Magic: the Gathering

Deck Guide

Os primeiros destaques de Kaldheim no Pauper

, Comment regular icon1 comments

Confiram quais as principais cartas de Kaldheim estão marcando presença no cenário competitivo do Pauper.

Edit Article

Durante o período de spoilers de Kaldheim, muito se falou sobre o impacto que a nova coleção traria para o Pauper principalmente devido a presença das snow duals, terrenos que além da óbvia interação com Skred, possuem o grande diferencial de contarem também como um dos cinco tipos de terrenos básicos fazendo com que diversas interações fossem cogitadas pelos jogadores.

Já se passaram mais de duas semanas desde que Kaldheim passou a ser válida no Pauper, portanto já é possível avaliarmos quais são os primeiros impactos da coleção no formato, quais cartas de fato estão marcando presença nos principais torneios competitivos e quais cartas ainda carecem de um melhor deck ou mais testes para encontrarem o seu lugar ao sol.

Ad

A primeira carta que gostaria de destacar é Sarulf's Packmate, criatura que não gerou tanto alvoroço no período de spoilers, mas que vem aos poucos encontrando o seu espaço nas principais versões de RGx Cascade.

Loading icon

O lobo de Kaldheim parece que nasceu para jogar nesses decks verdes midranges e tem ajudado a tornar o arquétipo cada vez mais uma escolha confiável para esse novo metagame que está se formando. O corpo 3/3 possui a vantagem de bater para cima do Augur of Bolas, de não morrer para Fiery Cannonade e de ser maior do que a maioria das criaturas de decks como o Stompy e MBC.

A habilidade de Foretell ajuda esses decks a terem mais uma opção de jogada durante o turno 2, permitindo inclusive que você consiga exilar o lobo após o draw do monarca no final do seu turno. Outra grande vantagem é o Packmate gerar um draw quando entra em jogo, fazendo um papel muito semelhante ao Llanowar Visionary ou ao Mulldrifter nesse estilo de deck.

Inclusive neste último domingo tivemos o Grull Cascade do jogador Aarong vencendo o Pauper Challenge do Magic Online utilizando nada menos do que quatro cópias do Sarulf's Packmate no main deck. Confira a lista:

Loading icon

Falando em ganhador de Challenge, outra carta que vem se destacando no formato e que marcou presença na lista ganhadora do último sábado foi Behold the Multiverse, mágica instantânea, que também abusa muito bem de Foretell e que ajudou o UB Faeries do jogador dragon7k a levar o caneco do torneio.

Loading icon

Behold the Multiverse é uma carta que inicialmente estava sendo comparada a Deep Analysis e Rain of Revelation, mas que logo despontou as duas concorrentes e aos poucos vem abocanhando slots nos U/X, que já foram anteriormente ocupados por Gush, Tragic Lesson e durante um curto período, por Fall from Favor.

O Preordain com esteróides possui um efeito extremamente forte, reunindo em uma única carta card draw, card advantage e card selection. A habilidade de Foretell não precisa ser necessariamente utilizada, mas é um dos diferenciais, permitindo que você pague o seu custo de forma parcelada, mantendo manas abertas para uma remoção ou counterspell, se for preciso.

Outro ponto importante e que deve ser levado em consideração é o fato de Foretell permitir que você consiga fazer Behold the Multiverse em partidas em que você esteja zicado e precise desesperadamente encontrar um terreno no topo do seu deck.

Vejo Behold the Multiverse como uma escolha acertada para ambas as versões de UB (Faeries e Delver), principalmente devido Snuff Out. Desta forma é possível durante o seu turno exilar a carta e ainda assim ter uma remoção de backup, situação extremamente importante contra decks aggros como Stompy ou Heroic. Já em decks como Izzet Skred, ainda há dúvidas se a melhor opção para esse slot do deck é Behold the Multiverse ou cartas como Frantic Inventory, Azure Fleet Admiral ou Crimson Fleet Comodore.

Ad

Confira a lista campeã do Challenge de sábado:

Loading icon

Outra carta de Kaldheim que tem se destacado é Jaspera Sentinel, criatura que lembra muito Loam Dryad, mas que possui dois diferenciais extremamente importantes. Sua habilidade de Reach aliada a resistência 2 faz com que seja um bloqueador perfeito para Spellstutter Sprite e Faerie Seer, evitando que os U/x coloquem rapidamente um Ninja of the Deep Hours em jogo.

Loading icon

Enquanto ser uma criatura de uma tribo forte no formato faz com que Jaspera Sentinel assuma um papel importante no deck de Elves, já que passa a ser mais um elfo que permite a adição de mana colorida no deck.

Com a presença de Jaspera Sentinel e Birchlore Rangers, as listas de Elves podem voltar a apostar em Distant Melody sem necessariamente precisar incluir uma Ilha Básica no deck ou utilizar elfos de menor qualidade como Sylvan Ranger. E foi exatamente com este pensamento que o jogador c_is_for_cookie montou uma lista de Elves boa o suficiente para levar o Pauper Challenge de 30 de janeiro no primeiro final de semana em que as cartas de Kaldheim passaram a ser válidas no Pauper. Vejam:

Loading icon

E como já era esperado, as snow duals rapidamente encontraram o seu espaço na base de mana dos principais decks U/x, interagindo perfeitamente com Skred e Snuff Out. Dar a opção de no turno 2 passar com Counterspell ou uma remoção aberta faz uma diferença enorme porque mantém as listas preparadas tanto contra aggro quanto contra control nos primeiros turnos. Evitando cenários muito comuns como iniciar o jogo com Terramorphic Expanse, ter que buscar um Swamp ou Mountain para viabilizar uma remoção no turno seguinte, mas deixar o Counterspell preso na mão enquanto não encontra a segunda Ilha.

Loading icon

Por outro lado, ainda não temos visto as snow duals marcando tanta presença em outros arquétipos ou viabilizando cartas como Into the North e Farseek como havia sido especulado no período de spoilers de Kaldheim. Diversas interações cogitadas com cartas como Land Grant, Utopia Sprawl, Kird Ape, Twisted Abomination e muitas outras opções disponíveis no Pauper continuam ainda sem aparecer no formato e devem continuar esquecidas enquanto não surgir um deck com power level suficiente para abusar dessas interações e bater de frente com os principais decks do metagame.

Uma interação que me chamou a atenção e que pode ser uma boa alternativa para as listas de Izzet Skred é a interação entre Volatile Fjord e Spire Golem. Antes encontrado normalmente somente nas versões Mono U das fadas, o Golem passa a ser uma opção interessante para as listas com vermelho, já que a nova snow dual permite que você jogue somente com uma única Snow-Covered Mountain na base de mana e ela por si só ajuda a reduzir o custo do Golem.

Ad

Sempre gostei do Spire Golem neste metagame, pois é uma criatura que não pode ser anulada por Pyroblast e Red Elemental Blast, foge de remoções como Lightning Bolt e Agony Warp, além de interagir muito bem com o Ninja e ser um ótimo bloqueador, tanto de criaturas voadoras como terrestres.

Destaque para a lista do jogador Milkk que fez recentemente 5-0 em uma Pauper League do Magic Online:

Loading icon

Como menção honrosa, podemos destacar a presença de Masked Vandal em alguns sideboards de Elves e Slivers, além de Bind the Monster em algumas listas de Mono U Faeries.

E vocês, tem encontrado mais alguma carta de Kaldheim se destacando no cenário competitivo do Pauper?

Compartilhem quais cartas não citadas no texto mereciam destaque e quais cartas vocês ainda estão ansiosos para verem jogando de forma competitiva no nosso querido formato!

Obrigado a todos pela leitura e até a próxima!