Magic: the Gathering

Opinion

10 decks com Partner de Commander Legends para o Pauper Commander

, updated , Comment regular icon0 comments

O lançamento de Commander Legends adiciona mais 30 criaturas com Partner. Vamos montar decks com elas?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A nova coleção de Commander, Commander Legends (CML), vem causando muito impacto no Magic. Não apenas por ser a primeira edição dedicada ao Commander que estará disponível em booster, permitindo é claro drafts divertidos, mas também pelas adições ao Pauper, e ousaria aqui ao dizer que adições exclusivas e talvez intencionais ao PDH.

Posso estar exagerando, claro, pois o PDH é um dos formatos mais For Fun da atualidade, mas me arrisco a acreditar nesse ponto, pois este vem conquistando jogadores ao redor do mundo de maneira muito rápida nos últimos meses.

Ad

Algo em especial chama à atenção as criaturas incomuns: o número elevado delas com a habilidade de Partner, que é traduzido como Parceiro. Se você não sabe ainda como funciona, essa habilidade permite que o jogador possa ter dois comandantes, se ambos tiverem Partner.

A coleção ainda vem com criaturas com Partner de outras raridades, inclusive comum:

Loading icon

Infelizmente essa não poderemos usar, então voltemos ao nosso foco, que são as incomuns, trinta criaturas ao todo, seis de cada uma das cinco cores do Magic.

Primeiramente, falaremos dos destaques. Realizamos uma votação rápida para saber a opinião dos jogadores sobre uma carta de cada cor que mais lhes agrada.

Obtivemos os seguintes resultados nessa pesquisa:

Porcentagem de votos

Comandante Azul

Esior, Wardwing Familiar - 57,1%

Ghost of Ramirez DePietro - 14,3%

Siani, Eye of the Storm - 14,3%

Brinelin, the Moon Kraken - 7,1%

Glacian, Powerstone Engineer - 7,1%

Malcolm, Keen-Eyed Navigator - 0%

Comandante branco

Alharu, Solemn Ritualist - 50%

Rebbec, Architect of Ascension - 28,6%

Ardenn, Intrepid Archaeologist - 14,3%

Radiant, Serra Archangel - 7,1%

Keleth, Sunmane Familiar - 0%

Prava of the Steel Legion - 0%

Comandante preto

Nadier, Agent of the Duskenel - 50%

Armix, Filigree Thrasher - 21,4%

Keskit, the Flesh Sculptor - 14,3%

Falthis, Shadowcat Familiar - 7,1%

Tormod, the Desecrator - 7,1%

Miara, Thorn of the Glade - 0%

Comandante verde

Numa, Joraga Chieftain - 50%

Halana, Kessig Ranger - 28,6%

Slurrk, All-Ingesting - 14,3%

Anara, Wolvid Familiar - 7,1$

Gilanra, Caller of Wirewood - 0%

Ich-Tekik, Salvage Splicer - 0%

Comandante vermelho

Toggo, Goblin Weaponsmith - 57,1%

Breeches, Brazen Plunderer - 14,3%

Kediss, Emberclaw Familiar - 14,3%

Alena, Kessig Trapper - 7,1%

Dargo, the Shipwrecker - 7,1%

Rograkh, Son of Rohgahh - 0%

A votação levou em conta o potencial de cada carta, individualmente, analisando seu custo e seus benefícios estratégicos.

Vamos falar um pouco mais sobre cada carta presente no primeiro lugar entre seus colegas de cor.

Loading icon

Comandante azul, cor que fornece muita proteção por meio de anulações, e permite obter card advantage mais rápido em relação as outras cores. Seu efeito aumenta os custos de mágicas adversárias que tenham um de seus comandantes como alvo em três manas genéricas, o que torna um trabalho difícil de executar.

Loading icon

Este comandante adota estratégia de colocar muitas criaturas no campo de batalha, fichas ou não, e colocar contadores +1/+1 nessas criaturas, pode adotar uma estratégia um pouco mais agressiva.

Loading icon

Pode adotar estratégia de sacrificar fichas, colocar muitos marcadores também, combinado com alguma verde ou branca anterior, adotará postura mais ativa, mas pode também combinar com um comandante azul e explorar um plano de jogo de 'blinkar' criaturas, possibilitando encher o campo de fichas de elfo.

Ad

Loading icon

Mais um comandante que pode abusar dos marcadores +1/+1, e pode combinar com Nadier, entretanto, uma das estratégias mais seguras, pode ser de rampar, e utilizar big mana. Se combinada com azul, pode comprar muito, e ao encher a mão, criar uma interação com os artefatos e outras criaturas verdes e explorar muito bem a mecânica de Cascata.

Loading icon

Este comandante pode interagir muito bem com a cor verde, pois é uma daquelas que mais rampam, entretanto existem alguns artefatos que podem ajudar nesse ramp, como Expedition Map entre outros com efeito parecido e que pode fazer com que o deck tenha acesso a combos de dano direto, pois poderá criar muitas fichas de Rock, e com um número de manas disponiveis relativamente alta, equipar pode não ser problema, ainda mais se puder criar outras fichas de criaturas com cartas verdes.

A seguir, com a ajuda do querido Ambrósio, apresentaremos dez combinações de comandantes, seguindo o padrão de uma combinação de duas cores distintas, cores aliadas e cores inimigas.

Partners

IZZET (Azul e Vermelho)

A coleção Commander Legends traz muitos piratas, que podem ainda ser combinados com outros piratas já lançados, como os do bloco de Ixalan. Além disso, teremos disponível a melhor global do formato para este tribal: Fiery Cannonade. O deck apresentado, possui combo de mana infinita e finalizador tipo Fireball. Tutores, cantrips, anulações, remoções configuram esse deck, além é claro, de alguns piratas.

Loading icon

AZORIUS (Azul e Branco)

Este deck explora os artefatos e busca versatilidade em seus efeitos. É um deck estruturado com CMCs diferentes, proteção, modos de retornar os artefatos do cemitério, tutores, enfim, uma gama de recursos que pode ir além de apenas flickar e não tornar esse o único plano de jogo com azul.

Loading icon

BOROS (Branco e Vermelho)

Boros equipamento parece bem óbvio com cartas comuns, e se quiser adicionar alguns veículos, pode ser algo que funcione muito bem. Constructo parece também ser plano de jogo consideravelmente relevante aqui.

Loading icon

SIMIC (Azul e Verde)

O Simic vê jogo no melhor estilo Big Mana, rampa muito rápido, explora Cascade com cartas de custo alto e se beneficia do risco dessas mágicas terem CMC elevado. O Ramp também serve para conjurar rapidamente a Brinelin, com ajuda da Gilanra.

Loading icon

DIMIR (Azul e Preto)

Deck rico em recursos para lidar com os decks adversários, possui anulações e remoções pontuais. Adota um plano de jogo focado no cemitério, em alimentá-lo e tirar vantagem disso. Utiliza também muitos zumbis.

Loading icon

RAKDOS (Preto e Vermelho)

O deck basea sua estratégia em cima de um combo usando: Dargo, the Shipwrecker e Thermopod; ou Ashnod's Altar e Prismite; e repetí-lo infinitamente com um Impact Tremors ou Falkenrath Noble no campo de batalha.

Loading icon

ORZHOV (Branco e Preto)

Esta combinação de cores favorece um baralho direcionado a Aristocracia do Magic. Obtém sucesso utilizando cartas que colocam muitas fichas em campo. Possui remoções, o que deixa seu jogo reativo a ameaças que possam surgir.

Ad

Loading icon

GRUUL (Verde e Vermelho)

O Gruul que preparamos aqui, rampa muito bem, mas não possui um volume alto de mágicas de CMC elevado. O sentido desse ramp é tirar vantagem da mecânica de Landfall, desse modo, criar fichas, colocar marcadores entre outros benefícios que podem ser encontrados no decorrer do jogo, com essa mecânica.

Loading icon

SELESNYA (Verde e Branco)

Nesta combinação, exploramos o óbvio: marcadores +1/+1 e criar manas incolores em abundância com Altar de Ashnod por esses sacrifícios.

Loading icon

GOLGARI (Preto e Verde)

Tribal de Elfos que permite voltar a vida suas criaturas sacrificadas em batalha, criando ao inimigo um desafio dificílimo. A cada piscar de olhos, o campo multiplica esses guerreiros nobres.

Loading icon

Os decks montados aqui, foram todos testados em plataformas digitais e fisicamente em alguns casos. Qualquer jogador pode fazer a alteração que achar necessária, se assim o desejar.

É necessário ainda ressaltar a importância do lançamento de criaturas com Partner, lendárias e ainda incomuns, mesmo sabendo que foram criadas direcionadas ao Commander, elas irão ajudar na divulgação do formato PDH. Isso é excelente e também fundamental para cativar os jogadores e atrair novos seguidores.

Por ora, isso é tudo, não esquecendo de agradecer a comunidade que cresce a cada dia, minha gratidão por participarem da pesquisa, e agradecimento especial ao Ambrósio, que está empenhado pela causa, e me ajudou a formar as combinações de Partners.

Muito obrigado a todos pela leitura e até o próximo.