Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Azorius Artifacts Aggro - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, analisamos a versão agressiva do Azorius Artifacts para o Standard, voltada para a interação entre Warden of the Inner Sky com Novice Inspector e Spyglass Siren!

Writer image

에 의해 검토 Tabata Marques

Edit Article

Enquanto nos aproximamos das primeiras prévias de Outlaws of Thunder Junctionlink outside website, o Standard continua a receber inovações e novas techs vindas de Murders at Karlov Manor.

Com a adição de Novice Inspector e Case of the Filched Falcon, jogadores agora exploram uma variante dos decks agressivos nas cores Magic Symbol WMagic Symbol U voltadas para artefatos e suas sinergias com Warden of the Inner Sky, estabelecendo um novo arquétipo - o Azorius Artifacts.

Ad

Neste artigo, nos aprofundamos no mais recente hype do formato, e apresentamos um guia para jogá-lo contra os principais competidores do Metagame atual!

O que é o Azorius Artifacts?

Loading icon

O Azorius Artifacts, ou Azorius Artifact Aggro, é uma nova variante dos diversos arquétipos agressivos nas cores Magic Symbol WMagic Symbol U, sendo a evolução natural do Azorius Tempo que ganhou notoriedade durante a temporada de Lost Caverns of Ixalanlink outside website.

Sua estratégia consiste em usar criaturas que geram fichas de artefato ao lado de cards que se importam com elas para estabelecer um clock, seja com Warden of the Inner Sky filtrando a qualidade dos draws enquanto se transforma em uma ameaça em poucos turnos, ou com Zoetic Glyph para transformá-las em um clock de quatro turnos enquanto gera valor caso o artefato seja destruído.

Sendo uma estratégia com nível alto de sinergia, o Azorius Artifacts pode estabelecer jogadas extremamente injustas e poderosas nos primeiros turnos, forçando oponentes a gastarem recursos para evitar uma derrota rápida. Por outro lado, essa mesma sinergia pode se virar contra seu controlador diante de arquétipos muito disruptivos, onde nosso topo pode nos punir ao trazer a “metade errada” da nossa lista.

Ele é um deck excelente de se jogar no momento e tem uma boa longevidade perante a rotação futura. Portanto, é uma boa recomendação aos jogadores em busca de uma estratégia sólida, mas que não seja um desperdício de investimento.

A Decklist

Essa é a lista utilizada nas partidas ranqueadas do Magic Arena na última semana:

Loading icon

Essa versão é bem mais próxima da lista utilizada pelo jogador Hamuda em alguns Standard Challenges, sendo o ponto de partida ideal para mudarmos alguns números conforme as demandas do Metagame.

A maioria dos cards no Azorius Artifacts compõem uma lista bem estruturada e com poucos slots flexíveis, apesar de alguns jogadores optarem por cortar cards como Steel Seraph ou The Wandering Emperor em troca de outras opções.

Sua base é composta, em essência, de artefatos e recompensas o suficiente para manter uma estratégia coesa somada a um pacote de disrupção para interagir com o oponente, até uma versão mais amigável para o Budget é possível se focarmos apenas nas peças-chave baratas e maximizarmos o espaço de counterspells e remoções.

Maindeck

Loading icon

Nossos habilitadores. As três criaturas acima criam uma ficha de artefato quando entram em jogo, permitindo que Warden of the Inner Sky tenha sua primeira ativação no segundo turno, além de podermos transformá-las em criaturas com Zoetic Glyph.

Norn’s Inquisitor está um pouco acima da curva de mana ideal para este deck, ele soma até quatro de poder com um único card por duas manas enquanto interage com nossa estratégia, tornando-o uma opção viável para mantermos a pressão na mesa mesmo perante um sweeper.

Ad

Loading icon

Nossas recompensas.

Warden of the Inner Sky consegue dominar a partida sozinho se for ativado muitas vezes em poucos turnos, além de filtrar os nossos draws e melhorar significativamente nosso desempenho na partida. Ele também é um ímã de remoções, então também é possível usá-lo como uma distração para o oponente enquanto prosseguimos com outro plano.

Zoetic Glyph e Case of the Filched Falcon transformam nossos artefatos em ameaças capazes de vencer a partida em poucos turnos. O encantamento de Lost Caverns of Ixalan se substitui na mão ou no campo de batalha do seu controlador quando a criatura encantada é destruída, enquanto o Caso azul cria um artefato na mesa quando entra em jogo e pode ser guardado para um momento mais oportuno na partida.

Loading icon

Steel Seraph alimenta uma sopa de habilidades distintas para nossas criaturas, convenientes conforme as necessidades de cada partida. É comum usá-lo para garantir fôlego extra contra Aggro ou evasão em jogos de atrito.

Subterranean Schooner é tripulado por qualquer uma de nossas criaturas e tem uma interação gigantesca com Warden of the Inner Sky ou Zoetic Glyph, além de garantir uma ameaça perante Sunfall caso tenhamos qualquer criatura na mão, ou uma ficha criada por Norn’s Inquisitor no campo de batalha.

Cryptic Coat é a estranha mistura entre Pack Rat e True-Name Nemesis que se tornou uma staple recente dos decks azuis no formato. Ela é nossa maneira de manter o atrito em jogos mais longos e podemos usá-lo repetidas vezes em um ciclo de turnos para manter nossa mesa cheia.

The Wandering Emperor não interage diretamente com nossa estratégia, mas sua combinação de habilidades a torna suficientemente útil para operar como interação, combat trick e ameaça com um único card.

Loading icon

Get Lost é nossa remoção padrão em um formato onde precisamos lidar com categorias distintas de permanentes, e Planeswalkers ganharam um pouco mais de destaque ao ponto de precisarmos de cópias dele ao invés de Destroy Evil no maindeck.

Spell Pierce é uma resposta barata para proteger nossas ameaças ou evitar que determinados cards, como sweepers, segurem nosso plano de jogo quando estamos muito na frente. Em uma versão mais agressiva, seria um dos primeiros cards que eu subiria para quatro cópias.

Dusk Rose Reliquary lida com criaturas ou artefatos por um custo muito baixo para nossa lista, visto a facilidade que temos em ter criaturas ou artefatos em jogo, além de podermos transformá-lo em uma ameaça com proteção embutida ao lado de Case of the Filched Falcon.

Loading icon

Nossa base de mana é composta do padrão para decks nas cores Azorius do Standard atual, abdicando de um set de Restless Anchorage por um split com Deserted Beach para evitarmos muitas situações onde não conseguimos conjurar Zoetic Glyph ou Steel Seraph no timing certo.

Ad

Vale mencionar que as fichas criadas por Mirrex são de criaturas-artefato, logo, elas podem ser encantadas por Zoetic Glyph ou sacrificadas para Dusk Rose Reliquary.

Sideboard

Loading icon

Nossa interação para jogos mais longos.

Negate resolve remoções e bombas contra decks onde não conseguimos “jogar por baixo” e precisamos apostar um pouco mais no atrito, além de proteger nossas ameaças e nos dar uma chance na guerra de counterspells.

Disdainful Stroke permanece como uma resposta ideal contra qualquer arquétipo cuja base de mana seja gananciosa demais.

Loading icon

Tishana’s Tidebinder é nossa resposta padrão contra qualquer permanente que possa nos causar problemas com habilidades desencadeadas ou ativadas. Veículos, Cryptic Coat, Atraxa, Grand Unifier e Sheoldred, the Apocalypse estão entre alguns dos principais alvos.

Wedding Announcement ajuda em transformar nossas criaturas pequenas em ameaças respeitáveis, ideal para jogos mais longos onde requeremos mais cards na mão ou mais corpos na mesa.

Loading icon

Knockout Blow é nossa resposta contra Mono Red Aggro e a recente ascensão das variantes de Gruul, além de servir contra outros arquétipos agressivos menos populares.

Vanquish the Horde é uma resposta ideal contra Boros Convoke e outros arquétipos de go-wide com menos capacidade de recuperação que o Azorius Artifacts, como o Bant Poison.

Destroy Evil é nossa remoção padrão contra Atraxa, Grand Unifier, Sheoldred, the Apocalypse e outras criaturas grandes presentes no formato, além de lidar com encantamentos indesejados como Leyline Binding ou Wedding Announcement.

Guia de Sideboard

Esper Midrange

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Domain Ramp

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Mono Red Aggro

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!