Magic: the Gathering

Review

PDH: Melhores criaturas de Crimson Vow como Comandante + Deck Tech

, updated , Comment regular icon0 comments

Confira nossa análise da nova coleção para comandantes no Pauper EDH, seguida de uma deck tech com uma criatura nova muito promissora!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Hoje falaremos sobre as criaturas em destaque para comandante no Pauper EDH, além de trazer como bônus a deck tech com Wandering Mind como comandante!

Com mais uma coleção lançada menos de dois meses, desta vez Innistrad: Crimsow Vow, temos mais 55 criaturas incomuns que podem ser usadas como comandante no nosso formato favorito.

Dessas 55 criaturas, selecionamos algumas que podem trazer decks com um bom potencial para as mesas do seu grupo de jogo, seja pelo Spelltable, seja na loja próxima à sua casa ou qualquer outro modo que encontrar pra jogar, além de uma lista construída com uma criatura que tem uma habilidade nova no formato, abrindo a possibilidade de um novo deck/ Comandante tier no PDH.

Ad

Monocoloridas

Vamos iniciar nossa análise pelas criaturas de apenas uma cor. Mesmo que sejam mais limitadas em alguns pontos do jogo, elas podem ter uma estratégia mais fiel e sólida na execução, pois não haverá preocupação com a correção de cor de mana, focando os slots que seriam destinados aos filtros para aumentar e acelerar a ação do plano de jogo, seja ele agressivo, controle ou até mesmo combo.

Archghoul of Thraben

Loading icon

Essa criatura preta tem um custo muito justo para aquilo que faz, apesar de uma defesa fraca. Se decidir um deck, tem muitas opções possíveis: ela joga com o topo, o que pode ser uma vantagem, joga com o cemitério, pois manipula o topo, além de ser tribal de um tipo de criatura muito sinérgica entre si, os Zumbis.

Tem muitos desses zumbis que caem bem no deck, tais como Mercador Cinzento de Asfodelos, que garante vida pra você e tira vida de alguém na mesa. Tem algumas cartas que são bem específicas para voltar zumbis do cemitério, além do Unearth que tem dupla função no deck.

Mas nem apenas de zumbis o deck vai sobreviver, tem outras criaturas que podem ajudar a se defender e até mesmo atacar, e o Tortured Existence ajuda muito a trocar essas criaturas do cemitério com as da sua mão. As condições de vitória podem ser Carrion Feeder, sacrificando várias criaturas para bater muito bem, e usar Songs of the Damned com todas essas criaturas no cemitério, gerando muitas manas pretas, que podem pagar para Pestilence ou Crypt Rats, e claro, deve tomar muito cuidado antes de usá-los, pois também afetam você e suas criaturas, então esteja atento. Gempalm Polluter é outra fonte de dano direto e pode ser um modo de vitória muito proveitoso, e acabar com muitos dos planos adversários se utilizado com um campo cheio.

Bloodsworn Squire

Loading icon

Essa criatura 3/3 é preta, o que significa que poderemos contar muitas remoções, como Cast Down e algumas compras de cards que nos fazem perder vida, como Sign in Blood. O deck pode fazer uso de outras coisas também, como Crypt Rats para efeito massivo.

Abaixo temos algumas opções de cartas com Madness, pois o comandante tem a habilidade de descarte, o que é ótimo, pois o torna indestrutível.

Loading icon

O deck montado ficará melhor com uma grande quantidade de criaturas, pois quando o comandante se transforma (o que não é difícil de acontecer), fica com poder e resistência de acordo com as criaturas no cemitério, tirando proveito dessa interação com criaturas mortas e descartadas.

Outra carta que é obrigação no deck, e que pode ser uma das winconditions, é Haunting Misery.

Magma Pummeler

Loading icon

É possível montar um deck Mono-Red forte que vai precisar de alguns ramps de artefato, como Expedition Map, Bonder’s Ornament e Esfera do Comandante pra gerar muitas manas, ou de alguns rituais vermelhos, a fim de que a criatura entre bem forte em campo. Ela por si só pode ser uma wincondition, batendo duas ou três vezes para chegar aos 16 pontos de dano.

Ad

Cartas para compras: Tormenting Voice, Faithless Looting, a carta nova Reckless Impulse também pode ser muito útil.

Não podemos esquecer de que é um Mono-Red, e o burns são fundamentais também, como Lava Spike, Lightning Bolt e entre outros tantos que o formato possui.

Duas cores

Chegando nos decks de duas cores, podemos encontrar um pouco mais de consistência e opções diferentes para lidar com os oponentes, pois as interações entre as cores pode tornar os decks mais potentes e com melhor defesa, mesmo sendo um pouco mais lentos e correndo o risco de sofrer com a falta da fonte correta de mana.

Ancient Lumberknot

Loading icon

Golgari é uma combinação de cores que fica incrível, pois tem acesso a compras, remoção, ramps, e tem combinações realmente fortes, jogar com o cemitério, prevenir dano, entre outras estratégias que podem ser utilizada em conjunto.

O diferencial dessa criatura não apenas é o fato de ter uma ótima defesa, mas também fazer com que suas criaturas causem dano com a resistência se ela for maior que o poder, possibilitando um deck temático de resistência alta, que se protege muito bem das remoções vermelhas.

Mecânicas como Dredge e Delve, mesmo que tenham poucas, podem ser muito bem-vindas nessa estratégia.

Loading icon

Skull Skaab

Loading icon

Talvez, juntamente com Simic, a melhor combinação de cores para Pauper Commander: azul, pelo fácil acesso as melhores cantrips que qualquer formato poderia ter, e o preto, que remove facilmente a maioria das criaturas dos oponentes, além é claro das anulações, bounces e outras estratégias que podem ser exploradas.

Com esse comandante, no caso, criar fichas pode ser vantajoso, além de interagir com o cemitério, usar mágicas que reanimam criaturas, como Exhume e Unearth, e utilizar também outros modos de interagir com as criaturas que podem ser sacrificadas para o comandante, como Tortured Existence.

Loading icon

O MVP da Coleção

Wandering Mind

Loading icon

Esta criatura causou forte impacto entre os jogadores do formato assim que foi anunciado seu spoiler.

Devido a sua habilidade desencadeada em relação ao seu custo, olhar seis cartas do topo é acesso a muita informação, e permite cavar muito para combos; alguns deles já conhecidos do formato, aqueles que desencadeiam infinitas vezes, gerando manas, dano, tesouro, bounces, entre outras possibilidades que podemos pensar.

Com essa ideia em mente, montei um deck e preparei esta deck tech, explorando as partes essenciais que fazem o deck funcionar.

Loading icon

Terrenos

Para os terrenos do deck contamos com uma boa variedade, e mesmo sendo um deck de duas cores, dá para ter uma base mais utilitária. É um misto de terrenos nevados e terrenos artefato, pois para essa combinação de cores, azul e vermelho, podemos usar Trinket Mage pra buscar alguma dessas lands artefato. Utilizamos também Skred e Arcum’s Astrolabe, e pra ajudar, usamos 22 Terrenos Nevados.

Ad

Loading icon

Temos também três fetchlands para buscar as básicas, além de embaralhar, e dois terrenos com reciclar, pra comprar cards num momento que seja necessário. Torre de Comando é uma obrigação em decks com duas ou mais cores, além de gain land, porque um de vida é sempre bom (e ainda podemos "flickar" se for preciso).

Uma bounceland, pra gerar mais manas, pois sabemos que essa combinação de cores não rampa com facilidade, e um Santuário Místico pra voltar algumas coisas do cemitério para o topo, que além das cartas que tem no deck, pode ser uma jogada potencialmente boa, antes de entrar com o comandante.

Cantrips e cartas de compra

As cantrips dão velocidade a qualquer deck, acelerando o processo de compra, com isso mantendo a mão sempre cheia e com respostas, além de aumentar as chances de encontrar as peças de um eventual combo.

Loading icon

Falando de cantrips, aquela que se destaca, principalmente do meio do jogo em diante, é Cruzeiro do Tesouro, pois são três cartas por apenas uma mana. É claro que o jogador precisa estar sempre atento ao jogo do adversário, pois hates de cemitério podem atrapalhar muito o desenvolvimento deste tipo de jogo.

As cartas de compra também são fundamentais, pois garantem o card advantage, como Mulldrifter, que se enquadra também na categoria dos ETBs do deck.

Anulações

Anulações são quase uma obrigação num deck com azul, pois protege suas peças fundamentais, além de lidar com as ameaças que os adversários possam ir colocando na mesa, seja para atrapalhar ou até mesmo desenvolver o seu jogo. Use-as com sabedoria e apenas nos momentos necessários, pois seu uso é limitado.

Loading icon

Ramps e fonte de mana

Nosso deck precisa de cartas que rampam e geram mana além dos terrenos, para que aumentem as chances de fazer mais mágicas por turno na hora que for necessário controlar um pouco mais o jogo.

Um exemplos de ótimo ramp é Expedition Map, que vai buscar qualquer terreno. Contamos também com Trinket Mage para buscá-lo ou Archaeomender para pegá-lo de volta do cemitério.

Loading icon

Como fontes de mana temos os sinetes, Izzet Signet e Arcane Signet, além daquele que garante advantage no late game, Bonder’s Ornament, que é fundamental nesse formato de jogo no qual as partidas tentem a se estender.

Burns e Remoções

Lightning Bolt e Fire//Ice são ótimos pra remover pequenas a médias criaturas, além de Skred, que funciona muito bem em conjunto com os terrenos nevados. Remoções massivas também estão presentes, como Electrickery e Fiery Cannonade, podendo freiar os decks que ficam agressivos com o passar dos turnos, ou ainda quebrar um turno importante, se utilizados no momento correto.

Outros componentes importantes

Além dessas cartas que são ditas principais, o deck ainda conta com tutores, como Muddle the Mixture, Merchant Scroll, entre outros, que buscam as peças ETBs ou influenciam as ETBs diretamente, como Ghostly Flicker, com isso podendo criar loopings infinitos, como manas infinitas, em conjunto com Peregrine Drake ou Cloud of Faeries, ou Triturar infinitamente, com Sage’s Row Denizen, ou ainda garantir que o monarca sempre permanece no seu campo.

Ad

Além da estratégia de ETBs infinitos, que já é bem conhecida no formato, outra wincondition do deck é com cartas que se beneficiam da conjuração de instantâneas e feitiços, como Termoalquimista, Kiln Fiend, Nivix Cyclops.

Claro que essa não é uma lista das mais fortes, mas é muito divertida e serve para dar uma base das possibilidades que essa criatura proporciona a quem escolhê-la como Comandante. As alterações certamente são muito mais do que bem-vindas, contudo, ela se mostrou uma lista muito mais rápida do que o normal nos testes contra vários tipos de decks e estratégias.

Agradeço a todos pela leitura e até o próximo! Qualquer sugestão, estou disponível nos comentários!