Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Owen Grady e Blue, Loyal Raptor

, Comment regular icon0 comments

Nesse deck tech dos cards de Universes Beyond - Jurassic Park, finalmente trouxemos Owen Grady e sua Velociraptor, Blue. Confira aqui toda a potência desse treinador e de seus dinossauros.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Sem dúvida, a minha combinação de cores favoritas no Magic é Temur. Composta por Azul, Vermelho e Verde, o nome dessa combinação vem de Tarkir, onde a fronteira Temur era conhecida por usar a selvageria e brutalidade do Verde e Vermelho, mas de uma maneira mais complexa, graças ao Azul. No mundo do Magic, Temur consegue alternar entre um estilo de jogo mais reativo e controlador, e um agressivo, focado em dano, dependendo do que sua partida pede, e é uma combinação de cores extremamente versátil e cheia de nuances.

Ad

Desde que comecei a jogar de Temur, essa é a combinação de cores que eu mais uso nos meus decks e a que mais me agrada. Nas cartas de Universes Beyond - Jurassic Park, encontrei um par de comandantes muito interessante para utilizar essas cores melhor; Owen Grady, Raptor Trainer e Blue, Loyal Raptor, os comandantes que são os protagonistas do tech de hoje!

Os Comandantes

Neste baralho, usaremos dois comandantes com Partner, ou seja, comandantes que podem coexistir na zona de comando. Eles formam uma dupla que estrelou no filme “Jurassic World”: Owen Grady, Raptor Trainer e Blue, Loyal Raptor.

Loading icon

Owen Grady, Raptor Trainer é um comandante vermelho e verde que foca em colocar marcadores em criaturas Dinossauro. Ao virarmos esta carta, podemos colocar um marcador de Ameaçar, Atropelar, Alcance ou Ímpeto no Dinossauro alvo.

Infelizmente, só podemos usar essa habilidade na velocidade de feitiço, então não adianta esperarmos nosso oponente atacar com um bicho Voador para só então dar Alcance a um de nossos Dinossauros, ou esperar um bloqueio bem ruim de um oponente para dar Atropelar a um de nossos dinos. Contudo, essa habilidade, mesmo restrita a uma velocidade, tem uma sinergia linda com a nossa outra comandante.

Loading icon

Assim como no filme, ter essa garota no campo de batalha nos dará pura alegria. Blue, Loyal Raptor vai ser o alvo principal dos marcadores gerados por Owen, pois sua habilidade nos diz o seguinte: cada Dinossauro que controlarmos entrará em campo com uma cópia de cada marcador colocado em Blue.

Vale ressaltar que esses marcadores não precisam vir do Owen, ou seja, podemos copiar marcadores +1/+1, marcadores de Voar, marcadores de Indestrutível e muitos outros. Outra regra importante que merece nossa atenção é que copiamos apenas cada tipo de marcador, ou seja, se a sua comandante Dinossaura tiver cinco marcadores +1/+1, os Dinossauros que entrarem em campo posteriormente terão apenas um e não cinco. Devemos lembrar também que marcadores negativos, como de -1/-1 e de Stun, também serão copiados.

Ainda assim, essa dupla conversa muito bem entre si, e Owen Grady, Raptor Trainer fornecerá muitas vantagens para Blue, Loyal Raptor, e todos os outros dinos que entrarem em campo depois dela.

O Deck

Finalmente falaremos do baralho em si. Como imaginado, construímos um tribal de Dinossauros com Azul, Vermelho e Verde, que pode aproveitar muito os diversos marcadores colocados por Owen e Blue. Utilizaremos tanto os Dinossauros do Magic quanto os da coleção de Jurassic Park.

A lista que iremos discutir hoje será essa, baseada na do jogador Manollin:

Loading icon

Dinossauros

Assim como seu priminho de quatro anos, esse baralho gosta muito de dinossauros, e eles são grande parte das criaturas que incluímos; as outras criaturas nesta lista dão algum tipo de suporte para eles ou para criaturas no geral.

Loading icon

Ad

Thrashing Brontodon é exatamente o Dinossauro que esse deck quer. Entra em jogo cedo, tem um corpo bom, e tem uma habilidade relevante na maioria das partidas de EDH, a qualquer momento delas. Outro exemplo parecido é Scytheclaw Raptor, que pode ser uma espécie de pedágio para oponentes que conseguem utilizar muito bem a velocidade instantânea do jogo.

Scion of Calamity é outro card notável, pois funciona como Thrashing Brontodon, mas em um nível bem acima em relação à qualidade e excelência. Dito isso, é impossível falar de excelência e qualidade sem citar Bonehoard Dracosaur neste deck, já que é uma das melhores cartas de Lost Caverns of Ixalanlink outside website em qualquer formato em que ela esteja disponível. No Commander, ela gera muitos recursos para decks vermelhos ao exilar cards que podem ser jogados como uma extensão de sua mão, tudo isso enquanto cria tokens conforme o que você exilou.

Loading icon

Wayward Swordtooth (conhecido por muitos como Azusassauro, uma referência a Azusa, Lost but Seeking), Topiary Stomper, e Ranging Raptors serão seus Dinossauros principais, e aumentarão seu número de terrenos drasticamente; assim, você jogará mais gigantes escamosos durante seu jogo.

Inclusive, se você precisar de ainda mais ramp, a própria Azusa está nesse deck, além de outras mágicas e artefatos que trabalham com essa mecânica, o que melhora seu ritmo de jogo razoavelmente.

Loading icon

O meu Dinossauro favorito desse deck é, sem dúvida, Palani’s Hatcher. Além de pessoalmente gostar do conceito de um Dinossauro “enfermeira” que cuida de outros bebês e choca ovos, considero seu efeito muito forte, pois cria tokens e usa esses ovos para dar vida a novos Dinossauros.

Inclusive, neste mesmo raciocínio, decidi adicionar Dinosaur Egg, que, apesar de não ser um dos tokens que Palani’s Hatcher cria, pode ser sacrificado para ativar seu efeito, e desencadear as habilidades de ambas estas cartas.

Outros Cards

Loading icon

O card que não trabalha com nosso tema de Dinossauro e é mais interessante para mim, sem dúvidas, é Bigger on the Inside. Esse encantamento não só fornece bastante mana como também ajuda nosso baralho a fluir ao dar Cascata à próxima mágica que jogarmos. Esta mecânica alavanca bastante nosso ritmo de jogo quando unida a Dinossauros, que é um tipo de criatura caro, e torna qualquer Dinossauro com Cascata uma grande bomba de valor, pois cria situações de 2 por 1 que são extremamente vantajosas para nós todo turno.

Ainda falando dos cards de Doctor Who, The Thirteenth Doctor e Danny Pink trazem, para o nosso campo, uma sinergia importante com os marcadores que Blue, Loyal Raptor traz para os seus Dinossauros. Danny Pink nos gera cartas através de nossas criaturas com marcadores, e The Thirteenth Doctor as desvira ao fim de seu turno, ou seja, ela dá uma “pseudo-Vigilância” para suas criaturas.

Ad

E, não posso mentir, adorei colocar uma Laser Screwdriver neste deck, pois ambas Screwdrivers podem trabalhar com muitas habilidades diferentes.

Loading icon

Além disso, temos diversas outras cartas de apoio para os Dinossauros desse baralho, como, por exemplo, Ixalli’s Lorekeeper, um drop 1 que pode gerar mana de qualquer cor para seus Dinossauros entrarem mais cedo em campo e ativarem suas habilidades com mais frequência.

Isso também vale para Otepec Huntmaster, que diminui o custo de seus Dinossauros e lhes dá Ímpeto.

Drover of the Mighty é outro card que ajuda os seus melhores Dinossauros a entrar em jogo mais cedo, mas também pode ser um corpo 3/3 bem eficiente mais para o fim do jogo.

Loading icon

Encantamentos como Descendants Path também vão bem neste deck, pois ajudam nossos Dinossauros a achar outros, já que conjura cards com esse tipo de graça do topo de seu deck.

Rhythm of the Wild protege nossas criaturas de cartas como Counterspell, as fortalece com marcadores, ou nos permite montar ataques mais decisivos com Ímpeto. Garruk’s Uprising dá Atropelar a todas as nossas criaturas e nos ajuda a comprar mais cards constantemente. Assim, movimenta nosso baralho e nos oferece mais escolhas conforme o jogo se desenvolve.

Loading icon

Por fim, como estamos lidando com baralhos “hiper-agressivos”, com Vermelho e Verde, um card como Xenagos, God of Revels faz todo o sentido, pois cresce nossas criaturas, que já são grandes, e as torna ainda maiores e prontas para o combate assim que entram em jogo.

Lista Owen Grady e Blue, Loyal-Raptor Budget

Esse baralho usa diversas cartas caras que podem facilmente totalizar um preço muito indigesto quando somamos o valor da lista inteira. Assim, oferecemos aos leitores deste artigo uma versão viável deste mesmo deck, só que mais barata e acessível, sem comprometer seus resultados e competitividade na mesa.

Contudo, perceba que tanto Blue, Loyal Raptor quanto Owen Grady, Raptor Trainer são cards mais inacessíveis, pois vem apenas nas versões mais caras dos boosters de Lost Caverns of Ixalan. Assim, eles ainda são um tanto caros e representam uma boa parte do orçamento que usamos em ambos os decks.

Loading icon

Considerações Finais

Meus amigos, eu amei esse deck. Não só pela sinergia entre as peças, mas também pelo seu modo de jogo. Eu gosto muito de baralhos que envolvem um setup no qual cada carta interage com outra e assim criam uma grande corrente de efeitos. Além disso, Temur é uma combinação de cores excelente, e o Azul consegue minimizar os defeitos principais que baralhos hiper-agressivos, como decks Gruul, normalmente têm.

Loading icon

Agora, falando de outra coisa, acho curioso como o personagem acima tem uma imagem um pouco diferente de sua contraparte nos filmes, e não parece com o ator que o representou, Chris Pratt, além de alguns traços bem básicos. Já havia notado esse mesmo fenômeno em alguns cards de Doctor Who, que mostraram atores que se tornaram um pouco mais famosos, e de novo percebo isso na carta acima.

Ad

Os motivos podem ser um pouco óbvios, como, por exemplo, direitos de imagem, mas ainda assim, é algo interessante.

Gostou desta lista? Prefere a versão budget? Nos conte sua opinião nos comentários!

Até a próxima!