Magic: the Gathering

Opinião

Decks controle no Magic: exemplos e cartas

, Comment regular icon0 comments

Ele que é excluído direto do grupo de amigos. O causador da discórdia, separador de famílias, destruidor de lares . Eu lhes apresento o odiado CONTROL.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

O que são decks control

Conceito: Deck controle é aquele que consegue neutralizar as mágicas e/ou efeitos do oponente até que possa vencer o jogo. Pode ou minar recursos (terrenos e mão), controlar, tomar posse, até fazer de tudo uma zona que só seu deck possa jogar ou simplesmente se tornar impenetrável a qualquer ofensiva.

E por trás disso, o objetivo de neutralizar todas as ameaças impedindo o oponente de finalizar o jogo. Seu jogo se define em grande parte no final. “Aproveite bem o começo, pois no fim do jogo me pagarás com correção” dizia Belzebu, jogador de Mono Blue.

Ad

Apesar de existir em várias formas e cores, quando pensamos em control a primeira coisa que vem à cabeça é uma pessoa com deck azul falando: "eu anulo!". Aqui estou eu para mostrar a vocês que essa maldade não é exclusiva do azul — ou não se lembram do Pox no legacy?

Loading icon

Ou o White Stax? Ou até mesmo os decks de destruição de terreno vermelhos e/ou verdes e/ou pretos? Então, a maldade pode vir de onde menos se espera.

Sem mais delongas vamos explicar cada tipo de deck montado nessas estratégias.

Os tipos de decks Control no Magic

Combo Control

Se resume em segurar o seu oponente enquanto junta as peças do seu combo. Pra mim, pode ser mais combo ou mais control, passeando nos 2 status. Além da proteção normal do arquétipo, você vai contar com muitas peças de busca.

Isso é bem importante para a resiliência, já que existe uma coisa difícil nos controls: “finalização”.

O deck vai se resumir em: Peças de combo, busca para as peças de combo e as básicas peças de controle. Alguns exemplos são:

Loading icon

Esse combo de criatura aquática com mana infinita.

Loading icon

Clássico com Derevi.

Thief Control

A ideia principal do deck é: bonita permanente, hein? Bem que ela podia ser minha... e pode!

Com certeza o mais divertido, é o deck que faz o oponente se matar com suas próprias estratégias. Tudo aquilo que não pode ser roubado tem que ser anulado ou neutralizado... É o terror dos decks que dependem do comandante.

Esse deck precisa muito do azul em sua composição, sendo na maioria a sua cor principal. Alguns exemplos:

Loading icon

Outra boa pedida é esse aqui, com mana ele joga sozinho:

Loading icon

Chaos Control

Ahh, mas eu não gosto de ficar anulando, nem prestando atenção no jogo do oponente — você irá dizer.

E se o jogo todo for inteiramente aleatório e super difícil de descer e manter algo para todos, menos você? Que pela aleatoriedade pode ser imprevisível? Este estilo de jogo existe e pode ser o seu estilo de controle.

A ideia deste arquétipo é abusar de encantamentos e cartas muito fortes, mas aleatórias. Você estará marcado para jogar principalmente com encantamentos e artefatos. Confira alguns exemplos:

Loading icon

Ou um deck pautado em cascatas aleatórias que podem ganhar o jogo:

Loading icon

Stax Control

Mas você está muito cansado de ver as outras pessoas jogando e queria muito jogar sozinho... Para pessoas odiosas como você, este tipo e controle existe.

Focado somente em negar e neutralizar jogadas inimigas, muitas vezes de fraca finalização, este deck é a maldade em pessoa. Você vai jogar com cartas de baixo custo e que tem um alto impacto de jogo — e que gradualmente vão afunilando as jogadas de seu oponente até que ele não jogue.

Alguns exemplos maléficos:

Loading icon

E sim, existem Stax verdes:

Loading icon

Pillowfort

Diferente dos outros estilos de Control que simplesmente não querem que o oponente jogue ou ficam caçando treta com seus coleguinhas, este diz: Faça o que quiser, desde que não comigo. Pense em um deck que se protege, que salva as suas criaturas e faz o seu jogo, não dando a mínima para os outros, desde que não mexa comigo. Este é o Pillowfort.

Ad

Por estar sempre protegido, dificilmente você será o primeiro a morrer no mesão. Aqui alguns exemplos desse jeitinho bicho grilo de ser:

Criaturas que podem bloquear o infinito sem levar dano? Aqui você vê.

Loading icon

E um dos antigos:

Loading icon

Draw-Go

Já jogou contra um deck azul que compre e passe a vez com todas as manas desviradas? Angustiante? Essa é a ideia.

Um deck formado somente com possíveis respostas e card advantages. Formado principalmente delas, inclui um grande número de... anulações! É um deck que frita a cabeça de quem joga e que faz toda a diferença como neutralizar cada ameaça.

É estar sempre à frente, jogar e preparar de antemão as respostas para as possíveis ameaças. A partir de determinada parte do jogo, apenas você passa a ter recursos para contenção, sendo impossível a vitória do oponente.

Alguns exemplos:

Loading icon

Loading icon

Finalizando

Espero que tenham gostado dessa pincelada nos arquétipos — lembrando que muitos comandantes aqui podem ser jogados em outros tipos de decks, como o Ydrix que pode ser um bom Voltron ou um Control Chaos — tudo depende do seu estilo de jogo. Críticas, elogios e opiniões, deixem nos comentários abaixo!