Magic: the Gathering

Deck Guide

O Tortured Existence hoje, vamos desvendá-lo?

, updated , Comment regular icon1 comments

O Tortex voltou aos holofotes por conta da Jump Start, então bora falar dele?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus queridos, eu sou o Betão e hoje vamos falar um pouco desse deck que está gerando muita curiosidade e muita discussão na comunidade Pauper.

Com o lançamento em breve da coleção Jump Start, uma carta ganhou destaque nesses últimos dias, sendo lançada na raridade comum, pois antes ela era incomum. Familiar do Caldeirão tem sinergia muito boa com o deck e com a Vaca Barganhada, e essa interação tem causado certa inquietação entre os jogadores do formato.

Pra quem não conhece o deck e como ele funciona, o Tortex, como é chamado, tem como estratégia colocar a maioria das cartas do deck no próprio cemitério, e voltar algumas das criaturas desse cemitério para a mão, por meio do encantamento Tortured Existence, que é a principal carta do deck, como pode ver na imagem abaixo:

Image content of the Website

Ad

Vamos explicar aqui o que ela faz, pois existe apenas em inglês. A carta é um encantamento, que possui uma habilidade ativada. Habilidades ativadas são as habilidades que exigem que seja pago um custo de ativação para que uma ação aconteça. Voltando ao efeito, o jogador controlador do encantamento paga uma mana preta e escolhe uma carta de criatura para descartar, este é o custo, e a ação é voltar a criatura alvo do seu cemitério para a sua mão, e é importante ressaltar que a criatura descartada como parte do custo da habilidade, não pode ser alvo pra retornar, pois o alvo precisa ser anunciado antes de pagar os custos da ativação. O deck então gira em torno disso, gerar valor da interação das criaturas com o cemitério e voltá-las pra mão quando necessário.

Esse deck existe já há alguns anos, e embora não seja considerado um dos melhores do formato, é um deck muito forte e pega muitos jogadores desprevenidos nos torneios de loja. Ele é um pouco lento e frágil, mas quando sua sinergia funciona, pode ser muito ameaçador.

Ao longo dos anos, o Tortex foi alterando sua configuração de cores, tendo como base o preto e verde, teve passagens pelo vermelho e também pelo branco, como podemos ver a seguir, um deck preto, vermelho e verde, de 2014

Loading icon
Este era um deck que sofria um pouco por precisar gerar manas de 3 cores diferentes, e no Pauper isso ainda é um problema para alguns decks.

Uma outra versão de dois anos depois se destacou em alguns torneios online, mas essa contava com apenas duas cores, preto e verde e tinha características mais agressiva que a anterior:

Loading icon

Três anos depois, Paul Jacinto fez top 8 no primeiro torneio grande oficial Pauper, um classificatório para Pro Tour, paralelo ao Grand Prix de Los Angeles. É um deck mais consistente e um pouco mais rápido, não que o deck em geral tenha essa característica, mas melhor que as outras versões:

Loading icon

Ainda em 2019, outra lista de três cores apareceu fazendo bons resultados online, dessa vez foi preto, branco e verde, mais consistente mas com menos recursos focado na estratégia de cemitério:

Loading icon

Essas lista que vimos agora, fizeram bons resultados, entretanto com o lançamento das ultimas coleções, interações tem surgido e algumas privilegiaram o Tortex, duas delas tem causado grande alvoroço entre os jogadores, como foi dito no começo do artigo,

Image content of the Website

O gato, como tem sido chamado, pode ser a chave pra um pequeno combo pra vencer o jogo, juntamente com a vaca

Image content of the Website

Image content of the Website

O combo funciona da seguinte forma, com o Tortured Existence e o Comedor de Podridão no campo de batalha, a vaca e o gato na mão, o jogador paga uma mana preta e descarta a Vaca, cria uma ficha de Comida, paga outra mana preta e volta a Vaca pra mão, repete essa ação enquanto tiver manas disponíveis, depois coloca o Gato em campo e vai causar 1 de dano no oponente e ganhar um ponto de vida, sacrifica o gato ao ativar a habilidade do Comedor de Podridão, ele receberá um marcador +1/+1, o gato vai pro cemitério, o jogador sacrifica uma comida e volta o gato pro campo, repetidas vezes até acabar as fichas de Comida, isso irá causar alguns pontos de dano no oponente, vai render pontos de vida preciosos e ainda vai aumentar poder e defesa da sua criatura, se funcionar dessa forma, pode ser muito eficiente. Entretanto, as manas disponíveis podem não ser abundantes, por essa razão temos uma lista que utiliza uma mágica que pode fazer grande diferença no jogo, pois adiciona mana preta de acordo com a quantidade de criaturas no seu cemitério, e, como o deck tem muitas criaturas e é eficiente em colocá-las lá, no meio pro fim do jogo não será problemas conseguir 10 ou mais manas pretas.

Ad

Image content of the Website

Essa pode ser uma das melhores condições de vitória para o deck, e o Songs of the Damned ainda pode ser muito útil na ativação do Ratos de Cripta

Image content of the Website

A lista a seguir pode ser diferente daquelas que poderá encontrar, mas ela tem se comportado muito bem contra decks fortes e consistentes.

Loading icon

Este deck não tem sideboard disponível pois ele foi montado pensando apenas em apresentar as cartas que possibilitam o combo e encher o cemitério. O deck pode ter dificuldade por ser um pouco lento, mas o treino é a chave do sucesso, pois cada partida é um caso diferente.

Bom pessoal, vou ficando por aqui hoje, qualquer dúvida deixe sua pergunta nos comentários e muito obrigado pela leitura. Até a próxima.