Magic: the Gathering

News

Pioneer on Budget - Lotus Breach

, updated , Comment regular icon0 comments

William Jensen foi o segundo colocado no Players Tour Phoenix 2020 com o deck Lotus Breach, escolha também do jogador Allen Wu que também conseguiu chegar ao Top 8 com a estrategia.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

O deck é um combo onde precisamos ter na mesa pelo menos duas copias de Lotus Field para gerar muito mana, e com a ajuda de Underworld Breach e diversas magicas que permitem desvirar os terrenos iremos gerar muito mais mana podendo finalizar o jogo com Expansion // Explosion.

O melhor de tudo, é que para fazer uma versão budget desta estrategia, não precisamos alterar muito na base do deck:

Inicialmente o combo:

Iremos manter as 4 cópias de Lotus Field, um terreno com resistência a magia que entra em campo virado e ao entrar em campo nos obriga a sacrificar dois terrenos (ou seja, é bom termos outros dois terrenos além dele, senão seremos obrigados a sacrificar o próprio Lotus Field). Além disso ele pode ser virado para adicionar três manas de uma mesma cor a sua reserva de mana.

Ad

Também iremos manter as 4 cópias de Thespian's Stage, um terreno que pode ser virado para adicionar mana incolor ou pode ser virado ao custo de dois manas genéricos para que ele se torne uma cópia de qualquer terreno em campo (seu ou do oponente), exceto por ainda manter essa habilidade de copiar terreno. Com ele no deck, temos mais chances de ficar com duas lótus em campo da maneira rápido e fácil.

Iremos manter no main deck as 3 cópias de Underworld Breach um encantamento por um mana vermelho e um genérico que concede a todas as cartas que não sejam terrenos em nosso cemitério a habilidade de escapatória (ou seja, podemos joga-las do cemitério). Esse custo é igual ao custo da carta que ira ser jogada e um custo adicional de exilar três cartas do cemitério. Entretanto, Underworld Breach é sacrificando no inicio da etapa final.

Apesar de Underworld Breach ser uma peça essencial no combo, usamos apenas 3 no deck porque a quarta cópia ficara no side board podendo ser buscada com Granted.

Como iremos manter as 4 cópias de Fae of Wishes // Granted, sendo que ao custo um mana azul e três genéricos Granted permite colocar em nossa mão do sideboard uma carta que não seja criatura. Sendo assim é como se tivessemos no deck 7 Underworld Breach (as 3 que estão no deck, e 4 que são as Granted).

Como a primeira parte do deck foca em ter duas lótus em campo, temos bastante opções para procurar terrenos no grimório:

Temos as 4 cópias de Arboreal Grazer uma criatura 0/3 com alcance por apenas um mana verde que ao entrar em campo permite colocar um terreno da nossa mão em campo (o que ajuda a colocar a lótus em campo no segundo turno).

Mantemos as 2 cópias de Satyr Wayfinder criatura 1/1 por um mana verde e um genérico que ao entrar em campo nos faz revelar as quatro cartas do topo do nosso grimório e podemos colocar um terreno entre eles na nossa mão, e o resto das cartão reveladas vão para o cemitério (enchendo-o para futuramente quando formos usar a habilidade de escapatória).

Iremos manter também as 4 cópias de Sylvan Scrying, um feitiço por um mana verde e um genérico que permite procurar por um terreno no nosso grimório e colocar na nossa mão.

Mantemos também as 4 cópias de Strategic Planning, feitiço que por um mana azul e um genérico permite olhar as três cartas do topo do nosso grimório para colocar uma em nossa mão (o terreno se ainda não tivermos todos os que precisamos ou outra peça para iniciar ou manter o combo) e as demais no cemitério (mais cartas para serem exiladas para o uso da escapatória).

Sheltered Thicket é um terreno que entra em campo virado e pode ser virado para gerar mana vermelho ou verde. E possui reciclar ao custo de dois manas genéricos. Se não tivermos opção no early game, colocamos ele em campo, do contrario ele é mais útil sendo reciclado, já que além de nos ajudar a comprar carta ainda alimenta o cemitério.

Dig Through Time é uma instantânea que ao custo de dois manas azuis e seis genéricos nos faz olhar as sete cartas do topo do nosso grimório e colocar duas delas na nossa mão, e o resto e colocado no fundo do grimório em qualquer ordem. Apesar da magica ter a habilidade de Delve/Esquadrinhar, eu prefiro não utilizar para manter o cemitério cheio para o combo, mas nada impede de usarmos numa necessidade.

Ad

Também iremos manter as 4 cópias de Pore Over the Pages, um feitiço que por dois manas azuis e três genéricos nos permite comprar três cartas (o que ajuda a encontrar as partes do combo), desvirar até dois terrenos (de preferencia as lótus para gerar ainda mais mana) e descartar uma carta (alimentando o cemitério para a escapatória).

Falando em desvirar terrenos, temos também as seguintes opções:

Mantemos as 4 cópias de Vizier of Tumbling Sands, uma criatura 1/3 por um mana azul e dois genéricos que pode ser virado para desvirar a permanente alvo. Entretanto, iremos recicla-lo por sua própria habilidade ao custo de um mana azul e um genérico, pois além de comprar uma carta, quando ele é reciclado permite que desviremos a permanente alvo além de alimentar o cemitério.

Mantemos também as 4 cópias de Hidden Strings, um feitiço que por um mana azul e um genérico permite virar ou desvirar a permanente alvo, depois virar ou desvirar outra permanente alvo (normalmente usaremos para desvirar duas lótus). E ainda possui cifrar (o que permite depois de conjurar essa magica, exila-la cifrando numa criatura nossa para que toda vez que ela causar dano de combate, possamos copias esta magica sem pagar seu custo), porém normalmente não iremos utilizar essa habilidade mesmo tendo criaturas em campo.

E pra finalizar a estrategia em si, mantemos a unica cópia de Expansion // Explosion, sendo que Expansion permite ao custo de dois manas ou azuis e/ou vermelhos copiar uma instantânea ou feitiço com custo 4 ou menos, e ainda podemos escolher novos alvos para a cópia. Raramento iremos usar esse efeito, mas pode nos salvar, principalmente numa mirror. Mas normalmente iremos joga-lo como Explosion, uma instantânea que custa dois manas azuis, dois vermelhos e X genéricos, que ira causar X de dano a qualquer alvo (normalmente esse alvo é o oponente) e fazer o jogador alvo comprar X cartas.

O deck ainda conta com uma cópia de Mystical Dispute, instantânea por um mana azul e dois genéricos que custa dois genéricos a menos se tiver uma magica azul como alvo, e ira anular a magica alvo a menos que seu controlador pague três manas genéricos.

Mantemos também a cópia de Blast Zone, terreno que entra em campo com um marcador de carga e pode ser virado para adicionar mana um genérico ou ser virado ao custo de duas vezes X genéricos para colocar X marcadores de carga nele ou ser virado e sacrificado ao custo de três manas para destruir todas as permanentes que não sejam terrenos com custo de mana igual ao numero de marcadores de carga em Blast Zone.

E fechando a lista, iremos apenas realizar mudanças na base de mana (e no sideboard):

Iremos remover todas a cópias de Breeding Pool e Botanical Sanctum.

Iremos adicionar 3 cópias de Island e aumentar de 1 para 4 cópias de Forest.

E iremos manter as 3 cópias de Yavimaya Coast e as 4 cópias de Temple of Mystery.

Normalmente, eu não utilizo o sideboard, pois isso varia muito do meta game do local onde o deck sera utilizado, a lista completa se baseia no metagame do torneio em si. Porém, essa lista utiliza o 1 cópia do Underworld Breach no side para ser buscado com Fae of Wishes // Granted

Ad

Com essas alterações chegamos na seguinte lista:

Loading icon

Com sorte, abrimos a mão com um terreno que adiciona mana verde (Forest ou Yavimaya Coast) podendo jogar Arboreal Grazer e um terreno adicional no turno 1 (com mais sorte ainda um Temple of Mystery para filtrar o deck).

Turno 2 já podemos usar o dois manas para tentar buscas mais terrenos (com Satyr Wayfinder, Sylvan Scrying ou até mesmo Strategic Planning) e na sequencia já sacrificamos os dois terrenos em campo para ter acesso a primeira Lotus Field.

Turno 3, se tudo correr bem, Thespian's Stage que com o mana gerado pela Lotus Field para que ele se torne uma cópia da lótus (sem a necessidade de sacrificar terrenos, já que essa segunda lótus não teve seu ETB ativado).

Com as duas lótus no 4 turnos, basta iniciar o combo:

Virar as 2, gerar 6 manas, com sorte de ter uma Underworld Breach não precisamos gastar 4 manas para busca-lo com Fae of Wishes // Granted, podemos desvirar então as Lotus Field com [card](Hidden Strings[card](, vira-las e gerar mais manas, depois desvira-las de novo.

Quando tivermos os 24 manas necessários (as vezes menos se o oponente perdeu vida de alguma maneira) basta jogar Expansion // Explosion e finalizar o jogo causando 20 de dano.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.