Board Game

Opinion

Review e Regras de COUP - Blefes, Roubos e Golpes de Estado!

, updated , Comment regular icon0 comments

Quem tem Coup tem um jogo de estratégia e blefes similar ao poker

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

COUP é um jogo de cartas e blefes! Esta com certeza seria uma boa maneira de resumir esse jogo criado em 2012 e que chegou em terras tupiniquins em 2014 pela FunBox Editora (hoje atual Mandala Jogos), em COUP cada jogador terá personagens influentes na corte para eliminar seus concorrentes e chegar ao poder.

O jogo pode ter de 2-10 jogadores, sendo que a quantidade de cartas no baralho aumenta conforme o número de jogadores, e cada um desses jogadores irá receber ao início de cada partida 2 cartas (Influências) e 2 moedas. Cada carta irá conter um personagem do jogo (Assassino, Capitão, Condessa, Duque, Embaixador ou Inquisidor), não revele suas cartas a não ser que alguém tenha eliminado uma Influência sua! O objetivo é através dos personagens e moedas eliminar os demais jogadores e ser o último da mesa com cartas em mãos.

Ad

Loading icon

Ações do turno

Por turno cada jogador poderá fazer uma ação seja ela livre (Renda, Ajuda Externa ou Golpe de Estado) ou especial de algum personagem (Assassino, Capitão, Condessa, Duque, Embaixador e Inquisidor).

Ações Livres:

Renda - Pegue uma moeda no Tesouro Central (Essa ação não pode ser bloqueada).

Ajuda Externa - Pegue três moedas no Tesouro Central (Essa pode ser bloqueada pelo Duque).

Golpe de Estado - Pague sete moedas ao Tesouro Central para eliminar uma das Influências de outro jogador (Essa ação não pode ser bloqueada e é obrigatória caso o jogador em ação tenha 10 ou mais moedas).

Ações dos Personagens:

Cada personagem possui ações especiais e/ou habilidades de bloqueio de ações, sendo que as ações dos personagens podem ser contestadas pelos demais jogadores no ato. Ao ser contestado, o jogador da ação ou bloqueio deve mostrar sua carta. Caso ele possua o personagem da ação ou bloqueio ele descarta sua carta e compra outra, caso contrário aquele que contestou deve eliminar uma de suas Influências.

Assassino: Pague três moedas ao Tesouro Central e tente eliminar a Influência de outro jogador (essa ação pode ser bloqueada pela Condessa).

Capitão: Pegue duas moedas de outro jogador. Pode bloquear outro jogador que tente

usar a ação do Capitão de pegar moedas de você.

Duque: Pegue três moedas do Tesouro Central. Pode bloquear o pedido de ajuda externa de outro jogadores.

Condessa: Pode bloquear a ação do Assassino de tentativa de assassinato contra você.

Embaixador: Pode pegar duas cartas do Baralho da Corte, trocar de zero a duas destas cartas com as suas cartas viradas para baixo e devolver duas cartas para o Baralho da Corte. Pode bloquear a ação do Capitão de pegar moedas de você.

Inquisidor: Escolhe entre pegar uma carta do Baralho da Corte e trocar ou não aquela carta com uma de suas Influências, ou pegar uma carta de Influência de outro jogador e trocar por uma das cartas do baralho da corte. Pode bloquear a ação do Capitão de pegar moedas de você.

A Reforma: expansão 1

Loading icon

A reforma é uma expansão que trás alguns novos elementos ao jogo. Ao jogar com essa expansão são adicionadas 2 religiões (Protestante e Cristã), cada jogador no início da partida será designado com uma dessas religiões, e partir disso os jogadores só poderão usar ações contra jogadores da religião oposto a sua (a não ser no caso de todos terem a mesma religião).

Os jogadores também poderão se utilizar de um novo artifício, o Asilo! Com o Asilo os jogadores ganham 3 novas ações livres para efetuar durante seu turno:

- O jogador pode pagar uma moeda ao Asilo para trocar sua religião.

- O jogador pode pagar duas moedas ao Asilo para trocar a religião de outro jogador.

- O jogador pode pegar todas as moedas do Asilo, desde que ele não tenha a Influência do Duque (pode ser contestado!).

Bufão e Burocrata, as promos

Image content of the Website

Ad

Existem algumas cartas promocionais que trazem uma dinâmica diferente ao jogo. Entre Coup Promo Bufão E Burocrata nós temos:

Bufão(pode substituir o Embaixador) - Pode pegar uma carta do Baralho da Corte e uma carta de outro jogador e pode trocar com uma de suas cartas, após isso devolve uma carta ao Baralho da Corte e outra ao jogador que teve sua carta tomada. Pode Bloquear a ação de outro Bufão e a do Capitão.

Burocrata(pode substituir o Duque) - Pode pegar 3 moedas do Tesouro da Corte mas deve dar uma dessas moedas à outro jogador.

Estratégias

O jogo é basicamente um exercício de blefe e diplomacia. Afinal de contas do que vale mentir adoidado e ter todos da mesa contra você? Então uma boa maneira de se portar é não seja o alvo da mesa no início da partida.

Abusando do duque

Jogadores que acumulam uma quantidade grande de moedas rapidamente (por exemplo usando o Duque em todas suas ações) pode ser visados tanto para terem suas moedas roubadas quanto para perder uma Influência. Por isso uma moderação em suas ações podem fazer com que você evite um foco das atenções e consiga chegar até a parte final do jogo (talvez até mesmo com suas duas Influências intactas).

Assassino cléber

Uma estratégia muito usada é apostar no Assassino. Chegar até 7 moedas tendo pessoas te roubando ou Duques bloqueando ajudas externas pode ser uma tarefa bem difícil, por isso muitos jogadores se utilizam do Assassino (tendo ele nas mãos ou não) para eliminar os demais jogadores mais rapidamente. Mas é uma estratégia bem arriscada, o Assassino pode ser bloqueado por uma Condessa e então você perder suas 3 moedinhas a toa, embora a Condessa seja uma carta muitas vezes esnobada por jogadores por não ter ações além do bloqueio do Assassino. Vale lembrar que quando alguém contesta a ação do Assassino e perde sua contestação aquele jogador perde duas Influências (caso tenha as duas ainda), uma por contestar erroneamente um Assassino e outra pela ação do mesmo.

Embaralhando tudo com embaixador e inquisidor

Outra estratégia usada em diversas etapas do jogo é a busca dentro do Baralho da Corte usando o Embaixador e Inquisidor. Muitas vezes sua mão pode vir com cartas duplicadas ou apenas cartas que não ajudam a coletar moedas ou eliminar seus oponentes mais facilmente, nisso é uma boa estratégia você tentar buscar novas cartas no Baralho da Corte. Você pode tentar buscar um Duque ou Capitão para acelerar seu ganho em moedas ou um Assassino para eliminar Influências mais rapidamente, ou quem sabe até mesmo buscar aquela Condessa para se proteger num momento crucial. Uma vantagem nessa estratégia é que mesmo que você não tenha o Embaixador ou Inquisidor essas ações dificilmente são contestadas por outros jogadores por não atingirem nenhum deles e não alterarem a sua quantidade de moedas, permitindo um blefe mais seguro.

Gameplay de Coup