Magic: the Gathering

News

Abordagens inovadoras para o banimento

, updated , Comment regular icon0 comments

São tempos obscuros em um standard completamente desregulado com múltiplos cards banidos e possíveis novas mudanças no futuro

Edit Article

São tempos obscuros em um standard completamente desregulado com múltiplos cards banidos e possíveis novas mudanças no futuro. Obscuro, pois é visível o impacto dos problemas apresentados pelo formato no esvaziamento dos torneios semanais realizados pelas pequenas lojas. Paralelamente ao desastre do Standard de Eldraine vemos um trabalho interessante e inovador em Pioneer com a banlist tratada como um organismo vivo, até o final de 2019. Preciso fazer um mea-culpa, em um artigo anterior critiquei a velocidade escolhida para anunciar novos banimentos a cada sete dias questionando se 15 ou 30 dias não fariam mais sentido para ter um recorte mais realista do que acontece no formato, esse problema foi resolvido habilmente com anúncios de “No Changes” no formato quando não foi possível ter certeza do que estava acontecendo com o curto recorte de sete dias.

Ad

Essa abordagem da Wizards com o novo formato é facilmente comparável ao trabalho apresentado pela equipe responsável pelo Duel Commander. Há alguns anos a equipe responsável pela versão competitiva de Commander mais praticada no Globo realiza algumas experiências na maneira de lidar com uma interferência tão radical no Metagame, podemos destacar como um primeiro passo a lista de observação adotada alguns anos atrás, as cartas de maior destaque no metagame ganhavam selos de aviso, amarelo, laranja e vermelho, de acordo com o estrago causado pelas cartas no formato, esse aviso mostrava aos jogadores o risco que corriam ao escolher as cartas observadas, essa prática foi abandonada com o tempo, talvez por influenciar a escolha dos jogadores e afetar o meta apenas pela observação das cartas. A abordagem era interessante e permitia que os jogadores se preparassem para as mudanças no formato e quando os banimentos aconteciam os jogadores afetados já tinham um plano B em mãos para não se ausentar dos eventos.

No dia 26 de Agosto de 2019 a equipe inovou novamente com o Unban de três comandantes para período de teste, Edric, Spymaster of Trest, Erayo, Soratami Ascendant e Zur the Enchanter foram liberados sob a chancela de Experimental Changes, o termo foi claro e mostrou para os jogadores que montar esses comandantes seria arriscado, porém extremamente divertido. Rapidamente o Metagame recebeu os novos comandantes e para quem ainda não havia visto Edric em ação fica a lição de como funciona o melhor Fish / Tempo da história do formato, desculpe Yuriko. Rapidamente Edric ganhou um grande espaço no Metagame, mas é importante lembrar-se de sua chancela “Experimental”.

Image content of the Website

Chegou o dia de um novo anúncio, 25 de Novembro, e Edric, Spymaster of Trest foi novamente banido após seu breve e glorioso retorno ao formato, Erayo, Soratami Ascendant foi removido da coluna experimental e liberado de forma mais contundente e Zur the Enchanter segue em observação. Essa proposta de alterações experimentais agradou, os jogadores puderem experimentar novos decks e o retorno ao obscuro mundo do banimento de Edric não gerou reclamações ou estranhamento na comunidade.

Image content of the Website

Observando o trabalho inovador realizado na construção de um novo formato pela Wizards e a proposta mais humanizada com foco nos jogadores e no impacto dos anúncios apresentada pela equipe de Duel Commander fica uma pergunta, é possível inovar e aprimorar a abordagem de banimentos do Standard?

Fontes:

Duel Commanderlink outside website

Carlos Eduardo Tognoli

Image content of the Website