Gwent é o jogo de cartas inspirado no universo de The Witcher. Ele surgiu inicialmente como um “mini game” do RPG, mas foi tão aceito pela comunidade que recebeu seu jogo próprio em 2017.
Como funciona uma partida de Gwent
Como a maioria dos jogos deste estilo, estamos diante de uma partida um contra um, mas com certas diferenças.
Como ganhar uma partida
Vencer um jogo não exige que você destrua o herói inimigo como o padrão que estamos acostumados em Magic: the Gathering, Hearthstone e Legends of Runeterra (neste caso o Nexus).
Ad
No Gwent, cada partida é uma melhor de três, e seu objetivo é possuir mais poder que o adversário em pelo menos duas rodadas. Pode lembrar Marvel Snap, por conta de ser necessário dominar dois de três campos, mas as rodadas de Gwent não acontecem simultaneamente como os locais no Card Game dos super-heróis.
Rodadas
Antes de começar a primeira Rodada e o jogo em si, uma moeda é jogada automaticamente para decidir quem será o primeiro jogador a ter seu turno de ação. Então os dois recebem 10 cards de seu deck e podem efetuar algumas trocas.
Ser o primeiro a jogar é um tanto quanto prejudicial, dado que é mais arriscado, o oponente sempre estará respondendo você, tendo mais abertura para te anular. Por isso, o jogador que iniciar terá três trocas, uma a mais que o adversário, e receberá uma vantagem tática no campo, como um fortalecimento para uma tropa.
Ao iniciar outras rodadas a ordem de primeiro a atuar será trocada.
Uma rodada acaba quando os dois jogadores decidem passar e não descer mais cartas, você pode passar a qualquer momento, porém, o oponente terá vários turnos em sequência até ele utilizar todas as cartas ou decidir passar também.
Saiba o melhor momento para passar. E entenda que, em alguns casos, é interessante descartar uma rodada e passar mesmo a perdendo.
Aqui, eu tomei uma desvantagem grande, precisaria lidar com enormes quantidades de sangramento, além de gastar muitos cards para reverter o número de poder. Então, preferi encerrar neste momento já que tinha uma carta a mais e isso me daria uma maior chance para os próximos turnos.
Perder uma rodada de 40 a 14, como na imagem, ou 40 a 39, dá na mesma - se você acha improvável uma virada, evite gastar recursos que poderiam ser utilizados nas próximas jogadas.
Pensando nisso, não exite em encerrar a sua rodada quando tiver feito uma jogada que lhe concedeu um bom avanço contra o adversário, mesmo que ele consiga reverter a situação, provavelmente irá usar muitas cartas, e você terá mais recursos nos próximos turnos.
No fim da rodada, os dois receberão mais três cards e novas possibilidades de troca para continuar o jogo, lembre-se de que o ganhador será aquele que vencer duas rodadas.
Tabuleiro
Ao invés de cada jogador ter apenas uma fileira de lacaios como em Hearthstone e Legends of Runeterra, ou ter três fileiras como na versão para The Witcher 3, Gwent nos oferece duas para cada, uma de corpo a corpo e outra de longo alcance.
Sinceramente, não vejo tanta diferença entre elas, a não ser sevocê irá jogar alguma unidade que dependa de seu posicionamento, como “Alba Armored Cavalry”, que só ativa seu efeito de bloquear um inimigo quando é utilizado na fileira de corpo a corpo.
Ad
Outras cartas também interagem com as fileiras, podendo congelá-las, causando dano aos lacaios presentes ali, então pense bem no posicionamento quando estiver contra estes tipos de efeitos.
Não existe mana
Alguns pontos tornam Gwent único quando comparado a outros Card Games, começando pelo fato de que durante o com não teremos nenhum recurso parecido com a “mana”, tão presente neste tipo de jogo. Aqui, nós temos direito a jogar uma única carta por turno, podendo ser qualquer uma da sua mão, sem se preocupar com algum tipo de custo.
Palavras-Chaves
Se o último tópico falava de uma diferença do Gwent com outros TCGs, este se trata de uma semelhança: As palavras-chave.
Elas são características que estão presentes no texto de algumas cartas. Constantemente, com o lançamento de expansões, novas palavras-chave surgiram, mas o jogo sempre oferece uma descrição delas ao ler o texto de uma carta.
Isso nos possibilita criar uma lista focada em uma dessas palavras-chave, como utilizar cartas que jogam outras unidades no seu campo, junto daqueles que possuem a palavra Assimilar.
Como construir um deck no Gwent
O primeiro passo é ir ao Construtor de Baralhos e clicar em fazer um novo deck, a partir deste ponto, será necessário escolher uma das facções, neste caso, veja que selecionei “Monsters”.
Veja que apareceu à direita das facções, uma lista de poderes com um número, este número é um aumento do seu “limite” no baralho, por exemplo, a habilidade “Blood Scent” dará mais 16 de recrutamento. Explicarei mais a fundo no próximo parágrafo.
Por padrão, cada deck terá 150 de limite de recrutamento, mais o extra da habilidade, quando utilizamos “Blood Scent” nosso valor máximo será de 166.
Para que serve o limite de recrutamento?
Então, cada carta tem um custo de recrutamento, veja que no da imagem abaixo é um seis, mas irá variar de uma carta para outra.
Todas as cartas somadas do seu baralho não podem ultrapassar este limite, então é de extrema importância que você entenda este conceito.
Também é preciso se atentar em outros limites também, que varia conforme a habilidade escolhida. Aqui, precisamos de no mínimo 25 cartas no deck, sendo 13 unidades.
Dica: Sempre dê preferência para montar baralhos curtos, com realmente só o mínimo de cartas. Lotar o deck irá te atrapalhar, sendo mais difícil para trocar ou comprar aquele card que você precisa, usar o mínimo irá filtrar sua lista, deixando apenas as melhores opções disponíveis.
Ad
Fora estes limites, não há nada de muito diferente. Algumas cartas são douradas e só é permitido ter uma cópia no deck, semelhante às Lendárias de Hearthstone. Já as bronzeadas podem aparecer até duas vezes na lista.
Outro ponto, um pouco óbvio para os já entendidos de Card Games, mas que deve ser mencionado, é que só será possível utilizar cartas neutras e da facção da sua escolha neste baralho. Não é possível utilizar uma carta de Reinos do Norte, por exemplo, em uma lista de Monstros.
Dicas sobre recursos e progressão
Nós, da Cards Realm, já trabalhamos em um outro guia completo de Gwent, mas focando na progressão e recursos do jogo, te convido a ler clicando aqui.
Conclusão
Espero que este artigo tenha esclarecido as regras e mecânicas de Gwent para você! Estou aberto para dúvidas e sugestões nos comentários.
— コメント0
最初にコメントする