Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Boros Heroic - Deck Tech e Guia de Sideboard

, updated , Comment regular icon0 comments

O Boros Heroic voltou aos holofotes do Pioneer após Wilds of Eldraine trazer uma nova e poderosa adição ao deck. No artigo de hoje, dissecamos a lista ganhadora do último Challenge, e apresentamos um guia de como o pilotar no atual Metagame!

Writer image

revised by Rodolfo Nogueira

Edit Article

Wilds of Eldrainelink outside website trouxe alguns cards pontuais para formatos não-rotativos. No Pioneer, adições como Blossoming Tortoise e Lord Skitter, Sewer King fazem aparições ocasionais nas listas dos principais decks do formato, enquanto outras adições são testadas em listas menos populares.

Loading icon

Dentre eles, o grande ganhador com a nova edição parece ser o Boros Heroic, por conta do lançamento de Monstrous Rage - uma combat trick simples, mas que garante permanentemente a habilidade de Atropelar para uma criatura, enquanto carrega todas as vantagens que mágicas instantâneas e feitiços possuem ao lado de Dreadhorde Arcanist.

Ad

A nova mágica aumenta a consistência com a qual o Boros Heroic consegue efetuar jogadas explosivas e ativar o temido "botão de free-win" ao lado de Illuminator Virtuoso, colocando-o de volta no Metagame, inclusive com uma vitória nos Challenges do último fim de semana.

Neste artigo, exploraremos o potencial da nova versão do deck!

Decklist

Loading icon

A lista acima é uma versão card-por-card da versão utilizada pelo jogador Hamuda para ganhar o Pioneer Challenge em 16 de setembro. Visto que o Hamuda é um dos melhores jogadores de Heroic no Pioneer, e um dos melhores jogadores do Magic Online, não vejo necessidade de alterar nenhum card na lista em um Metagame desconhecido.

Os números no Sideboard são passíveis de alterações quando conhecemos os decks dos oponentes, mas os números acima estão conforme o que constatamos na maioria das listas.

Maindeck

Loading icon

Começar a partida com um one-drop é um excelente meio de pressionar o oponente, principalmente contra arquétipos que não contam com remoções eficientes no primeiro turno.

Favored Hoplite e Monastery Swiftspear são os melhores em suas respectivas categorias. Ambos garantem que o oponente precise achar uma resposta rápido, enquanto pavimentam o caminho para que ameaças maiores e mais eficientes, como Illuminator Virtuoso, possam atacar desimpedidos após forçarmos nossos oponentes a gastarem recursos para lidar com nossas primeiras mágicas.

Loading icon

Tenth District Legionnaire amplifica a pressão gerada pelos nossos one-drops, cresce tão bem quanto Monastery Swiftspear e Favored Hoplite, e ainda garante uma filtragem eficiente do topo, essencial para não perdermos o fôlego nos turnos seguintes.

Illuminator Virtuoso é a nossa principal condição de vitória. Colocar ele em jogo significa forçar o oponente a manter um número alto de criaturas desviradas e/ou preparar duas ou mais remoções para evitar uma derrota imediata. O fato dele crescer por conta própria e já ter Golpe Duplo embutido transforma Monstrous Rage em uma Embercleave por apenas uma mana.

Dreadhorde Arcanist é nossa única fonte de Card Advantage no maindeck. A possibilidade de reutilizar qualquer mágica do nosso cemitério cria inúmeras situações onde atacar com ele por um turno gera valor o suficiente para avançar muito o nosso jogo, ou jogar o oponente muito para trás. É comum que ele se torne outro ímã de remoções.

Loading icon

As principais mágicas do deck, indispensáveis para garantir que nossa estratégia funcione.

Como já mencionado, Monstrous Rage transforma qualquer criatura em uma ameaça. Basta adicionar mais uma, ou duas mágicas, e possibilita forçar o dano letal em diversos turnos.

Ancestral Anger, uma staple dessa estratégia, agora funciona como linha complementar de Monstrous Rage, sendo outro método de garantir evasão, enquanto se repõe na mão do seu controlador.

Ad

Gods Willing tem a função dupla de proteger nossas criaturas de remoções, enquanto funciona também para desviar de bloqueadores em potencial, principalmente em decks monocoloridos, ou listas que usam muitos bloqueadores que compartilham uma cor entre si.

Loading icon

Os cards acima são pilares do maindeck, que garantem a consistência da lista em executar seu plano de jogo, mas também são os cards que quase sempre saem nos jogos pós-sideboard para que as respostas pontuais de cada partida entrem.

Defiant Strike é, em essência, uma cantrip que interage com a proposta da lista, e sua única função é a de garantir um draw extra enquanto desencadeia as habilidades das nossas criaturas.

Reckless Rage é a melhor remoção que podemos ter no maindeck. Seu escopo é suficientemente grande para lidar com diversas ameaças do Pioneer hoje, enquanto quase todas as nossas criaturas desviam do seu drawback, e ainda desencadeiam suas habilidades.

Loading icon

Para completar o maindeck, temos alguns slots pontuais.

Homestead Courage interage bem com Illuminator Virtuoso e desencadeia dois triggers de Prowess/Heroic. Antes, era comum ver listas com quatro cópias dela, mas tal como Defiant Strike, seu escopo é muito limitado e pouco explosivo para a proposta do deck.

Spikefield Hazard é uma land extra que também funciona para desencadear mais uma instância das habilidades de Prowess ou Heroic, e também para matar algumas ameaças pontuais, como mana dorks e Thalia, Guardian of Thraben.

Sejiri Shelter é a quinta cópia de Gods Willing, e também funciona como um terreno quando necessário.

Loading icon

A base de mana dessa lista se explica por conta própria: quatro cópias de cada dual land que entra desvirada no formato é essencial para garantir a consistência do nosso acesso às cores, enquanto Den of the Bugbear é um meio excelente de usarmos nossa mana se a partida se prolongar.

Sideboard

Loading icon

Nossa lista não utiliza nenhum card com símbolos de mana iguais, e não abre concessões para funcionar sem elas. Enquanto algumas adições poderiam trazer resultados interessantes, ter Jegantha, the Wellspring como mais uma ameaça em jogos longos é uma vantagem que podemos capitalizar em torno.

Loading icon

Os slots de interação de mesa.

Rending Volley é essencial para lidar com os principais decks agressivos do formato hoje, enquanto também é a melhor opção que temos para complementar Reckless Rage em lidar com Greasefang, Okiba Boss por um custo baixo.

Flowstone Infusion é uma remoção decente contra ameaças pequenas, e funciona também como combat trick e pump quando precisamos puxar mais dano. Em essência, ele é um Shock contra as criaturas do oponente, e um Lava Spike se o usamos em uma das nossas.

Ad

Destroy Evil é o melhor card multifuncional que temos para lidar com Sheoldred, the Apocalypse e outras bombas maiores, como Cavalier of Thorns e Atraxa, Grand Unifier.

Loading icon

Loran's Escape é uma adição útil para partidas onde esperamos mais remoções e sweepers, como contra Rakdos Midrange ou Azorius Control. Ele também é um card útil para lidar com os bounces do Lotus Combo.

Showdown of the Skalds é o nosso mecanismo de atrito em partidas onde precisamos jogar de maneira menos linear. O card advantage que ela oferece é muito relevante, e o fato dela crescer as suas criaturas ajuda a garantir uma mesa mais impactante.

Reidane, God of the Worthy é um card modal que funciona tanto para segurar os sweepers de decks Control, como também para impedir que o looping de Mayhem Devil com Witch's Oven e Cauldron Familiar se tornem uma metralhadora contra suas criaturas. Ela também é útil contra as pilhas de Goodstuff do formato.

Jogando com o Boros Heroic

O Boros Heroic é um arquétipo que parece simples e objetivo de se pilotar, mas que requer um bom entendimento do que o seu oponente pode fazer contra você, e qual postura assumir a partir dessas possibilidades.

Há jogos, como contra Lotus Combo ou Mono Green Devotion, onde nossa melhor proposta é tentar estabelecer o Tempo da partida e forçar a nossa vitória no menor número de turnos possível. Já outras partidas, como Rakdos Midrange e outros decks mais interativos, nos punirão severamente se tentarmos partir para o "all-in".

Nesses casos, devemos buscar a melhor rota para puxar alguns pontos de dano a cada turno, e forçar o oponente a reagir à altura. Se conseguimos forçar uma jogada precipitada, teremos a oportunidade perfeita para um turno mais explosivo para garantir a vitória.

Os jogos sempre ficam um pouco mais difíceis após o Sideboard. Principalmente porque há diversas partidas onde as respostas do oponente se encaixam melhor contra nós do que as nossas contra eles. Adicionar cartas demais significa quebrar a consistência da nossa proposta, e só deve ser feito em jogos onde o nosso plano A - jogar uma criatura, aumentar seu poder e protegê-la - não seja uma postura de jogo eficiente.

Guia de Sideboard

Nykthos Ramp

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Midrange

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Lotus Combo

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Sacrifice

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Ad

Spirits

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Humans

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Greasefang

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Heroic

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

O Boros Heroic é uma das estratégias mais divertidas e proativas do Pioneer hoje. Seus resultados na última semana demonstram como até a mais simples das adições são capazes de o alavancar de volta ao topo do formato.

No entanto, por conta do seu plano de jogo linear, o Metagame tem mais facilidade em combatê-lo conforme listas se adaptam e incluem cards mais específicos para essa partida. Seu reinado no topo nunca é suficientemente longo para torná-lo uma ameaça constante, mas subestimar seu potencial significa, também, abrir mais brechas para que ele retorne e ganhe torneios maiores contra oponentes desprevenidos.

Obrigado pela leitura!