Magic: the Gathering

Game Guide

Guia de Limitado, Draft e Prerelease para Murders at Karlov Manor

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, falaremos sobre a coleção Murders at Karlov Manor para o Limitado: suas mecânicas, arquétipos, melhores cards comuns e incomuns, correção de mana e remoções.

Edit Article

Introdução

E aí pessoal, como vão?

Janeiro finalmente se encerrou! Temos agora a primeira coleção do ano e mais uma progressão de acontecimentos após a batalha gigantesca do Multiverso contra Elesh Norn e Nova Phyrexia. Desta vez, iremos à Ravnica ver as consequências da guerra para as guildas e descobriremos um assassinato em uma das casas mais importantes deste plano.

Assassinato na Mansão Karlov (Murders at Karlov Manor - MKM) é uma coleção ambientada em suspense, e suas mecânicas focam em esconder e revelar o que está oculto.

Ad

Neste artigo, falaremos sobre suas mecânicas, arquétipos, e seus principais cards, remoções e correções de mana disponíveis em eventos de Limitado (Pré-Release, Selado ou Draft).

Sem mais delongas, vamos entrar na mansão Karlov, analisar os dados e descobrir o que esta coleção reserva para nós!

Assassinato na Mansão Karlov - Murders at Karlov Manor

Embora a base desta coleção foque no obscuro e seu descobrimento, a base deste plano ainda é Ravnica. Isso significa que os pares de cada guilda ainda definem a base de cores de seus arquétipos, então o que podemos esperar é uma sinergia muito grande entre os cards relacionados a cada guilda.

Mecânicas

Temos diversas mecânicas novas ambientadas nos mistérios de Ravnica e suas soluções, e elas constroem todo o clima de investigação da coleção. É importante falarmos dessas mecânicas antes de focarmos nos arquétipos.

Investigar - Investigate

Começando com uma mecânica antiga: Investigar é uma mecânica conhecida e bastante presente no Magic. Fateful Absence é um dos cards mais atuais e presentes no Standard.

Investigar é uma habilidade que cria tokens de Pistas (Clue Token). Estes artefatos compram uma carta após você pagar 2 mana e sacrificar este token.

É uma habilidade muito interessante para arquétipos que se gostam quando artefatos entram em campo ou até mesmo gostam de uma quantidade de artefatos grande, como mecânicas de sacrifício costumam permitir (muito comum entre os Rakdos).

Loading icon

Disfarce - Disguise

Nossa primeira mecânica nova é o Disfarce, que segue a temática de investigação. Criaturas podem entrar em campo com suas faces voltadas para baixo caso tenham a habilidade de Disfarce: ela será uma criatura incolor, 2/2 sem nome ou tipo e possui Salvaguarda {2}. Para isso, você deve pagar 3 como seu custo alternativo de conjuração.

Para “retirar” o Disfarce, você precisa pagar o custo da habilidade em questão, e assim ela será revelada. Tal habilidade pode ser ativada a qualquer momento em que o controlador da criatura tenha prioridade, e pode, assim, funcionar como um combat trick.

Esse tipo de estratégia fornece uma gama de alternativas para confundir o oponente e forçá-lo a sair em desvantagem nas trocas. Quando uma criatura sob Disfarce morre ou é exilada, ela deve ser revelada. O mesmo ocorre quando o jogo se encerra: todos os cards voltados para baixo sob Disfarces devem ser revelados para demonstrar que as criaturas em questão realmente tinham tal habilidade. Isso serve para evitar que jogadores trapaceiem em torneios.

Loading icon

Ocultar - Cloak

Similar ao Disfarce, temos Ocultar. Diferente do Disfarce, que exige que o card em questão tenha esta habilidade, Ocultar “oculta” outros cards, colocando-os em campo como criaturas 2/2 com Ward 2. Porém, nesses casos, eles não precisam ser criaturas. Os cards ocultos podem ser virados para cima se você pagar seu custo de mana, mas só se forem criaturas. Caso tenham a habilidade de Disfarce, jogadores podem virar a face para cima pelo custo da habilidade.

Ad

Tal habilidade lhe permite aumentar a board mesmo sem ter outras criaturas, e pode crescer a board com terrenos ou mágicas que não seriam conjuráveis naquele momento do jogo. Mais tarde, estas mesmas mágicas podem ser transformadas sem que seu oponente consiga responder.

Esta é outra habilidade muito relevante no Limitado que torna seus ataques e possíveis trocas ainda mais complexos quando o oponente tem mana disponível.

Loading icon

Suspeita - Suspect

Também temos os Suspeitos, figuras comuns em cenários investigativos; os game designers não perderam a chance de criar uma mecânica focada neles. Uma criatura se torna Suspeita por meio de um efeito, e ela permanece assim até o momento em que sair do campo de batalha ou que outro efeito altere sua condição. Se uma criatura Suspeita deixa de ser uma criatura, ela continuará sendo Suspeita. Criaturas Suspeitas não podem bloquear e ganham Ameaçar como habilidade.

Tornar suas criaturas Suspeitas pode ser muito relevante para estratégias mais Aggro porque o jogador tem mais interesse em causar dano do que bloquear o oponente, e essa mecânica lhe dará boas quantidades de dano devido ao Ameaçar.

Outro jeito de usar esta habilidade é impedindo o seu oponente de bloquear, e assim abrir caminho para os seus ataques. É uma habilidade bastante versátil e muito útil durante os confrontos.

Loading icon

Obter Indícios - Collect Evidence

Obter Indícios é outra mecânica criada para ambientar o jogo em um cenário investigativo. Nesse caso, devemos exilar cards com custo de mana igual ou maior ao valor de Obter Indícios, e assim ativar efeitos maiores descritos nas mágicas ao pagar custos adicionais, ou até mesmo cobrir os custos para proteger uma criatura.

Obter Indícios, geralmente, melhora uma mágica conforme o jogo se desenvolve, e transforma seu cemitério em um jeito de melhorar suas mágicas.

Loading icon

Casos - Cases

Os Casos são encantamentos com 3 etapas. Na etapa 1, temos o efeito do encantamento; na etapa 2, temos o requisito para solucionar o Caso, que deve ser atendido no início da sua fase final. Quando o Caso em questão for resolvido, este encantamento ganha a habilidade da etapa 3. Alguns encantamentos podem ter efeitos consideráveis se forem solucionados, e podem mudar o rumo das suas partidas.

No Limitado, normalmente vamos focar no efeito primário dos Casos. Se for muito fácil resolvê-lo, talvez seja interessante considerarmos seu efeito após solucionado, como, por exemplo, Case of the Crimson Pulse.

Na grande maioria das vezes, cards como Case of the Shattered Pact serão jogados devido à sua habilidade inicial, já que é extremamente difícil solucionar esse Caso no Limitado.

Ad

Loading icon

Cards Duplos - Split Cards

Outra mecânica resgatada em MKM são os Cards Duplos, que funcionam igual ao que eram na última vez que visitamos Ravnica. Para pagar seus efeitos, somamos, fora da pilha, os custos das duas mágicas contidas no card em questão. Quando formos jogar este card, precisaremos escolher qual mágica utilizaremos; assim, ela irá para pilha com aquele lado escolhido e seu custo de mana será aquele.

Os Cards Duplos nos permitem variar as nossas estratégias, pois em um lado as mágicas tem um custo mais baixo, e o outro é uma bomba com um efeito equivalente ao seu custo.

Além disso, seu custo híbrido nos ajuda a aproveitar estas mágicas em arquétipos diferentes.

Loading icon

Arquétipos

Já que já vimos as mecânicas deste formato, está na hora de vermos os arquétipos principais.

Azorius Detetives

Magic Symbol WMagic Symbol U

Na combinação branca e azul, temos o arquétipo ligado aos Detetives. Neste arquétipo, consideraremos Detetives que interagem entre si, e fornecem habilidades para outras criaturas, como Projektor Inspector ou Inside Source.

Com os Detetives em campo, este baralho funciona em estilo Tempo, pois cria jogadas que atrasam o oponente enquanto você desenvolve sua mesa. Também conecta dano por meio de evasão ou até mesmo porque seu oponente está tão atrasado. É importante levar em consideração efeitos de criaturas e principalmente habilidades como Disfarce para não ser surpreendido com uma criatura Voadora quando seu oponente não tinha (aparentemente) nenhuma em campo.

Um card fundamental para este arquétipo é Private Eye, pois é um Lorde e tem uma habilidade interessante que nos permite conectar dano enquanto compramos cartas.

Alquist Proft, Master Sleuth, Ezrim, Agency Chief e Tenth District Hero são peças excelentes dentro deste arquétipo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Orzhov Disfarce

Magic Symbol WMagic Symbol B

Na combinação branco e preto, vamos aproveitar os Disfarces, pois este arquétipo quer aproveitar criaturas com habilidades que verifiquem se o poder das suas criaturas é igual ou inferior a 2.

Delney, Streetwise Lookout é um bom exemplo deste tipo de mecânica. Assim, ao conjurar criaturas com Disfarce podemos aproveitar esses efeitos e, quando for necessário, as transformaremos em criaturas mais fortes.

Ad

Aurelia’s Vindicator é um bom exemplo de uma criatura com duas condições que nos vão ser úteis.

Outra característica deste arquétipo é que evitaremos efeitos desencadeados quando nossas criaturas entrarem em campo. Como revelar a criatura Disfarçada não é uma ação que as coloca em campo, essas habilidades não desencadeiam. Assim, podemos burlar as habilidades de criaturas como Hunted Bonebrute e Nightdrinker Moroii caso elas entrem em campo sob Disfarce. Com isso, conseguimos aproveitar os efeitos relativos a criaturas com 2 de poder e ainda evoluí-las para criaturas mais fortes.

Wispdrinker Vampire é uma das sinergias principais neste baralho, pois nos permite, no final do jogo, transformar criaturas pequenas em remoções caso elas sejam bloqueadas desatentamente.

Teysa, Opulent Oligarch, e Kaya, Spirits’ Justice fornecem combustível de criaturas e trazem sinergia a este arquétipo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Boros Aggro

Magic Symbol WMagic Symbol R

Como de costume, a combinação branca e vermelha nos traz uma estratégia Aggro. Este arquétipo desencandeará habilidades quando você atacar com 3 criaturas, o que relembra a habilidade “Batalhão de Portões Violados”, que era uma habilidade das criaturas Boros.

Karlov Watchdog, além de fortalecer suas criaturas, impede que seu oponente vire para cima os cards de criatura virados para baixo, o que lhe ajudará a não ser pego de surpresa nos combates.Seasoned Consultant, Meddling Youths e Aurelia, the Law Above são outros exemplos que aproveitam essa estratégia.

Este arquétipo foca em jogar criaturas na curva e povoar o campo de batalha para ativar suas vantagens o quanto antes e buscar criaturas com algum tipo de evasão. Assim, não perderemos nossa board e teremos o máximo de ataques possíveis.

Para continuarmos superpovoando a mesa, temos Neighborhood Guardian, que é uma carta muito poderosa, principalmente se combinada com cards como Inside Source. Assemble the Players é o tipo de card que queremos para não perder o gás.

Outra opção são criaturas com evasão, como Frantic Scapegoat ou Wojek Investigator.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Ad

Selesnya Disfarce

Magic Symbol WMagic Symbol G

Para o arquétipo nas cores branca e verde, temos a mecânica focada em efeitos que acontecem quando as criaturas sob Disfarce são viradas para cima.

Sumala Sentry é uma peça importante, pois cresce suas criaturas e a si, o que lhe dá um valor considerável na mesa. Cards com efeitos que ocorrem quando criaturas estão com sua face virada para baixo ou criaturas são viradas para cima eventualmente vão ser importantes. Tunnel Tipster, além de funcionar como um ramp, obtém valor de cada criatura que entra em campo sob Disfarce.

Vengeful Creeper pode remover um artefato ou encantamento que esteja atrapalhando, então você não precisará ocupar um slot com remoções desse gênero.

Flourishing Bloom-kin, Greenbelt Radical e Essence of Antiquity são alguns exemplos de criaturas com Disfarce que funcionam muito bem dentro deste arquétipo.

Case of the Trampled Garden lhe permite fortalecer sua mesa e não é difícil solucionar este Caso conforme este arquétipo se desenvolve, o que garantirá mais poder para suas criaturas.

Tolsimir, Midnight’s Light e Trostani, Three Whispers são cards extremamente fortes que independem de sinergia.

Relive the Past pode ser uma bomba excelente para os turnos finais. Ela coloca 15 de poder na mesa em 3 corpos de uma vez caso você cumpra suas demandas.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Dimir Pistas

Magic Symbol UMagic Symbol B

Nas cores azul e preto, temos um arquétipo que quer que você sacrifique Pistas. Assim, este arquétipo lhe fornece formas diferentes de Investigar, e pode manter seus recursos, controlar a board e aproveitar tokens.

Lazav, Wearer of Faces, Curious Cadaver, Persuasive Interrogators são alguns exemplos de cards que focam neste arquétipo. Lazav pode se retroalimentar, mas, para os demais, devemos encontrar formas de criar tokens.

Out Cold, Curious Inquiry, Mistway Spy e Homicide Investigator são algumas formas de alimentar este arquétipo. Outra forma são os ciclos de equipamentos, que também são Pistas, Candlestick e Lead Pipe.

Long Goodbye, Murder, Deadly Cover-Up e Extract a Confession são cartas eficientes para preservar os pontos de vida até os seus cards decisivos impactarem a mesa.

Este arquétipo exige que você controle a mesa com um pulso firme. No Limitado, como os recursos para remover cartas são mais limitados, é importante proteger seus pontos de vida com criaturas, trocando-as em combate até você encaixar no campo peças maiores que obriguem o seu oponente a reduzir o seu ímpeto ou começar a queimar suas remoções. Assim, você jogará suas peças-chave em campo sem muitos riscos ou com formas de protegê-las.

Ad

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Izzet Artefatos

Magic Symbol UMagic Symbol R

Na combinação azul e vermelha, temos um arquétipo que foca na interação de artefatos com sacrifício.

Detective’s Satchel é uma fonte de recurso eficiente que pode alimentar o Gleaming Geardrake para transformá-lo numa ameaça considerável.

Forensic Gadgeteer é uma peça excelente para este arquétipo, pois cria Pistas que também são artefatos. Isso reduz seu custo de ativação e nos permite otimizar toda a mecânica deste baralho.

Harried Dronesmith também é outra forma de obter recursos para sacrificar depois.

Benthic Criminologists é uma forma eficiente de manter recursos na mão e ativar a mecânica deste baralho.

Case of the Filched Falcon é um card excelente para desenvolver este arquétipo, pois tem uma sinergia excelente com as outras cartas e nos fornece o poder necessário para fechar jogos.

Gearbane Orangutan nos oferece uma postura mais agressiva na forma de um 4/4 que para ataques Voadores.

Esse arquétipo foca totalmente em interações, e constantemente precisaremos achar peças que façam 2 para 1 para conseguir manter nossos recursos na mão.

Uma sinergia interessante que podemos explorar são os Goblins. Já que temos acesso ao Krenko, Baron of Tin Street e Crime Novelist, podemos criar mais tokens ao pagar a mana exigida pela habilidade do Krenko com a mana gerada por este Bardo Goblin.

Reckless Detective é outro card bem eficiente para controlarmos nossos recursos.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Simic Obter Indícios

Magic Symbol UMagic Symbol G

Nas cores verde e azul, temos um arquétipo focado na mecânica de Obter Indícios.

Para aproveitarmos essa mecânica, precisamos trazer a mecânica de self mill. Isso alimentará nosso cemitério e nos trará recursão ao tirar cartas-chave de campo e usar as outras para aumentar o efeito de nossas mágicas. Aftermath Analyst nos permite fazer exatamente isso, pois entra em jogo cedo e posteriormente traz um ramp agressivo para dentro do campo de batalha.

Ad

Candlestick e outras cartas que nos trazem Vigiar podem ser uma forma de acelerar o jogo enquanto alimentamos o cemitério.

Chalk Outline tem uma sinergia muito forte com este arquétipo, pois pode criar tokens conforme “Obtermos Indícios” ao exilar criaturas.

Topiary Panther pode se colocar no seu cemitério no início do jogo e garante os terrenos que precisamos jogar. Depois, será usado para alimentar este arquétipo.

Cartas que compram e descartam também são efetivas neste baralho.

Vannifar, Evolved Enigma é um card forte independente de sinergia, e pode crescer sua board, colocar criaturas em campo mesmo com cards de terreno e depois crescer todas juntas em cada combate.

Kellan, Inquisitive Prodigy também é um card relevante, pois nos permite criar Pistas e aumentar nossa disponibilidade de terreno ao mesmo tempo. Também pode ser conjurado no turno 3.

Evidence Examiner nos permite transformar os cards no cemitério em cards na nossa mão, pois reaproveita todos os recursos que gastamos nela ao transformá-los em Pistas.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Rakdos Suspeita Aggro

Magic Symbol BMagic Symbol R

Na combinação preto e vermelho, temos uma combinação agressiva com a mecânica de Suspeito. Esta mecânica fornece evasão para nossas criaturas enquanto evoluímos nossa mesa, e torna nossa curva bem agressiva.

Frantic Scapegoat, Rune-Brand Juggler e Clandestine Meddler é um exemplo de uma sequência bem agressiva e difícil de acompanhar, já que todas as criaturas têm Ameaçar.

Convenient Target nos permite aumentar a quantidade de criaturas Suspeitas na mesa, e pode retornar para nossa mão. Já Deadly Complication nos fornece 2 efeitos em um card só, pois remove um bloqueador e aumenta o poder da sua mesa.

Barbed Servitor é uma forma excelente de recuperar recursos.

Embora a postura Aggro seja a mais apropriada para este baralho, Judith, Carnage Connoisseur pode ser uma criatura no topo da nossa curva excelente, já que transforma todas as suas remoções ou burns em criaturas.

Outra opção que este arquétipo fornece é o Rakdos, Patron of Chaos, que é uma criatura excelente. Sua habilidade normalmente vai te comprar cards e te dar vantagem, pois você acumulará recursos enquanto seu oponente precisará lidar com ele.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Ad

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Golgari Cemitério

Magic Symbol BMagic Symbol G

No preto e verde, temos interação com cards saindo do cemitério, então no geral focaremos na mecânica de Obter Indícios para desencadear essas habilidades.

Flotsam//Jetsam pode ser uma forma de alimentar nosso cemitério ou utilizar recursos no cemitério do oponente.

Insidious Roots é uma forma de aumentar a disponibilidade de mana deste arquétipo, e acelerar o jogo. Izoni, Center of the Web pode desenvolver muito bem este encantamento e ainda usar os tokens gerados para aumentar os seus recursos na mão.

Festerleech, quando jogado no turno 1, provavelmente vai alimentar o cemitério com 4 cards no mínimo.

Macabre Reconstruction ou It Doesn’t Add up são formas de alimentar este arquétipo e conservar nossos recursos.

Massacre Girl, Known Killer é um card fortíssimo no Limitado, considerando que mal conseguimos acessar remoções e a maioria das trocas acontece entre criaturas. É extremamente interessante reduzir o poder das criaturas do oponente com criaturas pequenas ou até mesmo comprar cartas com as trocas.

No mais, as cartas verdes citadas no Simic terão a mesma importância no Golgari.

Aftermath Analyst, além de alimentar nosso cemitério, ativa as interações deste arquétipo ao retirar terrenos do cemitério e os mover para o campo de batalha.

Chalk Outline funciona ainda melhor no arquétipo do Golgari, já que disponibiliza mais ferramentas de mill e é mais eficiente para retirar cards do cemitério.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Gruul Disfarce Stompy

Magic Symbol RMagic Symbol G

Na combinação vermelho e verde, temos um arquétipo Aggro mais focado no topo de curva, que usa a habilidade de Disfarce para construir presença de mesa no início do jogo. Assim, ele reduz seus custos para que elas possam ser desviradas o quanto antes.

Dessa forma, algumas peças-chave vão ser cartas que reduzem custos de mana ou fornecem mais mana. Para este arquétipo temos Tin Street Gossip, que nos dá 2 manas, Tunnel Tipster e Goblin Maskmaker, que também são formas de acelerar o jogo nos primeiros turnos.

Yarus, Roar of the Old Gods tem uma sinergia muito forte com este arquétipo ao nos comprar cartas quando conectamos dano. Desse jeito, criaturas viradas para baixo que acabem morrendo retornarão viradas para cima, o que nos economizará mana e também dará Ímpeto para todas as nossas criaturas.

Ad

Anzrag, the Quake-Mole, além de ter um corpo muito relevante, nos permite reiniciar o combate se for bloqueado.

Pyrotechnic Performer permite que cada criatura sob Disfarce funcione como burn quando são reveladas, o que encaixa de forma excelente neste baralho.

Bolrac-Clan Basher, Offender at Large, Greenbelt Radical são alguns exemplos de criaturas eficientes neste arquétipo.

O objetivo deste baralho vai ser jogar ameaças sob Disfarce e eventualmente você terá a quantidade de mana necessária para revelar estas criaturas.

Loading icon

Melhores Cards Comuns:

Loading icon

Melhores Cards Incomuns:

Loading icon

Correção de Mana

Nesta coleção, temos as Surveil lands, que produzem duas cores, e além delas temos Public Thoroughfare e Scene of the Crime, que produzem mana de qualquer cor. Estas são as opções mais viáveis de terrenos, já que as demais são raras.

Loading icon

Outra opção para fixar mana são os artefatos como Gravestone Strider e Cryptex. Embora Cryptex seja mais eficiente, o fato de ser uma carta rara significa que é quase impossível usá-lo, então o filtro de mana citado acima será mais popular.

Loading icon

Além destas opções, temos algumas formas de acessar os terrenos que precisamos, como Topiary Panther, They Went this Way e Nervous Gardener. Contudo, o grande problema é que todas estas cartas dependem de mana verde para buscar outros terrenos. A opção mais comum para todos os baralhos é o Case of the Shattered Pact, que nos permite corrigir a curva de mana na nossa mão.

Loading icon

Remoções

Remoções são muito relevantes nesta coleção. Veremos algumas delas e observaremos as remoções principais de cada cor.

Branco

Magic Symbol W

Loading icon

Dentre as remoções disponíveis, Makeshift Binding e Make Your Move são as mais eficientes disponíveis no Branco. Uma nos dá ganho de vida enquanto exila uma criatura e a outra nos fornece versatilidade.

Temos que discutir a presença de uma remoção global no Branco, que é No Witnesses. Ela pode virar jogos contra desavisados, então é importante prestar atenção nela.

Ad

Push//Pull merece uma menção pela sua versatilidade, já que pode tanto ser usada no Branco como no Preto com Push. Nos turnos finais, sua versão mais pesada pode ser usada.

Azul

Magic Symbol U

Loading icon

No Azul, além das jogadas de Tempo tradicionais, como bounces e mágicas para virar criaturas e anulações, temos uma forma de retirar de campo criaturas com habilidades que continuam atuando mesmo se a criatura estiver fora de combate: Dramatic Accusation.

Preto

Magic Symbol B

Loading icon

Long Goodbye é uma remoção que pode se tornar mais efetiva nesse limitado, já que pode ignorar os efeitos de Salvaguarda das criaturas sob Disfarce. O mesmo vale para Slice from the Shadows, mas ela é mais versátil, já que cobre uma gama maior de criaturas.

Murder é uma remoção definitiva, e é provavelmente a mais eficiente deste formato.

Extract a Confession pode ser efetiva para controlar a board no início do jogo, e se torna muito eficiente quando o seu cemitério já ativar o Obter Indícios.

Na mesma situação do Branco, temos Deadly Cover-Up, uma remoção global preta que pode ganhar jogos nos quais seu oponente é muito ganancioso.

Vermelho

Magic Symbol R

Loading icon

Falando de remoções eficientes, vale lembrar que a maioria das criaturas com Disfarce podem ser removidas por Shock. Se tirarmos estas criaturas da equação, ela atinge 40,6% desta coleção.

Case of the Burning Masks e Galvanize cobrem 62,3% desta coleção. O Galvanize remove 93,5% dela quando causa 5 de dano.

Suspicious Detonation remove 85,5% das criaturas desta coleção.

Temos apenas 9 criaturas com mais de 5 de resistência. Dessas, apenas 2 são comuns e outras 2 são incomuns, então será difícil encontrar um alvo que Galvanize não tire de campo.

Verde

Magic Symbol G

Loading icon

Pick Your Poison tem um design interessante por não alvejar a criatura, já que seu oponente nao poderá proteger a criatura em questão com Resistência a Magia. Só counters serão uma saída viável.

Hard-Hitting Question atinge planeswalkers, algo que normalmente as remoções no Verde não atingem.

Conclusões

Murders at Karlov Manor apresenta dinâmicas de jogo que focam nas soluções dos mistérios como a chave para sua vitória. As mecânicas de Ocultar e Disfarce são muito interessantes e tornam os ataques mais incertos, obrigando seu oponente a se movimentar com cuidado.

Senti falta de terrenos duais comuns e outras formas para corrigir mana. Acredito que seja um formato de duas cores, então será bem difícil migrar para uma terceira cor, mesmo com sinergias.

Vamos aguardar ansiosos pelo pré-lançamento desta coleção e tentaremos desvendar os mistérios que envolvem os acontecimentos na Mansão Karlov.

Ad

Para vocês, qual arquétipo pareceu mais interessante?

Loading icon

Eu gostei bastante do Rakdos e do Boros, então espero conseguir montar um deles no pré.

Espero que tenham gostado do artigo. Deixem suas dúvidas nos comentários!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!