Magic: the Gathering

Card Highlight

Spoiler Destaque: Vraska Joins Up no Standard, Pioneer e Commander

, Comment regular icon0 comments

A temporada de spoilers de Outlaws of Thunder Junction começou! No artigo de hoje, falarei sobre Vraska Joins Up, uma carta que tem potencial no Standard, Pioneer, e Commander.

Edit Article

Sobre a Carta

Vraska Joins Up é um encantamento que custa Magic Symbol BMagic Symbol G e, ao entrar no campo de batalha, adiciona um marcador de deathtouch em cada criatura que você controla. Além disso, toda vez que uma criatura que você controla causa dano de combate a um jogador, você comprará uma carta.

Loading icon

Ao que tudo indica, essa carta será parte de um ciclo de encantamentos com habilidades distintas, bem parecido com o ciclo de Oath of the Gatewatch - porém, em Outlaws, os personagens em destaque são os fora-da-lei que acompanham Oko em sua aventura.

Ad

Vraska Joins Up tem habilidades interessantes que afetam o combate e ainda gera card advantage na build certa. Com isso em mente, acredito que esta carta poderá ver jogo em alguns formatos como Standard, Pioneer, e Commander.

Vraska Joins Up no Standard

Considerando que esta carta interage com criaturas lendárias, e considerando o Standard, não há outro arquétipo que vem as nossas cabeças a não ser o Legends.

Há algumas variações de Legends com três ou mais cores neste formato e, atualmente, a mais jogada delas é a versão Esper. Com Vraska Joins Up no Standard, acredito que possam surgir duas versões novas que parecem as mais interessantes a princípio.

Loading icon

O Sultai Legends parece uma versão bem interessante, já que traz a parte UB do Esper, o que pode facilitar algumas matches mais complicadas. O verde, apesar de não ser tão forte como o branco, ainda consegue nos dar ferramentas interessantes.

Loading icon

O 4-Color Legends já está no metagame e tem uma build semelhante ao Sultai que propomos, mas a base de mana pode ser um desafio, mesmo com Relic of Legends.

Rona, Herald of Invasion e Slogurk, The Overslime tem uma interação que me agrada em ambas as listas, mas ainda acho que o pacote Sultai com Deep-Cavern Bat parece mais sólido. Resta aguardar o lançamento desta coleção para iniciar os testes e ver qual versão é a melhor.

Outro deck no Standard que poderia se beneficiar com essa carta nova é o Golgari Midrange, que, apesar de não usar tantas cartas lendárias, ainda assim poderia usar uma ou duas cópias de Vraska Joins Up. Este deck consegue criar muitas fichas e o deathtouch que este encantamento proporciona pode mudar o curso do jogo em algumas situações, além do card advantage extra que podemos extrair de criaturas como Glissa Sunslayer e Aclazotz, Deepest Betrayal.

Vraska Joins Up no Pioneer e Explorer

No Pioneer e Explorer, além do Golgari Midrange, que também existe nestes formatos, temos decks como Niv to Light e Enigmatic Incarnation que também conseguirão extrair algum valor desta carta.

Enigmatic e Golgari não estão muito populares, mas o Niv está entre os oito decks mais jogados em seu formato e sua lista tem um bom número de cartas lendárias, o que poderia ser um motivo para usarmos esta carta nova neste arquétipo.

Loading icon

O custo de mana de Vraska Joins Up ainda se encaixa muito bem na proposta no Niv to Light, uma vez que custa Magic Symbol BMagic Symbol G. Conseguimos pagar este custo com a habilidade de Niv-Mizzet Reborn direto do deck, e colocar um marcador de deathtouch em Omnath, Locus of Creation ou Klothys, God of Destiny. Isto pode ser bem forte.

Vraska Joins Up no Commander

No Commander, essa carta com certeza verá bastante jogo, uma vez que podemos colocá-la em qualquer deck que use Magic Symbol B e Magic Symbol G.

Há uma infinidade de comandantes que conseguem usar esse encantamento e simplesmente gerar um valor absurdo.

Loading icon

Vou começar pelo mais óbvio. Sisay já ganhará +2/+2 com Vraska Joins Up em campo, e consegue tutorar este encantamento com facilidade, assim garantindo deathtouch para suas criaturas e um draw para cada carta lendária sob seu controle que causar dano de combate.

Ad

Criaturas que têm muita sinergia com esse comandante, como Caesar, Legion’s Emperor e Kutzil, Malamet Exemplar, poderão gerar ainda mais valor.

Loading icon

Tayam é outro comandante que pode se beneficiar bastante de Vraska Joins Up, garantindo às suas criaturas não só vigilância, como também o deathtouch. Além disso, Tayam e Vraska Joins Up possibilitam alguns loops interessantes com sacrifício de encantamentos.

Loading icon

Najeela também tem uma sinergia interessante com esta carta nova e pode até mesmo entrar na lista de Sisay, Weatherlight Captain, já que este deck precisaria de uma linha mais aggro para extrair o maior valor possível de Vraska Joins Up.

Loading icon

Fynn é quem mais aproveitará a habilidade que lhe dá um marcador de deathtouch; consigo ver Vraska Joins Up entrando neste deck facilmente. Com algumas criaturas e Vraska Joins Up, caso o oponente não consiga bloquear, você praticamente causará dano letal garantido.

Por fim, vale mencionar que Orcish Bowmasters pode simplesmente se tornar uma máquina de matar com o marcador da carta nova.

Loading icon

Conclusão

Vraska Joins Up tem muito potencial em formatos construídos: ela pode dar uma cara nova aos decks Legends do Standard e quem sabe ver algum jogo no Pioneer. No Commander, parece absurdamente forte, mesmo em decks que a usem simplesmente porque seus efeitos são poderosos neste formato.

Obrigado por acompanhar até aqui. Deixe nos comentários suas impressões da carta, sugestões, ou críticas. Tentarei responder a todos.

Até a próxima!