Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Dente-chocalho, General Esquilo

, updated , Comment regular icon0 comments

Trouxe hoje um deck budget aggro no mtgo voltado para a mecânica de tokens, onde comprovaremos que dezenas de esquilos podem matar até um Emrakul!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Verdade seja dita, todo comandeiro um dia já quis montar um deck de esquilos. Até recentemente não possuíamos uma lenda esquilo, mas isso mudou em 2021 com Modern Horizons 2 (MH2) e Kaldheim: vimos a impressão de Dente-chocalho, General Esquilo e Toski, Portador dos Segredos. Com estes dois primeiros esquilos lendários criados, vieram muitas ideias. Hoje falaremos sobre o primeiro que veio em MH2, Dente-chocalho, até por ser mais maleável e a cor preta nos abre mais possibilidades de linhas de jogo.

Ad

Créditos para a @firo_art
Créditos para a @firo_art

O Comandante

“Os esquilos da Floresta Umbra sempre tiveram uma existência longa e pacífica, até que os dragonetes das Montanhas Ridgeback vizinhas invadiram sua casa em busca de comida e ameaçaram devorar a todos. Dente-chocalho, já um veterano da famosa Campanha Orcfire de dois verões antes, reuniu um exército de esquilos lutadores para expulsar os dragonetes e ensinar-lhes uma lição que nunca esqueceriam. Ele pessoalmente derrubou mais de uma dúzia de dragonetes por conta própria e agora usa suas presas como troféus - e como um aviso para todos os outros possíveis intrusos.”

- Lendas dos novos horizontes

Loading icon

Como deu para perceber nosso colega é bom de briga! Pelo custo de mana convertido de 3 e um corpo 3/3, ele nunca está sozinho. O deck funciona explorando bastante a segunda habilidade, gerando valor pela simples criação de qualquer tipo de token. E com a habilidade ativada, por 1 mana preto você conseguirá um pequeno, mas importante controle de campo, podendo remover até criaturas indestrutíveis ou aumentar o poder de alguma criatura.

Loading icon

Estratégia e Plano de jogo

No começo de jogo você vai querer ter bastante mana a disposição para castar seu comandante e começar a gerar valor, então buscar por lands e ramps assim como fazer pedras de mana nos primeiros turnos é muito importante. Enquanto isso, para segurar os oponentes, temos uma lista de remoções para equilibrar o jogo.

Nosso plano A vai ser em torno de gerar fichas e mais fichas de esquilo com a segunda habilidade do nosso comandante, gerando o máximo de valor delas. Antes de encher a mesa o foco deve ser rampar e acelerar sua base de mana. Antes de jogar o comandante, é aconselhável gerar valor até caso ele morra, pois ele será um alvo quando mais e mais esquilos forem chegando ao longo do jogo.

O deck lida bem e consegue voltar de boards wipes com rapidez, por isso é importante assim como todo aggro, saber o alvo certo e a hora certa de atacar.

Cartas como Captain's Claws, Dreadhorde Invasion, Awakening Zone , Creakwood Liege, Savvy Hunter, Master of the Wild Hunt, Nightpack Ambusher, Squirrel Nest, Squirrel Sanctuary e Academy Manufactor conseguem gerar combustível regularmente para o deck funcionar a todo vapor e para voltar de boards wipes temos 3 colegas dos esquilos: Deep Forest Hermit, Deranged Hermit e Drey Keeper.

Loading icon

Com nosso comandante estes 3 druidas entram com as fichas duplicadas e quando somados a Akroma's Memorial ou Muraganda Petroglyphs pode garantir uma vitória esmagadora.

Temos também Chitterspitter que é 2 em 1, coloca ficha de esquilo (que entrará dobrada com nosso comandante) e deixá-los fortinhos.

Ad

Quando o plano A não funcionar, ou se você perceber que fazer uma mesa grande não está surtindo efeito, é necessário partir para o plano B que consiste em penalizar seus oponentes com a morte dos pobres esquilos. Antes de encher a mesa garanta que cada esquilo perdido será pior para todos:

Loading icon

Além destas duas formas de vitória, possuímos Revel in Riches que aparece como um plano C. É uma carta muito boa, pois além de ser uma condição não muito difícil de acontecer, para cada criatura do oponente, ganhamos a ficha de tesouro e é claro, um esquilo, fazendo com que seus oponentes tenham que resolvê-la rápido. Porém, tome cuidado com esta carta, pois uma das maneiras dos seus oponentes lidarem com ela é eliminando você do jogo.

Base de mana

A base de mana deste deck consiste em usar cartas de artefatos e ramps para acelerar a quantidade de terrenos no seu campo:

Ramps:

Loading icon

Pedras de mana:

Loading icon

Olhando para as lands, usamos terrenos básicos de neve apenas para a carta Sangue na Neve, mas pode ser utilizado também Auge do Inverno. Entre as lands importantes temos Vermitério que serve como uma proteção para seu comandante, a dobradinha que não pode faltar em nenhum BG: Yavimaya, Berço de Crescimento e Urborg, Tumba de Yawgmoth, search lands e algumas lands que colocam fichas em campo para trazer mais esquilos ao jogo:

Loading icon

Vantagem em cartas e Interações

Para manter o gás no commander, ter mais draws é importante. Temos opções bem bacanas para dar draws e tutores nas cores Golgari, entre eles os mais sinérgicos que destaco são Tireless Tracker e Ulvenwald Mysteries, pois ambos sinergizam com nosso comandante gerando mais esquilos.

Sensei's Divining Top e Sylvan Library entram como duas boas cartas que vão te dar a opção de ajustar o topo e achar mais facilmente as respostas necessárias, ou caso precise, lands/mana.

Draws:

Loading icon

Como o deck é verde e preto, temos várias mágicas de remoção para segurar e atrapalhar o jogo dos coleguinhas, desde artefatos, encantamentos e é claro criaturas. Para as remoções temos:

Remoções pontuais:

Loading icon

Remoções em massa:

Loading icon

Ad

Repare que sempre que nosso deck faz algo, nós tentamos gerar tokens. Além das outras cartas que colocam fichas e interagem com o deck já mencionadas acima, temos 2 planeswalker que criam fichas e tem habilidades versáteis. Parallel Lives duplica nossa criação de fichas, já aumentadas pelo nosso comandante, para trazer ainda mais esquilos que penalizam os oponentes também temos Kalitas e Arasta.

Demais cartas de Interação:

Loading icon

Modificações e Upgrades

Eu costumo montar os decks com as cartas que já possuo na coleção buscando comprar só cartas bem baratinhas se necessário. Evito comprar cartas caras para jogar Commander em algum deck específico e como costumo jogar aquele mesão de cozinha não tenho problemas, mantenho o baixo custo. Este deck pode ser chamado de budget, ficando abaixo de 20 tix (no dia que escrevi este artigo), o que não impede que você faça modificações e upgrades. Abaixo deixo algumas opções que sinergizam bem com o deck:

Mais Condições de Vitória:

Se você acha que as 3 maneiras de ganhar o jogo não está surtindo efeito, você pode adicionar mais: como que tal deixar os esquilos imbloqueáveis ou matar os oponentes de veneno?

Loading icon

Mais Tokens:

As fontes de geração de tokens que escolhi foram as já comentadas, mas temos outras que são interessantes, porém algumas bem mais caras:

Loading icon

Mais Proteção:

Caso você esteja perdendo muito seu comandante, tente adicionar algumas proteções a mais:

Loading icon

Mais Pump

Eu escolhi por Akroma's Memorial, Muraganda Petroglyphs e Chitterspitter para deixar meus esquilos mais fortes, mas você pode colocar outros até focados mais no tribal como:

Loading icon

Mais Foco nos ESQUILOS

Como o deck é focado não apenas nos esquilos mas também em criar bastante ficha, ele não é um tribal puro. Você pode trocar algumas das cartas do último tópico (Demais cartas de Interação) para focar em esquilos, e adicionar cartas tribais. Abaixo deixo uma lista que além de colocar fichas potencializam os roedores:

Loading icon

Conclusão

Chegando ao final da Deck Tech, espero que tenham gostado deste deck e que ele traga não só vitórias mas também bastante diversão e jogadas inusitadas com os roedores. Este deck foi criado no MTGO e é bem tranquilo de se montar, além disso, outro ponto na sessão de upgrades, mesmo sendo no MTGO eu não coloquei a base de mana mais otimizada de lands e pedras de mana que são caras como Olds duais, Fetchlands, Mana Crypt, Moxs. A ideia é ser um deck forfun e não competitivo. Se tiver alguma sugestão ou dúvida pode deixar nos comentários e até o próximo!

Ad