Magic: the Gathering

Competitivo

Standard: 5 Decks para jogar o Melhor de Um

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresentamos cinco decks de Standard para jogar o Melhor de Um no Magic Arena antes da rotação!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Após o lançamento de Outlaws of Thunder Junctionlink outside website, podemos afirmar que o Standard está “completo” - ou seja, todas as edições que poderiam estar presente no formato até sua rotação já saíram, e os meses que precedem Bloomburrow serão compostos de como os jogadores exploram cada possibilidade até a próxima rotação.

Normalmente, essas semanas levam a uma dúzia de inovações que, eventualmente, serão migradas para a próxima temporada conforme jogadores preparam e testam arquétipos cujo impacto da rotação será menor, mas para outros, é o momento ideal para jogar partidas rápidas e agregar o maior número de recompensas possíveis para preparar uma pool extensa com a rotação.

Ad

Nesse segundo caso, é comum os jogadores investirem mais tempo no Melhor de Um do Magic Arena, aonde as partidas tendem a durar menos da metade do tempo do Melhor de Três e onde planos de jogo mais objetivos são recompensados - muitas vezes, a interação fica de lado em prol da velocidade.

No artigo de hoje, apresentamos cinco decks para explorar o Melhor de Um do Standard antes da rotação, com base na frequência, resultados e/ou capacidade de lidar com o restante do Metagame do formato!

5 Decks de Standard para jogar o Melhor de Um

Mono Red Prowess

Loading icon

O Melhor de Um é um formato fortemente ditado entre decks Aggro que são muito rápidos para segurar e outras estratégias visando responder aos Aggros, e nesse caso, o Mono Red Prowess tem se provado o mais eficiente dentre eles nas últimas semanas.

Loading icon

Slickshot Show-Off foi o principal motivo para a elaboração dessa estratégia mais voltada para ameaças que crescem com cada mágica para que você conjura a cada turno, tornando-o um pouco mais explosivo e melhor adaptado ao Metagame do Melhor de Um do que as variantes que jogam com a mesa, especialmente pela alta capacidade de interação das mágicas de dano e da sobrevivência das suas criaturas com os triggers de Prowess.

O Mono Red Prowess, tal qual a versão Aggro, é o principal “fun police” do formato. Seu deck precisa jogar com a mesma velocidade que ele ou interagir o suficiente para atrasar seu plano de jogo por tempo suficiente até o oponente perder o fôlego, enquanto é uma escolha sólida e segura para qualquer pessoa em busca de partidas rápidas e vitórias gratuitas nas Ranqueadas.

Mono White Humans

Loading icon

Apesar do seu sumiço no Melhor de Três dado que o Boros Convoke é o principal “go wide” do Standard, o Humans permanece como uma ótima estratégia no Melhor de Um, onde o corpo decente de suas criaturas e a interação entre elas garante uma boa partida contra outros Aggros enquanto cards como Thalia, Guardian of Thraben e Knight-Errant of Eos ajudam em partidas mais longas.

Loading icon

O Humans é, em essência, o seu clássico deck com sinergias pequenas que fazem muita diferença no decorrer da partida enquanto cada criatura possui um impacto de mesa relevante para manter a pressão enquanto cards como Case of the Gateway Express e Brutal Cathar ajudam a interagir com o campo de batalha sem abdicar da velocidade.

Ele é uma ótima escolha para o atual formato e deve permanecer dessa maneira até a rotação. No entanto, a maioria das criaturas que compõem a sua base deixará o Standard com o lançamento de Bloomburrows, fazendo com que o Humans permaneça viável apenas no formato Explorer, onde produz alguns resultados ocasionais e possui uma boa redundância para o Melhor de Um.

Selesnya Enchantments

Loading icon

O Selesnya Enchantments é outro dos principais Aggros do formato, com foco em crescer o poder de suas criaturas usando encantamentos e/ou a sinergia entre eles para estabilizar o campo de batalha e pressionar o oponente.

Ad

Loading icon

Por ser uma estratégia de duas cores, ele tende a ser um pouco mais lento do que os outros arquétipos agressivos. No entanto, a sua combinação de criaturas e pumas que podem virar o jogo repentinamente o fazem uma opção viável nas mirrors de Aggro e um pouco mais resiliente contra as outras partidas, especialmente em versões que usem Hallowed Haunting como seu topo de curva.

Tal qual o Humans, o Selesnya Enchantments também corre o risco de rotação iminente, e suas versões atuais não parecem ter o mesmo impacto no Explorer ou em outros formatos do Magic Arena.

Naya Fight Rigging

Loading icon

O Naya Fight Rigging é um Combo-Midrange voltado para a interação entre Fight Rigging e Pugnacious Hammerskull para trapacear em custos de mana e colocar Etali, Primal Conqueror ou qualquer outra bomba em jogo tão cedo quanto no quarto turno.

Loading icon

Caso este plano não funcione, ele consegue segurar a partida entre as remoções de custo baixo como Lightning Helix e Temporary Lockdown e sua combinação com os efeitos de ETB de Geological Appraiser e Trumpeting Carnosaur, permitindo-o jogar por valor enquanto segura incrivelmente bem a pressão estabelecida pelos Aggros.

Sua combinação de cards é feita especificamente para punir decks com criaturas pequenas e/ou que não tenham resiliência o suficiente para manter o seu ritmo perante remoções ou sweepers, mas sua base de mana e terrenos virados pode criar situações onde ele carece de velocidade, sendo significativamente vulnerável caso o oponente tenha um early-game muito explosivo.

Temur Analyst

Loading icon

Um dos decks com maiores winrates do Pro Tour Outlaws of Thunder Junction, o Temur Analyst é uma opção para jogadores que preferem fugir do espectro de Aggro para seguir uma linha de combo. Seu plano de jogo consiste em usar a interação dos terrenos de Streets of New Capenna com Aftermath Analyst para acelerar a mana e encerrar a partida com Worldsoul’s Rage

Loading icon

Uma das vantagens deste deck perante o Metagame do Melhor de Um é o quão bem suas criaturas bloqueiam e como seus terrenos permitem um leve ganho de vida toda vez que entram em jogo, possibilitando interações para segurar os arquétipos mais proativos enquanto também não demora demais para encerrar a partida - um problema crônico de arquétipos como o Azorius Control neste formato.

Ill-Timed Explosion é outro recurso excelente contra os Aggros enquanto ajuda a filtrar a mão em partidas mais longas, enquanto Nissa, Resurgent Animist agrega na consistência para encontrar Aftermath Analyst, tornando deste uma das propostas mais consistentes para o Melhor de Um, além de também ser uma ótima opção para o Melhor de Três.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Ad

Obrigado pela leitura!