Board Game

Deck Guide

Review de Carcassonne – O jogo onde nenhuma partida será igual à outra

, updated , Comment regular icon0 comments

Construa cidades, estradas, monastérios e campos e conquiste mais pontos no final da partida. Um jogo estratégico rápido e fácil de aprender, conheça Carcassone!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Contexto

Está buscando um jogo rápido, fácil de aprender, altamente estratégico onde você pode alocar seus seguidores nas mais diversas funções? Carcassonne é o seu jogo!

Em Carcassonne seus seguidores poderão ser enviados para serem cavaleiros, fazendeiros, monges e até ladrões. Isso mesmo, ladrões, e acrescente a isso uma disputa de domínio por espaços. São elementos bons demais para um excelente jogo.

Image content of the Website

Este é o cenário do nosso jogo! Explore novos espaços pela cidade, ajude na construção de estradas, cidades, monastérios e campos, coletando assim seus benefícios e seja o melhor gestor desta cidade em plena expansão! E aí, bóra construir Carcassonne?

Ad

Curiosidades sobre Carcassonne

Carcassonne situa-se no sul da França, é conhecida pela arte de suas muralhas únicas, datando do tempo dos romanos e dos cavaleiros, porém, é povoada desde o Neolítico. Tem posição estratégica, na encruzilhada de dois importantes eixos de circulação usados desde a Pré-história, que ligam o Oceano Atlântico ao Mediterrâneo.

Image content of the Website

O nome da cidade data do início do século IX, quando estava nas mãos dos sarracenos. A lenda reza que Carlos Magno cercou a cidade, mas a governante local, a Dama Carcas, resistiu tenazmente.

Os dois exércitos tinham poucos mantimentos, mas a Dama Carcas jogou seus poucos mantimentos muro afora enganando Carlos Magno, fazendo-o pensar que eles tinham alimento de sobra e conseguiriam resistir mais.

Após esse truque, a Dama Carcas fez soar as trombetas, o que fez o imperador franco retroceder e a Dama Carcas propôs-lhe então a paz. Daí vem a expressão “Carcas sonne” (“Carcas soa”).

Dados do jogo

Carcassonne é um board game que usa colocação de peças e controle/influência de área como mecânicas. Embora seja muito simples de se aprender, ele é altamente estratégico.

Vai de 2 a 5 jogadores com idade mínima de 8 anos onde o objetivo é fazer mais pontos que o oponente durante e após o término do jogo.

Image content of the Website

O designer de Carcassonne é Klaus-Jürgen Wrede e os artistas são Doris Matthäus, Anne Pätzke e Chris Quilliams.

O jogo é premiadíssimo desde o ano 2000, incluindo o Spiel des Jhares (Jogo do Ano) em 2001. Há campeonatos nacionaislink outside website e o mundiallink outside website. No Brasil, Carcassonne veio pela Grow (Domínio de Carcassonne) e pela Devir(Carcassonne).

Cenário

Uma cidade em ascensão precisando de operários. Envie seus seguidores como cavaleiros para construir cidades, você pode optar por enviar seus seguidores na função de monges nos monastérios, como fazendeiros para cuidar dos campos ou simplesmente como ladrões nas estradas, tudo isso disputando espaço com os oponentes. É disputa o tempo todo!

Jogando

Em Carcassonne todos os jogadores recebem 8 seguidores cada um, isso mesmo, a quantidade de seguidores é limitada. A estratégia se mostra presente já no início do jogo, pois como há um limite de seguidores, saber onde enviá-los e em qual função ele gerará mais vantagem é primordial.

Carcassonne será montada do zero, sem nada na mesa, apenas uma pilha de tiles (peças) embaralhadas e viradas para baixo para cada jogador no seu turno pegar um deles e colocá-lo onde lhe convier melhor. Mas é só isso? Claro que não! Depois de pegar o tile é que a coisa começa a esquentar de verdade.

Image content of the Website

Junte seguidores limitados, junte a sorte na hora de escolher o tile (pois pode ser de castelo, de estrada, de campo ou de monastério), e as decisões batem à sua porta no primeiro ato do jogo. Cada tile tem uma peculiaridade na hora de contar pontos. Tudo isso faz de Carcassonne um jogo estratégico do início ao fim!

Ad

Você só pode colocar um seguidor exatamente no tile que você acabou de colocar, ou seja, sua única chance de colocar seus seguidores e pontuar em algumas áreas é essa, porém lembre-se, você tem uma quantidade limitada de seguidores.

Note que se colocar um seguidor em cada rodada sua, você ficará sem seguidores rapidamente. Então o que fazer? A resposta é: administrar!

Image content of the Website

Se for um tile de cidade e você não tiver nenhuma, faz sentido você colocar um seguidor lá como cavaleiro, afinal é o início de uma nova cidade. Se for um tile de cidade, você pode expandir sua cidade e não precisa colocar outro seguidor, afinal, já tem um seguidor seu lá garantindo sua propriedade, assim você poupa seguidores. Ah, tem mais, se o tile tiver brasão e pontuar durante o jogo ele vale mais. Olha a estratégia aí!

Se você pegar um tile de estrada, note: é um tile de estrada reta, encruzilhada, de início de estrada ou de fim de estrada? Se for de início de estrada, vale a pena colocar um seguidor, assim como na cidade, se for de estrada reta e já tive um seguidor de outro jogador na estrada você não pode colocar o seu seguidor lá como ladrão, afinal essa estrada já tem dono. No máximo você irá contribuir com a estrada dele. Sobre o tile de fim de estrada falarei mais a frente.

Image content of the Website

E se for um tile de monastério? Aí meu amigo, não tem nem o que pensar, recomendo colocar um seguidor lá (se você tiver), pois a única chance de pontuar em monastério é tendo um seguidor lá como monge.

Se for qualquer outro tile que tenha campo, você pode optar por colocar um seguidor seu lá e ter ganhos no fim do jogo. Isso mesmo, só no fim do jogo. Seguidores colocados como fazendeiros não são recuperados. Por isso é realmente bom saber quando é o momento certo de se fazer isso.

Ah, Carcassonne também tem o famoso “dedo no olho dos adversários”!

Imagine você com sua cidade ali pequenininha, inconclusa ainda, e uma cidade próxima à sua, do oponente, também inconclusa, mas bem mais próspera que a sua. Nesse momento você pega um tile de cidade que une duas cidades.

Pois bem, o seu oponente terá que compartilhar os pontos com você (e você com ele), mas convenhamos, sua cidade estava bem “fraquinha” e ganhou um up! Quer prejudicar ainda mais o seu oponente? Coloque um seguidor seu lá, tenha a maioria, e o oponente não ganhará absolutamente nada! Carcassonne é desses!

Image content of the Website

Mas estamos falando apenas em colocar seguidores, e como recuperá-los? Colocando um tile de fim de estrada, quando um monastério é totalmente cercado ou quando uma cidade é concluída. Então note, é tudo questão de estratégia.

Mas então o jogo é só colocar tiles, alocar e recuperar trabalhadores? Claro que não! Há dicas estratégicas que podem lhe render bons pontos.

Dicas Estratégicas

Sempre se atente a que categoria de tile você pegou (se tem ou não brasão), olhe com está sendo formado o mapa e decida onde colocá-lo: você pode iniciar uma nova cidade, alocar ou não um seguidor nesse tile (isso é opcional), veja se é o seu último seguidor, administre bem isso.

Ad

Aumentar uma cidade sua já começada faz muito sentido, fechar uma cidade sua para recuperar um seguidor e já pontuar faz mais sentido ainda. Fechar uma cidade do oponente para ele não ter a possibilidade de aumentar a dele, mas permitir que ele recupere seu seguidor, bem, isso deve ser bem estudado! São questões estratégicas que precisam ser consideradas desde o primeiro até o último tile do jogo.

Fim do jogo

O jogo acaba quando o último tile é colocado, agora se pontuam as estradas, cidades, monastérios inconclusos e se pontuam os campos. O problema é que agora obviamente os brasões perdem seus pontos extras, monastérios não valerão em sua plenitude. Enfim, deixar coisas por terminar realmente rendem menos pontos. E quem tiver mais pontos no final é o vencedor!

Tabuleiro de pontuação
Tabuleiro de pontuação

Gameplay de Carcassonne

Onde achar o jogo

Este é Carcassonne, um jogo simples, mas muito estratégico, repleto de opções e o mais legal, um jogo nunca será como o outro. Recomendo Carcassonne na sua coleção!

Loading icon