Magic: the Gathering

Opinion

Top 10 criaturas lendárias de Kaldheim para o Commander

, updated , Comment regular icon0 comments

Nesse artigo vou falar das minhas 10 criaturas lendárias favoritas do set mais metal de Magic, que trouxe coisas fenomenais para o Commander!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Olá, meus queridos(as) leitores(as)! Já faz um tempinho que Kaldheim chegou e estou aqui trazendo o meu top 10 de criaturas lendárias do set para o Commander! Os critérios que estou usando para avaliar essas cartas são o potencial delas como comandante e como uma das 99 cartas (com um foco maior na zona de comando), possíveis builds que podem ser feitas em torno da carta ou com a carta no meio — e o quão divertidas, criativas e interessantes elas podem ser.

Nota: esse top 10 não está em nenhum tipo de ordem de prioridade.

Ad

Então, agora com tudo esclarecido, vamos começar!

Loading icon

Esika, God of the Tree // The Prismatic Bridge é uma carta 5-Color, modal, CMC baixo, muito divertida e forte, com dezenas de builds interessantes e jeitos diferentes possíveis de montar em torno dela, tanto na zona de comando como dentre as 99, Esika simplesmente atende todos os requisitos para entrar nesse top 10 com maestria!

O lado criatura dela já tem um corpo considerável pelo custo de mana baixo e uma habilidade boa para decks de 5 cores, dando abertura para montar um tribal de cartas lendárias no estilo de decks de Sisay, Weatherlight Captain, com um buff interessante para criaturas lendárias que concede vigilância e a capacidade de poder fazê-las virar para gerar uma mana de qualquer cor, o que além de rampar, corrige as cores do seu deck, algo essencial em um deck 5-color.

O lado de encantamento, além da arte maravilhosa, apresenta um efeito muito poderoso similar à Cascata para colocar uma criatura ou planeswalker no campo, sem nenhum custo, o que é simplesmente maravilhoso! Além de possibilitar a ela ser comandante em uma build de superfriends/planeswalkers, seus efeitos fazem com que ela seja útil em qualquer deck de criaturas do seu gosto, seja na zona de comando ou nas 99 do deck. Logo, caso você queira uma comandante ou um suporte de 5 cores para brincar, seja no seu deck de planeswalkers ou em qualquer deck de criaturas, seja tribal de criaturas lendárias ou outra tribo que você goste, Esika é perfeita para você!

Loading icon

Eu já fiz um artigo extensolink outside website explicando o porquê de eu adorar tanto essa carta, ela é maravilhosa! Extremamente forte, tanto como comandante como uma das 99, com uma boa variedade de builds! Se você gosta de anões, artefatos, tesouros e/ou dragões, Magda pode ser uma ótima comandante ou suporte para o seu deck!

Loading icon

Essa serpente é um monstro (literalmente)! Uma máquina que faz tokens consideravelmente grandes e que você ainda pode sacrificá-las para travar permanentes perigosas ou para deixar Koma indestrutível. Ela apresenta algumas builds possíveis bem interessantes, como decks de tokens utilizando cartas como Parallel Lives para dobrar o número delas, tribal de monstros marinhos com o suporte de cartas como Serpent of Yawning Depths, podendo fazer decks no mesmo estilo de Arixmethes, Slumbering Isle, Alguns até fazem builds de clone pra ele com Sakashima of a Thousand Faces e Spark Double para copiar Koma, e assim aumentar o número de tokens por manutenção.

Ela também fica ótima entre as 99 de decks de criaturas marinhas já que, por ser do tipo serpente, interage muito bem com cartas como Slinn Voda, the Rising Deep e Whelming Wave. Como ela pode sacrificar outras serpentes, e não somente seus tokens, você consegue, por exemplo, virar as criaturas de um oponente com muitos bloqueadores e assim poder acabar com ele, ou pode desabilitar por um turno uma permanente com uma habilidade ativada perigosa, se você conseguir criar muitas, você pode travar várias permanentes importantes — incluindo terrenos —, e praticamente ganhar o jogo, já que seus oponentes muito provavelmente não vão conseguir responder se estiverem travados. Koma é muito forte, e se você busca um deck de monstros marinhos ou simplesmente quer fazer dezenas de tokens para controlar o jogo e atropelar seus oponentes, Koma é uma ótima criatura!

Ad

Loading icon

Alguém disse… clones? Sim! Orvar é uma criatura lendária que faz certas cartas bestas e consideradas irrelevantes por muitos, como Twiddle, Mind Games e Thermal Flux, se tornarem duplicadoras de permanentes, o que pode gerar situações extremamente engraçadas. Ele não tem uma enorme variedade de builds, mas é preciso uma criatividade fenomenal para buildar em torno dele, sem contar que ele pode ser perfeito em decks de cópia como qualquer um dos dois Sakashimas, Sakashima, The impostor e Sakashima of a Thousand Faces. Ele é muito interessante de buildar em torno e divertido de jogar com, pois se você quer criar um exército de clones e cópias para fazer o que quiser, seja copiar criaturas fortes e bater nos oponentes, duplicar permanentes que atrapalham o jogo dos seus oponentes ou que geram valor para controlar o jogo, ou até duplicar peças para fazer um combo e ganhar o jogo na hora, fique de olho no Orvar para copiar suas cartas, te levando à vitória!

Loading icon

Quem colocou Doubling season na zona de comando?!

Vorinclex é muito forte e interessante, mas com certeza vai complicar a vida dos oponentes que se importam com contadores. Essa criatura lendária, tanto na zona de comando quanto nas 99, grita três builds: contadores +1/+1, Infect e Planeswalkers. O fato de ele dobrar contadores faz infect precisar de praticamente metade dos ataques para tirar um oponente da mesa, faz suas criaturas se transformarem em monstros enormes com marcadores +1/+1 dobrados, e mesmo que verde não tenha acesso a muitos planeswalkers devastadores, a ult da maioria dos planeswalkers já fazem uma enorme diferença no jogo. Um Ugin, Spirit Dragon entrar ultando com o Vorinclex no campo, por exemplo, é algo que pode escalar para o fim do jogo, além de outros planeswalkers como Nissa, Who shakes the world, Garruk, Primal Hunter, Nissa, Worldwaker, etc.

Vorinclex nas 99 pode ser um suporte monstruoso para qualquer build de contadores, seja um deck de infect ou de planeswalkers/superfriends (por exemplo, Atraxa, Praetors’ Voice), e também pode ser um ótimo suporte para decks de marcadores +1/+1 ou -1/-1 como Ezuri, Claw of Progress e Hapatra, Vizier of Poisons. Então, se você quiser brincar com contadores de vários jeitos, seja na zona de comando ou nas 99 do deck, a nova iteração do pretor phyrexiano é perfeita para isso!

Loading icon

Eu vejo commander como um formato para todos, com diversidade de decks e arquétipos, e Jorn traz neve agora para a lista extensa de temas para montar seu commander com um nível de poder interessante. O lado deus dele praticamente dobra a sua mana ao longo do turno, sem contar outras permanentes nevadas úteis, como criaturas atacantes, que são desviradas com ele. O lado artefato dele consegue trazer permanentes de neve do cemitério para o jogo, o que interage muito bem com certas cartas como Marit Lage's Slumber, por exemplo, que você pode recursionar para o campo com o lado de artefato do Jorn para repetir o processo caso alguém consiga responder sua 20/20 com voar e indestrutível, ou poder criar várias cópias dela com Sakashima of a Thousand Faces no campo, por exemplo. Não vejo um potencial muito grande para ele como suporte porque decks de neve nunca foram muito presentes, mas agora o Jorn pode ser um comandante que traz luz para a neve, com um novo arquétipo para jogadores testarem e jogarem, o que é incrível!

Ad

Se você é fã de neve, lands nevadas e cartas como Dead of winter, Abominable Treefolk, Spirit of the Aldergard, entre outras cartas nevadas… O deus do inverno vai trazer o frio pros seus oponentes e é a escolha para você!

Loading icon

Uma carta azul que se importa com terrenos?! Incrível!

Cosima é uma criatura lendária ótima para decks que se aproveitam de terrenos entrando no campo, como Tatyova, Benthic Druid ou Aesi, Tyrant of Gyre Strait, por dar draws e crescer quando retorna ao campo depois de ter sido exilada na própria habilidade. Seu lado de veículo é grande por um custo de tripular pequeno que exila o topo do deck de um oponente, millando e possivelmente limitando algumas jogadas dele. Além disso, você pode jogar os terrenos exilados, garantindo seus land drops em situações apertadas de mana.

Cosima, God of the Voyage // The Omenkeel é ótima nas 99 do deck, mas sua dependência de terrenos faz com que ela precise de verde na identidade de cores, o que faz dela uma comandante bem ruim. Porém, ela fica extremamente interessante em decks que usam verde e azul. Então se quiser dar uma melhorada no seu deck de landfall, vá atrás dela e boa viagem!

Loading icon

Demonic Tutor em uma criatura, capaz de repetir enquanto você ataca?! Isso é muito forte! Não vejo muita capacidade dele como comandante, a menos que você tenha algum deck monoblack que foque muito em combos. Mas ele entra muito facilmente nas 99 em qualquer deck com preto, apresentando um corpo bom com toque mortífero, que ataca bem, principalmente se entrar cedo no jogo.

Ele pode tutorar algo, e todos nós sabemos que tutores no commander aumentam a consistência do deck e são extremamente fortes. E ainda por cima, para quem gosta da temática de party de Zendikar Rising, ele é um ladino e entra com perfeição no seu grupo ou no seu tribal de ladinos. Se você busca por um tutor potente e capaz de repetir múltiplas vezes no jogo, Varragoth é ideal para você!

Loading icon

Outra comandante que, caso o deckbuilder seja muito criativo, pode ser muito poderosa! Na zona de comando ela é perfeita para decks de roubo, que pegam as permanentes dos oponentes com métodos de fazer eles descartarem e sacrificarem múltiplas delas, como Court of Ambition, Rankle, Master of Pranks, Eradicator Valkyrie, etc. O lado artefato dela não possui tanto poder quanto o de criatura na zona de comando, mas nas 99, os dois lados são igualmente poderosos em decks de sacrifício, que forçam os oponentes a sacrificar ou descartar cartas, ou que você sacrifica suas permanentes por valor. Esses decks, na sua esmagadora maioria, possuem preto na sua identidade de cor, então ela pode encaixar em alguns deles com facilidade, além de ser muito boa de se montar em torno também.

Logo, se você é um deckbuilder criativo e fã de comandantes pretos, ou é uma pessoa que adora gerar valor em um estilo de group slug, fazendo todos descartarem mas somente você saindo na vantagem, a deusa do pavor pode ser o terror dos seus amigos no mesão!

Ad

Loading icon

Ele é um comandante extremamente criativo, forte e divertido com foco em roubo, e ainda pode ser um planeswalker bem interessante. Valki/Tibalt são incríveis, o lado de criatura apresenta a capacidade de, logo no começo do jogo, revelar a mão de todos os seus oponentes, exilando uma criatura de cada e podendo transformar o próprio Valki em uma das criaturas exiladas, o que por si só já é fenomenal, pois saber o que seus oponentes têm na mão já lhe possibilita planejar os próximos turnos e de bônus tirar um valor decente disso.

Ainda temos o outro lado, o Tibalt, que você pode conjurar qualquer coisa que você exila com ele, logo, a habilidade +2 dele é melhor que um “compre quatro cartas” já que você pode usar inclusive as cartas dos oponentes, algo muito interessante e que pode resultar em jogos extremamente legais e peculiares. Ele pode ser divertido tanto na zona de comando quanto nas 99 do deck em múltiplas builds, principalmente builds de roubo que focam em usar o deck dos seus oponentes contra eles.

Então se quiser mentir, enganar e usar as coisas dos seus oponentes para virar a maré contra eles, o impostor cósmico disfarçado de deus da enganação e das mentiras te convoca!

Conclusão

Kaldheim apresenta um plano maravilhoso, novas mecânicas legais de se experimentar, como foretell, boast e o retorno das manas nevadas, criaturas lendárias incríveis, tanto como comandantes como nas 99 e muitas outras cartas divertidas para o formato.

Deixe seu feedback aqui nos comentários, pretendo trazer mais artigos como esse no futuro e mais artigos sobre commander no geral, enfim, espero que todos tenham um ótimo dia e que tenham gostado da leitura.