Magic: the Gathering

Review

Legacy: Análise de Unfinity para o formato

, Comment regular icon0 comments

Uma Un-Edição chegou ao Legacy! O que será que uma expansão de outro mundo pode trazer ao nosso formato?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Olá, pessoal! Aqui estamos nós mais uma vez com mais um lançamento de mais um novo set de Magic… a Wizards não facilita a vida para a gente. E dessa vez, não só não facilitou, como ainda complicou! Ao longo dos anos, tivemos vários lançamentos do sets Un- (Unglued, Unhinged, Unstable, Unsanctioned), séries divertidas que quebram a barreira do que é possível dentro das regras do Magic, e por isso mesmo eram diferenciadas por suas bordas prateadas ao invés de preta ou branca para indicar que não poderiam ver jogo em competições ou formatos legais.

Ad

E aí veio mais uma Un-edição, Unfinitylink outside website. Só que dessa vez eles resolveram inovar e tornar uma parte do set legal nos formatos Vintage, Legacy, Commander e Pauper. Para isso, a edição tem bordas pretas e apenas o símbolo holográfico em forma de noz nas cartas não-legais as diferenciam das válidas.

Além de gerar uma grande confusão para identificar o que pode e o que não pode, Unfinity tem duas mecânicas que envolvem elementos externos (lembram em parte as Dungeons de Adventures in the Forgotten Realms e as Energias de Kaladesh): as Atrações e os Stickers.

Numa opinião pessoal, sets Un- e cartas legais não deveriam se misturar, mas como já estamos por aqui, vamos entender como funcionam essas novas mecânicas em Legacy:

Atrações

Loading icon

Para poder usar essa mecânica, antes do jogo começar, você deve construir seu deck de Atrações com no mínimo 10 cartas de Atrações, não podendo ter nenhuma repetida, e embaralhá-lo.

As Atrações são artefatos sem nenhum custo de mana e não possuem o verso igual a uma carta normal de Magic. Elas não são invocadas nem podem ir para sua mão. Na verdade, se elas fossem sair de jogo e ir para qualquer zona que não a de exílio (cemitério, mão, deck), elas vão para o Junkyard ao invés disso (uma zona própria que é equivalente ao cemitério das Atrações).

Para trazer uma Atração para o jogo, é necessário que uma carta tenha a instrução de “Abrir uma Atração” – semelhante a cartas que o tornam o Monarca ou que assumem a Dianteira. Quando você ativa algum efeito com essa instrução, você deve pegar a carta do topo do seu deck de Atrações e colocá-la em jogo.

Loading icon

Cartas de Atrações possuem seis indicadores de luz ao lado direito da sua caixa de texto, alguns acesos, outros não (o número 1 sempre estará apagado e o número 6 sempre aceso). No começo da sua primeira etapa principal de cada turno, se você controlar uma ou mais atrações, jogue um dado de 6 lados. Caso o resultado seja igual a um dos números acesos de uma ou mais Atrações, você “Visita” esse(s) artefato(s), isto é, você ativa uma habilidade desencadeada descrita no texto da carta.

Algumas atrações possuem Prêmios: caso você cumpra algum requisito da sua Visita, a Atração é fechada (vai para o Junkyard), você obtém o resultado do texto de coleta do Prêmio e Abre uma nova Atração (coloca a Atração do topo do Deck de Atrações em jogo).

Stickers

Loading icon

A outra grande mecânica da série válida em Legacy são os Stickers. Stickers são semelhantes a Marcadores, modificando características das cartas. Os Stickers são anexados como parte do efeito de outras cartas e só podem ser anexados em permanentes não-terreno que você POSSUA (ou seja, nada de grudar Stickers nas cartas do coleguinha). Na verdade, você pode até utilizar outros elementos para representar os Stickers se não quiser ficar colando eles nas cartas, como moedas, dados ou papéis.

No início de cada jogo, caso você for utilizar os Stickers, você deve apresentar pelo menos 10 folhas de Stickers (não repetidas) e escolher 3 delas aleatoriamente para serem usadas naquele jogo. Uma nova seleção aleatória é feita após cada sideboard.

Ad

Cada carta de Sticker contém 10 stickers de 4 tipos: 3 de Nome, 3 de Arte, 2 de Habilidade e 2 de Poder/Resistência. Os Stickers dos dois primeiros tipos em geral não tem efeito em jogo, exceto em caso de cartas que ganham ou concedem efeitos a cartas com Stickers grudados ou que referem-se ao nome ou arte da carta. Já os outros dois tipos possuem um custo para serem jogados: Tickets.

A maioria das cartas que permitem ao jogador grudar um Sticker também geram uma quantidade Tickets, um recurso semelhante à Energia de Kaladesh que você pode gastar para grudar Stickers do custo apropriado. Você pode optar por não gastar nenhum Ticket para acumular para futuros Stickers mais poderosos.

Quando você gruda um Sticker em uma carta, ela ganha as características daquele Sticker. Stickers de Nome, Arte ou Habilidade são cumulativos (eles adicionam efeitos mas não substituem os já existentes), mas cartas só podem ter um Poder/Resistência por vez, então adicionar um Sticker desse tipo substitui o Poder e Resistência atual da carta (cartas sem Poder e Resistência e que recebam um Sticker desses só tem esses atributos ativos caso se tornem uma Criatura, mas é bom ressaltar que geralmente as habilidades que transformam uma carta em Criatura já estabelecem novos parâmetros para esses atributos, como Karn, Silver Golem, por exemplo). Adicionar um novo Sticker de Poder/Resistência sobrepõe os atributos antigos pelo do Sticker mais recente.

Embora, como eu disse ali em cima, Stickers sejam bastante semelhantes a Marcadores – cópias de cartas com Stickers não os copiam, por exemplo – eles diferem no fato que os Stickers permanecem anexados às cartas mesmo quando elas mudam de zona, desde que sejam públicas – Pilha, Campo de Batalha, Cemitério, Exílio e Comando. Caso uma permanente com um Sticker seja movida para uma zona oculta – Mão ou Deck – o Sticker retorna para a sua folha de Sticker e pode até ser escolhido novamente posteriormente.

Análise - Melhores Cards para o Legacy

Ok, depois desse textão todo, vamos então falar sobre os cards! Só que ainda não... Antes, é preciso enfatizar que embora válido em Legacy, Unfinity definitivamente não foi pensada com esse formato em mente, então muita coisa não é nem de perto competitivamente viável.

Por outro lado, a mecânica das Atrações é superinteressante para quem olha pelo lado mais casual do formato e, assim, essa análise foi feita pensando um pouco menos com a mente de campeonato (mas ainda assim ressaltando que pode ver jogo em competições) e mais no lado doido da coisa. Então peguem seus bilhetes e vamos desbravar esse parque de diversões!

Branco

Complaints Clerk

Loading icon

Confesso que errei na minha avaliação sobre a habilidade de Assumir a Dianteira, portanto acho plausível dar o benefício da dúvida para uma habilidade recorrente que permanece mesmo após a morte da criatura geradora do efeito.

Além disso, um deck de Atrações Branco vai precisar da ajuda desse bicho-preguiça. Ele até oferece um agrado quando você rola um 1 (o que garante que você não Visite nenhuma Atração)!

Ad

Clowning Around

Loading icon

2 manas por 2,33 tokens não é grande coisa, mas é bom se atentar que os tokens também são artefatos, então essa é uma maneira rápida de gerar uma contagem elevada de artefatos rapidamente.

Azul

Command Performance

Loading icon

Um Comando de 2 manas é sempre algo a ficar atento devido à quantidade de opções. No que eu acredito ser o modo mais comum, essa carta já coloca uma Atração em jogo e já possibilita ativá-la (e outras que você porventura já tenha) no mesmo turno.

Também facilita o uso de Stickers. Além de decks dedicados a essa nova mecânica, não acho nada fora da realidade um deck trazer Atrações pós-side para jogos de atrito e se isso acontecer, é bem capaz de vermos esse feitiço aqui jogando no competitivo.

Monitor Monitor

Loading icon

Semelhante ao Clerk acima, uma maneira de colocar mais Atrações em jogo. Tem uma quantidade razoável de pontos de vida para sobreviver e uma habilidade que ajuda a Visitar mais vezes suas Atrações.

Seasoned Buttoneer

Loading icon

Outro gerador de Atrações, com um custo mais acessível do que o Monitor.

Preto

Deadbeat Attendant

Loading icon

Outro gerador de Atrações, com um custo mais acessível do que o Buttoneer. Junto do Command Performance, é o card mais barato para fazer isso diretamente.

Discourtesy Clerk

Loading icon

Um card capaz de gerar mais retorno de recursos em um deck dedicado de Atrações. Porém, acho que o próximo card tem mais potencial para jogos que possam seguir mais arrastados.

Step Right Up

Loading icon

Se, como eu disse acima, Atrações forem uma maneira de ganhar a guerra de atrito, Step Right Up é a melhor geradora direta desse recurso.

"Lifetime" Pass Holder

Loading icon

Em um deck dedicado a Atrações, esse Zumbi é presença garantida: avança seu plano de jogo a um custo baixo e ainda oferece a oportunidade de recursão.

Vermelho

Goblin Airbrusher

Loading icon

Acho que você já deve ter percebido que não dei muito destaque a cartas de Stickers. É verdade, é uma mecânica mais devagar – parece ser mais a cara de formatos como Limited. Mas é bom relembrar que Stickers de Arte não custam Tickets, então não é necessário muito suporte para fazer esse Goblin despejar tesouros na mesa.

Minotaur de Force

Loading icon

Um gerador barato de Stickers e Tickets em corpo não irrelevante. Bom suporte para esse arquétipo para quem quiser testar a sorte.

Rad Rascal

Loading icon

Mais um abridor de Atrações. Esse aqui é uma das piores opções disponíveis.

_____ Goblin

Loading icon

A grande maioria das folhas de Stickers tem opções de Stickers de Nome com pelo menos 3 vogais (com destaque à folha 30 e seu Delusionary com todas as 6 vogais), então é bem possível pensar que no mínimo ele se paga, ativa habilidades desencadeadas por Stickers e pode até acelerar sua mana com o Nome certo.

Ad

Verde

Chicken Troupe

Loading icon

Semelhante ao Minotaur de Force como habilitador de Stickers, mas o corpo é menos relevante.

Lineprancers

Loading icon

Mais limitado nas opções do que a galinha acima, mas mais eficiente na geração de Tickets. A maioria das opções de Stickers de custo 2 não são muito eficientes para serem jogados em cima dessa própria carta, mas podem curvar bem em cima de um 1-drop jogado no turno anterior.

Coming Attraction

Loading icon

Como um gerador de Atrações, esse feitiço tem um dos melhores efeitos agregados, já que rampar seus terrenos tende a ser mais vantajoso do que uma criatura genérica. Boa opção para esse caminho.

Petting Zookeeper

Loading icon

Gera uma atração, tem um corpo decente para parar muita coisa que joga no formato. Boa opção dentro da cor.

Embiggen

Loading icon

Primeiro, um joinha pela referência aos Simpson. Segundo, temos aqui a primeira carta realmente relevante para os formatos competitivos de Legacy.

Essa mágica é realmente poderosa nos decks de Infect: várias crtiaturas com essa habilidade receberam o tipo de criatura Phyrexiano em adição aos seus tipos originais, então um Inkmoth Nexus alvo dessa mágica recebe +5/+5 até o final do turno por apenas 1 mana (Criatura Terreno Artefato – Mosco-lume Phyrexiano) e outros como Blighted Agent e Glistener Elf recebem +4/+4.

Pode reacender o interesse no deck, já que isso e basicamente qualquer outro buff do deck num Nexus envenenam o oponente em um único ataque.

Dourado / Multicoloridas

Captain Rex Nebula

Loading icon

Por falar em Simpsons, Capitão Rex aqui foi claramente inspirado no Capitão Zapp Brannigan de Futurama. O destaque aqui por sua habilidade é por sua habilidade de transformar Devoted Druid em um Veículo, que convenientemente não morre por ter infinitos marcadores -1/-1 a menos que você o equipe.

Mas ao invés de tripular seu Druida-Veículo-Negativo Infinito, você pode simplesmente gerar uma quantidade exorbitante de mana verde e convenientemente baixar uma Walking Ballista de tamanho obsceno.

Dee Kay, Finder of the Lost

Loading icon

Já que eu tenho falado sobre Atrações como uma opção de jogo para decks Control, Dee Kay se destaca como uma das melhores cartas para esse estilo. Abre uma Atração a um custo acessível, tem a possibilidade de gerar valor com uma Resistência imune a Lightning Bolt e é Azul, ou seja, pode sempre ser combustível para Force of Will.

The Most Dangerous Gamer

Loading icon

Se esse bicho sobreviver por um turno só que seja, ele corre o risco de carregar o jogo sozinho. Me lembra bastante Caves of Chaos Adventurer, uma carta que subestimei pelos 3 de Resistência em uma criatura de 4 manas.

Myra the Magnificent

Loading icon

A dona do Astrotorium, o parque de diversões que serve de cenário para Unfinity, é uma verdadeira máquina de gerar Atrações, quase uma Monastery Mentor dessa mecânica.

Ad

Joga muito bem com mágicas Azuis de 1 mana que compram cartas e, olha só que legal, Legacy é um formato cheio dessas cartas!

Comet, Stellar Pup

Loading icon

É um doguinho Planeswalker! Comet pode ser realmente poderoso, mas a questão reside no “pode”, já que você não tem muito controle sobre suas habilidades. Por exemplo, você pode rolar a segunda habilidade e não ter alvos interessantes (embora Fetch Lands devam garantir pelo menos um alvo válido).

Se você conseguir emendar uma sequência de 6s no dados, além do seu oponente achar que você está trapaceando, ele te deixa muito na frente no jogo. Jogar com ele é mais risco do que bom senso, mas novamente, é um doguinho Planeswalker!!

Artefatos — Atrações

Aqui eu vou listar quais as Atrações acho mais interessantes para se construir um deck de Atrações, pelo possível valor que elas podem gerar:

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Finalizando

Bem, foi uma verdadeira montanha-russa olha todas essas cartas totalmente fora da casinha! Será que as Atrações podem ser uma alternativa viável?

Eu acho que elas estão abaixo do power level geral do formato, mas a mecânica é super divertida e adiciona um elemento totalmente novo ao jogo, portanto não custa nada trazer um pouco da maluquice de uma Un-edição a um lugar onde nenhum jogador jamais esteve!