Magic: the Gathering

News

Era uma vez uma cartinha desregulada

, updated , Comment regular icon0 comments

E viveram banidas para sempre...

Edit Article

Não tinha custo, não tinha nada...

Loading icon

Once Upon a Time chamou a atenção de todos logo nos spoilers de Thrones of Eldraine, a mecânica de custo zero para a primeira mágica conjurada na partida assustou e o “joga muito no Tron” foi imediato, mas a carta foi muito além. A possibilidade de keepar mãos com a curva de mana desregulada ou de corrigir a curva de mágicas nas mãos iniciais mostrou que a carta não deveria ter sido lançada, com Once Upon a Time em sua mão inicial você tem seis cartas mais um leque de cinco novas possibilidades para encontrar o terreno que faltava ou uma criatura para os turnos iniciais, tudo isso sem custo de mana ou custos adicionais, isso significa que os decks verdes com a carta atingem um nível de estabilidade extremamente superior aos apresentados pelos decks de outras cores. Pelo conjunto da obra, lembrando também do recente banimento da carta no Standard, seu banimento não surpreende.

Ad

Loading icon

O fim do contrabando também ficou decretado no dia 02/12/2019, pelo menos no formato Pioneer com o banimento de Smuggler’s Copter. Outra carta desregulada, que sofreu banimento no Standard, mostrando que o simples aumento no número de respostas proporcionado pelo formato contra ela não é o suficiente para liberar a sua utilização. Essa lógica de pensamento pode nos levar a pensar no possível banimento de outras cartas que se mostraram desregulados no Standard, Emrakul, the Promise End, Reflector Mage, Attune with Aether, Aetherworks Marvel e Rampaging Ferocidon, apesar de não representar um perigo imediato, devem receber um olhar mais atento durante a avaliação de banimento. Cóptero foi banido, principalmente por conta da sinergia do card no monoblack agro, que liderou o formato nas últimas semanas. Descartar criaturas que voltam do grave e tripular o veículo com Night Market Lookout levaram o deck a conquistar a marca de 16% do Metagame e uma vaga na lista de cartas banidas no formato.

Loading icon

Por último temos mais um banimento bastante previsível em Field of the Dead, mais uma carta banida no Standard que desafiou as respostas apresentadas pelo Pioneer e levou a melhor, a presença da carta habilita a construção de decks anti-control, o que gera uma polarização do formato em agros contra ramps, sim existem mais respostas em Pionner, mas também existem mais terrenos disponíveis para melhorar a sinergia e estabilizar a curva de mana do arquétipo.

Exceto por alguma grande surpresa e inovação durante a semana, a próxima segunda feira deve trazer um “No Changes” para que o formato ganhe tempo e assimile os novos banimentos apresentando sua nova cara.

E viveram banidas para sempre...

Carlos Eduardo Tognoli