Role-playing game

Review

RPG virtual: apresentando recursos para iniciantes

, Comment regular icon0 comments

Neste texto apresento alguns recursos que podem ser utilizados por jogadores de RPG para realizarem sessões de jogos virtuais.

Edit Article

Em tempos de COVID-19 muitas mesas de RPG foram realizadas virtualmente como uma maneira de se manter campanhas que já estavam em andamento. Estas mesas se utilizam de uma série de recursos digitais que tentam emular a sensação de estar jogando com seus amigos em volta de uma mesa.

Nesse texto tecerei comentários sobre alguns desses recursos: os três primeiros são de uso gratuito, os últimos três recursos exigem a compra de uma licença ou cobram assinatura. Não que eles sejam necessários para se jogar RPG de maneira segura nos meios virtuais, mas acredito que no atual contexto sanitário, e com o crescente número de grupos fazendo streaming de suas sessões, talvez seja interessante levantar pontos positivos e negativos (em minha modesta opinião) acerca dessas ferramentas.

Ad

Discord

Pontos positivos: recurso gratuito e bastante conhecido pela comunidade que é fã de jogos, pode ser utilizado tanto em computadores como celulares.

Pontos negativos: necessário ter conhecimento sobre como configurar o servidor já que não possuí recursos nativos para jogar RPG; necessidade de comprar livros de regras e aventuras separadamente.

O Discord pode ser uma ótima ferramenta para se jogar RPG de maneira simples com seus amigos.

Bots para jogar RPG no discord

Você precisa apenas conhecer como configurar um servidor que quais bots utilizar alguns recursos que facilitem a sua partida, logo segue o nome de alguns deles.

Smoogle Translatelink outside website: esse bot consegue traduzir todas as mensagens que outros bots irão publicar no servidor para o português, o que torna o jogo mais acessível para pessoas que não tenham um nível básico de inglês.

Feyrelink outside website: o bot permite a rolagem de dados; confere informações de talentos, monstros, magias e classes de D&D; permite eleger uma pessoa como Mestre/ Narrador permitindo as rolagens de dados secretas; e o melhor recurso: te permite puxar uma carta no famoso Baralho das Pluralidades (Deck of Many Things)! Isso mesmo, aquele baralho que permitiu a Ellywick Tumblestrum se transformasse na barda mais poderosa do multiverso.

Avraelink outside website: criado em parceria com os desenvolvedores do site D&D Beyond, este bot possuí basicamente todos os recursos presentes no Feyre. Por consequência possuí recursos que se integram com o Roll 20 e do D&D Beyond. Caso você aprenda utilizar os recursos desse bot, é possível personalizar para jogar com outros sistemas que não o D&D. Este bot ainda te permite utilizar grids de batalha e automatizar fichas dos personagens jogadores caso você disponha de um tempinho para aprender os comandos que ele possui. Lembrando que para a utilização dos mapas ou grids de batalha você terá de recorrer ao site dos desenvolvedores do bot Avrae.

Masquerede Botlink outside website: Semelhante ao Avrae, porém desenvolvido para jogar Vampiro a Máscara.

SavageBotlink outside website: elaborado para levar ao discord os recursos do Savage Worlds (Deadlands, Weird Wars, Savage Pathfinder, etc).

Octavelink outside website, Rythmlink outside website, Groovylink outside website: bots que permitem você compartilhar música e criar ambientações para suas narrativas.

ROLL 20

Pontos positivos: recurso gratuito, apresenta algumas automações e acesso a recursos básicos de alguns jogos de rpg. Pode ser acessado de qualquer programa navegador de internet, possuí chat de voz e vídeo integrado. Ao se comprar alguns recursos, as partidas são organizadas mais rapidamente.

Pontos negativos: parte dos recursos são disponíveis apenas ao se pagar uma assinatura ou se comprar módulos e livros virtuais.

Ad

O grande atrativo deste tipo de recurso é não ser necessário programar todas aquelas automações que o Discord exige. Como um recurso a ser utilizado por campanhas mais casuais e jogadores iniciantes vale muito a pena.

Dentre os recursos gratuitos estão o acesso a algumas regras básicas de RPG’s como D&D, a possibilidade de compartilhar mapas de batalhas e o uso de imagens para simulação de miniaturas e algumas personalizações caso você esteja disposto a criar fichas de personagens e antagonistas / monstros manualmente.

Image content of the Website

Caso você esteja disposto a comprar os módulos e aventuras virtuais, os mapas e automações necessárias para narrar a sua campanha de RPG são incorporados a sua conta, facilitando a preparação dos jogos para o Mestre/Narrador. Lembrando que estes módulos não necessariamente estão disponíveis em português.

Astral Tabletop

Recurso muitíssimo semelhante ao Roll 20, contudo não o utilizei mais do que duas vezes, logo apenas faço menção honrosa a ele neste texto. Convido aos leitores que gostem deste recurso façam suas considerações nos comentários ao final deste artigo.

Talespire

Pontos positivos: recurso de custo acessível, possuí uma comunidade colaborativa e bastante generosa quanto ao compartilhamento de conteúdos

Pontos negativos: todos os jogadores precisam ter o programa instalado em seu computador, não possuí automações de sistemas de regras ou fichas de personagens, não possuí chat de grupo, recurso se encontra em desenvolvimento.

Image content of the Website

O Talespire é um recurso que pode ser adquirido via Steam que te permite criar mapas e cenários em 3D para utilizar em suas sessões de jogo. Os recursos gráficos são muito ricos, permitem o uso virtual de miniaturas e de diversos mapas sem muito custo ou esforço: basta copiar mapas de outros usuários do recurso que você pode economizar tempo na preparação do seu jogo.

Por ser um recurso apenas para a elaboração de cenários, talvez este acabe sendo considerado por alguns menos vantajoso. Contudo, eu acredito que ele acrescente muito a qualquer sessão de RPG por permitir o uso de cenários e miniaturas por qualquer pessoa que consiga pagar seu custo e ter acesso a um computador. E convenhamos que no Brasil não há um mercado que disponibilize maquetes, cenários e miniaturas que possam ser utilizadas em uma sessão de RPG com valores baixos.

Foundry

Pontos positivos: plataforma autônoma para jogar diversos sistemas de RPG’s, incluí recursos em português.

Pontos negativos: alto custo para os jogadores, não necessariamente os recursos disponíveis na plataforma pagam os direitos autorais aos desenvolvedores e editoras dos jogos.

Image content of the Website

Este recurso divide opiniões quanto suas funções e facilidades que apresenta (são semelhantes aos recursos presentes no Rol 20), custo e a falta de suporte oficial das editoras de jogos de RPG, o que abre espaço para a pirataria de conteúdo. Outro problema seria o custo já que nem todos os brasileiros conseguem manter um recurso que possuí taxas em dólar.

Ad

Caso você tenha recursos suficientes para investir no hobby e queira recorrer aos recursos automáticos de uma plataforma mais robusta que a versão gratuita do Roll 20, esta pode lhe ser uma opção.

Fantasy Grounds

Pontos positivos: plataforma autônoma para jogar diversos sistemas de RPG’s, possuí módulos licenciados pelas editoras de jogos, valores cobrados em moeda nacional.

Pontos negativos: alto custo para os jogadores, não possuí módulos e livros disponíveis em português.

Este recurso pode ser adquirido pela Steam, do mesmo modo que o Talespire, facilitando muito a vida do brasileiro que não necessariamente pode sair fazendo compras em dólar ou com cartões de crédito (lembre-se que a Steam permite pagamentos por boletos). Apesar de apenas o Mestre/Narrador ter a necessidade de adquirir a licença do programa, este não necessariamente é um recurso barato o que pode dificultar o acesso a ele pelos jogadores.

Image content of the Website

Todas as automações presentes nos demais recurso se fazem presentes neste recurso (rolagens de dados, fichas de personagens virtuais integradas às rolagens automáticas...).

Com este programa você tem a possibilidade de adquirir módulos e livros de RPG com valores baixos pela própria plataforma da Steam. Ressalto apenas que este material não está disponível em português. Do mesmo que os demais recursos, ao adquirir módulos e aventuras novas todas as fichas, mapas e imagens necessárias para o seu jogo são adicionadas a sua conta o que facilita a preparação dos jogos para o Mestre/ Narrador.

Conclusão

Agradeço a todos que leram até aqui. Espero que algum desses recursos indicados neste texto te ajudem a organizar uma mesa de rpg.

Caso você conheça algum recurso digital que não foi citado, basta enviar um comentário falando um pouquinho sobre ele que outras pessoas podem vir a descobrí-lo também. Até a próxima.