Magic: the Gathering

Game Guide

Guia de Limitado e Draft: Wilds of Eldraine (WOE)

, Comment regular icon1 comments

Neste artigo, iremos analisar a coleção de Wilds of Eldraine com foco para Pré-Release, Selado e Draft.

Edit Article

Introdução

Encerrados os eventos de nova Phyrexia, chegou o momento de ver como os planos estão lidando com os efeitos colaterais dessa batalha interplanar, e o primeiro foco é no plano de Eldraine.

A primeira passagem por Eldraine foi muito marcante dentro do Magic, especialmente para mim - Throne of Eldraine foi o meu primeiro Pré-Release de Magic e foi um divisor de águas nas brincadeiras nas lojinhas e no Magic Arena. Por muito tempo, utilizei cards como Fervent Champion, Torbran, Thane of Red Fell, Bonecrusher Giant e acompanhei tantos outros terem destaques em diversos formatos, principalmente no Standard.

Ad

Cauldron Familiar e Witch’s Oven alavancaram o Aristocrats dentro do Standard e no Pioneer; Oko, Thief of Crowns causou um frisson, sendo banido em quase todos os formatos que jogou. Outros cards também tiveram destaques dentro do Standard, chegando a ter alguns banimentos.

Throne of Eldraine apresentou cards e mecânicas muito fortes para os formatos construídos, mas, além disso, apresentou um Limitado muito diverso. As Aventuras permitiam uma organização melhor do deckbuilding, já que com um único card você poderia ter uma remoção e uma criatura. Essa característica permite explorar de forma muito mais interessante a construção do baralho, aproveitando melhor esses espaços extras que são fornecidos pelos cards de Aventura.

Bom, sem mais delongas, agora é o momento de desbravarmos os campos de um reino caído tentando se reerguer após a maior guerra da sua história. É hora de entrarmos em Wilds of Eldrainelink outside website.

Limitado em Wilds of Eldraine - WOE

Como esperado, Wilds of Eldraine retorna com duas das mecânicas trabalhadas em Throne of Eldraine: as Aventuras e os Tokens de comida. Porém, em WOE, teremos o acréscimos de 3 mecânicas novas: Bargain, Roles e Celebration.

Além disso, existem os Enchanting Tales, que são encantamentos que podem ser encontrados nos boosters, mas não fazem parte da coleção, sendo cards a parte, como ocorreram com as mágicas de Arquivo Místico de Strixhaven.

Então, se você abrir um Necropotence, ele fará parte da sua pool de jogo de Limitado nos selados, nos Drafts você poderá decidir realizar o pick nele ou não, e, caso faça, poderá incluí-la no seu deck no momento de construção.

Mecânicas

Aventura

Os cards de Aventura estão de volta: tendo uma nova leva de cards e com uma evolução em seu design, em WOE temos Aventuras com custo de mana de cor diferente da criatura. Nesses casos, a cor do card é a da criatura, e, para qualquer efeito de jogo, ele só vai representar a cor da Aventura no momento que for conjurada a mágica de Aventura.

Como falei na introdução, os cards de Aventura são peças muito relevantes dentro da construção do baralho por termos dois efeitos em um único card, conseguindo assim ter acesso a mais interações e efeitos sem perder os espaços de criaturas.

Loading icon

Bargain

É uma mecânica que se parece com o Kicker, porém com o seguinte custo: “sacrifique um artefato, encantamento ou Token”.

Basicamente, é um custo alternativo para as habilidades das mágicas, gerando um efeito extra ou alterando o efeito do card, como em Torch the Tower.

Loading icon

Food Token

Outra mecânica que volta em Eldraine são os Food Tokens. Aqui em WOE, eles têm uma interação importante com Bargain e outros cards que considerem a presença ou o sacrifício de artefatos, Tokens ou permanentes.

Ad

Além disso, o seu potencial ganho de vida é um fator muito relevante em partidas muito próximas.

Loading icon

Role Token

As Role Tokens nada mais são do que auras que encantam criaturas, tendo até 6 tipos disponíveis na coleção.

Cursed - A criatura encantada tem poder e resistência básicos iguais a 1

Monster - A criatura encantada ganha +1/+1 e tem Trample

Royal - A criatura encantada ganha +1/+1 e tem Ward {1}

Sorcerer - A criatura encantada ganha +1/+1 e tem “Sempre que essa criatura atacar, Scry 1.”

Wicked - A criatura encantada ganha +1/+1 e “Quando essa aura for colocada no cemitério vinda do campo de batalha, cada oponente perde 1 de vida.”

Young Hero - A criatura encantada tem “Sempre que essa criatura atacar, se sua resistência é 3 ou menos, coloque um marcador +1/+1 nela.”

Loading icon

Cada criatura só pode ter uma Role Token controlada pelo mesmo jogador. Caso outra seja colocada, a Role mais antiga é colocada no cemitério e a mais nova é anexada à criatura.

Outro ponto relevante é que essas auras podem ser utilizadas para pagar o custo extra para ativar os Bargain dos cards, melhorando os efeitos dos cards. Outra importância que pode existir são para cards que consideram quantidades de permanentes em campo ou que entraram em campo no turno.

Loading icon

Celebration

Celebration é uma mecânica que avalia a entrada de permanentes não-terreno no campo de batalha no turno, desencadeando algum efeito quando ocorre.

Na coleção, essa mecânica é encontrada somente nas cores Vermelho e Branco, tendo uma interação muito grande com permanentes que criam Food Tokens ou permanentes que criam Role Tokens.

Loading icon

Arquétipos da Coleção

Avaliadas as mecânicas da coleção, chegou a hora de olharmos os arquétipos. Aqui iremos separar por pares de cor, não sendo impossível conseguir combinações com 3 ou mais cores e ainda assim ter sinergias.

Azorius Tap

Magic Symbol WMagic Symbol U

Nosso primeiro arquétipo é baseado em virar criaturas do oponente, com um jogo mais focado em atrasar o oponente enquanto você avança o seu jogo.

Hylda of the Icy Crown e Icewrought Sentry são excelentes payoffs do arquétipo, e Sharae of Numbing Depths Hylda’s Crown of Winter e Solitary Sanctuary são cards que vão sustentá-lo.

Vantress Transmuter surge como uma opção com sinergia com um corpo relevante após realizar a Aventura. Outro card de Aventura eficiente no arquétipo é Threadbind Clique, um corpo relevante com evasão e uma remoção em instant speed extremamente sinérgica.

Galvanic Giant, embora pareça ter um excelente encaixe no arquétipo, tem uma sua dependência de mágicas pesadas que não conversa tanto com o mesmo.

Ad

Horned Loch-Whale pode ser um excelente finisher, podendo ser conjurado em instant speed com uma Aventura muito relevante para atrasar o progresso de seu oponente.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Orzhov Enchantments Sacrifice

Magic Symbol WMagic Symbol B

Seguindo para a combinação branca e preta, temos um foco nos seus encantamentos e sacrifícios, com cards que se importam com a ida de encantamentos para o cemitério. A mecânica de Role Token é utilizada para colocar encantamentos em campo, e as mágicas com Bargain para sacrificar os encantamentos e otimizar os efeitos das mágicas, fornecendo a sinergia para o arquétipo.

Spellbook Vendor aparece como uma boa engrenagem da mecânica, sendo capaz de criar encantamentos todo turno e também forçá-los a ir para o cemitério caso coloque o Sorcerer Token em uma criatura que já encantada com outra Role Token.

Outro efeito interessante é aproveitar as mágicas com Bargain em conjunto com a saga The Princess Takes Flight ao deixar os 2 primeiros capítulos ocorrerem e sacrificar a saga como custo da mágica com Bargain. Assim você evita que a criatura exilada volte ao campo de batalha por não ocorrer o terceiro capítulo, transformando-a em uma excelente remoção.

Neva, Stalked By Nightmares é um excelente motivo para estar na combinação, assim como Eriette of the Charmed Apple, nesse caso com um foco maior em criação de Role Tokens.

Outro ponto-chave do baralho é o equilíbrio entre os cards para sacrificar os encantamentos e os cards que colocam encantamento na mesa. Nesses casos, os cards que criam Role Tokens são muito eficientes, pois são capazes de realizar todos os efeitos necessários.

Ashiok’s Reaper, Savior of the Sleeping, Wicked Visitor e Warehouse Tabby são boas engrenagens para o arquétipo, gerando efeitos em cima dos sacrifícios.

Devouring Sugarmaw é uma opção de finisher com boa sinergia; Lich-Knights' Conquest consegue aproveitar artefatos, Tokens e encantamentos na mesa sem muito impacto no jogo para retornar suas criaturas que foram para o cemitério de volta para o campo de batalha.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Ad

Boros Celebration Aggro

Magic Symbol WMagic Symbol R

Como era de se esperar, a combinação branca e vermelha nos traz um arquétipo focado em agressivar e fazer muitas permanentes o mais cedo possível, além de explorar ao máximo a mecânica de Celebration, tendo como peça principal Ash, Party Crasher.

Nesse arquétipo, cards que fazem 2 criaturas ou que façam Role Tokens são muito eficientes para ajudar a aumentar a mesa e colocar mais dano para dentro.

Goddric, Cloaked Reveler e Raging Battle Mouse são outros cards que se aproveitam desse tipo de estratégia. Heartflame Duelist, além de bem agressivo, também é uma excelente remoção dentro do arquétipo.

Kellan, the Fae-Blooded é capaz de crescer o poder da sua board, além de ser uma criatura com boa capacidade de ataque, ainda mais quando combinado com as auras.

Imodane’s Recruiter pode ser combinado colocando 2 corpos na mesa para na sequência aumentar todo o poder da mesa, dando Ímpeto para todos.

Regal Bunnicorn tem o encaixe perfeito para o arquétipo, já que cresce seu poder e resistência conforme aumentamos a nossa board.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Selesnya Tokens

Magic Symbol WMagic Symbol G

Na combinação branca e verde, temos um arquétipo focado em Tokens, mas o arquétipo não visa criar somente Tokens de criatura como o padrão da combinação de cores: em WOE, a ideia é criar Role Tokens, Food Tokens e os Tokens padrões de criaturas.

Syr Armont, the Redeemer funciona para aumentar o poder das suas criaturas encantadas, além de ser um excelente corpo na mesa. Já Yenna, Redtooth Regent permite aumentar a quantidade de encantamentos que estejam em campo, e isso funciona com as Role Tokens - desde que não sejam colocadas na mesma criatura, não ocorrem problemas.

Outro caminho dentro do arquétipo é combinar Pollen-Shield Hare com Tokens de criatura, ou mesmo Tough Cookie, que permite transformar os Tokens de Food em criaturas, já que eles são artefatos, assim passando a receber os bônus do Pollen-Shield Hare.

The Huntsman's Redemption e Gruff Triplets são boas formas de gerar Tokens, e as sagas em particular tem uma sinergia bem poderosa com Yenna, Redtooth Regent. Elas podem ser copiadas, gerando todos os efeitos novamente, e quando uma acabar, pode ser feita a cópia da cópia e repetir o processo quantas vezes for interessante.

Spellbook Vendor pode ser muito efetivo com Syr Armont, the Redeemer, já que todas as criaturas podem ter suas próprias auras sendo maximizadas em seu poder pelo card.

Loading icon

Ad

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Dimir Faeries

Magic Symbol UMagic Symbol B

Na combinação azul e preto, temos o arquétipo que leva em consideração o tipo de criatura, no caso, as Fadas. Os cards desse arquétipo vão gerar efeitos quando Fadas entram em campo ou vão ter efeitos melhores se você controlar alguma Fada.

Obyra, Dreaming Duelist ou Talion’s Messenger são opções muito boas dentro do arquétipo.

Outro ponto interessante é que por ser um arquétipo de Fadas, suas criaturas normalmente vão ter evasão, sendo um complicador maior para os oponentes lidarem.

Talion, the Kindly Lord é um card com mais eficiência no Construído do que no Limitado, mas ainda é um excelente corpo que ocasionalmente fornecerá card advantage e atacará os pontos de vida do seu oponente. Outro card interessante é Barrow Naughty, que permite aproveitar as manas livres para causar mais dano e, se você controlar outra Fada, terá Lifelink.

No mais, o arquétipo pode funcionar como Tempo ou Midrange, sendo possível aproveitar os cards azuis que viram uma criatura ou devolvem para a mão para atrasar o oponente enquanto você evolui o seu jogo, fazendo uso de Snaremaster Sprite e instants ou sorceries que tenham efeitos similares.

Outra opção é fazer um uso maior de interações. Nesse ponto, Chancellor of Tales e Mocking Sprite são cards que permitem um melhor aproveitamento de interações com o seu oponente, conseguindo reduzir o custo para construir sua board e decidir o jogo nos turnos mais à frente.

Sleep-Cursed Faerie, apesar de seu efeito, pode ser muito bem aproveitado em casos de mana sobrando, sendo capaz de causar uma boa quantidade de dano com evasão.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Izzet Spells

Magic Symbol UMagic Symbol R

Nas cores azul e vermelho, temos o arquétipo Spells, utilizando cards que ganham tempo, remoções e cantrips para desencadear efeitos e evoluir seu jogo.

Normalmente, o arquétipo sofre com o balanceamento entre criaturas e mágicas instantâneas/feitiços, tendendo por muitas vezes ter poucas criaturas, e fazendo uso de muitas proteções para sua criatura e remoções para garantir o controle do jogo no início. Com os cards de Aventura, esse problema é consideravelmente reduzido.

Frolicking Familiar, Unruly Catapult e Aquatic Alchemist são boas peças de agressão para o arquétipo.

Ad

Mocking Sprite, Chancellor of Tales e Johann, Apprentice Sorcerer são bons suportes para o arquétipo, auxiliando na montagem do setup e evoluindo os ataques.

The Apprentice’s Folly é uma saga interessante que pode funcionar como um excelente finisher ou mesmo aumentar os efeitos de peças relevantes.

Hearth Elemental pode fornecer um gás novo após acabarem os cards da mão com sua Aventura, e, como criatura, é um excelente card em combinação com Song of Totentanz e Stonesplitter Bolt.

Imodane, the Pyrohammer é um card que pode transformar suas remoções em burns diretos.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Simic Ramp

Magic Symbol UMagic Symbol G

Na combinação azul e verde, temos um plano de jogo com foco no ramp para conjurar mágicas de valor de mana cinco ou mais, gerando efeitos em permanentes que estão na mesa.

Bramble Familiar, Rootrider Faun e Troyan, Gutsy Explorer são peças essenciais para acelerar o jogo e conseguir utilizar peças decisivas como The Goose Mother, Gruff Triplets, Horned Loch-Whale ou Thunderous Debut

Up the Beanstalk pode representar um valor considerável após ser realizado o setup de ramp, permitindo que, ao conjurar as mágicas mais pesadas, elas sejam repostas em sua mão.

Skybeast Tracker, Tempest Hart, Galvanic Giant e Stormkeld Prowler são exemplos de cards que se beneficiam da estratégia.

O risco desse tipo de estratégia é não encontrar os payoffs ou não achar as peças de ramp, então é muito importante saber qual mão escolher para iniciar a partida.

Outros dois cards que interagem bem com o arquétipo são Beanstalk Wurm, que te permite avançar um turno de land com sua Aventura - além de ser uma criatura com um corpo relevante, e Elusive Otter, que na sua Aventura permite distribuir marcadores, podendo desequilibrar uma mesa ou acrescentar o dano que falta para fechar o jogo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Rakdos Rats Tokens

Magic Symbol BMagic Symbol R

Nas cores preto e vermelho, temos uma sinergia com os Rat Tokens, podendo seguir uma linha mais agressiva de encher a mesa e agredir o oponente com os Tokens. Tem várias formas de lidar com o jogo, seja forçando trocas com Totentanz, Swarm Piper ou Tattered Ratter e fechando partida com Gnawing Crescendo ou Lord Skitter’s Butcher, permitindo passar mais dano depois de construir uma board relevante.

Ad

Outra linha de valor é aproveitar os Tokens e utilizar as mágicas com Bargain de forma a melhorar os efeitos dela, como com High Fae Negotiator e Stonesplitter Bolt.

Redcap Gutter-Dweller é mais um card extremamente eficiente no arquétipo, apresentando evasão, criando Tokens para uma estratégia mais agressiva ou para servir de alimento de uma estratégia que explora mais as mágicas com Bargain ou para serem sacrificadas por ele mesmo, fornecendo card advantage e aumentando o seu poder.

Song of Totentanz é uma excelente forma de alimentar o arquétipo e Twisted Fealty pode ser utilizada como remoção quando aliada à possibilidade de sacrificar criaturas.

Rankle's Prank pode funcionar para uma carga final contra o oponente quando os recursos já estão escassos, podendo fechar com 4 de dano em você e no oponente.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Golgari Food

Magic Symbol BMagic Symbol G

Na combinação preta e verde, temos a interação com Food Tokens, seja para utilizar as mágicas com Bargain ou mesmo para gerar valor.

Greta, Sweettooth Scourge é um dos principais cards para a estratégia, sendo capaz de gerar tanto card advantage como aumento de poder na mesa, além de colocar um Food Token assim que entra.

Mosswood Dreadknight, embora não tenha sinergia com a mecânica, é um card absurdamente forte, sendo capaz de se manter em campo enquanto for conjurado, além de poder funcionar como escudo até encontrar as soluções necessárias para a board adversária ou servir como fonte de ataque, forçando trocas nas quais você vai conservar a criatura.

Feed the Cauldron e The Witch’s Vanity são excelentes remoções para o arquétipo, e Mintstrosity e Scream Puff possibilitam trocas positivas, servindo também de engrenagens do baralho.

Sweettooth Witch, Hollow Scavenger e Night of the Sweets' Revenge são cards que se aproveitam dos Food Tokens enquanto alimentam o campo de batalha com eles.

Gumdrop Poisoner pode se aproveitar do ganho de vida das Food Tokens e ser capaz de tirar criaturas relevantes de campo.

Restless Cottage consegue atuar prevenindo a volta de cards do cemitério enquanto gera Food, sendo mais uma peça excelente para suportar o arquétipo.

Elvish Archivist e Syr Ginger, the Meal Ender são outras criaturas extremamente eficientes dentro do arquétipo, tendendo a crescer bastante enquanto aumentamos a disponibilidade ou o consumo de Food na partida.

Loading icon

Ad

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Gruul Stompy

Magic Symbol RMagic Symbol G

Para fecharmos, temos a combinação vermelho e verde trazendo um arquétipo agressivo. Porém, diferente do Boros que visa criaturas menores em quantidade, o Gruul busca escalar a curva progressivamente tendo criaturas maiores atrás de criaturas maiores.

Junto a isso, o arquétipo apresenta sinergia com as criaturas com poder acima de quatro, gerando benefícios para outras permanentes.

Ruby, Daring Tracker, além de ter sinergia com o arquétipo, funciona como um ramp para chegarmos na mana necessária para as criaturas maiores. Picnic Ruiner e Territorial Witchstalker são cards bem agressivos que se aproveitam bem da estratégia do baralho.

Mágicas que coloquem marcadores +1/+1 ou Role Tokens são bem efetivas, podendo fornecer o que falta para atingir o poder necessário e melhorar as permanentes na mesa.

Ferocious Werefox, Merry Bards e Curse of the Werefox são alguns exemplos.

Bestial Bloodline ou Bespoke Battlegarb permitem aumento fixo no poder, podendo ser relevantes no desenvolvimento do jogo.

Agatha’s Champion pode ser utilizado como remoção ao mesmo tempo que é mais um corpo em campo.

Questing Druid é uma peça que entra cedo em campo e tende a crescer para cada mágica de cor diferente de Verde que façamos, sendo capaz de passar um dano considerável em pouco tempo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Correção de Mana

Outro fator relevante para o Limitado é a correção de cor de mana, tendo como principal fonte os terrenos duais, porém eles não são tão disponíveis.

Edgewall Inn serve para ajustar a curva de mana, sendo uma excelente opção de correção.

Evolving Wilds é outra opção para corrigir as cores disponíveis.

Loading icon

Filtros de Mana

Algumas opções para filtrar a mana são Prophetic Prism, como primeira opção, pois sua habilidade de fornecer a reposição é importante na gestão de recursos. Scarecrow Guide surge como outra opção, tendo a vantagem de ativar o filtro uma vez por turno, mas seu problema é que é facilmente removido por ser uma criatura.

Por último temos Crystal Grotto, que pode ser um atraso de jogo, já que é necessário 2 terrenos para produzir uma mana, mas em situações sem outras opções de correção, é melhor do que ficar sem o ajuste.

Ad

Loading icon

Remoções

Em um formato no qual as criaturas são as principais formas de ganhar partidas, as remoções são pontos vitais para o andar do jogo, sendo muito importante entender o alcance de cada uma dentro da coleção.

Dessa forma, vamos observar o alcance de cada uma das principais remoções.

Rat Out é uma remoção que consegue atingir cerca de 19% das criaturas da coleção, tendo contra o vermelho a maior efetividade, com 8 cards diferentes.

Torch the Tower, sem pagar seu custo de Bargain, atinge cerca de 45% das criaturas da coleção, tendo contra o vermelho a maior efetividade, com 15 cards diferentes.

Kellan’s Lightblades, sem pagar seu custo de Bargain, atinge cerca de 73% das criaturas da coleção, tendo como melhor alvo as criaturas azuis, que têm a grande maioria Resistência 3.

Cut In atinge cerca de 91% das criaturas da coleção, tendo como melhor alvo as criaturas verdes ou multicoloridas que tem a maior quantidade de cards com Resistência 4.

Witchstalker Frenzy tem um alcance de 95% das criaturas da coleção, sendo capaz de remover todas as criaturas multicoloridas.

Feed the Cauldron é capaz de atuar contra aproximadamente 65% de toda a coleção, sendo uma boa remoção de início de jogo.

The Witch’s Vanity, por sua vez, atinge cerca de 37%, e, embora tenha um alcance baixo, é capaz de remover peças importantes de alguns arquétipos e progredir com seus efeitos de saga.

Um ponto de muita atenção: com a possibilidade de utilização das Role Tokens, algumas remoções podem ter seu alcance alterado. É importante levar isso em consideração ao trabalhar com as remoções.

Loading icon

Conclusão

Para mim, é a volta para onde tudo começou e sendo assim não consegui tirar o proveito necessário em Throne of Eldraine. Para Wilds of Eldraine, pretendo desfrutar ao máximo das diversas sinergias dos cards e sentir a nostalgia de jogar uma coleção no plano que foi minha primeira experiência com pré-releases.

Por experiências anteriores, a mecânica de Food sempre aparece muito forte nos Limitados, ganhando tempo em partidas que muitas vezes já estavam encerradas - então tenho bastante expectativa nos decks baseados nessa mecânica.

Quanto a vocês, tem um arquétipo favorito?

Qual arquétipo mais chamou sua atenção?

Loading icon

Bom, pessoal, eu vou ficando por aqui, mas lembrem-se que o pré-release tem como principal objetivo conhecer a coleção e desfrutar do Magic! Então aproveitem bem o momento e ajudem o colega a construir o deck, entender o que os cards fazem e, principalmente, se divirtam!

Nos vemos no próximo artigo, um abraço a todos e até lá.