Card Games

руководство по игре

Guia - Como jogar DC Dual Force: o novo Card Game da DC

, Comment regular icon0 comments

Veja as regras e como funciona o novo jogo de cartas colecionáveis baseado no universo da DC, DC Dual Force!

Writer image

рассмотрено Tabata Marques

Edit Article

DC Dual Force recebeu um novo beta neste fim de semana, e nós da Cards Realm tivemos o privilégio de testar o jogo. Já sabemos como será a gameplay, regras da partida e mecânicas de combate.

DC Dual Force e Marvel Snap - qual a diferença?

Por se tratar de dois Card Games de super-heróis, sem contar a grande rivalidade entre estes universos, é natural imaginar que DC Dual Force veio para disputar diretamente com o Marvel Snap. Mas na realidade, são bem distintos, a única semelhança é a temática de super-heróis.

Ad

O TCG da Marvel contém uma mecânica bem diferente do comum, se baseando em dominar terrenos e somar o máximo de poder em pelo menos dois deles.

Image content of the Website

Já o Dual Force se aproxima de Card Games mais tradicionais como Hearthstone e Magic: the Gathering, onde seu objetivo é eliminar o oponente. Mas claro que o jogo também traz suas peculiaridades, que serão mencionadas mais tarde.

Como funciona uma partida no Dual Force?

Líderes

Os seus Líderes funcionam de maneira parecida como o seu Herói em Hearthstone, ou o Nexus no Legends of Runeterra, e você perde a partida caso os pontos de vida deles cheguem em 0. Cada jogador terá 2 Líderes na partida, para vencer, é preciso eliminar os dois do oponente.

Seus Líderes receberão uma carga a cada turno, que serão utilizadas para realizar um efeito especial. Cada Líder possui um poder único com custos diferentes.

Por exemplo, o poder da Mulher Maravilha custa apenas duas cargas, e ao ativar, ela receberá 4 de ataque neste turno, além de conceder +1 de vida para os seus recrutas. Um recruta é qualquer tropa que não seja um Líder.

Image content of the Website

Tabuleiro

Conhecer o formato do tabuleiro é fundamental para vencer as batalhas no Dual Force, já que o posicionamento dos seus Recrutas irão influenciar diretamente no combate.

Image content of the Website

Ao iniciar a partida, vemos que existem 2 linhas, a da frente e a de trás. Cada linha possui 3 casas para o jogador posicionar seus cards. Os Líderes automaticamente vão para as duas extremidades da linha de trás.

Os recrutas à frente serão responsáveis por bloquear ataques, mas eles só irão defender quem estiver exatamente atrás deles. Vamos utilizar um exemplo ilustrativo:

Image content of the Website

Enumerei todas as casas pertencentes ao meu lado do tabuleiro, vou explicar seguindo estes números.

Como já dito, os Líderes já possuem um espaço definido no início da partida, eles irão surgir nas casas 4 e 6. O recruta número 1, defenderá o Líder da esquerda, já o recruta 3 irá bloquear os ataques direcionados ao da direita.

Se você também quiser defender um recruta em específico, poderá posicioná-lo na casa 5, e depois preencher o espaço 2 com outra tropa para bloquear os ataques.

Mesmo que as casas 1, 2 e 5 sejam preenchidas, o espaço 6 (Mulher Maravilha neste exemplo) ainda estará desprotegido, o único que irá defendê-lo é o 3.

Palavras-chave

Palavras-chave são uma ótima maneira de dar dinâmica ao jogo, inclusive, algumas delas mudam a forma de como funciona o tabuleiro.

Um Hunter, por exemplo, pode furar os bloqueios e atacar uma unidade da linha de trás tranquilamente, ignorando o bloqueador.

Image content of the Website

Ad

Já os recrutas com Guard defendem todas as unidades caso ele esteja na linha de frente, semelhante ao Provocar de Hearthstone.

Image content of the Website

Também temos outras palavras-chave defensivas, como Aura e Shield. A primeira é um escudo de feitiços, já os lacaios com Shield ignoram o primeiro dano tomado, é exatamente como o Escudo Divino, também de Hearthstone.

Existem outros efeitos, mas os mais importantes e populares até então são estes.

Recursos

O sistema de Recursos (conhecido como mana em outros jogos) no Dual Force é um pouco diferente do comum.

O jogo disponibiliza três tipos de recursos na partida: Bronze, Prata e Ouro. Ah, também existem cartas que são gratuitas!

Na ordem: Gold, Silver, Bronze, Free
Na ordem: Gold, Silver, Bronze, Free

Veja quanto de recursos você irá receber em cada rodada:

Primeiro Turno: 1 Bronze

Segundo Turno: 2 Bronzes

Terceiro Turno: 1 Prata e 1 Bronze

Quarto Turno: 2 Pratas

Quinto Turno em diante: 1 Ouro e 1 Prata

Até aí tudo bem, é apenas um jeito diferente de contabilizar a mana, mas há coisas que podem incomodar alguns jogadores:

Vamos supor que estamos no turno 5 (com uma energia dourada e outra prateada) e com 4 cartas de custo Bronze. Você não poderia descer essas quatro cartas, já que a carta Bronze irá consumir um recurso completo, mesmo que ele seja de Ouro.

Mesmo com uma energia de Ouro e outra Prateada, poderemos jogar no máximo dois cards Bronzes, a primeira iria gastar seu recurso de Prata, e a segunda carta utilizaria a Dourada.

Parece um pouco injusto, sem contar que irá enfraquecer listas agressivas, que geralmente querem descer várias cartas baratas, no Dual Force só será possível duas por turno, mesmo sendo de Bronze.

Como montar um deck no Dual Force

Os jogadores de Magic entenderão bem facilmente o Deck Builder do Card Game da DC, pois também trabalha com cores.

Image content of the Website

Seu primeiro passo será escolher os Líderes.

Image content of the Website

Além dos Líderes, temos 40 cartas no baralho, 20 de cada cor. Neste exemplo aqui, eu escolhi a Mulher Maravilha (vermelho) junto do Lanterna Verde (verde), portanto minha lista deverá levar 20 cartas vermelhas e 20 verdes.

Image content of the Website

Você também pode colocar dois Heróis da mesma cor. Eu recomendo que você olhe com atenção as cartas de cada classe para ver se existe algum combo interessante entre elas, que te chame a atenção.

Conclusão

Por hoje é só! Espero que esse artigo realmente tenha te ajudado a entender esse jogo tão incrível que é o DC Dual Force. Utilize os comentários para sugestões ou dúvidas.

Até o próximo!