Magic: the Gathering

Opinion

Primeira semana de PD pós-rotação (S19) e evento KickOff no sábado 20/02!

, Comment regular icon0 comments

Após primeiro final de semana de eventos, vamos analisar o que está por vir nesta temporada e ficar por dentro das novidades para o Penny Dreadfull Kickoff com 150 tix em premiação!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Deck Combo ganha de Control,que ganha de Aggro, que ganha de Combo, que ganha de Control, que ganha de Aggro...

Se você nunca ouviu falar nesta tríade lendária do Magic, eu lhe apresento agora, caro leitor! E apesar de parecer em certos formatos que esta lógica esteja ultrapassada, podemos definir que a temporada 19 começou assim neste final de semana.

De sexta-feira 12 à terça-feira 16, tivemos combos executados consistentemente antes dos decks controls conseguirem uma resposta. Enquanto isso os decks aggros se aproveitavam da velocidade para derrotar/parar os combos, mas acabavam perdendo gás para os decks control/midrange, que nesta season contam com um vasto arsenal de contramedidas não importando as cores, já que a base de mana está muito boa e possibilita a entrada de diversos decks multicoloridos, de três ou quatro cores.

Ad

Podemos ligar esta explosão de cores devido a convergência de três fatores que acabaram se complementando pós checagens:

• Check lands e show lands válidas (lands que entram desviradas caso um tipo de terreno esteja em campo ou seja revelado da mão).

• Duais lands nevadas de Kaldheim com subtipo (o que complementa o item anterior).

• Astrolábio válido.

Pudemos ver que estes três pontos viabilizam a utilização de qualquer combinação de cores, inclusive, decks com branco ainda podem contar com Planície da neve, e decks que usem vermelho podem contar com Montanha da Neve fazendo com que em ambos você consiga gerar valor desde o turno 1 com o astrolábio.

Ainda é cedo para se bater o martelo em meta, pois há combos que ainda precisam de proteção, outros talvez com o tempo acabem se tornando inviáveis, mas é claro que agora no começo da temporada temos diversos testes acontecendo e precisamos lembrar que na última temporada, o deck que ao final se tornou o terror a ser batido apareceu depois da semana 6 (Deck combo com Worldgorger Dragon e Mindcrank no mesmo deck).

RESUMÃO ATÉ AGORA

Temporada: 19

Semana atual: 1

Semanas até a rotação: 13

Qnt de eventos: 6

Qnt de players: 98

Tipos de decks usados: 81

Participação

Com bastante participação nos primeiros dias desta temporada, os campeonatos de PD tiveram uma média de quase 35 pessoas em 5 rodadas de suíço nos eventos, o que não acontecia a um certo tempo. Talvez pela animação da galera em pegar o formato do início? Pool mais atrativa? Base de mana generosa? Seja lá qual for o motivo, isso é muito bom para o formato que agora também terá eventos às terças-feiras.

Ainda não é um calendário oficial, mas em uma iniciativa de jogadores do formato! O primeiro evento de terça foi criado esta semana com premiação dada por eles próprios e quem sabe outros próximos virão. Vale lembrar que o Penny FNM começou assim, e hoje temos ele no calendário oficial patrocinado pela Cardhoarder.

TOP Cartas mais usadas

Image content of the Website

Parando para ver as cartas que mais estão aparecendo nos decks nos deparamos logo com a Nihil spellbomb tomando lugar da Tormod's Crypt que infelizmente saiu do formato nesta temporada. Com o deck combo mais presente atualmente (Hermit oops) dependendo do grave 100% e com decks como Cycling e Reanimate em eminência de aparecerem, muitos apostaram em pelo menos 2 cópias no sideboard.

Não surpreendendo a segunda carta mais presente nos decks também focada em parar interação com grave, Ravenous Trap, chegando a ser utilizada em decks até mesmo sem a cor preta.

Cor esta que possui 4 das 10 cartas mais presentes, além dela temos dois exelentes discartes de curva 1 e curva 2 aparecendo em diversos midranges que possuem esta cor: Duress e Hymn to Tourach. Um fato interessante é que Hymn ficou muito perto de cair devido a sua grande utilização na temporada passada, mas para os haters, ele está de volta e em alguns decks Rakdos temos praticamente 8 cópias dele, já que Rise/Fall está válido.

Ad

Seguindo na cor preta ainda com uma surpresa neste TOP10, temos Bloodchief's Thirst uma remoção versátil que tomou lugar e parece estar surtindo efeito, mesmo com remoções como Terminate ou Journey to Nowhere presentes no formato.

Ainda não temos raio, mas Burst Lightning e Chain Lightning fazem este papel para decks que precisem se aproveitar do dano direto ou remoção de criaturas menores.

Como já era de se esperar, sem a saída de Gitaxian Probe do formato e com a entrada de Counterspell ambas não podem ficar de fora se o assunto do deck é controlar o jogo. Gitaxian ainda pode e está sendo usada em decks combos para saber se o oponente tem um blefe ou uma ameaça real, sem contar que um deck com o set de Gitaxian praticamente possui 56 cartas, já que por apenas 2 de vida você repõe a carta com draw com bônus de espiar a mão do oponente. Para se aliar a essa cor temos Treasure cruise que também continua válido, trazendo potência e recursos para o azul.

Fechando a listas das 10 mais usadas, temos Sorcerous Spyglass sendo muito usada para tentar parar combo mas também uma excelente arma contra fortes planeswalkers que ficaram válidos nesta temporada. Como as habilidades dos PWs são ativadas, nomeando um PW na Spyglass você praticamente inativa uma bomba do oponente, por apenas 2 de custo e podendo ser utilizada em qualquer deck.

Color Pie

Image content of the Website

Image content of the Website

Como saímos da última temporada começamos nesta com a cor verde sendo pouco explorada, porém quebrando um pouco as más línguas com o branco tendo participação em 57% dos decks, talvez sendo utilizada bastante pela planície nevada junto do Astrolábio. Outro ponto a se observar é que na maioria dos decks tricolores que apareceram temos a presença do branco: Abzan, Bant, Esper e Mardu. O vermelho vem logo atrás com 51% sendo muito usado nos decks Aggros empatado com a cor preta, muito usada em vários arquétipos diferentes. O azul, apesar de ser a 4ª cor mais usada, só começou a ter um participante Mono U presente no TOP8 de terça-feira, que mostrou sua força e vimos que podemos esperar mais representantes deste deck vindo por aí.

TOP Decks

Image content of the Website

Ao olhar para os TOP8 até agora, temos os decks midrange encabeçando a lista com 7 aparições sem nenhuma delas conseguir o 1º lugar. E os decks control com 6 aparições com 2 TOP1 (*para melhor análise consolidamos os midranges e controls não importando a cor para pouca pulverização, porém friso que mais de 2 combinações estão presentes na maioria). Entre as combinações de cores mais usadas que fizeram resultados nestes dois arquétipo temos destaque para Rakdos, nos duais, Abzan e Esper nos tricolores. Entre estes dois últimos temos um fato comum que também é verdade para outros decks com a mesma temática: todos utilizavam Hero of Precinct One e Tidehollow Sculler. Outro fato importante é a participação crucial de planeswalkers como comentei anteriormente, Dovin Baan, Sorin, Vengeful Bloodlord e Gideon Jura estão entre os mais utilizados.

Ad

Como o primeiro combo a causar alvoroço na comunidade, decks de temática Oops All Spells levaram 2 TOP1 neste final de semana e tiveram a aparição em outras colocações. O deck funciona da seguinte maneira: 100% do deck é composto de cartas não land, mas que algumas possuem o lado para flip, podendo ser jogada como lands, com isso, o deck se utiliza de Hermit Druid ou Balustrade Spy para tombar todo o deck para o grave. Temos Narcomoeba entrando em campo de graça, Dread Return podendo ser usado para trazerde volta Angel of Glory's Rise que por consequência trará todos os humanos no grave ao campo de batalha. Dentre eles temos Laboratory Maniac que fará você ganhar o jogo. O combo parece um pouco complexo, sim, mas com o tempo você verá que há outras possibilidades de vitória. Outras versões até chegam a utilizar algumas lands não básicas e Fauna Shaman para tutorar o Hermit, nada ainda comparado a versatilidade e consistência do Worldgorger Dragon da última temporada. Pudemos ver que nos últimos eventos do final de semana este deck até chegou a enfrentar um pouco mais de dificuldade de se manter imparável.

Falando em decks imparáveis, o jogador -diamonddust- tem meu respeito pois mostrou que os Goblins podem fazer barulho nesta temporada e que mesmo em um cenário com diversos decks controls com Sweltering Suns, Deafening Clarion, Pyroclasm, Electrickery entre outros board wipe rápidos e descartes agressivos, esses homenzinhos verdes conseguiram aparecer em 4 dos 6 eventos dentro do TOP8. A lista você verá logo mais ao final do artigo.

Meta?

Por % de vitórias

Image content of the Website

Por quantidade de decks

Image content of the Website

Sim, ainda é cedo pra se falar em meta, mas dentro destes 6 eventos em 5 dias a configuração geral até o momento dentro dos eventos foi esta mostrada acima nos dois gráficos com grande participação de decks Midrange e Control. diversos decks Combos, principalmente como o comentado OOPS ALL SPELLS sem esquecer do decks Aggros como RDW, Goblins e Mono White Heroic.

Tímido mas que sempre tem um resultado positivo é o Cycling, que contou com apenas 2 representantes nestes dias e variações de Fires - decks que utilizam Fires of Invention como principal arma - começaram a aparecer dentro do TOP8 com a versão Jeskai que pode prometer bons jogos ao longo da temporada.

Loading icon

HORA DA DECKLIST

Como em todo artigo do Penny (principalmente no começo de temporada), trago as listas que mais fizeram resultado e também algumas bem interessantes para que você possa discutir com os colegas, talvez tirar uma ideia ou até quem sabe estudar como estão seus decks adversários.

oops all spell e NeoformDruid

Começando pelos decks combos que mais está aparecendo, temos a lista destes dois decks que apesar de variar um pouco entre si, tem a mesma estratégia de jogo, trazer todo o deck de uma vez em uma jogada e combar. Ambas as listas fizeram 7-1 nos dias em que fizeram TOP1.

Ad

Loading icon

Loading icon

Decks Control e Midrange

Com forte participação neste início de temporada, temos diversos decks nas variadas combinações de cores que conseguiram através da boa base de mana criar uma estratégia sólida de desenvolvimento ao longo dos jogos e garantir bastantes resultados. Como não temos um único deck se destacando, trouxe algumas das listas que apareceram no pódio nestes últimos dias.

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Affinity

Deck campeão do último Penny Kickoff na temporada passada que se perpetuou durante toda a season como um dos tiers teve que se ajustar após saída de peças chaves como Vault of Whispers, Cranial Plating e Etched Champion. Voltado para uma versão focada no buff, temos a disposição agora Memnite para fazer par com Ornithopter, as lands nevadas abrem espaço para utilização de Icehide Golem e Arcum's Astrolabe e para transformar simples pedaços de ferro em poderosas criaturas temos All That Glitters, Ensoul Artifact e Tempered Steel.

Loading icon

RDW e Burn

No começo da temporada anterior tínhamos um deck muito agressivo que desde o início conseguia estar presente no topo dos eventos, chegando a ter dias com 3 dos 4 decks no TOP4. Agora vem sentindo dificuldade com a presença forte de board wipes e decks preparados para lidar com aggros. Na mesma linha uma variação com mais dano direto, mais voltada para o Burn, também não conseguiu mostrar toda sua força mesmo de tendo Experimental Frenzy disponível para conseguir mais recursos;

Loading icon

Loading icon

Goblins

Não deixando de ser uma variação do RDW já que a estratégia é a mesma, este deck se destaca pois há Goblin Grenade, essencial para a finalização do jogo que interage com os verdinhos. Outra carta que não é exclusiva de goblins mas que vi fazendo um tremendo estrago é Price of Progress já que a maioria dos decks com mais de uma cor possui muitas lands não básicas, é de se esperar até 8 ou 10 de dano em instant speed pelo custo de 2 manas.

Esta lista que trouxe é a última versão que o jogador -diamondust- tem utilizado mais focada em dano direto com 12 mágicas neste sentido e criaturas de curva baixa para finalização rápida.

Loading icon

Mono White Heroic

Este deck parecia que perderia força na rotação com a saída de Alseid of Life's Bounty, Emerge Unscathed, Hyena Umbra e Sentinel's Eyes, porém há versões com Gods Willing e Fight as One tentando suprir algumas destas perdas. Se veremos o Heroic aparecer mais presente nos pódios só o tempo dirá.

Loading icon

Feather

Na linha de decks com esta temática de buff de criaturas, temos a entrada de Feather, the redeemed no formato. Com uma lista muito parecida com o deck pioneer, já tivemos aparição no top8 dela.

Loading icon

Reanimate

Com a saída de Animated Dead mas mantendo Reanimate no formato, Life/Death substitui o encantamento para continuar com o pseudo-combo no turno 1 fazendo Dark ritual, auto descarte de uma criatura grande e trazendo-a para o jogo. Dependendo da criatura, como um Eldrazi com aniquilar fica praticamente impossível do oponente achar uma resposta para voltar ao jogo.

Ad

Loading icon

Jeskai Fires

Quem acompanhou o mundial no ano passado deve se lembrar deste deck que chegou a final do campeonato. Há outras versões que foram testadas, porém a que mais parece consistente e conseguiu um lugar no pódio é a versão jeskai. Com a ajuda de Fae of Wishes possibilitando acessar as cartas no sideboard a qualquer momento, o deck é uma verdadeira caixa de ferramentas.

Loading icon

Metalworks

Campeão dos dois últimos eventos, este deck parece um affinity mas não é, o objetivo do deck é fazer vários artefatos que geram mana e compram carta ao entrar em campo para trazer Metalwork Colossus de graça que finalizará o oponente.

Loading icon

Melira Traverse e Stuffy Combo

Outros dois combos que apareceram neste início de temporada e que fizeram resultados foram o Melira Traverse que se aproveita da Melira, Sylvok Outcast para evitar que cartas com persistir recebam marcadores negativos, fazendo assim um combo infinito de sacrifício. O deck precisa de 3 peças para funcionar, o que pode acabar afetando um pouco seu desempenho além das cores não garantirem uma proteção (apenas preto e verde).

Outro deck combo é o Stuffy que utiliza de criaturas indestrutíveis que quando recebem dano, infligem a mesma quantidade no oponente, Brash Taunter e Stuffy doll são as criaturas utilizadas para isso, e, combinado com Guilty Conscience o resultado é um ciclo infinito de dano. O que pode causar problema para este deck é a velocidade, já que ambas as criaturas utilizadas aqui tem um custo de 5 mais 1 do encantamento, fora a necessidade de infligir pelo menos 1 de dano na criatura, porém, serem indestrutíveis e alguns tutores disponíveis ajudam o combo a funcionar.

Loading icon

Loading icon

Considerações finais

Apesar de termos poucos decks utilizando a cor verde, devemos lembrar que temos cartas muito boas como Nullhide Ferox e Obstinate Baloth que podem entrar de graça no turno 2 após receber o Hymn to Tourach, carta que vimos nas 10 mais utilizadas. Outro ponto que muito se discutiu, mas pouco se viu sendo utilizado ainda foram os companheiros que estão válidos nesta season como Obosh, the Preypiercer, Keruga, the Macrosage, Kaheera, the Orphanguard e Zirda, the Dawnwaker. O que nos aguarda nestas próximas semanas? Vamos ficar atentos e em breve teremos mais análise e informações do meta que está se formando.

PENNY KICKOFF

Antes de nos despedirmos, tenho um lembrete! Em toda temporada é realizado o evento que oficializa seu início acontecendo sempre no segundo sábado após a rotação, e que nesta Season 19 , acontecerá no dia 20 de Fevereiro.

O Penny Kickoff normalmente acaba sendo um evento grande, com premiação à altura e o melhor de tudo: a inscrição totalmente de graça!

Prizes:

1st 25 tix

2nd 20 tix

3rd-4th 15 tix

5th-8th 10 tix

9th-16th 5 tix

17th-24th 2 tix

25th-32nd 1 tix

E aí, vai ficar de fora dessa?

Para mais detalhes, dúvidas e link de inscrição acesse: Penny Kickofflink outside website

Ad