Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Boros Burn - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, dissecamos a nova versão do Boros Burn, utilizada por Benjamin Stark para obter uma taxa de vitórias de 70% no Pro Tour Murders at Karlov Manor!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Boros Burn é um dos meus decks favoritos e também um dos mais nostálgicos do Pioneer.

Durante meses, ele foi minha principal escolha para jogar diversos eventos online independentes durante a pandemia, em uma época onde Lurrus of the Dream-Den ainda não havia sido banido e o arquétipo estava entre um dos melhores decks do formato - ele também foi o tema do primeiro guia que escrevi para este site!

Conforme o Metagame mudou e com o banimento de Lurrus, o Boros Burn foi ficando obsoleto e outras variantes de decks agressivos tomaram seu lugar até nessa categoria de cores, como o Boros Heroic e Boros Convoke, então, foi uma grande surpresa ver o arquétipo havia obtido um dos melhores resultados no Pro Tour Murders at Karlov Manor, apesar de tê-lo feito nas mãos de apenas um jogador, Benjamin Stark.

Ad

Neste artigo, vamos analisar esta nova versão do Burn, com a inclusão de Lightning Helix e um sideboard adaptado para jogar contra o Metagame do maior torneio da temporada!

O que é o Boros Burn?

Boros Burn é a segunda variante mais recente do arquétipo mais conhecido como Burn, cujo objetivo é utilizar uma dúzia de mágicas que causam dano direto ao oponente para reduzir sua vida a zero na menor quantidade de turnos possíveis - Uma estratégia tão velha quanto Lightning Bolt e Chain Lightning e está presente no Magic competitivo faz mais de duas décadas.

Loading icon

O Pioneer não conta com muitas das staples históricas do Burn, como o já mencionado Lightning Bolt, mas possui uma dúzia de mágicas de dano versáteis e criaturas que interagem com ela através da habilidade de Prowess, criando um clock rápido e eficiente capaz de vencer a partida em poucos turnos, mas sem abdicar da interatividade que essas mágicas permitem contra criaturas ou Planeswalkers.

A Decklist

Loading icon

Essa é a exata mesma lista utilizada por Benjamin Stark no Pro Tour Murders at Karlov Manor. A maioria de suas escolhas parecem suficientemente sólidas para o Metagame geral do Pioneer e até para a recente ascensão do Rakdos Vampires como potencial melhor deck do formato.

Não vi necessidade de alterar algo da lista ao meu gosto pessoal, mas outros jogadores podem fazê-lo para ter uma partida melhor contra arquétipos específicos de um Metagame local, como aumentar o número de End the Festivities para lidar com o Boros Convoke, ou subir o quarto Eidolon of the Great Revel para o maindeck para um Game 1 mais sólido contra Izzet Phoenix e outras estratégias que jogam muitas mágicas em um turno.

Maindeck

Loading icon

Nossas ameaças.

Kumano Faces Kakkazan possibilita um ótimo sequenciamento com nossas outras criaturas além de se transformar em um 2/2 com ímpeto após dois turnos. Ele também desencadeia o espetáculo para Skewer the Critics e Light up the Stage, tornando-o uma ótima opção em diversos estágios do jogo.

Monastery Swiftspear e Soul-Scar Mage são nossas principais fontes de dano nos primeiros turnos e recompensam jogadas com múltiplas mágicas antes do ataque. É comum que o dano puxado por eles forcem o oponente a uma postura reativa, gastando recursos em busca de respostas antes que eles carreguem a partida.

Eidolon of the Great Revel é um bom Meta Call se você espera estratégias com mágicas de custo baixo e interage bem com Kumano Faces Kakkazan. Na maioria dos jogos em que entra cedo, ele consegue puxar, pelo menos, dois de dano antes de ser removido - o suficiente para acelerar nossa estratégia em um turno.

Bonecrusher Giant é a mistura perfeita entre dano e ameaça impactante. Ele é um pouco lento em algumas partidas, mas sua versatilidade e fôlego extra lhe garante um espaço certo nas listas de Burn e outros decks vermelhos agressivos.

Ad

Loading icon

Nossos “burns”.

Play with Fire é um Shock glorificado? Sim! Mas é o melhor que temos para causar dano ao oponente nos primeiros turnos e o Scry faz muito mais diferença do que as pessoas imaginam, principalmente em jogos onde não podemos nos dar ao luxo de comprar o card errado.

Boros Charm é o “faz tudo” da lista. Ele protege nossas criaturas de sweepers, pode ser especialmente letal em uma sequência de mágicas e, por conta própria, causa o maior dano individual que conseguimos com apenas um card e duas manas.

Lightning Helix foi uma adição recente e substitui Lightning Strike como mágica de três de dano. A vida extra proporcionada por ela faz diferença em partidas de race, onde podemos direcionar mais dano ao nosso oponente sem correr muitos riscos.

Loading icon

Os cards com Spectacle tendem a ser um side out recorrente no Boros Burn por serem lentos e/ou específicos demais para certas partidas. No entanto, elas ajudam bastante a adicionar consistência e fôlego no Game 1, e eu não recomendaria jogar sem elas.

Loading icon

Um set de cada terreno capaz de gerar Magic Symbol W e Magic Symbol R e que entre em jogo desvirado é obrigatório para um arquétipo visando maximizar o uso de sua mana turno após turno. Battlefield Forge, Sacred Foundry e Inspiring Vantage são as melhores opções nessa categoria no Pioneer hoje.

Den of the Bugbear e Ramunap Ruins ajudam em dar mais alcance ao Boros Burn em jogos mais longos, além de torná-lo mais resiliente a sweepers do oponente.

Sideboard

Loading icon

Get Lost é uma necessidade para lidar com Planeswalkers e criaturas maiores com quais temos dificuldade, como Sheoldred, the Apocalypse. Ela também funciona contra uma dúzia de outras partidas onde muitas criaturas saem do escopo de dano das nossas mágicas.

Searing Blood segue o caminho oposto, sendo excelente contra criaturas menores, onde podemos gastar um recurso para lidar com elas sem dar fôlego extra ao nosso oponente.

End the Festivities é especificamente bom contra Boros Convoke, mas pode encontrar utilidades em lidar com mana dorks.

Loading icon

Loran of the Third Path lida com Ensoul Artifact, Temporary Lockdown, Smuggler’s Copter, Fable of the Mirror-Breaker e uma dúzia de outros artefatos e encantamentos problematicos enquanto mantém outro corpo na mesa capaz de gerar card advantage.

A cópia extra de Eidolon of the Great Revel serve para partidas onde jogadores sequenciam muitas mágicas em um turno e/ou onde precisamos puxar dano suficiente para evitar que eles conjurem muitas delas, como contra Lotus Combo.

Rampaging Ferocidon e Roiling Vortex são uma necessidade em um Metagame onde o Abzan Amalia está entre os melhores decks, além de servirem como ameaças decentes em partidas de atrito.

Ad

Guia de Sideboard

Rakdos Vampires

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Se o oponente tiver Young Pyromancer ou Saheeli, Sublime Artificer no Game 2:

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Amalia

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!