Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper Format Panel: Entrevista com Alexandre Weber

, Comment regular icon4 comments

Entenda como funcionará o novo comitê do fomato Pauper e confira a entrevista do representante brasileiro Alexandre Weber.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Na última segunda-feira, 10/01, a Wizards of the Coast anunciou uma grande novidade para o formato Pauperlink outside website: um comitê que será composto por sete nomes da comunidade dará sugestões para a Wizards com relação à banimentos.

Os desafios do novo comitê

Em seu artigo, Gavin Verhey reconheceu que o Pauper possui muitos desafios e que a equipe de Play Design competitivo da Wizards não conhece o formato muito bem, sendo esse o principal motivo para que as decisões de banimentos demorem tanto para serem tomadas.

Ad

O objetivo do comitê será trabalhar em conjunto para apresentar recomendações de banimentos para as equipes internas da Wizards, que terão uma discussão mais aprofundada. Ou seja, diferentemente do Comitê de Regras do Commander, o Pauper Format Panel não tomará a decisão final sobre os banimentos, mas Gavin acredita que em uma escala de 0-10, a influência do novo comitê está em 8.

A Wizards buscou formar um comitê com membros de diversas partes do mundo onde o Pauper se destaca; a maior parte dos integrantes são norte-americanos, mas o comitê também possui representantes do Reino Unido, Japão, Itália e Brasil.

Alexandre Weber, tricampeão nacional brasileiro e conhecido por estar sempre em contato com a comunidade, inclusive organizando torneios Pauper, será o representante brasileiro no comitê. Ele conversou com a gente e topou responder algumas perguntas sobre esse novo desafio.

Image content of the Website

Entrevista

- Como foram as primeiras conversas para fazer parte do comitê?

O Gavin me chamou no Twitter dizendo que tinha uma ideia em relação ao Pauper, daí ele marcou uma reunião para explicar a ideia mais a fundo e perguntou se eu queria fazer parte, aceitei sem pensar duas vezes

- Para nós foi muito natural a escolha do seu nome, faz sentido por toda a história que você tem com o formato e com a comunidade. E para você? Como foi a sensação de ser escolhido para representar o Brasil no comitê?

Foi indescritível, realmente muito difícil dizer o que senti, sempre sonhei com oportunidades assim, então foi a sensação de um sonho se tornando realidade.

- Alguns dos membros do comitê são produtores de conteúdo e já compartilharam opiniões pessoais sobre banimentos que acreditavam ser necessários no formato. Por exemplo, banimentos no Tron, Monarcas, Cantrips, Snuff out, etc. Houve alguma recomendação da Wizards sobre compartilhar esse tipo de opinião? Muda alguma coisa para vocês daqui para frente?

Sim, muda bastante na verdade. Antes a gente frequentemente externava nossa opinião e agora vamos nos ater a dar a nossa opinião diretamente no FPF no que diz respeito a mudanças na banlist. Apesar disso, algo que eu quero fazer mais daqui pra frente é ouvir o que a comunidade tem a dizer sobre bans, pra que eu possa levar esse sentimento geral de alguma forma para o comitê.

- Recentemente o Pauper passou por alguns banimentos necessários. Qual sua visão sobre a saúde do formato atualmente?

Acredito que o formato não está muito bem e precisa de banimentos, indo um pouco adiante, uma coisa que acho muito importante é que com o PFP vamos poder estar sempre monitorando e analisando as mudanças de perto, em busca sempre de um formato saudável.

- No artigo publicado pela Wizards, citaram maior agilidade no banimento de cartas após o seu lançamento. Como será esse processo? O Comitê terá algum tipo de acesso antecipado para poder opinar?

Ainda não sei como vai ser o processo para novas coleções, mas possivelmente sim, teremos informações de produtos futuros, caso seja necessário.

Ad

- A comunidade Pauper costuma coletar e divulgar informações de torneios como os Challenges do MTGO, geralmente essas informações servem de base para analisarmos a necessidade de banimentos. O Comitê terá acesso a informações mais precisas? Como dados oficiais do MTGO?

Nós vamos utilizar todas as informações e dados que tivermos para tomar as nossas decisões da melhor maneira possível.

- Poderia comentar a relação entre membros do comitê? É tudo muito recente, mas como está sendo a interação de vocês nesse início? Já existe uma frequência nas discussões?

Estamos nos conhecendo nesse início, e estamos conversando bastante sobre banimentos.

- A comunidade sempre pediu mais atenção para o Pauper, a Wizards poderia ter feito isso de outra forma, por exemplo, contratando pessoas para cuidarem do formato. Você acha que a criação de um comitê com mais contato com a comunidade produzirá bons frutos?

A criação do PFP é algo bem novo para Wizards e tem caráter experimental, mas sim, acredito que tem boas chances de dar certo, e espero muito que seja o caso.

Finalizando

E com isso, vamos ficando por aqui! É tudo muito recente, mas podemos esperar algumas mudanças daqui para frente. Acompanharemos de perto! E você, o que espera do novo comitê Pauper?