Magic: the Gathering

News

Declaração sobre a bissexualidade de Chandra é bloqueada em alguns países

, updated , Comment regular icon0 comments

Chandra nunca tinha gostado de garotas?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Faz mais de uma semana que veio a público o controverso parágrafo do livro War of the Spark: Forsasken que fez com que fãs se sentissem mal com a direção para aonde a lore estava sendo guiada. O parágrafo traduzido pode ser visto abaixo:

Image content of the Website

"Chandra nunca tinha gostado de garotas. Suas paixões - e ela teve sua parte justa - eram principalmente do tipo musculoso (e decididamente masculino) como Gids. Mas sempre havia algo sobre Nissa Revane especificamente, algo que as duas compartilhavam. Naquela grande mistura química - fazendo um arco entre eles como um dos relâmpagos de Ral Zarek - que a emocionou desde o momento em que se conheceram. Agora tudo está diferente. Tinha acabado. Antes que tivesse tido a chance de começar. Talvez elas tenham perdido o momento."

Ad

Isso pega um dos poucos relacionamentos gay (o único relacionamento lésbico) no multiverso de Magic e o destrói. Mais importante, essa passagem apaga a personalidade bissexual de Chandra. A planeswalker sempre foi bissexual. A maneira como o livro retrata Chandra como uma garota heterossexual que tinha uma queda, acabou, e agora ela gosta de caras "decididamente masculinos" é terrível.

O rebuliço causado fez com que a Wizards of the Coast escrevesse um pedido de desculpaslink outside website com relação a esse livro: "Chandra amará e se envolverá com muitos personagens à medida que sua história se desenrola - independentemente do sexo. Ela explorará seus relacionamentos com fogo e paixão enquanto se aventura pelo multiverso. Ela é a personagem que você conheceu e viu a si mesmo, seus amigos e sua família na última década."

Até Mark Rosewater respondeu em seu bloglink outside website pergunta relacionada ao tema: "Todo mundo aqui entende que nós, como empresa, temos um trabalho pela frente para recuperar a confiança que alguns perderam em nós. Fico feliz em dizer que todos aqui com quem conversamos sobre esse tópico estão unidos em refletir positivamente a comunidade diversificada e inclusiva que desejamos promover em nossos jogos. Precisamos combinar nossas ações com nossas palavras, e planejamos fazê-lo. É um processo contínuo que merece nosso tempo e atenção."

Quando a empresa aparentemente reconheceu o problema, prometeu melhorar, ela traz uma nova surpresa ao ar:

O artigo com o pedido de desculpas oficial da Wizards of the Coast está sendo bloqueado dependendo do país em que você se encontra. Dependendo do país você encontrará apenas um texto dizendo "The content is not available" na página do artigo:

Image content of the Website

Os usuários de países como Rússia, China e Singapura estão reclamando por não conseguir acessar o artigo. Testando em sites como WebPageTestlink outside website que visita as páginas com o IP de um país escolhido e realiza um screenshot, é possível ver a veracidade das reclamações.

A Wizards of the Coast ainda não explicou por que o conteúdo é censurado na China, Rússia e outros países. A Rússia é considerada um país extremamente homofóbico, com leis como "anti-gay law"link outside website que impede que a homossexualidade seja vista como algo normal em propaganda ou outros materiais, com o risco de multa na casa dos milhões e o fechamento das operações daquela empresa no país por 90 dias. A China também é um mercado enorme que a Wizards está tentando trabalhar para obter novos consumidores, então eles podem apenas estar seguindo conselhos legais para evitar problemas ou proibições de produtos de Magic nesses países.

Ad

É uma pena ver essa atitude pela Wizards of the Coast, principalmente depois da bola dentro com relação aos protestos de Hong Konglink outside website; mesmo com possibilidade de receber retaliação do governo da China, manteve a premiação e ainda elogiou o jogador que usou a mesma roupa que estava sendo usada nos protestos.