Magic: the Gathering

Competitive

Paupergeddon: Impactos de LOTR no metagame Pauper e decks com melhor desempenho!

, Comment regular icon0 comments

Este artigo analisa o Paupergeddon Pisa Tournament, explorando o meta e os decks que tiveram desempenho superior. Analisamos as estratégias e decks de sucesso que superaram os outros, além de destacar os cards de LOTR mais impactantes utilizados no torneio.

Writer image

translated by Cards Realm

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O que é Paupergeddon

Paupergeddon é a Copa do Mundo do Pauper!

É um evento que acontece a cada três ou quatro meses na Itália. O mais recente foi Paupergeddon Pisa e este evento de 481 jogadores também foi o primeiro em que o set O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Médialink outside website era legal. Vamos conferir como foi!

Os dados

Metashare

Image content of the Website

Ad

O que essas porcentagens realmente significam

Como você pode ver na imagem acima, havia muitos arquétipos diferentes em Pisa.

Não sei quanto a você, mas visualmente essas imagens são ótimas de se ver, mas como elas se transformam em pilotos reais é uma maneira de entender melhor.

Veja os números a seguir:

Mono Blue Faeries tinha 63 pilotos.

Pinger Burn tinha 38 pilotos.

Boros Synth tinha 38 pilotos

Affinity teve 33 pilotos.

Golgari Gardens tinha 33 pilotos.

Kuldotha Red tinha 33 pilotos.

Dimir Terror tinha 27 pilotos.

Familiars teve 19 pilotos

Walls teve 19 pilotos.

Caw Gates tinha 19 pilotos.

Altar Tron teve 19 pilotos.

Ponza teve 19 pilotos.

Bogles tinha 14 pilotos

Iniciativa Boros teve 14 pilotos

Jeskai Ephemerate tinha 14 pilotos.

*Mono White Aggro tinha 10 pilotos

BW Initiative teve 10 pilotos.

Havia 73 pilotos utilizando outras estratégias.

Decklists do Top 8

1º lugar - Affinity - Roberto Francini

Loading icon

2º lugar - Altar Tron - Tomasso Loss

Loading icon

3º Lugar - Boros Synth- Emanuele Navarra

Loading icon

4º Lugar - Affinity - Mislav Dinarina

Loading icon

5º Lugar - Affinity - Filippo Spaggiari

Loading icon

6º Lugar - Boros Synth - Andrea Mengucci

Loading icon

7º Lugar - Mono Blue Faeries - Andrea Beatrice

Loading icon

8º Lugar - Boros Synth - Marco Casotto

Loading icon

Comentários sobre os resultados

Então, olhando para os resultados, porcentagens e pilotos, o deck mais jogado foi Mono Blue Faeries, que rendeu uma cópia no top 8. Enquanto isso, o Boros Synthe o Affinity apareceram em números semelhantes, 38 e 33, respectivamente, rendendo três cópias cada no top.

Com algumas novas cartas desempenhando um papel no sucesso do baralho Boros, Mengucci mostrando que o maindeck estava bem posicionado antes que essas cartas se concretizassem.

Altar Tron mais uma vez nos mostra que é um ótimo deck para se jogar, principalmente no papel, sendo limitado ao funcionamento dos jogos do Magic Online - devido à natureza do sistema de "relógio de xadrez" que o MTGO utiliza, a interação do combo pode levar muito tempo e o tempo limite é um problema real, especialmente se seu oponente interferir de alguma forma. Levando isso em consideração, apenas os grinders de MTGO mais rápidos jogam com este deck na versão online com consistência.

No geral, acho que o metagame do Pauper tabletop é bem equilibrado e como mostrado no gráfico acima, com mais de 17 arquétipos individuais sendo nomeados e 73 pilotos jogando algo único.

Decks Excelentes

Os dois overperformers claros foram Boros Synthesizer e Affinity.

Em termos de metagame do Magic Online, Affinity tem diminuído constantemente em popularidade, mas ainda aparecendo em muitos dos 8 e 16 melhores dos Challenges. Para mim, isso mostra que o deck ainda é uma potência, mas as pessoas estão se afastando dele devido a outros fatores, como a popularidade de outros arquétipos e não querer lutar contra o hate excessivo de Sideboard a que a maioria dos decks tem acesso. Isso também mostra que Cast into the Fire não é uma carta de sideboard forte na qual confiar apenas para vencer o Affinity.

Ad

No entanto, no Paupergeddon, esses pilotos são jogadores de Affinitty incrivelmente estabelecidos e potencialmente jogaram com esse arquétipo por um longo tempo. Isso que significa que eles podem lutar contra os hates esperados, como Dust to Dust e o novo Cast into the Fire, que estavam por toda parte.

Boros Synth tem sido um deck forte desde antes do lançamento de Barbed Batterfist. No entanto, desde o seu lançamento, tendo acesso a uma ameaça recorrente devido à mecânica de living weapon, o baralho ficou muito mais forte. Isso é ainda mais reforçado com a nova adição de Lembas e Cast into the Fire.

A popularidade do baralho era basicamente inexistente. Isso agora mudará com a inclusão de novos cards e o desempenho do Paupergeddon no fim de semana.

Decks com desempenho abaixo do esperado

Para mim, os decks com baixo desempenho claro são os Mono Blue Faeries. Este foi o mais jogado e rendeu apenas uma cópia no top 8.

A razão para isso provavelmente é o número surpreendente de cópias de Boros Synth e Cast into the Fire no evento, o que pode ser incrivelmente difícil para as Fadas lidarem.

Outro deck que geralmente teve um desempenho inferior para mim também foi o Golgari Gardens. Este arquétipo tem estado em alta ultimamente, especialmente no Magic Online, e possui 0 cópias no top 8 e 0 no top 16. Eu tinha quase certeza de que pelo menos uma cópia chegaria ao top 16.

Provavelmente, o Gardens teve dificuldade em lidar com decks de Kor Skyfisher/ Glint Hawk.

Surpresas

Isso provavelmente deveria ter sido mostrado nas "performances abaixo do esperado", mas acredito que a maioria das pessoas ficaria surpresa por não haver um único deck Mono Red no Top 16. Sem Kuldotha, sem Pinger Burn.

A primeira cópia que vemos está em 17º lugar, que foi um Kuldotha Burn, rodando 7 cópias de Reckless Impulse. A ameaça vermelha atormenta as ligas e desafios do Magic Online há muito tempo. O arquétipo manteve alguns decks sob controle e outros completamente fora do meta. Portanto, é surpreendente que nenhuma cópia tenha chegado ao top 16.

Como LOTR afetou o metagame

Houve algumas cartas de LOTR diferentes que foram jogadas em Paupergeddon Pisa.

Lembas

Loading icon

Lembas parece ser uma ótima carta e seu potencial ainda não foi totalmente explorado. A maioria dos jogadores de Boros Synth usava pelo menos dois Lembas como forma de obter a seleção de cartas com o mecanismo de Glint Hawk/Kor Skyfisher.

Outros decks como o 2º lugar, Altar Tron, jogaram com até quatro cópias no maindeck.

A carta parecia ter um bom desempenho para muitas pessoas que jogavam o deck Boros Synth e, com um pouco mais de ajuste, poderia facilmente ser um item básico que prevalecerá.

Cast into the Fire

Loading icon

Cast into the Fire foi a verdadeira estrela do show. Ele viu slots no Maindeck e sideboard em grande número. Foi um quatro-of em todas as três listas Boros do Top 8. Era uma carta de sideboard numa lista de Affinity no top 8. E isso apenas no Top 8.

Ad

No Top 16, viu Maindeck e Sideboard no Caw Gate, Ponza e Izzet Fae.

Por que esse card fez tanto sucesso?

Eu cobri a carta com detalhes no meu artigo de Card Destaquelink outside website, mas no geral, ele permite que você condense os slots do seu sideboard enquanto também é uma atualização estrita para outros cards.

Condensar seu sideboard é muito importante no Pauper agora, pois os slots são premium, já que você geralmente precisa de 5 a 7 slots de sideboard para lidar com Mono Red e Affinity. Portanto, é incrível ter uma carta que ajuda em uma dessas combinações e é ótimo contra Faeries/Caw Gates.

Igual a Smash to Dust, este card pode ser facilmente inserido em seu maindeck e nunca ser realmente um slot morto.

Foi uma escolha fácil para o melhor card de LOTR, e é ótimo que tenha sido mostrado no primeiro grande evento com LOTR sendo um set legal.

Como o meta ficará daqui para frente

Seguindo em frente, acredito que o meta provavelmente mudará para Boros Synth sendo um grande jogador no metagame, especialmente no Magic Online.

Além disso, Altar Tron continuará um baralho a ser bastante utilizado no Pauper tabletop, mas completamente restrito por conta do relógio de xadrez do Magic Online.

Outros arquétipos provavelmente se adaptarão para derrotar Boros e Affinity. Decks Midrange, como Golgari Gardens, provavelmente se moverão em direção a ameaças mais voadoras, como Vampire Sovereign, deixando de lado Avenging Hunter. Também pudemos pilotos voltando a jogar com Orzhov Ephemerate, pois tem uma Matchup contra Boros muito melhor, além de acesso a um melhor hate contra Affinity com Dust to Dust.

O vermelho ainda continuará a ser um verdadeiro candidato e a ameaça que mantém todos esses decks sob controle. No entanto, sinto que eles voltarão à build com Kuldotha Rebirth e Galvanic Blast. Jogar cartas na board realmente ajuda a superar spells de ganho de vida que vêm sendo utilizadas, como Weather the Storm.

Conclusão

O Torneio foi bem conduzido, como sempre são os Paupergeddons, e parabéns a Alessandro e à equipe por um evento e cobertura tão tranquilos!

O formato Pauper, no tabletop, é equilibrado e não reflete o meta do Online.

Foi ótimo ver tantos decks diversos e um top 8 e top 16 tão diferentes, como vimos nos últimos eventos. O meta provavelmente continuará a evoluir e girar em torno das cartas poderosas em impressões recentes como Experimental Synthesizer, Deadly Dispute e as Bridges artefato.

Até a próxima!