Role-playing game

Review

Unearthed Arcana Strixhaven - Regras de teste para a nova adaptação de D&D

, updated , Comment regular icon0 comments

Wizards divulga regras de teste para a adaptação de Strixhaven como cenário do RPG Dungeons & Dragons.

Edit Article

A notícia de que a Wizards of the Coast anunciou o lançamento de uma adaptação da coleção de Strixhaven para o RPG Dungeons & Dragons nem esfriou e já tivemos o lançamento de um Playtest de regras para este novo cenário.

Conhecidos como Unearthed Arcana, esses testes de regras costumavam ser lançados antes das publicações serem anunciadas e permitiam que os grupos de RPG tivessem a chance de não apenas testar as novas mecânicas de jogo, como também encaminhar suas opiniões sobre essas novas regras para a editora antes de novos suplementos serem lançados oficialmente. Ou seja, esses testes acabavam oferecendo pistas a respeito dos novos livros que a Wizards pretendia lançar.

Ad

Contudo, logo após o anúncio dos próximos livros a serem lançados este ano a Wizards disponibilizou um conjunto de regras que já nos permite vislumbrar como funcionarão os personagens em campanhas no plano de Arcavious, apresentado na última expansão de Magic. Desta forma, este último Unearthed Arcana nos permite efetuar um teste de regras que já sabemos em que cenário serão utilizadas, facilitando que os fãs do jogo elaborem melhor seus feedbacks para a editora.

Nas regras já divulgadas, as pessoas jogadoras possuem a opção de criar personagens multiclasses para criar um estudante da universidade de Strixhaven. É uma mecânica interessante, já que uma pessoa comum passa pelo ensino básico e por diversas vivências antes de ingressar no nível superior. Ao mesmo tempo, por mais que Strixhaven seja uma escola de magia, nem todos os personagens irão possuir habilidades semelhantes, já que será viável combinar classes diferentes no momento de criar o seu personagem. Cada escola de magia presente nesta coleção de Magic foi adaptada para ser uma subclasse: Lorehold/Sapioforte pode ser considerada um colégio bárdico e Whitterbloom/Murchaflor um novo círculo druídico, por exemplo.

Se você ainda não conhece as regras de D&D, eu gostaria de apontar que essa mecânica é mais simples do que parece: ao ganhar níveis de experiência, um personagem pode escolher especializações para a sua classe, conseguindo assim acesso a habilidades e poderes de acordo com esta escolha. Por exemplo, um mago que resolva se especializar na Tradição Prismari ao atingir o segundo nível passa a ter acesso a magias específicas deste grupo arcano e a diversas vantagens como treinamento em atletismo, performance e conhecimentos específicos sobre magias elementais, já que optou por estudar nesta escola.

Em minha modesta opinião, este suplemento pode vir a trazer novas opções de criações de personagens que possam vir a ser interessantes para os jogadores que já estão acostumados com os antigos estereótipos.

Outro detalhe que acho digno de nota é o fato de Strixhaven ter sido anunciado ao mesmo tempo em que o lançamento de uma aventura em Feywild (um plano faérico e totalmente caótico do universo de Forgotten Realms) que faz clara referência a uma trupe circense bastante conhecida no cenário de Ravenloft, equivalente a Innistrad em D&D).

Essas opções editoriais apontam para uma tentativa de desenvolver o multiverso criado pelos diversos mundos de Dungeons & Dragons ao mesmo tempo que apontam para um evento on-line que ocorrerá na mesma semana em que começam as divulgações dos novos cards de Magic: The Gathering da expansão Adventures in Forgotten Realms. Muito provavelmente teremos novidades entre os dias 21 e 23 de julho.

Por fim, a pequena lista de habilidades e de magias específicas para cada faculdade de Strixhaven nos deixa um gostinho do que virá no próximo cenário de D&D: magos totalmente fora comum e aventuras memoráveis.

O material oficial encontra-se aquilink outside website.

Ad