Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Collector's Cage Humans - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, nos aprofundamos na nova versão do Mono White Humans no Pioneer, com a inclusão de Collector's Cage para colocar Moonshaker Cavalry em jogo sem pagar seus custos enquanto segue com uma proposta agressiva!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Conforme jogadores testam os novos cards de Outlaws of Thunder Junctionlink outside website, possibilidades em torno de arquétipos e estratégias existentes se expandem e abrem o espaço para propostas inovadoras.

Durante a temporada de previews, um dos cards mais comentados em torno do seu potencial em decks agressivos foi Collector’s Cage, cuja habilidade permite trapacear em custos de mana e dar uma nova proposta aos arquétipos baseados em criaturas do formato - dentre elas, a mais popular na última semana foi o Humans, onde o artefato é facilmente desencadeado pela diversidade de poderes distintos entre suas criaturas, dando ao deck um “combo” onde Moonshaker Cavalry funciona tão bem quanto um Craterhoof Behemoth.

Ad

Loading icon

Neste artigo, nos aprofundamos nesta nova variante de Humans e apresentamos um breve guia de Sideboard para as principais partidas com este deck!

A Decklist

Essa é a decklist que tenho utilizado tanto nas Ligas de Pioneer quanto no Explorer do Magic Arena com alguns resultados, apesar da notória desvantagem que o Humans parece sofrer contra diversas partidas do atual Metagame.

Loading icon

Creio que a principal vantagem dessa versão, onde substituímos uma staple do Humans, Thalia, Guardian of Thraben, por Collector’s Cage e um pacote de bombas para conjurar com ela é a de podermos fechar partidas rapidamente e até jogarmos (literalmente) por cima de alguns dos decks mais problemáticos do Metagame atual, aumentando a pressão que exercemos ao oponente enquanto demandamos mais interações para não “explodirmos” com o artefato.

Maindeck

Loading icon

Nossos one-drops.

Dauntless Bodyguard e Recruitment Officer oferecem proteção e recursos enquanto seus corpos são suficientemente agressivos para iniciar a pressão contra o oponente.

Hopeful Initiate é extremamente versátil em oferecer hate contra artefatos ou encantamentos enquanto cresce durante a partida, sendo um one-drop decente cuja utilidade se estende, mas bastante condicional em alguns jogos.

Kytheon, Hero of Akros também serve para pressionar o oponente enquanto sua habilidade ativada o torna mais resiliente contra remoções. Seu lado de Planeswalkers também o torna uma ameaça difícil de remover enquanto protege outras criaturas.

Loading icon

Thalia’s Lieutenant e Coppercoat Vanguard oferecem os principais motivos para jogar de Humans: sinergias tipais para aumentar a pressão contra o oponente ou possibilitar até uma vitória instantânea no momento em que um deles entra em jogo - Coppercoat Vanguard, inclusive, é ainda mais necessário nessa lista dado que abdicamos de Thalia, Guardian of Thraben para proteger nossas criaturas.

Brutal Cathar é uma mistura útil entre ameaça e remoção que interage com nosso plano de jogo e com a falta de jogadas proativas do oponente.

Adeline, Resplendent Cathar é outra razão para optarmos por Humanos e um dos principais meios de seguir com a proposta “go wide” do arquétipo. É comum dela ser a prioridade das remoções do oponente visto o quanto sua presença pode dominar a partida.

Loading icon

Nosso pacote de “go big”.

Collector’s Cage é atrativo por conta própria porque recompensa decks Aggro por apenas seguirem com seu plano de jogo sem grandes complicações ou concessões de deckbuilding. Ter várias criaturas em jogo não é difícil para o Humans e fazer com que três delas tenham poderes diferentes é fácil quando temos marcadores e veículos.

Ad

Moonshaker Cavalry é nosso principal payoff e pode vencer a partida no momento em que entra em jogo desde que tenhamos um número decente de criaturas na mesa. Mesmo se o oponente sobreviver ao ataque após seu ETB, um 6/6 com Flying causará o dano restante.

Emeria’s Call dobra como land drop enquanto protege nossas criaturas e agrega oito de poder na mesa com Voar. Enquanto não é tão explosivo quanto Moonshaker Cavalry, essa mágica garante um aumento significativo de pressão na mesa enquanto pode proteger nossos Humanos de remoções ou sweepers.

Loading icon

Conjurar Cavalry no Humans é praticamente impossível, e se há uma consequência em usá-lo na nossa lista é a dele vir em nossa mão ao invés de no topo para buscar com Collector’s Cage.

Portanto, Smuggler’s Copter adentra a lista tanto para aumentar a quantidade de criaturas com poderes diferentes que temos em jogo quanto para descartar cópias de Moonshaker Cavalry ou Emeria’s Call que compramos, além de ser um corpo 3/3 com evasão que escapa de sweepers.

Loading icon

Nossos terrenos utilitários.

Cavern of Souls é nossa proteção ideal contra counterspells e garante que nossos cards mais importantes entrem em jogo. Mutavault ajuda na contagem de criaturas em jogo, é um humano para criaturas que se importam com seu tipo e também agrega na pressão contra o oponente em partidas de Control ou atrito.

Eiganjo, Seat of the Empire é uma remoção pontual da qual não pega slots de não terrenos, mas demanda concessões para não usar muitas cópias.

Castle Ardenvale é um pouco ganancioso demais para uma lista agressiva, mas permite ao Humans não perder a tração em jogos mais longos, sendo especialmente útil ao lado de Wedding Announcement ou outras permanentes que aumentam o poder das nossas criaturas.

Sideboard

Loading icon

Nossas remoções.

Get Lost é muito mais versátil, funciona contra Planeswalkers e encantamentos além de podermos conjurá-la no turno do oponente, mas Declaration in Stone é necessário para lidar com ameaças recorrentes como Arclight Phoenix ou com as fichas produzidas pelo Boros Convoke.

Loading icon

Thalia, Guardian of Thraben adente ao Sideboard, pois ainda precisamos de um two-drop agressivo contra decks visando conjurar múltiplas mágicas em um turno, como Izzet Phoenix ou Lotus Combo.

Invasion of Gobakhan é uma das melhores opções que temos hoje para lidar com remoções, peças de combo e outros cards problemáticos enquanto podemos, também, usá-la para aumentar o poder de nossas criaturas e protegê-las de sweepers.

Loading icon

Requisition Raid é uma adição recente de Outlaws of Thunder Junction da qual nos permite ter uma resposta mais proativa contra artefatos ou encantamentos, agregando no poder das nossas criaturas enquanto lidamos com permanentes problemáticas.

Ad

Rest in Peace ainda é uma necessidade e tem funcionado bem contra Izzet Phoenix nas últimas semanas, mas pode entrar contra outros arquétipos que dependem de interações com o cemitério para funcionar ou extrair valor de suas jogadas.

Wedding Announcement é o famoso “card de atrito” que precisamos para jogos mais longos. Sejam com fichas ou cards, sua inclusão nos permite ter maior tração contra Midrange e Control sem precisar abdicar muito do nosso plano de jogo.

Guia de Sideboard

Rakdos Vampires

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Waste Not

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Amalia

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

O Humans é apenas uma das várias estratégias visando usar Collector’s Cage para dar um ar de “combo” para decks agressivos do Metagame atual, mas a sensação que tive durante muitas partidas é a das concessões feitas, pelo menos nessa versão, acabarem atrapalhando sua estratégia em prol de interações que, enquanto necessárias para jogar “por cima” de alguns arquétipos, ainda não fazem o suficiente para justificar um retorno do Humans ao Metagame competitivo num formato onde ganho de vida e remoções baratas estão muito presentes.

É definitivamente uma proposta divertida e muito forte quando funciona, mas não aparenta ser o necessário para fazer o Humans voltar ao topo do cenário competitivo

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!