Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern - Rakdos Scam: Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Rakdos Scam ganhou um baita upgrade com Lord of the Rings: Tales of Middle Earth e se tornou um dos decks mais poderosos e consistentes do Modern atual. No artigo de hoje irei me aprofundar na estratégia desse deck, composição da lista, postura de jogo e um guia de sideboard!

Edit Article

Sobre o Deck

Loading icon

Desde a chegada de Modern Horizons 2 o formato se transformou completamente e hoje o ciclo de elementais se tornou um pilar. Rakdos Scam é um deck que almeja abusar das habilidades de duas das mais poderosas criaturas entre os elementais de MH2.

Grief entra em jogo atacando os recursos do oponente, como um Thoughtseize com pernas, que pode agressivar de forma bem efetiva. Fury segue essa mesma linha, porém sua ETB possibilita remover bloqueadores ou algum planeswalker incômodo, também com um excelente corpo para o combate.

Ad

Loading icon

O conceito de “scam” é justamente o que o nome sugere. A ideia do deck é roubar, colocando Grief e Fury na mesa de graça. Para isso, o deck conta com cartas como Feign Death e Undying Malice, que irão burlar o Evoke dos elementais, permitindo que eles permaneçam em jogo e que suas habilidades sejam utilizadas duas vezes, além dos marcadores que essas mágicas colocam.

Loading icon

Então a ideia é conjurar Grief ou Fury pelo seu custo de Evoke, descartando uma carta da cor determinada, e por uma mana conjurar Feign Death ou Undying Malice dando alvo no elemental escolhido. Com Grief você pode retirar duas cartas da mão do oponente e ainda colocar uma criatura 4/3 ameaçar na mesa, ou limpar a mesa adversária e ter uma 4/4 golpe duplo com Fury. É literalmente um assalto contra quem estiver nos enfrentando e pode ser devastador nos turnos iniciais.

Loading icon

O deck conta ainda com outras criaturas que irão cumprir papéis específicos. Ragavan, Nimble Pilferer é uma staple em quase todos os decks vermelhos do formato e se encaixa muito bem na proposta do deck, sendo uma ameaça logo no primeiro turno e pode gerar bastante valor enquanto ataca recursos do outro lado da mesa.

Dauthi Voidwalker é outra criatura poderosa e que se encaixa perfeitamente na estratégia “scam”, sendo um corpo robusto e imbloqueável que funciona como uma espécie de grave hate, podendo ainda ser sacrificado para conjurar um card exilado do cemitério adversário.

Loading icon

Seasoned Pyromancer é uma criatura que povoa a mesa e pode dar um fôlego extra em certas situações, sendo também uma opção de descarte para pagar o evoke da Fury.

Orcish Bowmasters é a mais recente adição do deck e a carta responsável pelo status atual do Rakdos no metagame. Ele é simplesmente absurdo em várias situações por ser uma carta que interage em instant speed, colocando duas criaturas na mesa por apenas duas manas e que já entra causando dano, além de interagir com os draws extras do oponente causando mais dano.

Numa mirror, por exemplo, numa situação em que o oponente fez um Seasoned Pyromancer, você pode conjurar Bowmasters em resposta causando dois de dano e criando uma ficha 3/3

Blood Moon é quase uma win condition secreta nessa lista, podendo desligar o jogo completamente para alguns decks, principalmente os de três ou mais cores. Thoughtseize é mais uma maneira de drenar os recursos e Terminate é a principale remoção do deck.

Base de Mana

Loading icon

A base de mana consiste em fetch lands, que ajudam a fixar a mana com maior facilidade e filtram o topo do deck, além de lands utilitárias como Castle Locthwain, que pode ajudar em alguns momentos do jogo.

Mount Doom é uma adição nova que fixa a mana e pode ser usado para impor um clock extra em turnos mais avançados.

Ad

Mulligan

Esse deck possui uma postura de jogo agressiva ao mesmo tempo em que busca atacar os recursos do oponente. Com isso em mente, uma mão inicial ideal pode ser ilustrada da seguinte forma:

Loading icon

Guia de Sideboard

Loading icon

Chalice of the Void é excelente contra cascade decks como Glimpse of Tomorrow, Crashing Footfalls e o popular Living End, e é uma carta extremamente poderosa, podendo desligar decks completamente de forma bem semelhante a Blood Moon.

Tourach, Dread Cantor é uma criatura que se encaixa bem em muitas matches e possui sinergia com Thoughtseize e Grief, além da proteção contra a cor branca.

Kroxa, Titan of Death’s Hunger é mais uma bomba que pode agredir a mão do oponente e que se beneficia do uso de Fury e Grief, além de ser mais um alvo para Feign Death e Undying Malice.

Loading icon

Engineered Explosives se encaixa bem contra decks como Hammer Time e pode também se livrar de alguma outra permanente incômoda.

Nihil Spellbomb servirá contra qualquer deck que utilize o cemitério.

The Filigree Sylex vai atuar de forma semelhante à Engineered Explosives, com a diferença de que pode ser sacrificado com maior facilidade.

Loading icon

Fable of The Mirror-Breaker é outra carta vermelha bem forte e não há porque não usá-la. Cast into the Fire é um side obrigatório em um metagame onde vários decks utilizam The One Ring.

Vs. 4/5c Omnath

Vamos começar falando das bad matches. O Four-Color possui acesso a cartas que conseguem atrapalhar bastante o plano principal do Rakdos, forçando uma abordagem que ignore os planos com Feign Death e Undying Malice.

O oponente possui Solitude e não vai se incomodar com o tamanho das suas criaturas, então coloque suas ameaças secundárias na mesa, Dauthi, Ragavan e Pyromancer, enquanto agride os recursos do oponente com Grief e Thoughtseize, deixando a Fury para lidar com um Teferi ou um Omnath. Blood Moon é uma carta incrível nesse jogo, podendo garantir a vitória.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Izzet Murktide

Mais uma match up bem difícil, mas que pode melhorar com a ajuda de Orcish Bowmasters. O Izzet é um deck tempo que consegue interagir bem com o Rakdos enquanto impõe pressão na mesa.

Garantir uma Fury com Feign Death pode acelerar muito o jogo e até mesmo garantir o game. Dauthi é outra criatura importante aqui, desabilitando o cemitério do oponente e dificultando um Murktide nos turnos iniciais.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Indomitable Creativity

Creativity é um deck combo que tem uma estratégia semelhante a do Rakdos - colocar criaturas poderosas na mesa bem cedo, mas nessa abordagem o Rakdos é mais rápido.

Nessa match você deverá impedir o oponente de combar, tirando Creativity da sua mão e agredindo rápido com suas criaturas. Grief e Thoughtseize são suas melhores amigas contra ele e Dauthi pode ser utilizado para roubar um Archon ou Atraxa adversários para ser usado contra ele mais tarde. Blood Moon mais uma vez se mostra bem forte aqui.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Living End

Essa é uma match bem favorável. Dauthi e Bowmasters fazem todo o trabalho pesado. Você pode manter Dauthi desvirado até que o oponente tente resolver um Living End, sacrificando Dauthi em resposta para tê-lo de volta em campo a tempo de exilar o Living End do cemitério adversário, podendo então conjurá-lo com o sacrifício do Dauthi e reverter o jogo.

Blood Moon também é um bom plano e pode acabar com o jogo, assim como uma Fury com Feign Death logo no primeiro turno. Leyline of Sanctity pode complicar as coisas para o lado do Rakdos, mas nosso side está bem equipado para lidar com essa possibilidade.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Rakdos Scam

Estar na play ou na draw pode mudar completamente a mirror e definir o jogo. Na play você irá preferir mãos que possam interagir com a mão do oponente. Feign Death no turno 1 para Grief é absurdamente bom. Dauthi Voidwalker mais uma vez adquire um papel crucial, atrapalhando os planos dele - e se possível guarde um Feign Death ou Undying Malice para protegê-lo.

Blood Moon é uma carta ruim nessa match. Kroxa pode servir bem como mais uma criatura grande para finalizar o jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Rakdos Scam é um arquétipo poderoso e tem se mostrado bastante consistente com seus resultados nas últimas semanas. Acredito que o baralho é uma excelente opção para o Modern atualmente, pois pode competir entre os melhores decks do formato com tranquilidade.

Há espaço para outras abordagens e pequenas alterações que podem afinar mais a sua lista de acordo com o metagame que esteja enfrentando. Algumas listas utilizam cartas como Lightning Bolt, que pode ajudar a finalizar o jogo mais rápido com dano direto, ou Fatal Push que é uma remoção barata e pode atingir grande parte das criaturas do formato, além de ter boa sinergia com o deck. Há ainda uma versão com Waste Not que tem aparecido no meta e têm se mostrado bem eficiente, principalmente na mirror.

Ad

Loading icon

Chegando ao fim de mais um artigo. Espero que tenham gostado. Deixe suas dúvidas, comentários, sugestões e/ou críticas nos comentários!

Até a próxima.