entram particularmente bem neste deck:

Krark's Thumb

Loading icon

Antes de conhecermos Krark, the Thumbless o polegar dele já era usado neste deck. A sinergia é bastante óbvia: compraremos mais cartas (provavelmente) e dobraremos o poder do Okaun mais vezes (provavelmente). Caso o jogo demore é uma forma de grindar melhor com nosso comandante, mas não é necessário para ganhar a partida.

Tutores Adicionais

Loading icon

Drift of Phantasms encontra primariamente Frenetic Efreet, mas também Dualcaster Mage e Heat Shimmer. Imperial Recruiter assume o mesmo papel, com excessão do Heat Shimmer. Já Muddle the Mixture tem sumido das listas mais populares devido ao power creep, mas em Izzet é um bom counter e tutora quase todas as peças do nosso combo com Underworld Breach.

Slots Flexíveis

Loading icon

A lista apresentada usa rodas em conjunto com Hullbreacher (que não é mais opcional) como uma forma de disrupção. Mizzix's Mastery ajuda com a fraqueza em recursão do deck e recupera algumas peças de combo, além de sinergizar razoavelmente bem com um deck que usa pouquíssimas criaturas (somos um deck Izzet). Knowledge Explotation geralmente é um Ad Nauseam custo 7, mas nos dá acesso às melhores cartas do formato (que não podemos rodar porque somos um deck Izzet).

Ad

Considerações Finais

Fraquezas do Deck

Nossos comandantes terem o mesmo CMC deixa a curva esquisita, custar 5 então... Um motor de card advantage que depende da sua sorte no dia pode levar a partidas frustrantes também.

Pontos Fortes do Deck

"O pau que bate em Chico, bate em Francisco." Partidas frustrantes acontecem, mas seus comandantes podem comprar dezenas de cartas, ainda mais com Krark's Thumb no campo. A pressão que Okaun pode colocar em pontos de vida não pode ser ignorada, visto que três moedas vitoriosas em seguida já fazem com que Okaun cause dano letal! Ademais, a qualidade "meme" do deck faz que até mesmo jogadores experientes subestimem a lista. A avaliação de ameaças nos força a focar em decks mais agressivos, então nossos parceiros podem passar por baixo do radar e roubar algumas vitórias.

Isto encerra o terceiro artigo da série, em breve voltamos com outro deck pra você que cansou de pilotar os decks de sempre.