Role-playing game

Deck Guide

9 tipos de RPG que talvez você não conheça!

, updated , Comment regular icon0 comments

Solo? LARP? Hexcrawl?! RPG é muito mais do que aparenta e nesse artigo você vai descobrir 9 estilos de jogo com sugestões nacionais e acessíveis (a maioria gratuita) para cada um deles!

Edit Article

Mike, Dustin e Lucas escutam com atenção a descrição dada por Will ao redor da mesa repleta de livros, papéis e dados.

O suspense é crescente conforme a situação do grupo vai do encontro com simples trogloditas até o surgimento esperado, mas temido do terrível Demogorgon.

Entre comandos desesperados de possíveis estratégias, o mago grita mais alto que o restante dos aventureiros:

— “Bola de fogo!”

O dado voa pela mesa e pelo porão onde as crianças jogavam Dungeons & Dragons.

É assim que Stranger Things, uma das séries mais famosas da atualidade, começa sua primeira temporada.

Ad

Desde os anos 80 RPG tem se tornado cada vez mais famoso e esta cena de abertura demonstra muito bem como um jogo habitual costuma ser.

Mas nem todo RPG é assim.

Existem diversos sistemas com regras e estilos diferentes de se jogar além do clássico que já conhecemos, cada um com suas vantagens e inovações.

Nesse artigo você descobrirá 9 formas diferentes de se jogar RPG, como são e exemplos de jogos acessíveis para testá-los!

Diferentes estilos de RPG

Com o avanço do hobby muitos RPGs tomaram caminhos diferentes do habitual.

É claro que ainda são considerados o mesmo jogo, mas a experiência obtida ao compará-los é completamente diferente em todos os níveis, o que pode trazer surpresas, mas também decepções.

Por isso é válido categorizar seus vários estilos, não para separá-los, mas sim para ajudar quem quer conhecê-los e prepará-los para o que encontrarão.

Como fiz essa lista

Não existe uma lista definitiva de todos os estilos de RPG, isso pois o mercado deste segmento está em constante expansão.

Essa lista foi criada a partir do agrupamento de jogos e temáticas que emulam determinado "tipo" de jogo. Podendo ser a inclusão ou eliminação de um cargo na mesa como a figura do Mestre/Narrador ou até uma forma específica de se jogar, como é o caso do LARP ou Hexcrawl.

Com certeza haverá um ou outro sistema que sairá totalmente do escopo desta lista, mas são casos isolados, pontos fora da curva.

Então agora que já temos uma definição, vamos para os estilos!

RPG Clássico

Image content of the Website

O que é o RPG Clássico

O estilo clássico, como o nome indica, foi o começo do RPG como conhecemos, criado com a primeira edição de Dungeons & Dragons.

Seu jogo é formado por jogadores interpretando personagens dentro de um grupo e um único narrador que interpreta tudo ao redor e que dá as bases da história que a equipe vivenciará.

Nesse estilo a importância do Narrador é fundamental, sendo ele a força motriz para movimentação da história enquanto cria os ganchos narrativos e perigos que o grupo responderá.

O RPG Clássico é até hoje o mais famoso do mundo e o que vemos nas representações do hobby na cultura pop, como na apresentação deste artigo em Stranger Things.

Exemplos de RPGs Clássicos

D&D, GURPS e Storyteller são a tríade dos RPGs clássicos e até hoje exemplos perfeitos de sistemas clássicos.

Nacionalmente temos 3D&T Alpha e Might Blade como exemplos gratuitos com uma estrutura clássica em suas mecânicas.

RPG Colaborativo

Image content of the Website

O que é RPG Colaborativo

Sistemas colaborativos surgiram ao dividir ferramentas antes exclusivas do narrador para o restante dos jogadores.

Dessa forma o sistema tira a pressão que havia no Mestre enquanto dá novos potenciais para os jogadores interferirem na história além do controle de um único personagem, mas também na trama e mudanças de cenas.

Com o tempo esse grau de colaboração chegou a níveis onde alguns jogos abdicaram completamente da necessidade de um Narrador fixo, dando ao grupo controle total da narrativa sendo todos jogadores e narradores ao mesmo tempo.

Ad

Exemplos de RPGs Colaborativos

FATE e suas infinitas versões e cenários relacionados foi o que mudou o gênero trazendo um potencial narrativo para os jogadores até então ignorado ainda que tenha bases no RPG Clássico.

Um perfeito exemplo de RPG nacional e gratuito quando falamos de RPG Colaborativo é o jogo Altaris, que tem como mecânica principal a abdicação do Mestre, criando uma narrativa compartilhada feita apenas por jogadores com o uso de tabelas e bastante imaginação.

RPG Solo

Image content of the Website

O que é RPG Solo

Criado pouco depois da primeira edição de Dungeons & Dragons, mas popularizado apenas nos últimos anos, o RPG Solo tira a necessidade de um grupo nas partidas de RPG. Isso mesmo, você joga sozinho.

A base do RPG solo são sistemas de regras e tabelas que dão ao jogador, mesmo sozinho, uma base para criar histórias e eventos aleatórios.

Esse conjunto de regras é chamado Oráculo e servem tanto para jogos feitos especificamente para isso quanto para adaptar sistemas tradicionais para esse estilo, criando uma ferramenta útil para quem não tem (ou não quer ter) grupos ou quer testar sistemas e cenários sozinho.

RPG Solo é o menos conhecido dos estilos citados aqui no Brasil, que também é, ironicamente, seu maior criador de conteúdo no mundo graças aos grupos de fãs em redes sociais que criam material gratuito constantemente. É possível ter mais informações sobre este estilo neste artigolink outside website.

Exemplos de RPGs Solo

O RPG solo mais famoso mundialmente é o norte-americano IronSworn, ganhador de um Ennie como melhor jogo do ano.

No Brasil temos milhares de exemplos gratuitos, cito aqui o Dominus com centenas de cenários dos mais variados tipos e o livro Ronin com uma temática oriental extremamente interessante, todos gratuitos!

RPG Hexcrawl

Image content of the Website

O que é RPG Hexcrawl

Hexcrawl existe antes mesmo do RPG clássico na forma de wargames e jogos de tabuleiro, e foi adaptado para nosso hobby assim como muitas ferramentas de jogos antigos também acabaram sendo na época do primeiro Dungeons & Dragons.

Quando falamos de Hexcrawl no RPG estamos tratando de jogos focados em viagens, manutenção de recursos e descobrimento de regiões a partir de mapas hexagonais.

Muitos diriam que Hexcrawl é uma forma de calcular e organizar viagens, mas suas estruturas, sistemas e público são tão específicos que se tornam um estilo próprio de RPG focado muito mais na viagem e no que será encontrado do que realmente no objetivo que o fez seguir adiante.

Exemplos de RPGs Hexcrawl

Forbidden Lands é um dos RPGs focados em hexcrawl mais famosos no momento, trazendo mapas e livros repletos de mecânicas focadas neste estilo.

Nacionalmente temos sistemas como 8BIT Dungeon, Mini Hex e a versão estendida de Note Quest (que é gratuita!).

RPG Dungeon Crawl

Ad

Image content of the Website

O que é RPG Dungeon Crawl

Tecnicamente similar ao Hexcrawl, mas ao invés de focar sua aventura na exploração de um mapa aberto nos focamos em ambientes fechados e perigosos, as clássicas Dungeons ou masmorras.

Seu estilo também é focado na administração de recursos, mas seu foco é muito mais específico e mortal, visto que os jogos ocorrem em ambientes inóspitos e cheios de monstros, armadilhas e, é claro, tesouros e itens mágicos.

RPGs clássicos eram baseados fortemente em dungeon crawl no começo do hobby, mas por existirem jogos totalmente focados nesse modelo com um público cativo e diferente do Hex que este foi posto separadamente.

Exemplos de RPGs Dungeon Crawl

Four Against Darkness é um RPG Dungeon Crawl repleto de fãs e suplementos internacionalmente e trazido para o Brasil pela editora Retropunk.

Nacionalmente temos um dos primeiros sistemas criados no Brasil, o Fortaleza de Berdolock, que há pouco tempo foi reformulado ganhando uma nova versão atualizada já com suplementos e, inclusive, uma versão gratuita para quem quiser testar.

RPG Live Action - LARP

Image content of the Website

O que é RPG Live Action - LARP

O mais diferente entre os estilos citados, o LARP une RPG com teatro e evento social, unindo grupos de jogadores focados totalmente na interpretação de seus personagens, incluindo vestimentas e locais preparados para que o jogo ocorra.

É uma experiência imersiva e única, a aproximação máxima que um jogador pode ter de ser seu personagem — atraindo diversos públicos, desde jogadores regulares até atores e aficionados por fantasias e cosplay em geral.

Vale lembrar que mesmo sendo interpretado de forma vívida o jogo ainda possui regras e narradores espalhados pelo evento e que, assim como nas mesas, a segurança física, mental e social dos integrantes é a prioridade máxima de qualquer LARP.

Exemplos de RPGs Live Action - LARP

LARPs podem surgir a partir de qualquer jogo ou temática. Existem grandes eventos medievais mundo afora.

No Brasil o foco sempre foi em cenários mais intimistas como os de Vampiro a Máscara e Lovecraft, focados na resolução de mistérios e interação entre os jogadores.

RPG Escrito

Image content of the Website

O que é RPG Escrito

Popularizado no começo da internet onde emails e fóruns ainda eram o principal método de comunicação online, o RPG escrito foi amplamente utilizado e até hoje possui fãs cativos.

Seu estilo de jogo é normalmente narrativo focado em longas descrições romanceadas de texto, criando em conjunto uma narrativa longa e duradoura sem depender da urgência ou da presença em tempo real de um grupo.

A maioria usa sistemas simples, alguns sem qualquer fator aleatório como dados ou cartas tendo apenas o bom senso do narrador como diretriz. Os grupos tendem a ser pequenos e as narrativas longas graças a demora entre postagens.

Exemplos de RPGs Escritos

Ad

Assim como o LARP, o RPG escrito é um estilo que engloba qualquer outro jogo já que é a forma de se jogar que impera e não suas ferramentas.

Livro-Jogo

Image content of the Website

O que é Livro-Jogo

Livros divididos em centenas de pequenas cenas interconectadas por decisões, onde cabe ao leitor decidir que caminho tomar, podendo resultar no seu sucesso ou num fim trágico.

Livros-jogos foram a porta de entrada de muitos jogadores mais antigos e até hoje são lançados, ainda que tenham perdido espaço com os avanços de celulares e internet no geral.

Seu jogo ocorre solo e costuma ter um alto fator replay graças à dificuldade de vencer suas histórias. Prepare-se para fazer mapas, organizar equipamentos e morrer muitas, muitas vezes nestes pequenos livros repletos de conteúdo e boas ideias.

Exemplos de Livro-Jogo

A série Aventuras Fantásticas é, de longe, a mais famosa e duradoura feita até hoje. Seus livro-jogos são icônicos e marcaram uma geração.

No Brasil temos exemplos como os livros-jogos do universo Tormenta* feitos pela Editora Jambô, disponíveis fisicamente ou em pdf.

RPG Eletrônico

Image content of the Website

O que é RPG Eletrônico

Video Games e RPGs andam juntos há muito tempo, dos primeiros jogos de exploração de masmorra até os enormes mundos abertos de atualmente esse é, provavelmente, o estilo mais jogado pelo mundo e não poderia faltar nesta lista, ainda que seja visivelmente diferente do restante.

RPGs eletrônicos possuem seu próprio universo com suas próprias características. Estilos de ação, narrativo, primeira ou terceira pessoa… O importante é que a origem de tantos jogos incríveis está ligada ao nosso hobby e pode até ser retroalimentada como os vários exemplos de livros que surgiram de jogos famosos como Dragon Age RPG, por exemplo.

Exemplos de RPGs Eletrônicos

Série Elder Scrolls, Witcher, Dragon Age… Podemos citar exemplos clássicos como Final Fantasy ou Dragon Quest, existem literalmente milhares de títulos disponíveis nos mais variados consoles cada um com suas próprias histórias e peculiaridades.

Qual estilo de RPG escolher?

Image content of the Website

O que você quiser!

Atualmente existem sistemas acessíveis e nacionais, muitas vezes gratuitos, que permitem a qualquer um começar a jogar e com a facilidade de comunicação das redes sociais e programas como WhatsApp, discord e outros focados apenas no RPG, nunca foi tão fácil encontrar um grupo para participar.

Para quem está sem tempo ou se sente tímido para formar grupos o, RPG Solo é uma ótima ferramenta, existem jogadores que preferem ativamente esse estilo mesmo podendo jogar outros e temos a maior comunidade de fãs do estilo no mundo, então aproveite e dê uma chance.

Se não gosta tanto da interpretação e quer algo mais direto, os Dungeon Crawlers podem ser usados como passatempos e jogos de tabuleiro em time ou sozinho.

Cada jogador terá seu estilo, seja o mais clássico ou o mais diferente, experimente tudo que puder e não tenha medo de arriscar — existe todo um universo cada vez maior de jogos e estilos para que você se divirta com RPG, seja ele do estilo que for.

Ad

E você, tem alguma recomendação?

Deixamos passar algum tipo de RPG? E recomendação, tem alguma?

Nós queremos saber! Deixe um comentário e vamos interagir :)