Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern: Dredge - Análise e Guia de Sideboard 2022

, Comment regular icon0 comments

Hoje vamos ver como está o Dredge atual, deck que sempre aparece conforme lançam novas interações que beneficiam cemitérios.

Edit Article

Mesmo que diferentes, todos os decks de Magic possuem minimamente um jeito de jogar semelhante: Você utiliza manas para conjurar cartas e assim vencer o oponente conjurando as melhores cartas nos melhores momentos, correto? Mais ou menos.

Conforme as cartas vão sendo lançadas, conceitos básicos acabam tendo exceções em formatos não-rotativos. Um grande exemplo disso é o Dredge! Com a habilidade que dá nome ao deck sendo lançada em Ravnica aliada a mecânicas de cemitério, o baralho joga de uma maneira bem diferente do ocasional.

Ad

Para analisarmos melhor o que torna o Dredge um baralho tão diferente, vamos dar uma olhada na lista que o jogador NickNorman utilizou para conseguir o quarto lugar no Challenge do dia 30/01.

Dredge 2022 - NickNorman

Loading icon

Base do Deck

Loading icon

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o que é a habilidade.

Como funciona a habilidade Dredge

Dredge é uma habilidade que te possibilita retornar uma determinada carta do cemitério para sua mão, no lugar de alguma compra de carta que você fosse fazer no turno (o que pode incluir seu draw inicial). Para isso, a carta com dredge precisa estar no cemitério e você precisa pagar o custo de escavar, que é triturar um número específico de cartas do seu próprio deck, assim, voltando a carta específica para a mão.

Inicialmente a habilidade pode ter sido pensada no intuito de dar mais recursividade ao jogador, voltando cartas específicas para sua mão ao invés de correr o risco de comprar um terreno no lategame, por exemplo, mas ganhou mais destaque como uma forma de colocar cartas no seu cemitério de forma agressiva, já que, aliado à compras e descartes de cartas, o baralho consegue utilizar a habilidade de escavar diversas vezes no turno.

"Mas para quê eu iria querer jogar minhas cartas no cemitério?", você pode estar se perguntando.

Ao longo dos anos, diversas interações com cemitérios foram sendo lançadas praticamente desde o começo do jogo, assim fazendo com o que para algumas cartas o cemitério passe a ser um recurso valioso, como num exemplo mais simples, Dragon's Rage Channeler e Unholy Heat, que ficam mais poderosas conforme o seu cemitério fica cheio e diverso.

Já o Dredge é uma junção de diversos recursos de cemitério em um baralho só. Cartas que voltam do cemitério, como Narcoameba e Prized Amalgam ou cartas que podem ser conjuradas do cemitério, como Conflagrate, são os recursos que você irá utilizar para ganhar o jogo. Isso faz com que seu conceito de compra e vantagem em cartas seja bem diferente de baralhos convencionais, já que aliado a sua mão, você tem uma variedade de ações ainda maior no seu cemitério, que muitas vezes pode ser reutilizada.

Cartas Novas para o Dredge

Loading icon

O Dredge é um baralho com uma longa história no Modern e ao longo dos anos obteve uma série de modificações e melhorias (e sobrevivendo até a alguns bans, não é, Faithless Looting?). Inclusive, atualmente é possível perceber que diversas cartas vieram para deixar o arquétipo mais poderoso e acho justo falar sobre elas.

Thrilling Discovery foi uma adição meio que obvia ao deck, já que é uma versão melhorada da atual melhor carta para obter draws que o Dredge possuia, Cathartic Reunion. Graças à 8 cartas com a mesma função, o baralho tem mais consistência em obter um começo explosivo e alcançar o maior número possível de cartas no cemitério. O único desafio encontrava-se no custo da carta, já que o dredge já era um baralho com a base de mana complexa, pois fazia uso de quatro cores e precisava que seus terrenos entrassem em pé na maioria das vezes; adicionar o branco em uma carta que você pretende usar sempre que possível é uma escolha arriscada, e por conta disso o NickNorman precisou fazer alguns sacrifícios, tirando a cor verde do baralho.

Ad

Outra carta interessante é Otherworldly Gaze, que por mais que não compre cartas, acaba se tornando uma fonte de card advantage. Podendo ser usada do cemitério e escavar até três cartas por uso, a mágica se torna vantajosa com as interações do deck. Realmente é uma carta que acaba não servindo para qualquer baralho de cemitério, já que não comprar cartas seria uma desvantagem muito grande, mas para o Dredge esse "probleminha" impacta bem menos.

Silversmote Ghoul é uma adição que eu pessoalmente achei interessante, por se tratar de uma carta que só funciona por estar em conjunto a outras cartas recentes. Sua condição de retorno tem ligação com ganho de vida, o que só é possível graças a não tão nova Creeping Chill e a já citada Thrilling Discovery. Junto a essas cartas, o Ghoul traz uma board mais confiável para o deck.

Sugestões e Alternativas

Como já foi dito, graças ao Dredge ser um deck de histórico no formato, para fazer algumas inclusões, outras cartas tiveram que ser descartadas, mas possuem poder necessário para estar em outra configuração do baralho. Este espaço é para falar sobre o que ficou de fora, mas pode ser interessante caso você queira outra abordagem para o deck.

Loading icon

Life from the Loam foi uma carta que me doeu não ver na lista, já que sua recursividade e versatilidade eram muito aliadas ao deck. Loam era ótima para terrenos utilitários, servia como enable para o Bloodghast (já vamos falar dele aqui) e era um ótimo recurso para se utilizar com o Conflagrate, aumentando o número de cartas na sua mão. Entendo que graças à necessidade das cores a carta acabou sendo subutilizada, mas talvez diminuindo o uso do azul, o Loam possa ser uma possibilidade.

Loading icon

Falando no vampiro, Bloodghast era um dos melhores amigos da Loam, já que a sinergia entre ambos faziam com que o ghast fosse uma ameaça constante. Graças à saída do Loam e entrada do Thrilling Discovery, ganhar vida virou uma consistência maior que baixar terrenos, assim, o nosso vampiro espírito perdeu seu lugar para Silversmote Ghoul.

Postura de Jogo e Sideboard

Uma das primeiras coisas sobre o Dredge é que ele é um baralho muito forte e focado em um recurso muito comum, isso faz com que sofra muito para hates pesados dos sideboards oponentes (assim como outros baralhos que exploram muito algum recurso visado, como o affinity para artefatos).

Enquanto a maioria dos primeiros jogos será a engine do seu deck correndo solta, é nos jogos dois e três que a batalha realmente começa. Portanto, é importante saber que grande parte de seu sideboard serve exatamente para lidar com o side adversário, já que na maioria das vezes você é a grande ameaça.

Olhando o side do NickNorman, é perceptível que grande parte das cartas são exatamente interações: descartes e remoções pontuais. Para observarmos melhor esse fator vamos fazer alguns sideguides pensando em decks populares do formato atual.

Guia de Side: Dredge vs Grixis Death's Shadow

Ad

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Uma vantagem que o Dredge tem contra o Death's Shadow é que graças ao DS utilizar cemitério para diversas coisas, o deck acaba não podendo utilizar ameaças pesadas a esse recurso em seu side.

Isso aliado à constante ameaça que o Grixis sente a ficar com pouca vida e acabar perdendo por conta do Creeping Chill indo para o cemitério, faz com que a vantagem esteja ao seu favor. Portanto, uma remoção completa como Prismatic Ending na maioria das vezes é o suficiente para lidar com o que o DS pode oferecer.

Guia de Side: Dredge vs Hammer Time

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Os problemas contra o Hammer Time são dois: Ele ter acesso a branco, que é uma das melhores cores para lidar com cemitérios, com cartas como a Sanctifier en-Vec, e o fato de que o baralho pode conseguir uma vitória "do nada".

Portanto, respostas em velocidade instantânea são necessárias. Para isso contamos com Ancient Grudge que pode ser utilizada mesmo se for para o cemitério e Prismatic Ending que consegue resolver problemas "não artefato", como a própria En Vec ou até mesmo um Sigarda's Aid.

Guia de Side: Dredge vs Burn

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Burn é outro deck agressivo com acesso ao branco, o que seria perigoso, já que nossa base de mana acaba sendo bem agressiva, mas graças a nossas cartas de ganho de vida e a Leyline of Sanctity podemos nos manter no jogo, além disso, Prismatic Ending novamente mostra sua utilidade por lidar com qualquer ameaça, seja uma Rest in Peace, seja uma Sanctifier en-Vec.

Conclusão

Mesmo sendo conhecido, o Dredge é um baralho com poder explosivo muito grande e que sempre vai desempenhar bem quando o meta não está preparado para ele, mas graças a remoções completas e mais consistência, o baralho pode resistir a hates e alcançar bons resultados no meta atual.

Vou ficando por aqui, até a próxima! Qualquer dúvida ou sugestão, estou disponível nos comentários abaixo.