Magic: the Gathering

Review

Commander Budget - Trelasarra, Moon Dancer

, обновлен , Comment regular icon0 comments

Trelasarra, Moon Dancer é uma comandante com grande potencial para ditar o ritmo de jogo avançando ferozmente contra os oponentes e gerando pressão desde o início da partida.

Writer image

рассмотрено Tabata Marques

Edit Article

Introdução

"Trelasarra , Moon Dancer" é um deck bem para frente, que visa utilizar o potencial proativo de Trelasarra, Moon Dancer para ditar o ritmo de jogo avançando ferozmente contra os oponentes e gerando pressão desde o início da partida.  A lista também apresenta muita interação com marcadores utilizando este recurso para impor presença na mesa, enquanto garante evasão e proteção para criaturas ampliadas.

Eventualmente, o deck utiliza o ganho de vida como forma alternativa de gerar marcadores com a comandante. O uso das Soul Sisters (Essence WardenSoul Warden e Souls' Attendant) tende a complicar a vida de nossos oponentes, pois todo elfo ou criatura geradora de mana é um incremento potencial para nossa comandante. Turnos explosivos com Overrun ou Return of the Wildspeaker podem facilmente finalizar o jogo.

Ad

A Dançarina da Espada - Conhecendo a Comandante

"Com Eilistraee  aprendemos que não somos prisioneiros das circunstâncias em que nascemos. É possível encontrar beleza e luz se tivermos a coragem de procurá-las."

Trelasarra Zuind é uma sacerdotisa de Eilistraee, a divindade do luar e da misericórdia, e líder informal do recém-restaurado Promenade of the Dark Maiden, onde está a frente de um grupo de outros drows que rejeitam a adoração da deusa maligna Lolth, Spider Queen, guiando-os tanto na prática religiosa quanto na disciplina militar. Mais detalhes sobre Trelasarra e a restauração dos templos da deusa da luz você encontra em Death Masks, livro de Ed Greenwood, no twitter do autor ou na página da Wizards of Coast.

Na coleção Dungeons & Dragons Adventures in the Forgotten Realms a carta de Trelasarra, Moon Dancer manteve as suas caraterísticas do jogo de RPG como elfa clériga e suas estatísticas garantem que comumente iniciaremos com ela com poder e resistência igual a 3 ou 4 constantemente, graças a sua habilidade desencadeada. Além de uma vantagem em tempo considerável permitindo agilidade, graças a seleção de cartas concedida pela vidência (você pode olhar a carta do topo do seu grimório e decidir se deseja que ele fique no topo ou no fundo).

Loading icon

O Augúrio - Plano de jogo

Este baralho é bem simples de conduzir. Seu objetivo é criar uma presença do jogo por meio do volume de criaturas e focar no combate. Ampliando gradualmente o poder das criaturas e a vantagem em pontos de vida de forma cadenciada até alcançar um momento crítico. Turnos explosivos também são possíveis surpreendendo nossos oponentes com Return of the Wildspeaker, Overrun ou com a interação entre Tragic Arrogance e Death's Presence.

Loading icon

O Círculo Mágico - A Base de Mana

Nosso plano principal é baseado em uma abertura proativa, pois queremos iniciar o jogo com as Soul Sisters ou uma criatura que gere mana para no turno 2 colocar em jogo uma fonte de vida e a comandante. Para tal, contamos com opções diversas na curva 1 para desenvolver o jogo já no começo.

Um destaque é Hamza, Guardian of Arashin, que reduz o custo de todas as criaturas em 1 para cada outra criatura com marcadores de +1/+1, acelerando o jogo de sobremaneira.

Temos diversas opções de ramp na cor verde, selecionamos algumas criaturas que colocam terrenos em jogo, Farhaven Elf, Rishkar, Peema Renegade, Fertilid, estes últimos por sua interação com marcadores geram muito valor, acelerando bastante o jogo. Terrenos que geram marcadores também são importantes nos turnos iniciais e para acelerar as interações entre as criaturas do deck.

Loading icon

Ad

Também contamos com os elfos da mana Avacyn's PilgrimElvish MysticFyndhorn ElvesLlanowar Elves e algumas pedras que corrigem a curva, tais como Prismatic Lens e Selesnya Signet. Visando maximizar a produção de mana Wilderness Reclamation permite que utilizemos nossos recursos sem nos preocupar com a ausência de mana para interações com os demais jogadores.

Loading icon

Os feitiços verdes sempre são bastante eficientes, então buscamos aqueles que são sinérgicos com nossa estratégia. Map the Wastes rampa um terreno e coloca um marcador em nossa criatura de menor poder.  Scale the Heights é multifunção pois gera pontos de vida, permite colocar um terreno extra e dá marcadores. Vastwood Surge, além colocar dois terrenos básicos do deck em jogo também coloca marcadores de +1/+1 em todas as criaturas.

Arma Espiritual - Marcadores

Temos como principal ameaça aos oponentes o uso de marcadores para conceder habilidades de evasão às nossas criaturas. Tuskguard Captain, Pridemalkin, Gnarlid Colony, Duskshell Crawler e Crowned Ceratok concedem Atropelar, permitindo sobrepujar as defesas dos oponentes. Abzan Falconer concede Voar permitindo escapar de defesas mais consistentes ou perigosas. 

Loading icon

Assim, contamos com criaturas que distribuem marcadores. Arcus Acolyte concede Sobreviver (quando a habilidade sobreviver for resolvida, coloque um marcador +1/+1 na criatura) a todas as criaturas sem marcadores de +1/+1. Good-Fortune Unicorn, Ivy Lane Denizen e Renata, Called to the Hunt colocam marcadores em cada criatura que entra em jogo. As mágicas Collective EffortAjani's Presence, Lifecrafter's GiftPledge of UnityUnbreakable Formation concedem marcadores a todas as criaturas além de seus efeitos que serão vistos em suas respectivas categorias.

Loading icon

Algumas criaturas geram marcadores ao entrarem no campo de batalha. Dentre estas temos Duskshell Crawler e Pridemalkin que concedem atropelar a todas as criaturas com marcadores, Oran-Rief Ooze que ao atacar gera mais um marcador de +1/+1 a cada atacante com marcadores, Rishkar, Peema Renegade que torna toda a criatura com marcadores de +1/+1 uma fonte de mana.

Contamos com os amplificadores Conclave Mentor e Mowu, Loyal Companion, que concedem  um marcador extra toda vez que uma criatura recebe um marcador de +1/+1. Oran-Rief Ooze coloca marcadores aos atacantes e Slurrk, All-Ingesting concede um marcador a cada criatura com marcadores de +1/+1 toda vez que uma criatura com esses marcadores morre. Já Citadel Siege é um encantamento modal onde o modo Khans é o mais interessante, pois gera dois marcadores todos os turnos para a criatura alvo. E por último, o encantamento Death's Presence que concede um número de marcadores a uma criatura igual ao número de marcadores que outra criatura tinha ao morrer.

Ad

Loading icon

Curar Ferimentos Leves - Ganho de Pontos de Vida

Trelasarra, Moon Dancer e Ajani's Pridemate compartilham da habilidade de ficarem mais fortes a cada vez que ganhamos pontos de vida, então o ganho de vida também é uma forma de gerar ameaças com nossa comandante. Arcus Acolyte e Conclave Mentor podem gerar vida algumas vezes, mas é com Abzan Battle Priest que vamos ganhar vida em diversas ocasiões e em grande quantidade, pois sua habilidade estática faz com que todas as criaturas com marcadores recebam vínculo com a vida.

Loading icon

As Soul Sisters,  Essence Warden, Soul's Attendant e Soul Warden, são clérigas que sempre que outra criatura entra no campo de batalha recebemos 1 ponto de vida. Nossa comandante interage de forma muito consistente com elas, recebendo em média 4 marcadores por rodada,  o que em pouco tempo faz com que ela seja percebida como uma imensa ameaça. Ajani's Welcome é um encantamento que funciona de forma semelhante, contudo contempla somente nossas criaturas ao entrarem no jogo.

Sinal De Esperança - Compras e recursão

Manter o gás durante as partidas é sempre importante, para isso Lifecrafter's Bestiary nos permite comprar cartas sempre que jogamos uma criatura, além de selecionar nossa compra do turno por meio da habilidade de vidência. Ainda nas compras continua Abzan Beastmaster, que garante uma compra extra todas as fases de manutenção em que controlarmos a criatura de maior resistência, ou seja, todas as manutenções em que estivermos com nossa comandante em jogo. Masked Admirers garante compras ocasionais ciclicamente.

Loading icon

Sandstone Oracle faz que compremos cartas até ficar com o mesmo número que o jogador com mais cartas em sua mão, podendo comprar 7 ou mais cartas. Armorcraft JudgeInspiring Call compram cartas baseado no número de criaturas com marcadores no campo de batalha, permitindo compras explosivas. Return of the WildspeakerHunter's Insight realizam compras tendo como parâmetro nossa criatura mais poderosa, nesse deck, ocorre geralmente com nossa comandante que fica realmente grande, isso quer dizer muitas cartas.

Creeping Renaissance e Return to the Ranks são recursões poderosas que devolvem uma quantidade grande de permanentes selecionadas para mão, recuperando rapidamente o jogo após remoções globais.

Loading icon

Ad

Agilizar algumas jogadas pode ser decisivo, além da seleção por meio de vidência, contamos com Fierce Empath para buscar respostas com Terastodon, presença de campo com Slurrk, All-Ingesting ou ainda linhas de combo com Hamza, Guardian of ArashinCrop Rotation joga diretamente terrenos desvirados para o jogo, Gavony Township é opção para gerar marcadores, Rogue's Passage gera uma evasão perigosa e Emergence Zone garante lampejo até o final do turno para todas as mágicas.

Proteção contra a Morte - Interações

Considerando que o Commander é um formato imprevisível, é extremamente importante ter versatilidade nas cartas. Para lidar com as criaturas dos oponentes utilizaremos as nossas criaturas com mágicas que nos permitem lutar com os alvos, sendo  Ancient Animus e Inscription of Abundance as cartas nesta categoria. Collective Effort remove pontualmente criaturas ou encantamentos do oponente e pode ativar múltiplos modos de forma semelhante a Inscription of Abundance. Ainda para lidar com criaturas, temos Selesnya Charm, mais uma mágica modal. Kenrith's Transformation é uma carta interessante pois remove todas as habilidades de uma criatura fazendo de uma ameaça um peso na mesa do oponente.

Loading icon

Terastodon é também uma ameaça real aos adversários, removendo até três cartas que não sejam criaturas,  enquanto Reclamation Sage realiza uma remoção pontual. Para tal também contamos com Collective Effort e Inscription of Abundance em seus modos.

Proteger nosso campo é vital, uma vez que decks agressivos são dependentes de criaturas. Inspiring Call, Make a Stand e Unbreakable Formation, além de aumentar nossas criaturas concedem indestrutível, Song of Freyalise tem em seus efeitos este mesmo recurso, no entanto, é utilizado de forma mais ofensiva. 

Pensando na possibilidade de momentos críticos de jogo, sugiro Tragic Arrogance, como uma remoção global. Ela destruirá grande parte da mesa de todos os jogadores, no entanto serão mantidas somente as permanentes à sua escolha. Dessa forma, é possível tirar dos oponentes permanentes indestrutíveis ou outras cartas ameaçadoras, mas manter em jogo a nossa comandante e seguir com o plano estratégico proposto desde o início.

Onda Destrutiva - os finalizadores

Seguindo as linhas de combo, podemos ganhar vida infinitas vezes com a interação entre as Soul Sisters e Ancestral Statue somado a Hamza, Guardian of Arashin, tornando assim o poder e a resistência de nossa comandante infinito, jogada que pode ser realizada em velocidade instantânea graças a Emergence Zone.

Trelasarra, Moon Dancer dotada de uma habilidade de evasão é o nosso maior trunfo. O deck conta com um potencial imenso nas criaturas a medida que os marcadores são depositados e Overrun ou Return of the Wildspeaker podem facilmente tornar qualquer número de pequenas criaturas um risco, em especial quando podemos proteger nossas criaturas de uma resposta eminente reduzindo a vida de nossos oponentes em rápida sucessão.

Ad

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!