Magic: the Gathering

Review

Pauper Commander. Vamos aprender um pouco sobre?

, updated , Comment regular icon2 comments

Esse formato tem conquistado alguns brasileiros nesses últimos tempos. Então vem comigo descobrir um pouco mais sobre Pauper EDH.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus queridos, eu sou o Betão, e hoje vou fugir um pouco do Pauper tradicional que conhecemos, para trazer para vocês um formato que não é novo, mas ultimamente tem conquistado os jogadores tanto do Commander quanto do Pauper.

O Pauper Commander, ou PDH, como queira, não é um formato realmente novo. Da mesma forma que o Commander tradicional, que se iniciou tem mais de uma década, jogados na época com os Elder Dragons, como

Image content of the Website
surgiu pela iniciativa dos próprios jogadores, que nos intervalos dos jogos de campeonatos, utilizavam esse tempo pra jogar, o que ajudou a popularizar. E desde de que mundo é mundo, algumas pessoas são presas a alguns limites financeiros, por diferentes fatores, então não muito tempo após o surgimento do Commander, alguns jogadores começaram a criar decks mais baratos, até que a idéia de utilizar apenas comuns foi ganhando espaço. Não sabe-se exatamente quando isso ocorreu, mas alguns jogadores mais antigos afirmam que ouviram falar na comunidade sobre essa variante em meados da década de 2000.

Ad

Hoje, a comunidade internacional é bem mais engajada nesse formato, existem muitos produtores de conteúdo e até mesmo torneios com premiações em dinheiro. No Brasil tem somado adeptos ao longo dos anos, principalmente nos dois últimos, e é claro que não poderíamos deixar de mencioná-lo aqui. O formato vem crescendo com a força dos jogadores em apresentá-lo a um número cada vez maior de jogadores em lojas, na casa dos amigos, entre outros locais de reunião para jogar o nosso querido Magic. Entretanto, não possuímos hoje no Brasil grandes produtores de conteúdo nem campeonatos, ainda que independentes, que sejam encorajadores para o formato alcançar mais jogadores e engrenar de vez.

Agora que já conhecemos um pouco do contexto histórico, vamos falar como ele funciona?

O Pauper Commander, ou melhor dizendo, PDH, é um formato que pode ser jogado como Duelo ou também multiplayer. Os decks devem conter apenas uma cópia de cada carta, exceto terrenos básicos, são compostos pelo comandante, que deve ser uma mágica de criatura lançada em algum momento na raridade incomum, seja no papel ou online, e as outras 99 cartas devem ter sido lançadas em alguma coleção, na raridade comum. Importantíssimo ressaltar que apenas mágicas de criatura podem ser utilizadas como comandante, excluindo

Image content of the Website
que apesar de ser uma criatura, ele não é uma mágica por ser também um terreno.

Voltando ao seu funcionamento prático, o Pauper CMD, cada jogador inicia a partida com 30 pontos de vida. Se um jogador sofrer 16 ou mais pontos de dano de um comandante, ele perde o jogo.

O formato ainda não possui uma lista específica de cartas banidas, isso mesmo, dá pra jogar com Gush, High Tide, entre outras banidas no Pauper, mas é necessario dizer aqui que, da mesma forma que na maioria dos outros formatos, as cartas do tipo conspiracy são banidas, bem como de borda prateada, das edições Unglued, Unhinged, e Unstable, mas, você e seu grupo de amigos podem decidir previamente se seguem ou não essa banlist. Tudo deve ser muito bem esclarecido e concordado antes por todos os jogadores.

Algumas considerações devem ainda, ser feitas, pois mesmo que o jogador que está iniciando neste formato, vindo do Pauper, tenha um conhecimento de cartas comuns muito maior do que os jogadores vindo do Commander tradicional, nem todas as cartas que são consideradas até ótimas no Pauper, onde pode utilizar até quatro cópias dessa carta, podem não ser tão boas no PDH, pois poderá utilizar apenas uma cópia. Um exemplo são os terrenos de Urza:

Image content of the Website
Image content of the Website
Image content of the Website
que juntas podem gerar até 7 manas incolores, e no deck Tron hoje, fazem jogadas incríveis e fortes, mas que se fosse, utilizadas dentro de um deck com mais de 30 terrenos, não seriam tão incríveis assim, pois não existem tantas cartas relativamente boas e com Drop baixo que busquem terrenos não básicos.

Ad

Este é um formato interativo e muito divertido, em algumas cidades e lojas há aqueles torneios que são organizados pelos próprios jogadores.

Hoje vou ficando por aqui, este artigo está mais curto, nos próximos espero abordar listas e outros assuntos.

Agradeço a Cards Realm pela oportunidade e a Vipermats tapetes personalizados. Obrigado por ler o artigo e até a próxima.