Magic: the Gathering

Deck Guide

Eternal Weekend Asia 2019 Legacy - Decklists

, updated , Comment regular icon0 comments

Eternal Weekend Asia 2019 - Legacy Metagame Breakdown e listas do Top 8

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Neste fim de semana aconteceu o Eternal Weekend Asia 2019.

A edição deste ano ocorreu em Yokohama, Japão. E reuniu cerca de 643 players, que juntos, proporcionaram o seguinte metagame:

Image content of the Website

Desconsiderando a categoria outros, que é um misto de vários decks que sozinhos não apresentaram representatividade significativa, temos que UR Delver foi o deck mais jogado, seguido por UW Stoneblade. Curiosamente, ambos os decks, possuem uma base de mana menos gananciosa, que permite jogar com tranquilidade em um ambiente repleto de Wasteland, Blood Moon e Back to Basics. Pois, conforme se observa, Mono Red Prison, UW e Delvers decks, que abusam dos cards citados, compuseram grande parte do field.

Ad

Observando o gráfico, muitos devem estar encucados com 15 Monoblacks em um torneio de tamanha proporção. Pois bem, o Legacy é um formato para quem tem culhão. Estes 15 decks, são plataformas de controle na cor preta, incluindo o nem tão amado POX.

A titulo de curiosidade, dentro da categoria outros, apareceram os seguintes decks:

7 UB Ninja

7 Urza Combo

7 Painter

7 Merfolk

6 Aluren

6 Elves

6 Infect

6 Jund

6 Dredge

6 Hogaak Combo

6 Cloudpost

4 Food Chain

4 UB Shadow

4 Enchantress

4 Goblins

4 Bomberman

4 Affinity

3 UB Reanimator

3 Grixis Control

3 Bant Midrange

2 Nic Fit

2 Monored Sneak Attack

2 Esper Control

2 Cephalid B. Fast

1 Eureka Tell

1 BUG Delver

1 BUG Ninja

1 UR Burn

1 UB Control

1 Mono U Tempo

1 Izzet Phoenix

1 Wizards

1 Grixis Tezzerator

1 BR Elemental

1 Mono W Stax

1 Slivers

1 Titan Ramp

1 MUD

1 Deadguy

1 Reanimate Delver

1 Naya Aggro

1 Neobrand Combo

1 High Tide

1 Snow Control

1 Helm Leyline

1 Helm RIP

Se este torneio pudesse ser resumido em uma palavra, talvez diversidade fosse o termo correto. Dado que, se analisarmos individualmente cada deck, independente do números de cópias, temos um total de 66 baralhos diferentes. Pegar o oponente despreparado, parece ter sido a estratégia escolhida por muitos. Além disso, nota-se que alguns pet decks nunca morrem, como é o caso de Goblins, Merfolk e Elves, este ultimo que recentemente ganhou o Bagual, no Rio Grande do Sul.

Em relação a distribuição por arquétipos, o tipo mais jogado foi o de controle, seguido por aggro e combo, de acordo com o gráfico abaixo:

Image content of the Website

Contudo, o top 8 do torneio foi composto em grande parte por decks de combo, mesmo este sendo o tipo menos jogado. Para ser mais exato, 6 dos 8 decks. Em um field tão diverso como este, simplismente ignorar o que o oponente está jogando pode ser o melhor caminho. Destes combos, 4 deles eram baseados no terreno Dark Depths. Somado a isso, apenas 1 dos decks fazia uso da cor azul, e consequentemente de Brainstorm. Mas, chega de spoilers e vamos as listas:

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Observando as listas acima, percebe-se que nenhum dos 4 decks mais jogados no torneio, conseguiram alcançar o top. Mesmo com um alto número de representantes. O que mostra que nem sempre mais é melhor. No fim, o campeonato foi decidido entre Kohei Takatori vs. Masato Ando, ambos de Depths decks, porém Masato se sagrou campeão.

Image content of the Website