Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Tinker Time (Gimbal, Gremlin Prodigy)

, Comment regular icon1 comments

Conheça com mais profundidade um dos novos decks pré-construídos de March of the Machine, Gimbal, e um guia de como melhorá-lo!

Writer image

تمت مراجعته من قبل Tabata Marques

Edit Article

Conhecendo o Deck

A coleção March of the Machinelink outside website nos trouxe 5 novos decks de Commanderlink outside website, e suas listas são bem distintas ao mesmo tempo que interessantes.

Na combinação Temur Magic Symbol gMagic Symbol uMagic Symbol r temos o Tinker Time: um deck focado em artefatos no geral. Na combinação é algo novo, mas não totalmente estranho, já que a combinação Izzet (vermelho e azul) tem diversas interações com esta temática.

Ad

Aqui vamos ver a decklist de Tinker Time, os possíveis upgrades e o que tirar, além do motivo de cada escolha feita aqui. A intenção é ajudar aqueles que querem comprar o deck a deixá-lo mais legal ainda de pilotar e, acima de tudo, se divertir!

Lista e estratégia do Tinker Time

Loading icon

É uma lista bem interessante, e sinceramente dizendo, até mesmo um dos pré-construídos mais justos e completos que já vi. Harmonioso no geral com suas interações, é ideal para se divertir em mesas com um power level mais tranquilo. Mas é possível melhorá-lo ainda mais, e é isso que faremos!

O deck tem como mecânica base criar fichas de artefatos para subir cada vez mais o poder das fichas de Gremlin que Gimbal, Gremlin Prodigy faz. Para o deck não ficar totalmente dependente do comandante, temos tanto cartas da lista base quanto adições para aproveitar o que temos em campo e lidar com as possíveis situações do mesão mesmo sem o comandante.

Loading icon

Dentre essas cartas, temos respostas pontuais, remoções em massa, recursos defensivos, compra de cartas, outra condição de vitória que vai além de causar dano de combate e um pouco mais. Todas as cartas aqui colocadas foram pensadas no deck como um todo ainda mantendo a base da lista original, apenas potencializando ela com cartas que encaixam melhor do que as que estão saindo.

Upgrades e seus Motivos

Cerca de 30% do deck foi mudado. A nova decklist montada foi feita para manter a essência do Tinker Time, com adições que encontram sinergia com o comandante Gimbal, Gremlin Prodigy.

Tiramos cartas que eram ou muito pesadas, ou simples demais e que poderiam facilmente sair e ser substituídas por melhores que fazem o mesmo, senão melhor.

Base de Mana

O deck conta com 38 terrenos e considerando a quantidade de pedras de mana que teremos fora auxiliadores como tesouros, cortamos esse número para 34.

Além disso, foram adicionados Darksteel Citadel, Tanglepool Bridge, Slagwoods Bridge e Silverbluff Bridge. Ótimos terrenos que além de serem artefatos são indestrutíveis, e talvez isso possa ser útil em algum jogo que alguém conjure algo como Armageddon. Treasure Vault pode ser frágil por não ser indestrutível, mas pode gerar um grande valor em partidas um pouco mais demoradas.

Mirrex e Hall of Tagsin auxiliarão a fazer fichas para crescer ainda mais as fichas de Gremlin que Gimbal faz. E por último, mas não menos importante, temos mais dois terrenos de utilidade: Buried Ruin e Inventors' Fair, que nos trarão recursão de volta do cemitério, ganho de vida e um possível tutor, procurando algo que seja necessário no momento que for usado.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Pedras de Mana e Artefatos

Ad

A decklist já conta com os 4 sinetes essenciais para o deck: Arcane Signet, Gruul Signet, Simic Signet e Izzet Signet.

Considerando isso e outros aceleradores como Replicating Ring, Skyclave Relic e Sol Ring, a única adição foi Chromatic Lantern, já que muitos dos terrenos geram somente mana incolor, e isso pode vir a ser um problema.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Idol of Oblivion e Elixir of Immortality entram como auxílio no que se diz recurso: tanto para compras de cartas quanto para simplesmente recuperar o cemitério no deck e ganhar um pouco de vida.

As criaturas-artefato que entram são Brudiclad, Telchor Engineer - além de fornecer ímpeto, sua habilidade de cópia funciona bem no deck, já que é de fichas. E em seu texto ele especifica fichas, e não fichas de criatura. Ou seja, seus tesouros, pistas, comidas e afins podem se tornar potenciais atacantes, podendo causar até dano letal.

Cyberdrive Awakener também é um possível finalizador, fazendo suas fichas não criatura de artefato virarem 4/4 que voam. Supondo que tenham 10 fichas, já é dano letal em um oponente.

Canoptek Scarab Swarm atrapalha bastante oponentes que usam muito o cemitério, e ainda por cima pode criar diversos insetos artefatos voadores. E também para fazer fichas em quantidade, adicionamos Myr Battlesphere.

Nessa versão de decklist, foram removidas as cartas que interagem com Planechase. Foi levado em consideração que apesar de ser um modo de jogo alternativo bem divertido, não vai ser em toda mesa que será jogado. Então substituir por outras cartas que funcionam em mais situações pareceu mais adequado.

Criadores de Fichas e Interações com Artefatos

Aqui foi feita uma escolha de cartas que interagem ou funcionam bem com fichas, ou que fazem fichas. Foram removidas algumas cartas que apesar de também criarem fichas, eram bem situacionais, e no lugar foram colocadas outras remoções que podem auxiliar melhor nos jogos de hoje em dia no Commander.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Sai, Master Thopterist e Third Path Iconoclast são ótimos criadores de ficha de baixo custo, que criam grande valor a curto e longo prazo, principalmente na habilidade de comprar cartas de Sai. E falando em comprar cartas, não podemos deixar de fora Curiosity Crafter e Research Thief: ambos tiram vantagem das fichas criadas pelo comandante, dando mais poder de compra até que Thopter Spy Network.

Ad

Svella, Ice Shaper é útil de toda maneira possível: cria fichas que geram mana, e ainda oferece seu segundo efeito como recurso em turnos que não há muito o que se fazer. Toggo, Goblin Weaponsmith tem um papel semelhante ao de Tireless Provisioner e Tireless Tracker no deck. Evolving Wilds e Terramorphic Expanse são incríveis com essas três cartas, e por isso esses terrenos foram mantidos no deck.

Mechanized Production é uma condição de vitória em potencial, levando em conta a quantidade de fichas com mesmo nome que o deck faz. Brass's Bounty ou Storm the Vault provam isto, sem contar o outro lado Vault of Catlacan, que dispensa comentários do quão forte é considerando a temática do deck.

Planeswalkers e Respostas

Foram adicionados alguns planeswalkers que interagem tanto com fichas quanto com artefatos, ou seja, encaixam feito uma luva aqui.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Saheeli, Sublime Artificer já funciona bem no deck, então, por que não colocar suas outras duas versões que funcionam bem igual? Saheeli, Filigree Master extrai valor de suas três habilidades para este Commander. Pode-se dizer o mesmo de Saheeli, the Gifted, principalmente em sua segunda habilidade de diminuir custos.

Karn, Living Legacy também faz sua aparição, seja criando fichas que ajudam em conjurações de artefato, ou filtrando o topo do deck para escolher algo necessário naquele momento.

Algumas respostas foram colocadas aqui também, já que o deck contava somente com Perplexing Test. Então, Aetherize foi colocado, juntamente de Urza's Command, que pode te salvar de um possível ataque bem forte. Caso não for usado nessa situação, a carta ainda cria dois tipos de ficha diferentes.

Blasphemous Act é o famoso mal necessário: afinal, é preciso ter remoções em massa no Commander hoje em dia. E para finalizar, o clássico Beast Within para lidar com algo que seja uma ameaça em potencial.

Decklist Tinker Time com Upgrades

Loading icon

E então, assim ficou a nova decklist! Mudando cerca de 1/3 do deck, foi possível aumentar o poder da lista no geral, compensando tudo que foi removido: cartas com efeitos parecidos, planeswalkers, respostas, compra de cartas, novos fazedores de ficha, de tudo um pouco para que seja divertido pilotar e aproveitar este novo comandante de March of the Machine.

Lista Alternativa - Rashmi and Ravagan como Comandantes

Dentro do próprio deck tem outra opção de comandante também, que é Rashmi and Ragavan, porém a lista atualizada foi feita tendo Gimbal, Gremlin Prodigy como comandante. Vale o teste para ver se funciona, afinal, o importante é se divertir enquanto pilota o deck. Porém mesmo assim, disponibilizamos aqui uma lista autoral de Rashmi and Ragavan, para caso queira ver outros caminhos possíveis dentro dessas mesmas cores e mecânica de artefatos!

Ad

Loading icon

Enquanto Gimbal se preocupa mais em contar a quantidade de nomes diferentes entre as fichas de artefato que você controla, Rashmi and Ragavan se importa somente com a quantidade de artefatos que você controla, sejam eles fichas ou não, também não se importando com o nome.

Loading icon

Essa lista em específico tem uma base sólida de cartas que interagem com Fichas de Tesouro para que sempre seja possível conjurar a carta exilada com Rashmi and Ragavan sem que seja necessário pagar seu custo de mana.

Como esta é uma decklist Midrange que tem algumas semelhanças em cartas com a lista de Gimbal, mas mecanicamente dizendo é bem diferente, então caso queira mudar o comandante do pré-construído para Rashmi and Ragavan, essa lista pode lhe servir como base.

Considerações finais

Foi bem interessante e divertido procurar sobre como melhorar este comandante. É uma combinação de cores que particularmente gosto bastante, então posso dizer que isso auxiliou em minha busca.

O que achou da lista? O que mudaria? Trocaria o comandante? Iria para outra linha? Compartilhe conosco!