Magic: the Gathering

Review

Melhor comandante de PDH (Pauper Commander) de Strixhaven

, Comment regular icon5 comments

Venham comigo para uma análise da melhor comandante da nova coleção para o Pauper Commander.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus caros! Hoje trago a vocês as impressões que as criaturas incomuns dessa nova coleção, Strixhaven, me causaram inicialmente, e quais cartas eu considero como as melhores opções para montar um bom deck de Pauper Commander.

Antes de iniciar, me sinto obrigado a dizer que no meu particular, eu gosto apenas de criaturas com duas ou mais cores na figura de comandante, tanto em Commander casual, como em cEDH que é o modo competitivo, e também no PDH, que é o Pauper Commander e o qual trataremos aqui.

Ad

Admito que existem opções muito fortes, muito consistentes; mas em multiplayer, singleton, de 100 cartas, na minha concepção precisa ter mais de uma cor.

Na minha opinião, insisto que as cores se complementam no jogo, uma levanta a outra, cobre a retaguarda, corrige os defeitos.

Sem mais me prolongar nesse assunto, no começo dos Spoilers de Strixhaven eu estava um pouco decepcionado, vendo mais do mesmo, ou habilidades que poderiam não fazer muito sentido investir tempo em montar novos decks com essas novas criaturas, pois seu power level me decepcionou um pouco.

Compartilhei dessa minha decepção com os amigos do nosso grupo de PDH brasileiro, e só então pude abrir meus olhos e deixar de lado essas expectativas altas que criei, enxergando com mais clareza o potencial que cada criatura incomum poderia ter e qual o emprego que nós jogadores de Pauper Commander poderíamos dar a elas. Com isso em mente, trarei uma criatura (entre as 37 da coleção inteira!) que considero montar um deck em volta.

Falarei um pouco sobre ela, com algumas dicas de decks que podem ser montados, qual caminho seguir, e tentar ajudá-lo, caro amigo, a montar seu deck também. Vem comigo?

Loading icon

Uma das escolas de magia da coleção combina as cores azul e verde, que representam basicamente card advantage e ramp. Claro que pelo seu efeito, podemos notar o ramp puro, que aliado a manter a mão cheia, pode ser uma opção muito consistente de deck. Mas nem só de card advantage e ramp vive a combinação Simic!

O deck pode exigir que se use muitos terrenos, pois poderá desvirar com Freed from the Real permitindo colocar muitos terrenos em campo num mesmo turno, e com todo esse acesso a mana, poderemos nos dar ao luxo de usar criaturas de custo elevado, como Ulamog's Crusher, que pode ser uma pedra no sapato de adversários que tendem a dominar mais rapidamente o campo, mas permite também o uso das Cascade cards, como Annoyed Altisaur que vêm sendo muito utilizados no Pauper, dando mais força a seus decks.

Além das cartas que rampam muito bem, pra ajudar nesse processo óbvio que o próprio comandante faz, temos cartas como Cultivate, Into the North, essa no caso se preferir usar terrenos nevados, tanto básicos como o dual simic, Rimewood Falls.

Além também da citada carta com cascade, podemos explorar no deck uma outra habilidade que pode trazer benefícios ao longo do jogo, que é o Landfall, pois nosso líder poderá colocar muitos terrenos em jogo, então esse parece uma estratégia bem coerente. É claro que os monarcas não poderiam ficar de fora, principalmente Fall From Favor, que além do monarca, ainda remove uma carta temporariamente de jogo.

Outra opção é o combo que vemos na imagem, que cria mana infinita e permitir conjurar muitas mágicas no mesmo turno.

Loading icon

Pode parecer um misto de planos de jogo diferente, com Landfall, Cascade e Big Mana, é verdade, mas você pode escolher focar em uma dessas variantes e se preocupar com a interação com o jogo da mesa, com seus adversários, e isso é também muito importante.

Ad

Montando um deck

O primeiro passo é escolher qual o plano de jogo principal, e vamos destacar apenas dois como os principais, o Big Mana, abusando das criaturas grandes e de custo alto e de uma boa combinação de ramps, e outro plano seria focado no Landfall, já que nosso comandante é um ramp ambulante.

Um plano de jogo que aposta em ramps, Big Mana, e Landfall, parece muito promissor, pois podemos seguir por um caminho muito sinérgico, além de eficiente, e dar muito trabalho a mesa.

Para montar o deck, precisamos reunir cartas de várias esferas de funções, se assim pudermos chamar. Desde ramps, como já dissemos, até cartas para proteção de estratégia, como anulações. Então vamos ver algumas que podemos fazer uso no nosso deck.

RAMP

O ramp no Commander é fundamental para conseguir desenvolver o jogo, mas não podemos depender apenas da comandante, pois ela ainda precisa que tenhamos os terrenos na mão. Então vejamos alguns ramps que podem ser muito úteis no deck:

Loading icon

Estes são os principais, que podem ser reutilizados fazendo a interação de ETB muito forte do azul, Mnemonic Wall e Ghostly Flicker, se tiver Archaeomancer melhor ainda, fica mais rápido esse combo.

Outros ramps que podemos usar no deck e ainda reutilizar, com essa combinação de Wall e Flicker, são os artefatos, que podem ser retornados com Archaeomender, além de ser buscados com Trinket Mage.

Loading icon

Estes irão buscar os terrenos no deck, não só os básicos, com o Mapa.

LANDFALL

Essa mecânica vai funcionar muito bem no deck, pois colocando muitos terrenos no turno, vai desencadear várias vezes essa habilidade, que poderá deixar o jogo muito bom para o jogador.

Poderá ganhar vida, criar marcadores entre outros efeitos, como podemos ver na lista a seguir:

Loading icon

(O deck é uma alteração do deck do usuário Wraya2, lista encontrada no tappedout.net)

O deck é muito consistente, tenha sempre em mente que decks que rampam e tem mais card advantage que a mesa correm o risco de virar alvo da mesa toda, mas ao mesmo tempo, vai te permitir jogar sempre que quiser e não se limitar em jogar terreno e passar ou mesmo não fazer nada.

O deck é esse, ele tem elementos do Walls Combo do Pauper, entre outras peças de igual importância em outros decks.

Esta foi a minha combinação de cores favorita desta coleção para o PDH.

Poderá adaptar a lista e as dicas a outro comandante que vi com bons olhos:

Loading icon

Ele segue basicamente a mesma estratégia e ponderei seriamente em apresentá-lo no lugar da Zimone, mas me pareceu mais chamativo uma criatura lendária.

Espero que tenham gostado.

Um abraço e até o próximo.