Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander - Grand Larceny (Gonti, Canny Acquisitor)

, Comment regular icon0 comments

Trazemos um guia de Upgrade de um dos novos decks pré-construídos de Commander de Outlaws of Thunder Junction - Grand Larceny, um deck com mecânica de roubo de mágicas dos oponentes, com Gonti, Canny Acquisitor como Comandante!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Outlaws of Thunder Junctionlink outside website nos trouxe 4 decks pré-construídos de Commander muito interessanteslink outside website. E o que mais legal, senão um deck com tema do qual representa perfeitamente o trabalho de um fora-da-lei?

Hoje traremos o Upgrade do deck pré-construído Grand Larceny, com mecânica de roubar mágicas dos oponentes, com o fora-da-lei de Kaladesh Gonti, Canny Acquisitor como Comandante!

Ad

Conhecendo o Deck

Decklist Grand Larceny

Loading icon

O deck é da combinação de cores Sultai Magic Symbol BMagic Symbol GMagic Symbol U, uma combinação um tanto quanto inusitada neste tipo de mecânica, particularmente dizendo. Porém cartas como sua versão antiga Gonti, Lord of Luxury, Hostage Taker, Villainous Wealth e Fallen Shinobi me provam o contrário.

A lista original conta com duas opções de Comandante: Gonti, Canny Acquisitor e Felix Five-Boots. Decidimos manter Gonti na Zona de Comando, por aproveitarmos melhor da mecânica de roubo de mágicas. Seu efeito de diminuir o custo das mágicas roubadas o torna mais viável ainda, principalmente em como está a lista pós-upgrade.

Loading icon

Mas Felix ficará na construção pós-atualização, tanto por desencadear Gonti uma vez adicional, quanto pela grande quantidade de criaturas com habilidades desencadeadas no dano de combate.

E claro, não poderia faltar uma lista dedicada ao Comandante alternativo, com o intuito de extrair o máximo de sua habilidade de desencadear dano de combate uma vez adicional. Felix é muito interessante mesmo na lista original, ao considerar cartas como Thief of Sanity, Edric, Spymaster of Trest e Fallen Shinobi, por exemplo.

Loading icon

Upgrade e Seus Motivos

Loading icon

Vou ser sincero sobre algumas das cartas adicionadas neste pré-construído. Passamos e muito do tempo de ter cartas razoavelmente fracas e principalmente sem sentido como Darksteel Ingot e Prismatic Lens em uma construção como esta. São duas cartas ruins dentro da proposta do deck, principalmente pela habilidade de Gonti, Canny Acquisitor de usar mana de qualquer cor para conjurar as mágicas exiladas do topo do deck dos oponentes. Logo, são apenas pedras de manas ruins, e por estes motivos foram removidas.

Algumas outras cartas parecem executar bem o roubo de cartas como Dazzling Sphinx, Diluvian Primordial e Extract Brain, mas foram removidas. É necessário dar lugar à cartas novas e melhores, e por não serem tão interessantes, saíram.

O ciclo de "terrenos sinete" foram removidos por atrapalharem de certa forma, e impossibilitarem jogadas de turno 1, como Sol Ring, Slither Blade ou Triton Shorestalker, por exemplo.

Ramps e Respostas

Loading icon

O deck conta com pouquíssimas respostas, e não tantos ramps também. Então, em ramps adicionamos Cultivate e Farseek.

Por mais que sejam poucos ramps adicionados, o deck já conta com Kodama's Reach, Nature's Lore e Rampant Growth, logo, a quantidade total de ramps torna-se razoável e suficiente.

Loading icon

Ad

Em respostas, trouxemos mágicas instantâneas mais abrangentes, com possibilidade de alvo em qualquer tipo de permanente. Foram adicionados Assassin's Trophy, Tear Asunder e Beast Within. Novamente, a quantidade de cartas adicionadas é pouca, porém antes termos mais algumas respostas engatilhadas do que continuarmos com a pouca quantidade proporcionada pela lista original.

Loading icon

Roubando Mágicas e Desencadeando Habilidades

Como Felix Five-Boots ainda é presente na lista, e temos diversas criaturas e efeitos relacionados a desencadear habilidades no dano de combate, então trouxemos mais instâncias disso.

Grim Hireling nos traz recursão em forma de Tesouros ao causar dano de combate a um player. Ou seja, caso consiga conectar dano em seus três oponentes, serão criados três Tesouros, ou seis, caso Felix Five-Boots esteja na mesa. Sua segunda habilidade é bem útil por remover pontualmente alguma criatura problemática dos oponentes.

Loading icon

Loading icon

Ainda em causar dano de combate, Toski, Bearer of Secrets se junta a nossa lista. Desencadeia compra de cartas para cada criatura que causar dano, e como a mecânica do deck é baseada nisso, principalmente com diversas instâncias de criaturas com a evasão de não poderem ser bloqueadas, pode gerar muito valor sobre tempo com diversas compras de carta.

Fora ser uma criatura indestrutível, ou seja, sobreviverá na maior parte das remoções de destruição ou dano global.

Loading icon

Na união do útil ao agradável, Gríma, Saruman's Footman rouba uma mágica instantânea ou feitiço e isso desencadeia com dano de combate. É o substituto de Dazzling Sphinx, por custar uma mana a menos e sua evasão ser 100% garantida devido à sua habilidade de não ser bloqueado. Uma carta que fiquei particularmente impressionado de não ter sido adicionada à lista original foi Outrageous Robbery. Talvez seja por ser recente, mas não deixa de fazer parte de nosso Upgrade.

Outrageous Robbery é ainda mais interessante por ser uma mágica instantânea, e é basicamente a habilidade de Gonti feita várias vezes de uma vez só.

Loading icon

E por falar em redundância na habilidade do Comandante, Rogue Class nos dá esse efeito, porém a longo prazo. Ao total são 9 manas investidas para deixá-la nível 3, mas temos ótimos pontos positivos.

No nível 1, cada criatura que causar dano de combate é uma carta exilada do topo do deck do oponente, e não somente uma carta para cada combate, como Gonti. No nível 2, as criaturas ganham Ameaçar - uma ótima evasão, afinal, queremos garantir o dano de combate. E por fim, o nível 3 permite a conjuração das cartas exiladas.

Aumentar mais a quantidade de recursos roubados sempre será interessante nesta construção, já que tiramos dos oponentes (o que nos livra de futuros problemas) e nos permite usá-los, ou apenas deixar no exílio. Rogue Class é definitivamente outra carta da qual facilmente poderia estar na lista original do pré-construído.

Ad

Loading icon

A rainha bruxa Tasha, the Witch Queen não poderia ficar de fora em um Deck com tema de roubo. Não só pelas cartas exiladas com marcadores de página, mas pela mecânica inteira do Deck será possível criar diversas fichas de demônio 3/3 com Tasha, dos quais servem como ótimos bloqueadores ou até mesmo agressivar mais os oponentes. E essa habilidade não é limitada a nosso turno, ou seja, funciona com Mind's DIlation. Suas habilidades de lealdade a longo prazo substituem bem o removido Diluvian Primordial.

Loading icon

Em alguns casos no Commander, quanto mais redundância de certos efeitos melhor, principalmente nesta construção. Court of Locthwain possibilita não apenas mais compras de carta pelo efeito do Monarca, mas também nos permite roubar cartas do topo do deck dos oponentes.

Cartas como Sage of the Beyond e Doc Aurlock, Grizzled Genius e o próprio Gonti diminuem o custo das cartas, então mesmo que não sejamos o Monarca, o custo será reduzido graças a estas cartas. Porém, se o Monarca continuar conosco, a conjuração será gratuita e não teremos preocupações em gastar mana.

Loading icon

Por fim, um leve de toque de Phyrexia foi adicionado com Breach the Multiverse. Por não termos acesso a Etali, Primal Conqueror devido às cores, por que não usar sua "versão preta"? Breach the Multiverse é bem popular atualmente em diversos decks por reanimar até 4 criaturas e/ou planeswalkers, e entra na mecânica de roubo.

Será possível reanimar Tasha, the Witch Queen, por exemplo, caso ela seja destruída, ou qualquer outra criatura útil em nosso cemitério, como Brainstealer Dragon.

Decklist Grand Larceny com Upgrades

Loading icon

E assim ficou nossa lista atualizada! Foram poucos os upgrades nela, 13 para ser mais exato. Porém, essas poucas cartas adicionadas já farão certa diferença em grande parte dos jogos - respostas, mais roubos, criação de fichas, mais instâncias de exílio do topo do deck dos oponentes, enfim.

Cada jogo será um jogo diferente por serem oponentes e decks diferentes para roubar!

Lista Alternativa com Felix Five-Boots

Loading icon

Felix Five-Boots ganhou sua própria lista, e a obviamente suas cinco botas não ficariam de fora: contamos com Lightning Greaves, Swiftfoot Boots, Winged Boots, Trailblazer's Boots e Lavaspur Boots.

Brincadeiras à parte, estas botas funcionam tanto pelo Ímpeto quanto por alguma evasão de garantir o dano de combate. Temos algumas semelhanças com a lista original e atualizada, mas nesta construção de Felix usamos boas cartas como The Key to the Vault, Grazilaxx, Illithid Scholar e Ojer Kaslem, Deepest Growth, por fazerem bastante sentido com a habilidade do Comandante.

Considerações Finais

Fiquei surpreendido com a volta de Gonti, principalmente na combinação de cores Sultai. Cheguei a jogar um mesão com todos os decks pré-construídos de Outlaws of Thunder Junction, e particularmente uma das listas que mais gostei foi Grand Larceny. O deck faz de tudo um pouco, e tirar recursos dos oponentes para uso próprio parece ser muito divertido!

Ad

Gostou da atualização? Prefere Felix Five-Boots na zona de comando? Não colocaria botas nele? Comente sua opinião!