Board Game

Deck Guide

Review de Imagine: Um jogo onde sua criatividade será testada

, updated , Comment regular icon0 comments

Receba a pista, olhe as cartas e decifre o enigma!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Imagine

Imagine é um jogo muito divertido que levou o nível de jogos como Imagem & Ação e Jogo da Mímica para outro patamar. E digo mais, ficou muito melhor mesmo! Quer testar sua criatividade, abusar da sua imaginação e dar boas risadas? Então Imagine é o seu jogo!

Na minha opinião muitas pessoas deixam de jogar party games como Imagem & Ação e Jogo da Mímica por terem vergonha de desenhar mal ou de fazer mímicas (eu sou um deles). Imagine resolve esse problema e traz mais diversão ainda.

Mas do se trata mesmo Imagine e o que o diferencia dos seus antecessores? Bem, vamos lá! Você usará cartas para dar pistas sobre o seu enigma, ou seja, sem ter que desenhar nada e muito menos fazer mímica. Isso é fantástico! P problema das pessoas que tinham vergonha acabou! Esse é o nosso jogo! Óbvio que o diferencial de Imagem & Ação é desenhar e muitos adoram, sabe-se também que o Jogo da Mímica tem como diferencial a mímica que rende bons risos, mas ambos não são para mim.

Ad

Dados do jogo

Os designers de Imagine são Shingo Fujita, Shotaro Nakashima, Motoyuki Ohki e Hiromi Oikawa. Tem como artista Shintaro Ono. Imagine veio para o Brasil pela Galápagos Jogos. Trata-se de um jogo de 3 a 8 jogadores com idade de 10 anos ou mais. É um party game com mecânica única: seleção de cartas. Ah! Para completar, recebeu várias indicações a prêmios e foi vencedor em 2017.

Unboxing de Imagine
Unboxing de Imagine

São 60 cartas de enigma, 60 cartas transparentes e para completar, 35 fichas de pontuação. Sobre as funcionalidades das cartas eu falarei mais adiante, mas trata-se de um jogo competitivo que trata muitos momentos legais para sua mesa de jogos.

Jogando

Imagine é simples e muito divertido, ele sugere que o primeiro jogador seja a pessoa mais criativa comece, porém, se não decidirem quem é o mais criativo, o mais novo começa. Já vejo pessoas mentindo a idade para ser o primeiro jogador.

Um turno de Imagine é bem simples, o jogador da vez pega uma carta de enigma, dá a dica e usa as cartas transparentes para dar dicas, quem acertar ganha um ponto com o jogador da vez. Simples assim! Mas é só isso? Claro que não! Agora vamos para os detalhes que fazem de Imagine um excelente e divertido jogo.

Começaremos pelas cartas de enigma, são 60 cartas com 8 enigmas cada, o que dá um total de 480 enigmas diferentes. Haja partidas para descobrir todos esses enigmas! O jogador da vez pega uma das cartas da pilha de cartas de enigma e pede para um jogador aleatório falar um número de 1 a 8.

carta de enigma
carta de enigma

Número escolhido! O jogador inicial falará o enigma e terá que dar suas dicas usando as cartas transparentes. Não há limite de tempo, se ninguém acertar, os jogadores podem entrar em um consenso encerrando o turno e ninguém ganha ponto, porém, se um ou mais jogadores acertarem ao mesmo tempo, eles e o jogador da vez ganham 1 ponto cada.

Agora chegou a hora das tais cartas transparentes. Afinal, qual o motivo das cartas de dicas serem transparentes? E explicação é simples, pois cada uma tem uma imagem, símbolo ou forma geométrica diferente, e você fará muitas coisas com elas para dar dicas sobre o seu enigma, você poderá, por exemplo: unir cartas, sobrepor, esconder partes com os dedos ou movimentar, tudo isso ao mesmo tempo, se desejar, elas não precisam ficar estáticas. Isso explica o fato que serem transparentes, facilita tudo!

Exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo
Exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo

A imagem anterior mostra a sobreposição acontecendo, aliás, te pergunto, o enigma é título de um filme. Qual o filme? Não leia o texto a seguir, pois, contém a resposta. Pensou um pouco? Acertou quem respondeu “Titanic”. Acabou de ganhar um ponto junto comigo.

Vamos brincar mais um pouco? O enigma é outro título de filme. Qual o filme da imagem a seguir?

Outro exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo
Outro exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo

Ad

Esse dará um pouco de trabalho, olhe todas as cartas, pense nelas juntas, aliás, lá vão algumas peculiaridades de Imagine: é proibido falar, emitir sons, cantar, fazer mímica com as mãos… mas, com as cartas pode! É proibido compor letras ou números com as cartas... use a sua imaginação! Já adivinhou o título do filme da imagem anterior? Acertou quem disse “De volta para o futuro”!

Vamos para outro enigma, agora é um trabalho estranho. Qual é o trabalho que a imagem a seguir representa?

Penúltimo exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo
Penúltimo exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo

Esse confesso que também não é dos mais fáceis. Aproveito para deixar claro o que é permitido em Imagine: Usar quantas cartas quiser, juntar cartas, sobrepô-las, colocá-las lado a lado e até animá-las. esconder partes das cartas com os dedos, criar modelos 3D, tirando as cartas da mesa, mas cuidado para não se empolgar e fazer mímica com as mãos! Isso é proibido! Bem, já dei tempo suficiente para você descobrir a profissão da imagem anterior. Ultima chance! Acertou quem respondeu “Encantador de Cobras”!

Para terminarmos, vamos para o último enigma, é uma técnica. Qual a técnica?

Último exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo
Último exemplo de enigma com sobreposição ocorrendo

Esse não estava tão difícil. Qual é o seu palpite? Acertou quem respondeu “Hipnotizador”! O limite é a sua criatividade, e em termos de criatividade com 60 cartas transparentes disponíveis há muita coisa para se criar.

Dicas Estratégicas

Sobre o tempo em que o jogador da vez espera para adivinharem seu enigma, pois bem, não há limite de tempo, mas aconselho colocar uma contagem regressiva (de celular) nesse jogo. A contagem deixa muito mais divertido e dinâmico, a tensão fará parte do jogo, ficará muito mais desafiador, mas só recomendo isso depois de jogá-lo algumas vezes.

Aconselho também se segurar, pois, quando alguém passa perto da resposta correta o jogado da vez vai morrer de vontade de sorrir, gesticular ou sinalizar que está perto, mas é proibido. Tem que ficar lá com uma cara de paisagem esperando a resposta certa, com ou sem tempo.

Variante

Imagine ainda tem uma Variante chamada “Mais uma pitada de criatividade”. Você pode fazer os outros jogadores adivinharem um enigma inventado por você em vez de comprar uma carta de enigma. Quando for o seu turno, basta dar uma dica relevante (filme, personagem, objeto, etc.) e começar!

Você também pode personalizar os seus enigmas com interesses em comum entre os jogadores (obras de arte, livros, videogames, etc.) ou temas ainda mais pessoais, como “brinquedo favorito da Ana”, seu destino de férias, e por aí vai, mas sempre escolha um enigma que todos possam adivinhar!

Fim do jogo

O jogo acaba quando todos os jogadores tiverem 2 chances de fazer os outros adivinharem um enigma. O vencedor será o jogador que conseguir o maior total de pontos. Em caso de empate, jogue mais um turno para desempatar!

Gameplay

Ad

Conclusão

Loading icon

Este é Imagine, um jogo para você descontrair e rir muito com seus amigos. Recomendo Imagine na sua coleção!